Translate

terça-feira, 27 de julho de 2021

Clube de Leitura Juvenil

 

Clube de Leitura Juvenil



Hoje vamos falar de um assunto que talvez os Desbravadores mais novos não conheçam a História. Depois do surgimento da Sociedade de Jovens em 1901, começaram os planejamentos de muita coisa boa para a Juventude mundial. Uma delas foi o Curso de Leitura. Isso ocorreu bem antes do início dos Cartões de Classes Progressivas MV.

Veja abaixo um pequeno histórico de como tudo começou, os primeiros livros e como era realizado, para que você possa compreender.

As Sociedades de Jovens eram avaliadas em alguns assuntos, um deles era a leitura de livros, onde no final do ano era computada para as “Ligas” a pontuação. Todas as Sociedades tinham o dever de encaminhar para a Associação relatórios de quantos leram durante o ano. 

No passado o Curso de Leitura como era chamado, tinha uma modificação em relação ao que existe hoje. Você tinha que se inscrever para participar e ao final da leitura você recebia um lindo certificado.

A primeira vez que o Curso de Leitura apareceu foi numa propaganda na Revista Youth Instructor no dia 01 de Outubro de 1907. Porém só foi iniciado nos Estados Unidos no ano de 1908. Depois disso, outros países começaram a realizar como em 1914, na Dinamarca, Noruega e Brasil. Em 1917 foi organizado o Curso de Leitura para os primários.

A Revista Adventista do Brasil relata que no final de 1916, a União Brasileira tinha escolhido o livro “O Rei Vindouro” para o Curso de Leitura dos Jovens para o ano de 1917. Foi recomendando aos membros e igrejas para que adquirissem o livro, sendo oferecido para as Ligas Juvenis por um preço bastante acessível. Em meados de 1917 foi decidido que a tarefa do Curso de leitura para o ano de 1918 seria realizar um estudo sistemático do mesmo livro “O Rei Vindouro”, para tanto um esforço adicional deveria ser feito no sentido de enviar os nomes dos jovens inscritos para a União Brasileira. Questionários seriam elaborados e enviados para os participantes, que deveriam devolvê-los preenchidos posteriormente. Para o ano de 1919 foi eleito o livro “Vereda de Cristo”. Em 1917 receberam os Certificados do Curso de Leitura: 220 jovens.

Em 1922 os livros escolhidos para o Curso de Leitura foram: Martinho Lutero, O Apóstolo Paulo e Veredas de Cristo.

Em 1925 foram selecionados os livros: Livingstone, o Pioneiro; A Alegria de Viver e Testemunhos para a Igreja.

Embora se fosse comparado aos dias de hoje os Jovens e Juvenis faziam o uso da leitura e concluíam o Curso de Leitura, como 53 pessoas em 1936, 148 pessoas em 1937 e 203 pessoas em 1938.

No ano de 1944 os livros escolhidos para os maiores foram: O Desejado de Todas as Nações e Fui Piloto de Rickenbacker e para os menores os escolhidos foram: Os Grandes Benfeitores da Humanidade e Benjamim Franklin.

Como se nota o Curso de Leitura começou pequeno. Um embrião no Brasil, porém cresceu e se popularizou nas Classes Progressivas e consequentemente nos Aventureiros e Desbravadores. Hoje milhares de pessoas a cada ano fazem a leitura de excelentes livros da Casa Publicadora Brasileira. Inclusive há o livro do ano.

Item 6 do Cartão da época MV
 Possuir o Certificado do Clube do Livro 
no Ano em Curso

Item 4 do Cartão de Classes dos Desbravadores
Ler o Livro do Clube de Leitura 
no ano em curso


Veja abaixo os livros escolhidos para os Desbravadores, nos últimos 10 anos.

Curso de Leitura do Clube do Livro


2020


O Último Objetivo – Giulia Marucci

O acidente... A tragédia... Ela era tão jovem...

Como você se sentiria se perdesse seu melhor amigo? O que Violeta faria sem Elaray, a amiga qua a ajudava a encontrar beleza até mesmo nas coisas mais simples? Sentia-se insegura e desamparada. Mas, na caixa de pertences secretos da amiga, ela encontrou um Caderno de Objetivos Semanais. Violeta percebeu que apenas um dos objetivos não estava riscado, o único que não tinha sido alcançado... e por sua causa.

E agora? Ela faria isso pela amiga? E, afinal, que objetivo seria esse?
Um emocionante livro sobre amizade, transformação e esperança.

2019


Expedição Galápagos, Michelson Borges
O que pode acontecer quando um adolescente viaja com o pai até o arquipélago de Galápagos, conhece o "amor de sua vida", faz amizade com um leão-marinho e visita lugares incríveis como a borda de um vulcão, uma ilha repleta de aves exóticas, uma caverna de lava solidificada e mergulha com tartarugas e tubarões? É só abrir este livro, começar a ler e você vai descobrir!

2018


Vaso de Barro, Neila D. Oliveira
Anna Beatrice é uma adolescente muito esperta, criativa e que ama descobrir coisas novas. Ela só não imaginava que sua descoberta mais extraordinária começaria exatamente num funeral e que sua vida nunca mais seria a mesma depois daquele acampamento em Richmond.
Contando com a ajuda de seu amigo Gary, Anna vai fazer uma viagem no tempo para reunir todas as informações possíveis que a ajudarão a entender como aquela mulher quase sem instrução formal foi capaz de transmitir mensagens tão poderosas e úteis para todas as épocas. Também descobrirá por que ela foi tão querida a ponto de reunir mais de cinco mil pessoas para lhe dar o último adeus.
Esta é uma história envolvente que fala sobre o que uma pessoa pode se tornar, não importa quão frágil pareça, quando permite que Deus preencha seu interior. Você vai se admirar com o valioso conteúdo desse frágil vaso de barro que ainda hoje enriquece a humanidade.

2017


O Milionário da Caverna

 Doug Batchelor e Marilyn Tooker

Como filho de um milionário, Doug Batchelor tinha tudo o que o dinheiro podia comprar – tudo menos felicidade. Ele usava drogas, brigava na escola e alimentava fantasias suicidas. Desgostoso consigo mesmo e convencido de que a vida não tinha sentido, Doug estava determinado a experimentar toda a diversão e emoção que pudesse encontrar, inclusive morando em uma caverna. Mas Deus tem Seus planos, superiores aos nossos.

2016


Aventuras na Galileia, Bradley Booth

Para Tabita, a vida em Cafarnaum era monótona e sem graça. Tudo se resumia a buscar água no poço, cozinhar e costurar. Isto é, até Jesus chegar à cidade!
Ele era o motivo das conversas nas ruas. A própria Tabita tivera a oportunidade de vê-lo expulsar demônios e curar um paralítico. Mas, afinal, quem era Jesus? Seria o Messias?
Um dia, Tabita moreu. Mas Jesus disse à família que não se preocupasse, porque ela estava só dormindo. Como era possível? Os médicos a haviam declarado morta. Quando abriu os ohos, Tabita parecia confusa. O que Jesus estava fazendo ao seu lado, segurando sua mão? Por que todos estavam agitados ao seu redor? As pessoas diziam que ela estivera morta! Mas, agora, isso não importava mais, porque Tabita estava viva outra vez! Jesus se encontrava ali e, onde quer que Ele estivesse, a morte não prevalecia.
Tabita pensou sobre o que significava deixar tudo por Jesus e estava disposta a segui-lo a qualquer lugar – sem se importar com o custo! E você?

2015


Histórias de Minha Avó, Ella M. Robinson

Que tal ser neta de uma profetisa? Ella Robinson sabia como era. Sua avó foi Ellen G. White. Neste livro Ella conta como Ellen White era – como avó e como pessoa real. Embora Deus tivesse dado à Sra. White grandes responsabilidades, ela ainda encontrava tempo para ser o tipo de avó com a qual todas as crianças sonhariam.

2014



Portal dos Deuses, Thurman C. Petty Jr.

Um príncipe babilônico nunca poderia imaginar que seria escolhido por Deus para castigar os pecados das nações, teria sonhos proféticos ou conheceria quatro jovens judeus que permaneceriam vivos em uma fornalha ardente. A história bíblica de Nabucodonosor é contada de maneira criativa nesse livro que mostra como Deus agiu para conquistar o coração desse príncipe.

2013


O Boi que Guardava o Sábado

 Bradley Booth

Não havia ninguém que lhe conhecia. Ninguém se importava com o que lhe aconteceu. Enquanto virava na cama tentando dormir, sua mente de repente começa a entrar em pânico e gritar em protesto. Como eu fui me meter nisso? Nickolai Panchuk, um pastor que morava na União Soviética, lutou como um prisioneiro da KGB (principal organização de serviços secretos da União Soviética) para encontrar seu propósito.
Perseguido por sua fé cristã, Nickolai ficou em um campo siberiano por 8 anos, recusando-se a sacrificar sua fé e sofrendo as consequências da sua decisão. Perseguido, espancado e abatido, Nickolai encontra esperança em alguém muito improvável: um velho boi chamado Maksim. Com a ajuda e força de Deus, Nickolai e Maksim trabalharam juntos para realizar um milagre semanal: testemunhar de Cristo na mais aviltante das circunstâncias e ganhar almas ao longo do caminho.
O Boi que Guardava o Sábado e Outras Histórias Milagrosas da Rússia descreve a fidelidade dos cristãos ao longo dos tempos de perseguição e os animais que Deus usou para ajudá-los. Independente das circunstâncias, cada uma dessas testemunhas colocou a sua confiança em Deus e demonstrou compromisso inabalável na sua fé – não se importando com o preço a ser pago.

2012


O Livro Amargo, Denis Cruz

Um homem chamado Guilherme Miller disse que Jesus voltaria em 1844. Muitas pessoas acreditaram, inclusive um jovem chamado Jerryl McNolan. O livro amargo conta justamente a história de Jerryl.
Apaixonado pela jovem Allice, ele não consegue entender os motivos de os pais dela não lhe permitirem a corte. Apenas depois de conhecer a mensagem milerita, finalmente os pais de Allice permitem o namoro.
No entanto, o jovem casal enfrenta uma amarga decepção. O que era doce torna-se uma dura batalha na vida de Jerryl e Allice. Será que a fé poderia resistir a esse acontecimento? Porém, há mais, muito mais, na história deles.
Experimente o suspense e a emoção deste livro. Você também vai descobrir que sempre há muito mais pelo que viver.

2011


O Ouro de Katya, Ellen Bailey

Incapaz de controlar seu temperamento havia algo em que Katya se superava: esquiar. Ela parecia voar sobre os esquis, e descobriu exatamente o que desejava da vida: medalhas de ouro. Certo dia, um esquiador lhe deu alguns livros cristãos para ler. Os professores comunistas de Katya ensinavam que a Bíblia era um mito e que Deus não existia. Finalmente ela aprendeu a verdade. Ao descobrir que não podia guardar o sábado e ao mesmo tempo continuar competindo, deparou-se com a decisão mais difícil de sua vida.






Elaborado por: Giovanni Batista Beschi (Amante dos Desbravadores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário