Translate

domingo, 11 de setembro de 2022

 

A Chegada dos Desbravadores no Nordeste

Uma grande lacuna na história dos Desbravadores acontece, pois na década de 1960 já existiam Clubes de Desbravadores, conforme veremos a seguir na União Nordeste Brasileira. Infelizmente muitos não aceitam. No final da década de 1950, o Pastor Jairo Tavares de Araújo, Líder da Juventude Adventista da Divisão Sul Americana, com Sede no Uruguai, preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores, e isso provocou o desenvolvimento paralelo de diversos Clubes de Desbravadores, em diferentes regiões do Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte

Vejamos uma Reportagem da Revista Adventista de Outubro de 1965, página 28, que comprova a existência de 2 Clubes de Desbravadores no Nordeste, onde o Pastor José Cavalieri – Diretor MV do Nordeste, escreve para o Pastor Renato Emir Oberg – Departamental dos Missionários Voluntários da União Este Brasileira. Veja:

Do Nordeste. — Ao Pastor R. E. Oberg escreve o jovem diretor dos MV do Nordeste, José Cavalieri: "No momento temos: 10 Equipes de amizade, operando em 10 Operações Lareira. 3 'A Voz da Mocidade,' uma delas num salão de 700 pessoas. Na próxima semana 4 outras serão iniciadas. 8 Escolas Sabatinas Filiais estão operando. Há 'Classes Progressivas' em quase todas as Sociedades. Já funcionam 2 Clubes dos Desbravadores. ...' Uma Igreja alcançou o seu alvo de 100 certificados de Ano Bíblico, e suas assinaturas foram mais de 200."

Revista Outubro de 1965, página 28

Realmente a História dos Desbravadores na União Nordeste não pode ser baseada apenas por alguns momentos da História. Temos que aprofundar e ir buscar com nossos Pioneiros para descobrir a origem de como tudo começou.

Infelizmente a história de muitos Clubes de Desbravadores foram se perdendo ao longo dos anos, pois sempre as Igrejas e as novas direções não se preocuparam com a História e muitas das vezes mudavam os nomes dos Clubes de Desbravadores, perdendo assim dados importantes da História. Muitos Clubes não possuem atas de fundação o que dificulta a informação.

Ao longo do tempo os Desbravadores foram crescendo, se multiplicando. Os Clubes de Desbravadores foram nascendo. As dificuldades que no começo eram enormes, foram sendo facilitadas com as divisões em Associações. Pastores foram sendo formados e sendo enviados aos Campos e com isso hoje a União Nordeste se desponta como uma potência quando se fala em Desbravadores. Mas nem sempre foi assim. O que veremos a seguir são eventos de proporções grandiosos da qual veremos os clubes participantes e as quantidades de Desbravadores.

Temos que ter fontes fiéis, para que a História não seja perdidas. Uma delas é o panfleto dado aos Desbravadores do I Campori de Desbravadores da Divisão Sul Americana, ocorrido em Foz do Iguaçu – Paraná, no período de 28 de Dezembro de 1983 a 04 de janeiro de 1984 e intitulado “Da Natureza ao Criador”. Neste panfleto mostra que já existiam muitos Clubes de Desbravadores. Nele consta as seguintes informações:


União Este Brasileira 

Diretor Alejandro Urbano Bullón Paucar

 

Delegação                         Desbravadores          Clubes

José Silvio Ferreira    Associação Leste             652                                      19

Jorge Soria                 Missão Nordeste             1120                                     26

Abrão Dantas            Missão Bahia                    872                                      19

                                              

* Valendo destacar que haviam outros Campos que pertenciam no que era a UEB e que não são relatados neste histórico. Queremos aqui apenas mostrar a evolução até chegar a UNeB.

 

União Norte Brasileira – Arôvel Oliveira Moura

 

Delegação                                        Desbravadores          Clubes

Giuseppe Carbone    Missão Costa Norte                    440                                  12

 

* Valendo destacar que haviam outros Campos que pertenciam no que era a UNB e que não são relatados neste histórico. Queremos aqui apenas mostrar a evolução até chegar a UNeB. 

Se você for notar eram poucos os Desbravadores e Clubes comparados ao crescimento que hoje temos em número de participantes.

Já no II Campori da Divisão Sul Americana e que ocorreu em Ponta Grossa – PR, no período de 10 a 16 de Janeiro de 1994, intitulado “Na Trilha dos Pioneiros”, idealizado pelo Pastor José Maria Barbosa e Silva, os Clubes participantes que na época eram da UEB - União Este Brasileira, foram:


No 4º Campori da Divisão Sul Americana, denominado “Encontro Marcado na Eternidade”, realizado em Barretos – SP – Brasil, sob a direção do pastor Udolcy Zukowski, no período de 07 a 12 de janeiro de 2014, os Clubes de Desbravadores representantes da União Nordeste, foram:


No 5º Campori da Divisão Sul Americana, denominado “A Melhor Aventura”, realizado em Barretos – SP - Brasil, sob a direção do Pastor Udolcy Zukowski nos períodos de: Alpha- 08 a 13 de Janeiro de 2019 e Ômega- 15 a 20 de Janeiro de 2019, os Clubes de Desbravadores representantes da União Nordeste Brasileira, foram: 

Clique e Retorne ao 

Índice Geral da União Nordeste





Nenhum comentário:

Postar um comentário