Translate

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Pastor José Nunes Siqueira

 

Pastor José Nunes Siqueira

(1917–2005)


 

José Nunes Siqueira nasceu em 6 de novembro de 1917, na cidade de Guararema, estado de São Paulo, Brasil. Era filho de Benedito Nunes de Siqueira e Rita Siqueira, de cuja união nasceram também: Inocêncio, Dyone, João, Francisco e Luiz Nunes Siqueira. 

José passou a infância na cidade de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo, onde estudou na escola local. Seu pai faleceu quando ele tinha cerca de sete anos e José e seus irmãos tornaram-se os principais provedores da família. Junto com o irmão Francisco, José vendia doces em cinemas, trabalhava como engraxate e fazia outros trabalhos. 

Em 1932 o evangelista Jerônimo Granero Garcia chegou a Mogi das Cruzes para realizar uma série de reuniões na cidade. Inocêncio, irmão mais velho de José, assistia às reuniões e aceitava o adventismo. Ele foi batizado no primeiro batismo adventista na cidade. Inocêncio partilhou com José as suas novas crenças. O primeiro sermão adventista que José ouviu foi pregado pelo pastor Germano Conrado, e depois disso ele continuou a frequentar os cultos aos sábados. Frequentou aula batismal ministrada pelo mesmo pastor e foi batizado em 30 de dezembro de 1933, pelo pastor Ennis Moore, no rio Tietê, Mogi das Cruzes.

Mesmo antes de seu batismo, enquanto observava pastores que ocasionalmente visitavam a igreja, ele desenvolveu um apreço pelo ministério. 7 Desejando ser pastor, ele começou a orar por uma maneira de encontrar recursos para estudar teologia no Brazil College. A resposta veio quando conheceu Maria Dias, uma mulher conhecida por ajudar estudantes carentes, que lhe deu dinheiro suficiente para pagar um ano de estudos. José ingressou no Seminário Adventista em 1936, e ganhava a vida trabalhando como colportor durante as férias. Formou-se em 1940. Ingressou no serviço denominacional em 1941, quando aceitou o convite para pastorear o distrito de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. 

Em 22 de janeiro de 1941, casou-se com Lydia Erna Conrado (1920-?).  Lydia serviu ao lado do marido. Foi professora do ensino fundamental do interior de São Paulo e do Brazil College. Ela também trabalhou no hospital adventista de Glendale, Califórnia, EUA, como técnica de eletrocardiograma. Em Nova Iorque, ela participou do ministério van que oferecia serviços sociais e ajuda religiosa para a comunidade. Escreveu o livro A Saúde Vem da Cozinha , 1979 , que teve grande impacto na população brasileira. Escreveu também o curso bíblico “Encontro Com a Vida”, que substituiu o antigo “Curso Universal das Escrituras Sagradas”, enquanto era diretora da Escola Rádio Postal de a Voz da Profecia. Da união nasceram quatro filhos: Osilda, Celina, Bety, e Marcius. 

Em 1943 José foi transferido para pároco na cidade de São José do Rio Preto. Ao mesmo tempo também dirigiu o programa de rádio evangelístico “Momentos de Meditação” que tinha 15 minutos de duração. Ele permaneceu lá até 1945, quando aceitou o convite para pastorear a igreja em Santos, cidade litorânea do estado de São Paulo. Lá ele iniciou a construção de uma nova igreja e escola primária. 

No dia 12 de janeiro de 1946, José foi ordenado ao ministério pastoral. No mesmo ano aceitou o convite para ser reitor do Brazil College. No final de 1946 tornou-se diretor dos Departamentos de Educação e Juventude da Associação Paulista e permaneceu nesse cargo até 1951, quando ajudou a organizar o primeiro acampamento juvenil do Brasil, realizado no campus da Academia Paulista.

Em agosto de 1951 mudou-se com a família para a cidade de Pendleton, Oregon, Estados Unidos. Após estudar por um trimestre no Walla Walla College para aprimorar seu inglês, aos 29 anos foi convidado pelo Pastor Roberto Rabello a se mudar para Glendale, Califórnia, para ajudar na gravação dos programas A Voz da Profecia em português. 

A família retornou ao Brasil em 26 de dezembro de 1953. No início de 1952, durante as reuniões quadrienais da União Sul Brasileira, José foi convidado pelos Pastores Roberto Rabelo e Rodolfo Belz, presidente da União Leste Brasileira, para administrar a Escola Rádio Postal da Voz da Profecia, sediada na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Permaneceu nesse cargo até 1954, quando foi nomeado presidente da Associação Paraná-Santa Catarina. 

Em 1958 tornou-se diretor dos Departamentos de Educação e Juventude da União Sul Brasileira. Durante os seis anos em que ocupou este cargo, empreendeu importantes projetos para a juventude adventista. Junto com os pastores Jairo Araújo e Francisco Nunes Siqueira, planejou o primeiro Curso de Liderança Juvenil no Brasil, com o objetivo de preparar líderes para a denominação (1958). Participou também da organização do primeiro Congresso Sul-Brasileiro da Juventude Adventista, de 28 de julho a 1º de agosto de 1959, no Colégio Brasil. O lema do congresso foi “Cristo às multidões”. 

Em 1964 José aceitou o convite para ser diretor do Departamento de Relações Públicas do Brazil College. Ocupou esse cargo até o final de 1965, quando ele e sua família foram novamente para os Estados Unidos. 

Eles chegaram a Los Angeles no dia 21 de dezembro e logo se estabeleceram em Glendale, Califórnia. Em janeiro de 1966 ele foi convidado pelo pastor Samuel Weiss, coordenador de evangelismo para hispânicos em Los Angeles, para ser o orador de uma campanha evangelística de três meses. Em junho de 1966, durante a Assembleia da Associação Geral em Detroit, Michigan, ele aceitou o convite do Pastor Sandefur para ser um dos pastores associados da Igreja Adventista Hispano-Americana em Los Angeles. Permaneceu nesta posição até 1968, altura em que foi convidado pelo Pastor Lowell L. Bock, presidente da Southern New England Conference, para pastorear duas igrejas luso-americanas nas cidades de New Bedford e Fall River, Massachusetts. 

No início de 1972, o Pastor Wilson Sarli, presidente da Associação de São Paulo, chamou José de volta ao Brasil para pastorear uma igreja de estudantes universitários na cidade de São Carlos, no estado de São Paulo. Aceitou o convite e retornou ao Brasil em julho de 1972. Ficou apenas seis meses na cidade quando foi nomeado gerente de vendas da Casa Publicadora Brasileira, no início de 1973. Em fevereiro de 1975, aceitou o cargo de diretor administrativo da Editora Brasileira. a Voz da Profecia, com sede no Rio de Janeiro. 

Em dezembro de 1976, José retornou aos Estados Unidos para pastorear as igrejas hispânicas e luso-brasileiras no bairro de Queens, na cidade de Nova York. A família chegou em maio de 1977, e ele se aposentou quatro anos depois, em 1981. 

Mesmo aposentado, José continuou a se dedicar à pregação do evangelho. Trabalhou como capelão voluntário por um ano no Hospital Adventista de Orlando, em Orlando, Flórida. Mais tarde, ele e sua esposa lideraram um trabalho evangelístico entre os hispânicos em Deltona, Flórida, que resultou na fundação da Igreja Adventista Hispânica de Deltona, em 13 de abril de 1985. Em 1986, mudou-se com sua esposa para Deep Creek, Flórida, e serviu como presbítero da Igreja Adventista de Port Charlotte. Faleceu em 2005, aos 87 anos, em Miami, Flórida. 

A contribuição de José Nunes Siqueira para a Igreja Adventista foi benéfica no Brasil – especialmente entre os jovens. Nos Estados Unidos, seu serviço foi importante para a pregação do evangelho aos hispânicos. Ao todo, ele serviu à Igreja Adventista do Sétimo Dia por mais de 40 anos.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário