Translate

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

 

Pioneiros do Nordeste



Uma História só é construída quando homens e mulheres destemidos deixam seu tempo, seus afazeres para uma causa nobre. Não medem esforços e trabalham em prol de outras pessoas. Deixam marcas, deixam histórias.


Um Pioneiro é alguém que mostra o caminho para que outros o sigam. É aquele que abre caminhos.


Muitos foram os Pioneiros e colaboradores que certamente trabalharam em prol da causa dos Desbravadores no Nordeste.


Certamente alguns poderemos ter esquecido, mas esses que iremos falar foram os que mais os nossos líderes e Desbravadores se espelharam.


A eles todos nossos Agradecimentos.


Vocês marcaram e continuam marcando GERAÇÕES.


Clique no Nome e Conheça a História


Joselita Rodrigues dos Santos

Professora Assunção

Jair Cruz

Francisco Muniz e Alfredo Farias

Uma Linda História de Francisco Muniz e Alfredo Farias



Clique e Retorne ao 

Índice Geral da União Nordeste 





Índice dos Camporis na União Nordeste

 

Camporis na 

União Nordeste Brasileira

e em seus Campos



Índice União Nordeste Brasileira

 

União Nordeste Brasileira



Índice


A Chegada dos Desbravadores no Nordeste

 

A História da Antiga União Este Brasileira

 

Como Surgiu os Desbravadores em cada Estado do Nordeste

 

Os Cubes de Desbravadores mais Antigos do Nordeste e sua História

 

Lideranças Centrais de Desbravadores no Nordeste

 

Os Pioneiros e Colaboradores principais doNordeste

 

Os Departamentais de Desbravadores no Nordeste

 

Ministério do Pastor Antônio Brito

 

Os Camporis da União Nordeste e seus Campos

 

Brasão de Campo do Nordeste e seus Campos

 

Logos de Clube de Desbravadores no Nordeste

 

Pastori na União Nordeste

 

Notícias Publicadas na Revista Adventista





domingo, 11 de setembro de 2022

 

A Chegada dos Desbravadores no Nordeste

Uma grande lacuna na história dos Desbravadores acontece, pois na década de 1960 já existiam Clubes de Desbravadores, conforme veremos a seguir na União Nordeste Brasileira. Infelizmente muitos não aceitam. No final da década de 1950, o Pastor Jairo Tavares de Araújo, Líder da Juventude Adventista da Divisão Sul Americana, com Sede no Uruguai, preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores, e isso provocou o desenvolvimento paralelo de diversos Clubes de Desbravadores, em diferentes regiões do Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte

Vejamos uma Reportagem da Revista Adventista de Outubro de 1965, página 28, que comprova a existência de 2 Clubes de Desbravadores no Nordeste, onde o Pastor José Cavalieri – Diretor MV do Nordeste, escreve para o Pastor Renato Emir Oberg – Departamental dos Missionários Voluntários da União Este Brasileira. Veja:

Do Nordeste. — Ao Pastor R. E. Oberg escreve o jovem diretor dos MV do Nordeste, José Cavalieri: "No momento temos: 10 Equipes de amizade, operando em 10 Operações Lareira. 3 'A Voz da Mocidade,' uma delas num salão de 700 pessoas. Na próxima semana 4 outras serão iniciadas. 8 Escolas Sabatinas Filiais estão operando. Há 'Classes Progressivas' em quase todas as Sociedades. Já funcionam 2 Clubes dos Desbravadores. ...' Uma Igreja alcançou o seu alvo de 100 certificados de Ano Bíblico, e suas assinaturas foram mais de 200."

Revista Outubro de 1965, página 28

Realmente a História dos Desbravadores na União Nordeste não pode ser baseada apenas por alguns momentos da História. Temos que aprofundar e ir buscar com nossos Pioneiros para descobrir a origem de como tudo começou.

Infelizmente a história de muitos Clubes de Desbravadores foram se perdendo ao longo dos anos, pois sempre as Igrejas e as novas direções não se preocuparam com a História e muitas das vezes mudavam os nomes dos Clubes de Desbravadores, perdendo assim dados importantes da História. Muitos Clubes não possuem atas de fundação o que dificulta a informação.

Ao longo do tempo os Desbravadores foram crescendo, se multiplicando. Os Clubes de Desbravadores foram nascendo. As dificuldades que no começo eram enormes, foram sendo facilitadas com as divisões em Associações. Pastores foram sendo formados e sendo enviados aos Campos e com isso hoje a União Nordeste se desponta como uma potência quando se fala em Desbravadores. Mas nem sempre foi assim. O que veremos a seguir são eventos de proporções grandiosos da qual veremos os clubes participantes e as quantidades de Desbravadores.

Temos que ter fontes fiéis, para que a História não seja perdidas. Uma delas é o panfleto dado aos Desbravadores do I Campori de Desbravadores da Divisão Sul Americana, ocorrido em Foz do Iguaçu – Paraná, no período de 28 de Dezembro de 1983 a 04 de janeiro de 1984 e intitulado “Da Natureza ao Criador”. Neste panfleto mostra que já existiam muitos Clubes de Desbravadores. Nele consta as seguintes informações:


União Este Brasileira 

Diretor Alejandro Urbano Bullón Paucar

 

Delegação                         Desbravadores          Clubes

José Silvio Ferreira    Associação Leste             652                                      19

Jorge Soria                 Missão Nordeste             1120                                     26

Abrão Dantas            Missão Bahia                    872                                      19

                                              

* Valendo destacar que haviam outros Campos que pertenciam no que era a UEB e que não são relatados neste histórico. Queremos aqui apenas mostrar a evolução até chegar a UNeB.

 

União Norte Brasileira – Arôvel Oliveira Moura

 

Delegação                                        Desbravadores          Clubes

Giuseppe Carbone    Missão Costa Norte                    440                                  12

 

* Valendo destacar que haviam outros Campos que pertenciam no que era a UNB e que não são relatados neste histórico. Queremos aqui apenas mostrar a evolução até chegar a UNeB. 

Se você for notar eram poucos os Desbravadores e Clubes comparados ao crescimento que hoje temos em número de participantes.

Já no II Campori da Divisão Sul Americana e que ocorreu em Ponta Grossa – PR, no período de 10 a 16 de Janeiro de 1994, intitulado “Na Trilha dos Pioneiros”, idealizado pelo Pastor José Maria Barbosa e Silva, os Clubes participantes que na época eram da UEB - União Este Brasileira, foram:


No 4º Campori da Divisão Sul Americana, denominado “Encontro Marcado na Eternidade”, realizado em Barretos – SP – Brasil, sob a direção do pastor Udolcy Zukowski, no período de 07 a 12 de janeiro de 2014, os Clubes de Desbravadores representantes da União Nordeste, foram:


No 5º Campori da Divisão Sul Americana, denominado “A Melhor Aventura”, realizado em Barretos – SP - Brasil, sob a direção do Pastor Udolcy Zukowski nos períodos de: Alpha- 08 a 13 de Janeiro de 2019 e Ômega- 15 a 20 de Janeiro de 2019, os Clubes de Desbravadores representantes da União Nordeste Brasileira, foram: 

Clique e Retorne ao 

Índice Geral da União Nordeste





A História da União Este Brasileira


União Este Brasileira



1884 – era Organizada a primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil.

1895 – A Associação Geral organizou e criou a primeira Instituição denominativa para dirigir os trabalhos no Brasil, chamada de Missão Brasileira, que ficava no Rio de Janeiro.

 

1902 – Somente sete anos mais tarde, em 1992, a Missão Brasileira passou a status de Associação Brasil (atual Associação Rio de Janeiro).

 

1906 – São criadas os seguintes campos no Brasil:

·      Associação Sul Rio-Grandense (Sede em Taquari)

·      Associação Santa Catarina-Paraná (Sede em Gaspar Alto)

·      Missão Norte (Sede no Rio de Janeiro)

·      Missão Paulista (Sede em Rio Claro)

·       

Quando a Missão Paulista foi estabelecida em 1906, estava sob a tutela da União Sul Brasileira, recém formada, com Sede na Argentina.

 

1910 – Foi votada a criação da União Brasileira, supervisionando os campos de todo o território nacional.

 

Passados oito anos, o desenvolvimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil exigia uma reorganização administrativa.

 

1919 – Assim, a União Brasileira foi desmembrada em União Sul Brasileira e União Norte Brasileira (logo em seguida, chamada de União Este Brasileira,   

 

Fatores como as longas distâncias a serem percorridas pelos Pastores, falta de Obreiros, somados a decisão de dividir o campo Brasileiro em várias administrações, levaram a Divisão Sul americana, em uma Assembléia na Cidade La Plata (Argentina), em Fevereiro de 1918, a tomar s seguinte deliberação.

Considerando que o território da Conferência da União Brasileira era gigantesco e seu território abrangia uma área igual aos Estados Unidos ficou decidido que era muito grande para estar subordinado a uma única administração. Em virtude disso resolve que parte do país deveria ser separado da Conferência da União Brasileira e que seja organizada em Campo de Missão independente sob o nome de Missão União Norte Brasileira.

Em Maio deste mesmo ano, esta mesma Comissão reunida em Buenos Aires, votou que John Lipke, na ocasião Diretor do Seminário Adventista (Atual Unasp – SP), seria o Presidente desta nova União. No entanto ele não poderia deixar a Diretoria do Seminário imediatamente, o que postergou a data para assumir a Presidência. Enquanto não conseguia assumir John Lipke realizou algumas visitas periódicas no campo e outras vezes comissionou a F. W. Spies para fazê-las e prestar assistência aos obreiros e crente.

Sua organização consumou-se somente numa reunião da Comissão Administrativa da União Brasileira, realizada em São Bernardo do Campo – SP, nos dias 22 de Dezembro de 1918 a 1º de Janeiro de 1919. A Reunião contou com representantes de todas as Associações e Missões que compunham o território Brasileiro. Nesta reunião, elegeu-se uma nova diretoria, visto alguns impasses com o seu chamado.

Com a chegada de Thomas Walter Steen para assumir a direção do Seminário Adventista, possibilitaria que John Lipke fosse transferido para a Presidência da Missão Norte. Contudo em virtude de problemas de saúde impediram que John Lipke servisse nesse campo.

Sendo assim, Henry Meyer foi nomeado Presidente da Missão Norte, tendo como Secretário W. A. Ernenputsch. A Sede estava localizada em um dos cômodos da Igreja do Rio de Janeiro e os móveis para o escritório foram doados pelo pastor Henry Meyer.

Conforme seus primeiros relatórios estatísticos, a União era composta antes de sua organização, pelos seguintes campos: Missão Este Brasileira (compreendia os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, com Sede no Rio de janeiro), Missão Pernambucana (o Estado de Pernambuco, mais os Estados que ficam ao seu norte).

Com sua efetiva organização a União Norte Brasileira passou a abranger a Missão Baiana, a Missão Pernambucana, Leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Lembrando que estes eram os campos Missionários até então ali estabelecidos. Naquela época com o desmembramento da União Brasileira, existiam no Brasil apenas duas Uniões: A União Sul Brasileira que compreendia os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e todo o restante do país estava em jurisdição da Missão Norte Brasileira. Naquela época haviam aproximadamente 905 membros batizados em todo o seu território por ocasião de sua fundação.

A primeira reunião da comissão desta União foi realizada na data de 07 de Maio de 1920 e contou com a presença do Presidente e do Tesoureiro recém nomeados, juntamente com Ricardo J. Wilfart e Clarence E Rentfro. Nesta sessão da comissão administrativa, ela figura com o nome de “Missões Unidas Este Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia”. Posteriormente, seu território geográfico foi dividido, formando em 1936, a União Norte Brasileira (UNB) e em 1996 a União Nordeste Brasileira (UNeB). 

A União Este Brasileira que recebeu a nomenclatura de UEB, nasceu em Março de 1920 e desde sua fundação passou por várias alterações. Em sua configuração inicial, ela tinha como presidente o Pastor Henry J. Meyer e era composta por quatro campos:

01. Missão Rio-Espírito Santo com sede no Rio de Janeiro. Abrangia os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O presidente era o pastor John H. Boehm.

02. Missão Minas Gerais com sede no município de Juiz de Fora. Seu território compreendia o Sudoeste mineiro. O presidente era o pastor Clarence Emerson Rentfro.

03. Missão Pernambuco com sede em Recife. Tendo como presidente o pastor Ricardo J. Wilfart, esta missão abrangia os Estados de Pernambuco até o Amazonas.

04. Missão Este Brasileira com sede em Salvador. Tinha sua atuação nos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. O presidente era o pastor Leo Halliwell

O termo “Este” é utilizado desde 1920 quando a Sede era composta pelas Associações presentes nos Estados da Costa Brasileira, indo do Rio de janeiro até o Amazonas. Posteriormente seu território geográfico foi dividido, formando em 1936 a União Norte Brasileira e futuramente em 1996 a União Nordeste Brasileira (UNeB).

Em razão do crescimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, uma nova sede regional foi implantada. Com escritório previsto para o Estado da Bahia, a nova unidade administrativa iniciará suas atividades no mês de dezembro e, por causa de sua localização geográfica, receberá o nome de União Leste Brasileira.

Por ter um nome bastante parecido, a União Este Brasileira (UEB) passou a se chamar União Sudeste Brasileira. Em uma Assembleia Extraordinária da instituição, realizada no ano passado, foi votada a alteração recomendada pela Associação Geral. Por isso, o novo nome começou a ser utilizado no dia 1º de janeiro de 2012.

 

Histórico da Instituição

Todo norte, nordeste, leste e centro-oeste brasileiro faziam parte da União Este Brasileira. Algumas localidades, porém, apresentavam um registro pequeno de adventistas como no Estado do Maranhão onde apenas três pessoas professavam a fé. Até 1919 eram 905 membros batizados em toda costa do Brasil, quando nasceu está União.

Após 93 anos, no mesmo território em que havia apenas uma União, cinco estarão em funcionamento até o final de 2012, totalizando 720.730 membros da Igreja Adventista. As Uniões são:

1.  União Sudeste Brasileira, em Niterói (RJ, ES e MG);

2.  União Norte Brasileira, em Belém do Pará (PA, AP e MA);

3.  União Nordeste Brasileira, no Recife (PE, RN, CE, PI, AL e PB).

4.  União Noroeste Brasileira, em Manaus (AM, AC, RO e RR);

5.  União Leste Brasileira, em Salvador (BA e SE).

 

Quanto ao endereço do escritório, apenas quatro mudanças foram feitas desde sua fundação. O primeiro endereço em 1923 foi na Rua Mário Lacerda no Rio de Janeiro. Em seguida, em 1935, a mudança ocorreu para a Rua do Matoso ainda na cidade do Rio de Janeiro. Em 1952 a sede foi transferida para a cidade de Niterói (RJ) na Rua Lopes Trovão. E desde 1974 o escritório está estabelecido na Avenida Sete de Setembro, dentro da cidade de Niterói (RJ). 


Escritório da UEB em 1923: funcionou no porão deste prédio que era a Igreja Adventista central do Rio de Janeiro (RJ), na Rua Mário Lacerda.



Escritório da UEB em 1935: funcionou no porão deste prédio que é a Igreja Adventista central do Rio de Janeiro, na Rua do Matoso.


Escritório da UEB em 1952: funcionou nesta casa em Niterói (RJ), na Rua Lopes Trovão.


Escritório da UEB desde 02 de abril de 1974.

Até hoje funciona em Niterói (RJ) na Avenida Sete de Setembro.

Foi com esse esforço que Deus colocou homens e mulheres para trabalhar na seara e a levar o Evangelho a muitas pessoas naquela imenso território.

Para entendermos a História de como os Desbravadores chegaram no Nordeste, vamos nos basear em algumas datas, sendo a principal 1959, com o surgimento dos Desbravadores no Brasil.

Conforme os anuários da Conferência Geral, em 1959 os Estados que hoje compõem a União Nordeste, faziam parte naquela época da União Este Brasileira. Eram eles: Distrito Federal, os Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A grande maioria dos estados que comporiam a União Nordeste foram desmembrados da União Este Brasileira (Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco), juntamente com outros dois estados (Ceará e Piauí) que pertenciam à União Norte Brasileira. Por algum tempo a Bahia e Sergipe fizeram parte e depois passaram a fazer parte de outra União, mas fica aqui o registro e uma parte da História teremos que contar.  

Este território estava dividido nos seguintes campos, quando da criação da União Nordeste Brasileira, são eles: Associação Bahia, Missão Sergipe-Alagoas, Missão Nordeste e Missão Costa-Norte. 

Hoje a União Nordeste do Brasil compõe os seguintes Estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte


Porém no Concílio Quinquenal da Divisão Sul-Americana, realizado nos dias 28 de novembro a 5 de dezembro de 1995, no Instituto Adventista de Ensino - IAE, campus central (hoje, Unasp-EC) foi tomado o voto para a criação da União Nordeste Brasileira.


Clique e Retorne ao 

Índice Geral da União Nordeste