X CAMPORI
UNIÃO SUL BRASILEIRA
X Campori Desbravadores
União Sul Brasileira
“Coração de Rei”
Santa Helena – PR
08 a 12 de Outubro de 2015
O 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brrasileira foi realizado no Balneário da Cidade de Santa Helena – PR, no período de 08 a 12 de Outubro de 2015 e reuniu mais de 20 mil pessoas.
O Campori reuniu mais de 20 mil pessoas. Foram mais de 500 clubes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até do Paraguai. Para comportar a multidão, a área de acampamento e cozinhas tem 25 Km² e começou a ser planejada em Janeiro, com a execução iniciada em junho por uma equipe de dez homens. Metade desse espaço teve que ser limpo e podado, com a retirada de 70 caminhões de galhos. A estrutura construída conta com 600 chuveiros, 500 torneiras para lavação de louças, 40 contêineres com sanitários, 80 banheiros químicos, iluminação com 160 refletores de LED e 20 caixas para a reserva de 400 mil litros de água. No total, cerca de duas mil pessoas trabalharam nos bastidores até o evento.
Com essa estrutura, os desbravadores passarão quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização contra a violência e a distribuição de alimentos e brinquedos.
Dos mais de 20 mil adolescentes e jovens da região Sul que assistiram a abertura do 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira da Igreja Adventista (USB)
O Pastor Odailson Fonseca foi o orador que tem a responsabilidade de conduzir mensagens de reflexão durante o evento. Sua experiência com o público jovem contemplou a linguagem das coisas vividas por eles diariamente. “Desbravador que tem o coração de Rei fica conectado na maior rede de Wifi do universo – que é a oração – e dá ‘unfollow’ nas coisas que não prestam”, reflete o orador convidado, que atua como líder de Comunicação para a Igreja Adventista no Estado de São Paulo.
A abertura do acampamento teve a presença do prefeito da cidade, Jucerlei Sotoriva, que elogiou a iniciativa da igreja. “Eventos como esse que estão acontecendo, promovidos por vocês, faz com que o nosso coração se encha de alegria e acredite em uma manhã construída a partir de hoje”, enaltece.
Assim como em outros camporis, a abertura é feita após a entrada de bandeiras correspondentes aos locais representados, colocação de um machado em um tronco e discursos de líderes do evento. Entre eles, estavam o pastor Elmar Borges, que responde pelos desbravadores de todo o Sul do Brasil e o pastor Udolcy Zukowski, líder sul-americano desse departamento.
O evento
Com essa estrutura, os desbravadores têm quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização.
Ações Sociais
Os moradores de Santa Helena terão acesso gratuito a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, IMC e aptidão física e massagem relaxante. A população também aprenderá sobre os oito remédios da natureza em um sistema de oito estandes.
A feira ocorreu no sábado (10), em frente à prefeitura. As ações sociais continuaram no sábado à tarde, quando eles distribuíram panfletos informativos sobre o combate à dengue e a coleta seletiva do lixo em todas as casas da cidade. Além do material educativo, os moradores receberam o Livro Viva com Esperança, que aborda os segredos para ter saúde e qualidade de vida, evitando doenças como câncer, diabetes, obesidade e problemas do coração.
Ainda à tarde, os desbravadores fizeram uma doação de 200 cestas básicas, que foram arrecadadas por eles em todo o Sul do Brasil. A entrega foi realizada no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e em cinco casas de famílias beneficiadas, para que os doadores as conheçam pessoalmente.
Superprodução Teatral
Além disto, uma peça sobre a batalha entre Davi e Golias, encenada por 18 atores de Curitiba, apresentada no evento em dois atos: o primeiro, no sábado e o segundo, no domingo, dias 10 e 11. Foram dois meses de preparação para a apresentação vista por mais de 20 mil pessoas que participam do campori, no Balneário do município.
De acordo com o roteirista e diretor Dimas Bueno, a encenação foi inteiramente baseada na Bíblia, mas teve o texto adaptado para o público infantil e adolescente com base em produções da Pixar, mantendo a tradição do teatro de Curitiba. Quem assume o papel de Davi é Pedro Inoue, conhecido por sua participação em produções da TV Globo.
O espetáculo conta com a tecnologia de video mapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em grandes estruturas de superfície irregular e possibilita um cenário virtual que facilita a mudança de elementos do ambiente. Assim, 95% do cenário será projetado em todo o palco, mantendo a encenação com paisagens e ambientes mais reais.
A placa colocada ao lado da muda de Pau Brasil eternizou a passagem dos desbravadores em Santa Helena.
O maior encontro de desbravadores da região Sul do Brasil está causando efeitos permanentes em Santa Helena, município que, desde quinta-feira (08), abriga o evento. Além de atividades sociais e religiosas, meninos e meninas mostraram, na manhã desta sexta-feira (09), a preocupação deles com meio ambiente. Durante uma cerimônia solene, foi realizado o plantio de uma muda de Pau Brasil, árvore que deu origem ao nome do país. “Desbravador também é um guardião da natureza. Sabemos que ela, assim como nosso corpo e mente, é um presente de Deus, por isso, estamos mostrando nossa preocupação com ela”, explica o pastor Moisés Mora, líder de desbravadores para as regiões norte e oeste de Santa Catarina.
A solenidade reuniu autoridades do poder público de Santa Helena. Juntamente com o prefeito, Jucerlei Sotoriva, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Paraná, Câmara de Vereadores e da Itaipu Binacional – concessionária que administra a hidrelétrica de mesmo nome – participaram e parabenizaram a dedicação dos desbravadores ao cuidado com os recursos naturais. Segundo o pastor Morá, esse ato tem o objetivo de deixar um marco permanente da realização do campori e, ao mesmo tempo, ensinar desbravadores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
A realização do plantio é fruto da parceria entre os desbravadores e o instituto SOS Pau Brasil Jussara, uma organização que promove a preservação e cultivo da árvore, que atualmente encontra-se ameaçada de extinção. A banda marcial do clube de desbravadores Atalaias do Rei, de São Leopoldo (RS), tocou durante a cerimônia.
O prefeito de Santa Helena elogiou a maneira como os desbravadores se dedicam à sociedade e ao meio ambiente. “Nós, de Santa Helena, estamos muito satisfeitos com a presença de todos esses desbravadores aqui. Tenho certeza de que, quando eles forem embora, irão deixar aqui, um ambiente bem melhor do que quando chegaram”.
A celebração da investidura em liderança é um tradicional acontecimento ocorrido em grandes acampamentos desta natureza. Aqueles que atuam a mais tempo com os clubes foram condecorados com novos lenços e distintivos em seu uniforme, que representam os diferentes níveis de liderança – os líderes, os líderes Máster e os líderes Máster Avançado. O líder dos desbravadores do Sul do Brasil, Pastor Elmar Borges, explica que este procedimento não se trata, apenas, de um reconhecimento público, mas também, de inspiração para os mais novos. “Ela [a investidura] é o ápice de um trabalho, de muito esforço e quando você recebe essa condecoração no campori perante os seus desbravadores liderados, é um momento em que você é investido de autoridade e ao mesmo tempo, de inspiração às pessoas. Você recebe por aquilo que você fez, mas ao mesmo tempo, você inspira quem faz o processo”, explica.
Outra condecoração dada na noite foi a comenda Claudio Belz, que é dada a desbravadores que se destacaram por suas contribuições em um longo período. O nome é uma referência ao pioneiro que foi o primeiro a vestir o uniforme de Desbravadores no Brasil. Um dos líderes que a receberam, Gilnei Belíssimo, agradece ao apoio da família pela conquista. “Atribuo isso ao meu irmão, Renato, que me incentivava muito quando estava fazendo requisitos das classes e também à minha mãe, que me levava para as reuniões do clube me arrastando, pois no início, eu nem gostava – não era da igreja e queria só fazer folia – mas ela sabia que eu teria um futuro bem melhor através do clube e que haveria uma luz na minha vida. Essa luz brilhou quando eu recebi a comenda. Hoje, eu gostaria que ela estivesse aqui para ver”, expressa Belíssimo, que contribui com os desbravadores há 35 anos, no Rio Grande do Sul. Ele também atua como coordenador da equipe de Salvamento e Resgate, vinculada ao departamento que atende jovens adventistas da região central do Estado.
Reflexão da noite
Na mesma noite, o pastor Odailson Fonseca, que responde pelo departamento de Comunicação da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo prosseguiu a série de reflexões enfatizando questões em torno das escolhas. Em sua fala, reforçou a mensagem de que o desbravador não deve abrir mão dos princípios de Deus e ceder às pressões da vida social, do trabalho ou do estudo.
No fim, após uma cerimônia de batismos, Fonseca apelou aos desbravadores que tivessem a condição espiritual abalada para que se dirigissem próximo ao palco.
A cerimônia foi a concretização de um anúncio feito pelo líder de desbravadores do Sul do Brasil, pastor Elmar Borges, no período da manhã. Na programação, ele apresentou ao público, um certificado de batismo personalizado com referência ao tema do campori – Coração de Rei – e incentivou quem tivesse o desejo para procurar os pastores presentes no evento.
Na abertura da celebração, o líder de evangelismo da Igreja Adventista no Sul do Brasil, Marcelo Cardoso, convidou os candidatos à frente e fez um voto coletivo em torno das crenças fundamentais da Igreja – todas baseadas na narrativa bíblica. Em seguida, os batizandos foram às águas, mas não apenas com os pastores, mas acompanhados de amigos dos clubes e familiares.
A celebração dos batismos também contou com representantes estrangeiros. William Michel, do clube Maranatha, do Paraguai, foi um dos que tomaram a decisão de conhecer Jesus de maneira profunda através das reflexões ministradas pelo líder de Comunicação da Igreja para o Estado de São Paulo, Odailson Fonseca. “Eu senti que foi uma coisa que eu precisava para que compreenda e siga a palavra de Deus, então, eu coloquei essa, como a hora exata para me batizar”, revela. Até agora, a estimativa é a de que mais de 200 desbravadores já tenham manifestado a entrega a Deus através do ato de imersão.
Com roteiro inteiramente baseado na bíblia, a história teve linguagem de revistas em quadrinhos para se adequar ao público de 9 a 16 anos.
Conhecida por muitos desde a infância, a história bíblica do pequeno Davi e do gigante Golias traz, ao longo de milênios, lições sobre caráter e confiança em Deus. Mais uma vez, essa mesma história e outros episódios vividos pelo primeiro personagem puderam ser relembrados através de uma encenação apresentada no 10º Campori de Desbravadores USB.
Para manter a atenção do público composto, em sua maioria, por juvenis e adolescentes de 9 a 16 anos, a organização do evento não mediu esforços para que a produção fosse um real espetáculo em pleno acampamento. Olhos estáticos, ouvidos atentos e plateia silenciosa. Foi assim que os quase 20 mil espectadores passaram os 36 minutos da peça apresentada na terceira e quarta noite do acampamento.
Foram convocados 18 atores profissionais do tradicional teatro de Curitiba. Para que tudo saísse da melhor forma, a peça foi roteirizada, dirigida, produzida e encenada por atores e profissionais do tradicional Teatro de Curitiba. Com roteiro e direção de Dimas Bueno, a peça retrata em dois atos contou a história de Davi, antes e depois de ser ungido rei pelo profeta Samuel. De acordo com Bueno, a encenação foi inteiramente baseada na Bíblia, mas teve o texto adaptado para o público infantil e adolescente com base em desenhos da Pixar e revistas em quadrinhos.
O líder dos desbravadores para a região Sul do Brasil, Elmar Borges, afirma que a decisão de realizar a peça com atores profissionais foi um caminho novo que a organização do acampamento apostou. “Nós temos atores que já fizeram novelas da Globo, atores que ganharam prêmios nacionais e internacionais, um povo que está conhecendo nossa igreja e através do dom deles. Eles influenciam os meninos e meninas com o teatro sobre um rei segundo o coração de Deus”, completa.
A exibição do espetáculo ocorreu no palco do evento que foi desenvolvido com a tecnologia de video mapping. A técnica que consiste na projeção de vídeo em grandes estruturas de superfície irregular, possibilita um cenário virtual que facilita a mudança de elementos do ambiente. Assim, 95% do cenário pode ser projetado em todo o palco mantendo a encenação com paisagens e ambientes mais reais









Nenhum comentário:
Postar um comentário