Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Insígnia de Excelência

 

INSIGNIA DE EXCELÊNCIA




A Insígnia de Excelência dos Desbravadores

Conhecendo seu Regulamento

Quem pode usar ou melhor dizendo quem merece usar? Aqui iremos te mostrar o que indica o Manual Administrativo do Clube de Desbravadores

Você não pode comprar porque ele é bonito e colocá-lo no teu uniforme. Esta insígnia é um prêmio e você só poderá usá-lo se tiver de acordo com o que diz o Manual Administrativo dos Desbravadores.


INSIGNIA DE EXCELÊNCIA 



Excelência é a meta dos conselheiros para seus desbravadores. A insígnia foi desenvolvida para incentivar um alto padrão de conduta e desempenho do Desbravador como indivíduo, no prazo de um ano. todos os clubes devem adotar o programa Insignia de Excelência.

Só pode recebê-lo quem atinge um alto padrão de eficiência como conquistador. Este deve ser um dos objetivos da Unidade, pois somente os desbravadores podem receber a insígnia e devem usá-la no uniforme por apenas um ano. O uso definitivo será para aqueles que receberam a insígnia por mais de dois anos, consecutivos ou alternados, ou para aqueles que a receberam em seu último ano como conquistador, desde que suas ações estejam de acordo com os ideais e a filosofia de o Clube dos Desbravadores. A insígnia de excelência também poderá ser entregue em definitivo aos membros da direção do Clube que se dedicarem ao movimento por pelo menos cinco anos consecutivos, desde que suas ações estejam de acordo com os ideais e a filosofia do Clube de Desbravadores.

A forma de uso do uniforme oficial é regida pelo Regulamento de Uniformes do Ministério de Desbravadores da Divisão Sul-Americana.


Seleção
No final do ano, a Comissão Executiva do Clube faz uma seleção daqueles que estão em condições de receber o distintivo, adotando os seguintes critérios:

• Ser membro ativo do Clube, por um ano ou mais.
• Seja um exemplo: uniforme impecável, pontualidade nas reuniões e envolvimento ativo em sua Unidade.
• Acreditar e viver os ideais do Clube.
• Aceite voluntariamente as responsabilidades atribuídas a você.
• Ter um bom relacionamento com todos, inclusive com a Unidade
• Relacionar-se com todos de maneira cristã positiva.
• Concluir, no corrente ano, as classes regular e avançada correspondentes à sua idade e fazer todas as Especialidades que lhe são solicitadas nas aulas.
• Declaração dos pais com os seguintes pontos: obediência, disposição e participação.
• Esses critérios são o mínimo que o conquistador deve cumprir para receber a credencial e o descumprimento de qualquer um desses pontos inviabiliza a entrega da mesma.


Entrega


A insígnia deverá ser entregue ao Desbravador na cerimônia de encerramento das atividades, ou no Dia do Desbravador, pelo líder mais antigo ou pelo líder da Investidura. A Comissão Executiva deve definir quando será feita a entrega para que ocorra apenas uma vez por ano, o que tornará o momento mais solene.

Por ser um sistema de avaliação anual, o selo de excelência tem prazo de validade. A insígnia pertence ao Clube e não ao Desbravador e só poderá ser utilizada por ele durante o período de um ano. Desta forma, antes da cerimônia de encerramento ou Dia do Desbravador, o diretor do Clube deverá recolher as insígnias de todos os Desbravadores, mesmo aqueles que o conquistaram novamente. Na cerimônia, uma nova entrega é feita e assim sucessivamente.

Dessa forma, os Desbravadores entenderão a excelência do programa e lhe darão o devido valor, pois se não a alcançarem, terão que trabalhar mais no ano seguinte e assim se desenvolverão cada vez mais. Este é o objetivo do selo de excelência.


Manual Administrativo do Clube de Desbravadores páginas 136-137




QUEM COMPÕE O COMITÊ EXECUTIVO?

O Comitê Executivo, a equipe administrativa, é composto pelo diretor, diretores associados, secretário e pelo pastor distrital. Suas reuniões devem ser realizadas pelo menos uma vez por mês para deliberar sobre questões administrativas; supervisionar o funcionamento das Classes, Especialidades e Unidades; deliberar sobre o sistema de premiação e coordenar todas as atividades do Clube. Todos os processos administrativos do Clube devem passar por esta Diretoria e só terão valor se forem por ela aprovados.













domingo, 26 de maio de 2024

8º Lei dos Desbravadores: "Ir Aonde Deus Mandar"

 

Ir aonde Deus Mandar

  

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 8º Lei dos Desbravadores que é: “Ir Aonde Deus Mandar”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


O único desígnio do Desbravador é realizar a obra de Deus. Mais tarde estará, talvez, viajando no interior da África, remando em direção as cabeceiras do Amazonas ou palmilhando as estradas da China, rumo a uma longínqua Missão; agora, porém, toca as vacas do pasto, tira água do velho poço, limpa as vidraças ou percorre a estrada em direção à escola, No futuro, talvez pregue o evangelho, lecione ou de Estudos Bíblicos; agora, entretanto, distribui convites, toma parte no grupo de correspondência ou sistematicamente espalha literatura. E tudo isso são mandados de Deus

Pode hoje estar ajudando na horta do vizinho ancião, e mais tarde alimentar os famintos chineses; pode agora estar amarrando o dedo machucado de um irmãozinho, e mais tarde talvez chegue a ser médico-missionário; pode agora limpar o quintal e varrer a casa para a mamãe e, no futuro, purificar o paganismo o Timbutku e o Tibete.



Quanto mais coisas práticas aprender a fazer, tanto mais úteis serei em auxiliar outros. Trabalhos na lavoura e com ferramentas, serviços domésticos e enfermagem, prática em trabalhos no campo, com madeira e água, são coisas que o Desbravador devem aprender, o quanto puderem, com o objetivo de ser mais úteis aos outros.

Mas tudo quanto o Desbravador encontre por fazer , que diminua a carga de alguém, lhe alivie as dores ou lhe ponha um hino no coração, fazendo-o ele cumpre  o mandado de Deus. O Desbravador serve a outros.

 



 


7º Lei dos Desbravadores: "Ter Sempre um Cãntico no Coração"

 

Ter Sempre um Cântico

no Coração

  

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 7º Lei dos Desbravadores que é: “Ter Sempre um Cântico no Coração”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


O cantar me fará alegre, e assim devo ser para alegrar a outros. Decorarei bons hinos, e cantá-lo-ei com outros ou quando a sós. Levarei comigo o hinário e publicá-lo-ei com minha voz.



Quando tudo vai bem, cantarei porque tenho vontade; quando tudo vai mal, cantarei até que a isso ne sinta inclinado. Habituar-me-ei a cantar alto ou baixo, ou só no coração seja onde for ou o que quer que faça. O Desbravador é alegre.




6º Lei dos Desbravadores: "Andar com Reverência na Casa de Deus"

 

Andar com Reverência

na Casa de Deus

 

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 6º Lei dos Desbravadores que é: “Andar com Reverência na Casa de Deus”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


O Desbravador é reverente. Onde quer que Deus esteja, andarei com reverência, fazendo meus pés, mãos e coração, adaptarem-se ao tempo e lugar. Deus se acha no templo, porque foi consagrado ao seu culto. Na igreja serei calmo, cuidadoso e reverente em tudo quanto faça ou diga.

Deus está presente em todos os momentos de oração. Fecharei os olhos e a ele elevarei o pensamento enquanto se fizer oração.



E Deus construiu para si um templo ou sala de audiências em todas as matas e campos. Ali posso cantar e brincar, bem como entregar-me aos estudos e meditação. Mas serei cauteloso em não destruir qualquer coisa desnecessária, e, atento, ouvirei o que o Senhor ali me disser.

 




5º Lei dos Desbravadores "Ser Cortês e Odediente"

 

Ser Cortês e Obediente

 

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 5º Lei dos Desbravadores que é: “Ser Cortês e Obediente”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


Estou no mundo para servir. A cortesia é o amor que brota no coração. Terei sempre um saudação afável e sempre estarei pronto ao auxiliar os estranhos, os idosos, os doentes, os pobres e os pequeninos. Importunar os mais novos e os mais fracos é ser covarde. O Desbravador é prestativo e cortês.



Ninguém pode mandar antes de aprender e obedecer. Nem sempre me será agradável, mas aprenderei a obedecer, sem hesitar e murmurar, aos que têm o direito de dirigir-me. Devo obedecer aos meus pais. Respeitarei, além disso, todas as pessoas mais velhas que eu, e estarei mais pronto as ouvi-las do que a dizer-lhes o que devem fazer.






Para poder obedecer, preciso exercer domínio próprio. Devo ser capaz de negar o apetite, passar fome e sede quando necessário, dominar meu gênio e controlar todas as minhas paixões. E, sobretudo, cumpre-me obedecer a Deus. Para tanto, é preciso aprender o que Ele ordena e, por sua graça obedecer as suas leis. Em primeiro lugar está a obediência a Deus, depois aos pais e, em seguida aos professores e oficiais. O Desbravador é obediente.




4º Lei dos Desbravadores "Manter a Consciência Limpa"

 

Manter a Consciência Limpa

 

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 4º Lei dos Desbravadores que é: “Manter a Consciência Limpa”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!


 

É preciso levar vida honrada para ter consciência limpa. Quer dizer que eu não furtarei, não mentirei, nem enganarei. Direi a pura verdade, não importa se tenha de sofrer ou não. O bom sentimento que me invade por saber que fui correto em atos e palavras, é de maior valor que qualquer escape da pena. Até o mau ato é parcialmente redimido por contarmos a verdade. Habituar-me-ei a dizer exatamente a verdade nas coisas pequenas, a fim de habilitar-me a defendê-las quando sobrevierem provas maiores.



São necessários vida pura e pensamentos puros para ter consciência limpa. Lembrando-me de que são bem –aventurados os limpos de coração, desprezarei os pensamentos impuros e as conversas obscena. Interrompê-lo-ei quando puder e, se isso não me for possível, afastar-me-ei. O Desbravador é puro.



Para ter consciência limpa, é necessário vida abnegada. Procurarei pensar mais nos outros e em suas boas qualidades e esquecer o próprio eu. Elogiarei a outros em vez de fazer a mim mesmo. O Desbravador é abnegado.

Postar-me-ei ereto, mantendo o peito saliente e cabeça erguida e a consciência tranquila.

 



3º Lei dos Desbravadores: "Cuidar do Meu Corpo"

 

Cuidar do meu Corpo

 

Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 3º Lei dos Desbravadores que é: “Cuidar do meu Corpo”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


É preciso corpo sadio para ser verdadeiro Desbravador. O corpo forte torna mais fácil ter espírito puro. Pode ser usado por Deus para maiores serviços. Devido à íntima relação entre o corpo, a mente e a alma, considerei um dever para com nosso Pai celestial o conservar a saúde da melhor maneira possível. Manterei o corpo forte por meio da respiração profunda, do exercício, regime e vestuários apropriados, e evitarei os venenos do álcool, fumo, chá, chimarrão, café e outras bebidas prejudiciais, Adquirirei e aplicarei os conhecimentos de fisiologia e higiene. O Desbravador é apto para qualquer serviço.














2º Lei dos Desbravadores: "Cumprir Fielmente a parte que me Corresponde"

 

Cumprir Fielmente 

a parte que me Corresponde


Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 2º Lei dos Desbravadores que é: “Cumprir Fielmente a parte que me Corresponde”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

 

Vamos Aprender !!!

 


O verdadeiro Desbravador será sempre um rapaz ou adolescente de fibra e uma menina de caráter firme. Os queixosos não poderão lhe acompanhar os passos. Cumprir fielmente a parte que me corresponde, significa cumprir meu Dever em tudo quanto me venha às mão para fazer. Se tiver lições escolares, farei cada dia o máximo possível no seu preparo. Se tiver obrigações dentro ou fora de casa, executá-la-eis sem recuos, primando no seu acabamento. Se tiver parte num brinquedo ou num jogo, a isso me entregarei de todo o coração, sem causar discordância. Os queixosos demonstram falta de domínio próprio. O Desbravador exerce domínio próprio. Se perder, hei de sorrir, se ganhar elogiarei o meu amigo perdedor. 





Quando tiver parte na Escola Sabatina, no Trabalho Missionário ou em qualquer outra atividade, desempenhá-la-ei como Cristão e um Desbravador. Executando com firmeza o que quer que me seja designado ou o que encontrar por fazer.

Não me recearei de qualquer coisa que constitua meu dever, pois Deus está com o animoso para o auxiliar. Pode se confiar no Desbravador quanto ao cumprimento do seu dever. Perseverarei no meu trabalho, seja ele qual for, manifestando a todos que os Desbravadores são dignos de confiança.

Cuidarei do meu dinheiro, para que tenha com que trabalhar e para usá-lo sabiamente, quando for necessário. Cuidarei de todas as coisas que possuo e de todas as que me forem confiadas, aprendendo a ganhar, a poupar e a usar tanto o dinheiro quanto a propriedade, pois “cumprir fielmente a parte que me corresponde” exige que eu seja econômico. O Desbravador é econômico.



Cumprirei fielmente a minha parte, embora outros não o façam. Quanto mais os outros deixarem de fazer a sua parte, tanto mais necessário é que eu desempenhe toda a minha. E, se eu assim proceder todas as vezes, outros também irão de aprender.