Translate

A História das Uniões Brasileiras

 



História das Uniões Brasileiras

Temos atrás de nós um passado importante da obra de Deus no Brasil. Assim iniciava o Relatório da Assembléia que votou a organização em Dezembro de 1910 da organização da primeira União do Brasil, a União Brasileira, que compreendia todo o território nacional. A União Brasileira foi a semente de onde brotaria oito depois a União Sul Brasileira.

A criação da Divisão Sul Americana em 1916, trouxe mais autonomia à obra no Continente e por conseguinte, ao Brasil. Em 1919 a grande União Brasileira, a exemplo da antiga Associação do Brasil, deixou de existir, sendo dividida em duas Uniões: a União Sul Brasileira com Sede em São Bernardo – SP e a União Norte Brasileira (depois Este Brasileira), com Sede no Rio de Janeiro.

Com a Divisão, a União Sul Brasileira ficou constituída com apenas quatro campos: a Associação Sul-Rio-Grandense, a Associação Catarinense, a Missão Paranaense e a Missão Paulista. Todo o restante do Brasil, ficou com a União Norte. Em 1920, todavia, os Estados de Mato Grosso, Goiás e o Sudoeste de Minas Gerais foram acoplados ao território da União Sul Brasileira. Este último foi devolvido à União Este Brasileira em 1967.

Em 1922 a Missão Paulista foi promovida a Associação. Em 1923 a Sede da União foi transferida para a Cidade de São Paulo, à Avenida São João. Em 1925, porém, tornou-se a ser transferida dessa vez para o Bairro de Indianapolis, à Avenida Chimbarás, onde ficou por 50 anos. No ano de 1927, os Estados do Paraná e Santa Catarina tornaram-se a ser unidos, formando a Missão Santa Catarina / Paraná. Em 1940, o campo foi promovido para Associação Paraná / Santa Catarina. Em 1957, Santa Catarina foi desmembrada. Formando a Missão Catarinense, a qual foi reorganizada em Associação em 1982.

Em 1935, foi criada a Missão Mato-Grossense, a qual foi dividida em 1980, passando a existir a Missão Sul Mato-Grossense. No ano de 1939, nasceu a Missão Goiano-Mineira (Goiás e o Triângulo Mineiro), vindo a se chamar Missão Brasil Central, em 1965, e recebendo o status de Associação Brasil Central em 1982. Em 1975, foi inaugurada a Sede da União Central Brasileira no Bairro de Indianapolis, em São Paulo. No ano de 1977, quando era a maior Associação Adventista do Mundo, a Associação Paulista foi dividida em duas, formando a Associação Paulista Oeste e a Paulista Leste. Esta tornou a ser dividida em 1982, passando a existir a Associação Paulista Sul. No ano de 1989 a APO é reorganizada, ficando a Associação Paulista Oeste sediada em São José do Rio Preto – SP e a outra parte recebe o nome de Associação Paulista Central, sediada em Campinas - SP, com a nomenclatura de APC e depois APaC. Em 1991 surge a Associação Paulistana. Em 2002 o Campo da APL era muito grande devido ao crescimento e foi necessário a criação da Missão Paulista do Vale, passando como Associação em 2010. Em 2010 foi criado também a APSo – Associação Paulista Sudoeste e em 2014 a APSe – Associação Paulista Sudeste.  

 

 

União Central Brasileira

 


Hoje a União Central Brasileira – UCB abrange o Território do Estado de São Paulo e sua Sede localiza-se na Cidade de Artur Nogueira – SP.

Até 1985 a antiga União Sul Brasileira abrangia os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás (Vale ressaltar que Goiás ainda não havia se dividido formando o estado de Tocantins). A antiga União Sul neste ano desmembra-se dando origem a duas Uniões, são elas: União Central Brasileira e a Nova União Sul Brasileira. As atividades das novas Uniões começam em 12 de janeiro de 1986.

 

União Sul Brasileira




A União Sul Brasileira (USB) abrange o território dos três Estados do Sul do Brasil, a saber: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sua Sede fica em Guabirotuba em Curitiba – Paraná.

Com o crescimento da Conferência União Sul Americana, que constava com esses países: (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), viu-se a necessidade de desmembrar e dividir em campos para melhor atender aos membros adventistas. Assim sendo, no dia 18 de Julho de 1907 na Igreja de Rio Claro – SP, foi proposto pela Comissão Executiva a Organização de Instituição Jurídica para a Igreja poder manter e comprar propriedades e ter relações com terceiros. Nela foram criados a Constituição e Estatutos e a partir daí publicados em sua totalidade no Diário Oficial de 24 de Julho de 1907, com o nome de Associação dos Adventistas do Sétimo Dia do Brasil.

Quando a Associação foi organizada, seu território compreendia três campos: a Associação Rio Grande do Sul, a Missão Santa Catarina - Paraná e a Missão Paulista. Em 1910, a Associação Brasileira dos Adventistas do Sétimo passou a ser denominada União Brasileira, vindo oito anos mais tarde, em 1918 a chamar-se União Sul Brasileira.

 

União Norte Brasileira



Já a União Norte Brasileira que abrange o território de sete Estados Brasileiros, a saber: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Sua Sede se localiza-se na Cidade de Ananindeua, no Pará. A primeira iniciativa para evangelizar a região norte deu-se com a criação da Missão Baixo Amazonas, num congresso realizado no Colégio Adventista Brasileiro (Hoje Unasp). A Missão compreendia os Estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Piauí, Acre, Amapá, Rondônia e Pará. Sua Sede localizava-se em Belém do Pará e pertencia a União Este Brasileira.

O progresso contínuo da Missão Baixo Amazonas podendo facilmente ser percebido em seus relatórios, fizeram com que em 1936 o seu território fosse transformado em União Norte Brasileira, através do Voto 36-4-581 DSA de 08 de Dezembro de 1936 e assim é dividido em três Missões:

Missão Central Amazonas: compreendia o Estado do Amazonas e os territórios de Roraima, Rondônia e Acre;

Missão Baixo-Amazonas: o Estado do Pará e o território de Amapá;

Missão Costa-Norte: os Estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

União Este Brasileira




A antiga União Este Brasileira, nasceu no Brasil em março de 1920 e passou por várias alterações desde seu nascimento. Sua composição inicial com este nome e sigla (UEB) tinha como presidente o pastor Henry J. Meyer, e era composta de quatro campos:

01.   Missão Rio-Espírito Santo com sede no Rio de Janeiro e abrangia os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Presidente: Pastor John H. Boehm.

02.   Missão Minas Gerais com sede em Juiz de Fora. Seu território era o Sudoeste do Estado mineiro. Presidente: Pastor Clarence Emerson Rentfro.

03.   Missão Pernambuco com sede em Recife. Alcançava os Estados de Pernambuco até o Amazonas. Presidente: Pastor Ricardo J. Wilfart.

04.   Missão Este Brasileira com sede em Salvador. Tinha sua atuação nos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Presidente: Pastor Leo Halliwell

Todo norte, nordeste, leste e centro-oeste brasileiro pertencia à União Este Brasileira, porém com registro de apenas três adventistas no Estado do Maranhão. Eram 905 membros batizados do Rio de Janeiro até o Amazonas em 1919, quando nasceu esta União.

Atualmente, depois de 93 anos, neste mesmo território em que apenas uma União vigorava, teremos cinco até o final deste ano. São elas: União Sudeste Brasileira, em Niterói (RJ, ES e MG); União Norte Brasileira, em Belém do Pará (PA, AP e MA); União Nordeste Brasileira, no Recife (PE, RN, CE, PI, AL e PB). União Noroeste Brasileira, em Manaus (AM, AC, RO e RR); e União Leste Brasileira, em Salvador (BA e SE); totalizando 720.730 membros adventistas do sétimo dia.

Quanto ao endereço físico do escritório da União Este Brasileira nestes 93 anos foram feitas apenas quatro mudanças. O primeiro endereço em 1923 foi na Rua Mário Lacerda no Rio de Janeiro, depois em 1935 a mudança foi feita para a Rua do Matoso ainda na cidade do Rio de Janeiro. Já no ano de 1952 a sede da União foi transferida para Niterói (RJ) na Rua Lopes Trovão. Por fim, a chegada ao último endereço foi em 1974 dentro da cidade de Niterói (RJ) e o escritório ficou na Avenida Sete de Setembro, onde permanece até hoje

 
União Centro Oeste Brasileira

 


A União Centro Oeste Brasileira (UCoB) abrange o território de quatro estados do Brasil, a saber, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e mais o Distrito Federal. Sua sede localiza-se na Área Especial D, Lago Sul, Brasília, Distrito Federal.

Na Mesa Plenária da Divisão Sul Americana ocorrida nos dias 3 a 6 de maio de 2004, em Brasília, foi votado a criação de uma nova União Brasileira, a União Centro Oeste Brasileira.

A justificativa para a criação desta União ocorreu devido ao crescimento extraordinário do número de membros da DSA nos oito anos antecedentes: de 1.271.341 membros em 1995, para 2.273.215 em 2003; o estabelecimento de novos campos e a necessidade de atender melhor as igrejas de Mato Grosso e Tocantins figuraram entre os motivos.

Devido a esse grande crescimento da Igreja nestes Estados foi necessário mais uma reorganização administrativa, que ocorreu a partir do ano de 2005, quando foi criada a União Centro Oeste Brasileira, a UCOB, a partir da Divisão da União Central Brasileira. No entanto a ela foi inserida o Estado do Mato Grosso do Sul, até então pertencente à União Sul Brasileira.

 

União Nordeste Brasileira




 A União Nordeste Brasileira (UNeB) abrange o território de oito estados brasileiros, a saber, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte. Sua sede localiza-se em Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco.

No Concílio Quinquenal da Divisão Sul-Americana, realizado nos dias 28 de novembro a 5 de dezembro de 1995, no Instituto Adventista de Ensino - IAE, campus central (hoje, Unasp-EC) foi tomado o voto para a criação da União Nordeste Brasileira.

A grande maioria dos estados que comporiam a União foram desmembrados da União Este Brasileira (Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco), juntamente com dois estados (Ceará e Piauí) que pertenciam à União Norte Brasileira.

Este território estava dividido nos seguintes campos, quando da criação da União Nordeste Brasileira, são eles: Associação Bahia, Missão Sergipe-Alagoas, Missão Nordeste e Missão Costa-Norte. 


União Leste Brasileira




A partir de janeiro de 2013, a Igreja Adventista terá mais uma sede administrativa interestadual, a União Leste Brasileira, formada pela Bahia e Sergipe, e com sede em Salvador. Com essa decisão, a atual União Nordeste Brasileira, sediada em Recife, terá uma nova configuração, passando a administrar apenas as congregações adventistas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. O voto foi tomado no dia 12 de outubro de 2012, numa comissão realizada na sede mundial da denominação, em Silver Spring, Maryland (EUA). A decisão mostra o crescimento do adventismo na região e visa oferecer melhor atendimento aos fiéis.

 

União Noroeste Brasileira




Em 27 de Maio de 2009 foi formalmente constituída a União Noroeste Brasileira, que iniciou suas atividades em 1º de Janeiro de 2010. A construção de sua nova Sede Administrativa foi iniciada em 2009 e inaugurada em 18 de Novembro de 2010. A União é composta pelos Estados do amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

 

União Sudeste Brasileira




A União Sudeste Brasileira, anteriormente conhecida como UEB – União Este Brasileira foi organizada em 1919, reorganizada em 1996 e renomeada em 2012 para USeB – União Sudeste Brasileira. Novamente em 2019 foi reorganizada e hoje seu território compreende os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Nova Sede da USeB – União Sudeste Brasileira foi inaugurada no dia 07 de Agosto de 2015 e fica no Bairro Itaipava, em Petrópolis – RJ. A Sede deixou a cidade de Niterói – RJ depois de 63 anos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário