Ministério
do
Ministério do Pastor Antônio Ramos Brito
Área de DESBRAVADORES no NORDESTE DO
BRASIL
Em contato com o
querido Pastor Antônio Ramos Brito, pelo Líder Erinaldo Costa, hoje Diretor da
ADRA – UNeB, a pedido do Museu dos Desbravadores do Nordeste, na pessoa do
Líder Giovanni Beschi, o Pastor Brito, relata seu Ministério na Área de
Desbravadores no Nordeste do Brasil.
Vale dizer que foi com muito carinho, que esse grande Departamental da nossa História do Nordeste, nos escreveu e relatou fatos importantes na trajetória dos Desbravadores da UNeB.
A ele nossos agradecimentos.
LIDERANÇA e
CHAMADO
Antônio
Ramos de Brito,
batizou-se em 21 de dezembro de 1969 em Petrolina-PE, sua cidade natal. Hoje
conhecido como Pastor Brito, começou seu ministério em setembro de 1983 na
cidade de Maceió - AL, durante a conferência para abertura do distrito de
Jatiúca. Ali ele ajudava os adolescentes e jovens envolvidos na nova
congregação. Sentia-se guiado por Deus e útil na Sua obra.
Depois foi transferido para a cidade de Campina Grande na Paraíba em 1986 onde alcançou um grupo de jovens universitários, desbravadores e jovens. Naquele ano de 1986 o pastor Alejandro Bullón realizou uma campal na cidade de Itabuna-BA, e o Pastor Brito levou um ônibus com jovens de seu distrito.
Em 1989 o pastor Dílson Bezerra, líder
do departamento de Jovens, foi chamado para trabalhar em São Paulo, na Associação
Paulista Leste. Na comissão diretiva da Missão Nordeste, pertencente a União
Este Brasileira (Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte), o pastor Antônio Brito
foi nomeado Departamental de Jovens daquela Missão, sede em Recife, atendendo
aos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Encontrou um Livro em cima da mesa do escritório e a recomendação do pastor Dílson que deveria ler e dedicar-se às áreas do departamento, que eram: Jovens, Desbravadores, Música e Temperança.
O grande desafio era manter a dinâmica dos desbravadores, área muito forte deixada pelo Pr. Dílson Bezerra. Porém a primeira preocupação, no entanto, era uma CAMPAL na cidade de Areias - PB, com poucos dias para organizar, fazer a infraestrutura e receber as caravanas dos Estados Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Depois da campal, ao chegar no escritório o pastor Brito viu a necessidade de conhecer a estrutura de desbravadores existente. Liderança de desbravadores como LICEDERN, LICEDEPA, LICEDEPE. Também percebeu a necessidade de um guia que orientasse os jovens e desbravadores através dos módulos do ministério Jovem:
ORGANIZAÇÃO
DEDICAÇÃO
ADORAÇÃO
DISCIPULADO
COMPANHEIRISMO
TESTIFICAÇÃO
LIDERANÇA
Já nos treinamentos conheceu vários líderes das áreas dos jovens e desbravadores. Cada um com observações e ideias para manter o ritmo de cada área.
Com as ideias de requisitos para Jovens, veio o momento do Congresso de Jovens em 1990 na Argentina, liderada pelo Pastor Jorge de Souza Matias. Ali estava a representação da Missão Nordeste.
Foram necessários vários cursos de liderança de jovens e desbravadores. E, foi com este propósito, que veio a primeira apostila feita com impressão a mimeógrafo a óleo. A secretária Lourdes datilografou e depois com Rogéria (esposa do pastor Brito) e o pastor Brito ordenaram as 51 páginas da apostila para os cursos de liderança. O nome: REVEJA – Resumo Eficaz dos Valores Espirituais dos Jovens Adventistas. Eram pesquisas de vários materiais, conhecidos de outros campos do Norte, de São Paulo, do ENA e de ideias do Pastor Brito e do Pastor Artur Elias Marski, líder da UEB assim como do Pastor Jorge de Souza Matias da Divisão Sul-Americana.
Para a área de jovens, equipes foram organizadas e com a ajuda dos líderes
de desbravadores foi realizado o Primeiro Congresso Olímpico, através dos
módulos e requisitos no estádio GERALDÂO em Recife. Presença dos pastores José
Maria Barbosa (DSA), Artur Marski (UEB) e Antônio Braga (AB).
Segundo o pastor Brito, o grande desafio eram os Desbravadores. Buscou os líderes que estavam mais próximo da missão, professor Silvio Bernardes, professor Josué Felix e o Líder Jair Cruz, este, com mais de 18 anos de experiência com desbravadores. Em um almoço o pastor Brito pergunta se ele queria que os clubes crescessem. Com a afirmação de Jair, o pastor Brito de forma humilde, solicita que ele o ajude sendo seu conselheiro e orientador nas cerimonias e reuniões de treinamento. Foi uma benção.
Depois com a ajuda dos outros líderes dos Estados, os desbravadores foram conduzidos com novas perspectivas. Mudanças necessárias foram feitas. Foi trazida uma equipe da Bahia liderada pelo pastor Antônio Braga, líder JA para avaliar e ajudar no campori da Missão na cidade de Parnamirim-RN, com o lema a ÚLTIMA MISSÃO, em 1991. Foi também a despedida do pastor Brito, chamado para um projeto INTERUNIÃO no Peru da Divisão Sul-Americana.
PRIMEIRA ETAPA: NA MISSÃO
NORDESTE - Recife - 1989-1991
DESBRAVADORES – resumo
· Criação do certificado de PERSONALIDADE DO ANO para colaboradores e influenciadores financeiros para Jovens e Desbravadores
· Criado a AMAR – Associação da Mocidade Adventista do Recife. Liderada por Jair cruz e equipe. Usando áreas da UFPE, com atenção aos clubes e jovens.
· 1991 – Campori – A ÚLTIMA MISSÂO – Cidade de Parnamirim – RN
· 1991 - Apostila REVEJA – Resumo Eficaz dos Valores Espirituais dos Jovens Adventistas. Com ideias para jovens e desbravadores.
· Mudança na avaliação de campori. Última vez que um clube recebia troféu de campeão. Todos recebiam troféus, com 3, 4 e 5 estrelas. O clube já chegava no campori com pontos para 3 estrelas e lutava para chegar a 5 estrelas. Evitou-se discutir quem seria o campeão (o melhor). Não se mostrava os pontos finais e sim as estrelas conquistadas. Valorização de cada clube e não somente de um campeão.
· Cursos de liderança nas Lideranças centrais de desbravadores dos Estados e nas regiões.
· Liderou a ida de clubes da Missão Nordeste para o Campori de Desbravadores da União Este Brasileira em Guarapari-ES, em 1989 sob a direção de Pastor Artur Elias Marski.
SEGUNDA ETAPA: NA MISSÃO NORDETE –
sede RN E PB – 1999 – 2002
Em 1999 depois de trabalhar com Desbravadores no Peru, o pastor Antônio Brito, retorna para o Brasil, sendo o primeiro departamental da nova Missão Nordeste agora com sede em Natal-RN.
Ainda com a graça de Deus e com novas ideias e experiências, ele reformulou a liderança de desbravadores, chamando o líder Erinaldo Costa (ERI), para ser líder associado para desbravadores de toda a Missão. Em conversa com o Pr. Erton Köhler, líder da UNEB (Bahia ao Piauí), o pastor Brito foi o primeiro a fazer este tipo de experiência.
Na mesma época a esposa do pastor Brito, Rogéria Brito traduzia o novo manual para aventureiro, solicitado pela Divisão e era sonho do pastor Brito avançar nesta área com a ajuda de líderes de desbravadores. O que ocorreu em seguida com a criação do primeiro cartão de líderes de Clubes de Aventureiros.
DESBRAVADORES – resumo
· 1999 - Departamental Pioneiro da nova Missão Nordeste.
· Com a aceitação da administração, buscou o primeiro Diretor Associado do departamento para Desbravadores e Aventureiro - Eri comandava os diretores e regionais da LICEDERN e LICEDEPA, depois somente os regionais. A liderança ficou centralizada na Missão.
· Pr. Brito com Rogéria, sua esposa, traduziram o Hino do Líder com correção da professora Dinalva.
· Participou da discussão e história da mudança do lema “O Amor de Cristo me Constrange” para “O Amor de Cristo me motiva”, solicitado pela DSA à Associação Geral, sob liderança do pastor Erton Köhler.
· Com os Líderes de desbravadores e outros jovens, pais eprofessores, o pastor Brito criou o cartão de líderes de Clubes de Aventureiros.
· Formou os 18 primeiros líderes investidos de aventureiros na Missão Nordeste. O cartão foi aceito pela Divisão e alterado 2 requisitos e acrescentado 2 da USB que estavam em formação.
· Foi presidente da comissão de estudo e modificação do manual de Uniforme para a toda a Divisão Sul-Americana, no encontro de departamentais liderada pelo pastor Erton Köhler.
· Deu ideia para a criação do galão com a logomarca da Igreja no uniforme de Pastores para identificá-los diante de clubes e nos camporis ou outros encontros.
· Participou e ministrou seminário no curso de líder realizado pela UNEB no ENA
· Liderou o comando dos clubes que representavam a Missão Nordeste no Campori da UNEB liderado pelo Pr. Erton Köhler em Feira de Santana.
· Alterou e dirigiu com a aprovação da UNEB, a avaliação dos clubes no Campori em Feira de Santana, com novo modelo de auto avaliação pelos diretores acompanhados da equipe de avaliação designada pela comissão do campori.
· Participou da ideia e criação de requisitos do cartão de Líder para pastores, adaptando a sua realidade ministerial e atividades pastorais.
· Participou da Criação do novo emblema de campo da Missão Nordeste, lançando concurso de sugestões.
· Participou da criação do Uniforme de atividades da nova Missão Nordeste.
· Participou do concilio do Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana em São Paulo.
· Participou de um curso de Protocolos, Etiquetas e Precedências em Cerimonias e Eventos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Curso que o ajudou em orientações para eventos, inaugurações e cerimonias nos clubes e na organização adventista, sendo solicitado em várias situações.
· Ministrou Seminário no Pastori da MN.
· Enquanto pastor distrital e ministerial da Missão em Natal (2014-2019) antes de sua jubilação, todas as igrejas e grupos tinham clubes de desbravadores e um deles (Reino Marinho da igreja do Satélite) representou o distrito no Campori Sul-Americano em Barretos-SP.
TERCEIRA ETAPA:
NA UNIÃO NORDESTE – RECIFE 2002 a 2005
Com a saída do pastor Erton Köhler, chamado para a área administrativa na Associação em Porto Alegre como secretário, o pastor Brito foi nomeado para a função do Ministério Jovem e Comunicação da UNEB. Encontrou um bom resultado da liderança do pastor Erton com vários materiais editados. Um campori com data marcada em Aracaju - SE.
O Pastor Brito com a guia de Deus e colaboração dos administradores e departamentais das missões e associações, Ossiônio Ferraz (AB), Deusdete Filho (ABAC), Evaldino Ramos, depois Wallacy Lourenço (ABS) – Carlos Ferreira (SE/AL) Fernando Lopes depois Enilson Pedreira (APe), Moisés Moacir, depois Nelson Miranda (MN) e Andrade, depois Gutemberg (MCN), com seus respectivos associados, a UNEB alcançou grandes resultados. (Ver gráfico da quinquenal UNEB).
· N° Clubes Desbravadores em 2000 = 524 em 2005 = 934
·
N° de Desbravadores em 2000 = 16.453 em 2005 = 26.489;
·
N° Clubes Aventureiros em 2000 = 37 em
2005 = 227
·
N° de Aventureiros em 2000 = 779 em 2005 = 4.454;
·
Camporis Desbravadores em 2000 = 15 em 2005 = 18;
·
Camporis de Jovens em 2000 = 03 em 2005 = 15;
·
Aventuris em 2000 = 00 em 2005 = 07
DESBRABADORES – resumo
· Ministrou um Seminário sobre a história dos desbravadores no Nordeste, no UNASP para departamentais e professores. Feito menção ao voto de 1957 da Missão Bahia e que Joselita do Ouro foi uma das pioneiras no Nordeste e no Brasil.
· Editou o guia para Conselheiro com o pastor Ossiônio Ferraz.
· Reeditou o Guia
para Capelão de Clube
· Editou novos Materiais e Chaveiro para o Evangelismo da primavera, para clubes. Foi a União que produziu e adquiriu da Divisão mais material evangelístico para a primavera. Resultado de maior batismo no período de primavera até aquela data 2005.
· Editou uma Série de 7 folhetos missionários com o lema
Vitoriosos em Cristo.
· Com a equipe de departamentais editou cada ano uma Revista par a Convenção de Liderança.
· Promoveu os novos materiais de classes regulares dos desbravadores.
· Motivou o Evangelismo com os projetos Elias e Heróis da fé da Associação Geral e da Associação Bahia respectivamente.
· Realizou o II Campori da UNeB – “Você me Pertence”, em Parnamirim – RN, de 14 a 17 de Novembro de 2002.
· Liderou a cerimonia de investidura no campori em Santa Helena-PR em 2005, com a equipe de departamentais e regionais (AB) da UNEB – Andrade (MCN), (MN) Fernando (APe), Carlos (SE/AL) Ossiônio Ferraz (AB) Deusdete Filho (ABAC) e Evaldino Ramos (ABS) sendo um grande destaque do evento, pela edificação do octógono de líder sob aguas com luzes led e chama a gás. Ali os líderes mundiais investiram os lideres máster avançados, com os pés nas aguas em cima do tablado que formava o octógono.
· Orientou o
hasteamento das bandeiras no campori em Santa Helena.
· Dirigiu o campori da UNEB em Aracaju, com o modelo de prêmios para cada clube além do troféu.
· Orientou o modelo de hierarquia em cerimonias, onde a ordenação e função pastoral está acima de líder máster avançado. E que o departamental, regional ou diretor devem solicitar permissão para o pastor distrital para início de qualquer cerimônia, uma vez que ele é o responsável pelo distrito.
· Foi investido em Líder Master Avançado pelo pastor Erton em Aracaju.
· Promoveu o batismo da Primavera nos clubes a partir de julho até setembro.
· Realizou seminários de liderança na Faculdade de Teologia –IAENe. Em seguida, investiu 168 novos líderes no IAENE organizado pelos teologandos da Missão IAENENSE
· Participou da Correção de parte do novo manual Administrativo de desbravadores da DSA.
· Ajudou com seminários a convite da Divisão na nova União Peruana com liderança jovem do pastor Edison Choque.
· Organizou e liderou o encontro de Regionais da UNEB no Park Hotel em Recife 2004.
O
pastor Brito é grato a vários pastores e líderes com quem participou em
programas ou trabalhou:
Departamentais Antigos: Baraka Muganda, Malcolm Allen, John Hancock, Robert Holbrook, Assad Bechara, Jorge de Souza Matias, José Maria Barbosa, Erton Carlos Köhler, Artur Elias Marski, Alejandro Bullón, Mario Veloso, Marenko, José Mascarenhas Viana, Jorge Sória, Afrânio Lopes Feitosa.
Colegas Departamentais: Antônio Braga, Stanley Arco, Elias Brenha, Udolcy Zukowski, Eurípedes, Joel Carvalho, Ossiônio Ferraz, Fernando Lopes, Enilson Pedreira, Deusdete Filho, Evaldino Ramos, Andrade, Marcos, Carlos Ferreira, Wallacy, Laercio Cardoso, Nelson Miranda.
Equipe de Liderança: Jair Cruz, Silvio Bernardes, Erinaldo Costa, Maxwel Galdino, Ivonaldo dos Santos Amâncio, Luiz Walter Ribeiro, Alfredo Farias, Francisco Muniz (Xuxa), Prof.º Josué Felix, Helen Lopes, Andrea Lopes, Lourdes, Monica, Talita, (Equipe do Ossiônio AB)
O pastor Brito sempre é grato a Deus e a igreja através das administrações, pastores e secretárias por onde esteve com sua família.
Grato em especial a sua Esposa Rogéria Brito – líder e colaboradora incansável em todas as áreas do ministério jovem e a sua filha Brendy Brito que foi criada nos pequenos e grandes momentos do ministério jovem, administração e vida pastoral da igreja.
O ministério do pastor Brito foi pautado pela direção de Deus, uma vez que o pastor fazia um contrato com Deus para cada 10 anos de ministério. Ele não queria ser um pastor sem a presença do apoio de Deus. A cada 10 anos o pastor tinha seu encontro de contrato perguntando se Deus queria que ele continuasse sendo pastor. Jubilou-se em janeiro de 2020 com 36 anos e 4 meses servindo na Igreja Adventista no Nordeste do Brasil, no Peru por 7 anos e na Bolívia por 5 anos. Agradece o reconhecimento e condecorações recebidas por onde trabalhou.
O pastor Brito pede perdão por nomes não mencionados, por não lembrar no momento das informações solicitadas. A idade (segundo ele) faz esta tragédia na memória. Ele agradece a todos que de maneira direta e indireta participaram em algum momento ou lugar na história de seu ministério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário