Pastor Floriano Xavier dos
Santos
(1927–2017)
Floriano Xavier dos Santos, pastor, professor e administrador, nasceu em 10 de setembro de 1927 em Dom Pedrito, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Filho de João Pereira dos Santos e Loreta Xavier dos Santos, era irmão de Romeu, Julieta, Iracema, Doraci, Afoncina e Eroncilda. Ainda jovem, Floriano passou por situações difíceis. A certa altura, sua mãe contraiu varíola e, logo após a morte de sua mãe, ele foi morar com uma senhora chamada Maria do Carmo Louzada, que fazia parte do pequeno grupo adventista local.
Após esse ocorrido, seu pai teve que cuidar sozinho dos sete filhos. Maria do Carmo demonstrou grande preocupação e se ofereceu para cuidar de Floriano, com o que seu pai concordou. Porém, dominado pela depressão, seu pai adoeceu e morreu em um ano, deixando Floriano órfão de pai e mãe aos cinco anos.
Iniciou os estudos primários aos sete anos de idade em sua cidade natal, onde também os concluiu. Depois, foi estudar numa escola paroquial em Campestre, no Rio Grande do Sul, onde seu irmão Romeu era professor. Naquela época, os professores eram pagos pela igreja local e, em geral, os salários eram muito baixos. Por isso, a maioria dividia a jornada de trabalho entre a sala de aula e o terreno que a igreja lhes cedia para cultivar.
Floriano morou lá por quatro anos, dois deles estudando e trabalhando na roça, e dois como professores no lugar de Romeu, enquanto ele foi estudar na Academia Taquara (atual IACS). Ao retornar para Campestre, seu irmão lhe disse que tinha uma vaga para ele nesta escola, que na época oferecia o ensino médio. Floriano já estava entusiasmado com a vida de professor e agricultor e disse que não gostaria mais de estudar; além disso, ele não tinha recursos para pagar as mensalidades. Pela persistência do irmão, Floriano fez o vestibular e passou. Ingressou na Academia Taquara em 1944, onde estudou até concluir o ensino médio.
Em 1952 foi para o Brazil College (atual UNASP-SP), onde concluiu o ensino médio e Teologia em 1957. Ainda estudante do Brazil College, conheceu uma estudante e professora primária de dezenove anos chamada Iracema Leite Ferraz. Eles se casaram em 1º de julho de 1954, em cerimônia realizada no campus. Do casamento nasceram: Telma, Tânia, Júnia e Marcelo. Posteriormente também estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em Curitiba.
Floriano iniciou o trabalho denominacional em 1958, quando foi nomeado assistente do Pastor Sesóstris César na Igreja Adventista Central de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Durante este ano também auxiliou o Pastor Geraldo de Oliveira em uma série de conferências realizadas na cidade de Cachoeirinha do Sul, e o Pastor Enoch de Oliveira em reuniões que aconteceram em Porto Alegre. Em 1959, foi nomeado pastor distrital de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, onde serviu por dois anos. Em 1961, pastoreou o distrito de Santa Maria, no mesmo estado, e em 1962 o distrito de Londrina, no estado do Paraná.
Em 1963, aceitou o chamado para chefiar as secretarias de Educação e Juventude da Conferência Paranaense, cargos que ocupou até 1964. De 1965 a 1967, permaneceu à frente da secretaria de Educação e, em 1968, também chefiou a Diretoria Pública. Departamento de assuntos. Por sua grande habilidade administrativa, em 1969 Floriano foi nomeado presidente da conferência, liderando-a até 1971.
No ano seguinte, foi diretor do departamento de Educação da União Sul Brasileira. Em 1973, Floriano foi eleito presidente da Associação Rio Grande do Sul, cargo que ocupou até 1976. Depois, foi presidente da antiga Associação Paulista de 1977 a 1978, que abrangia todo o estado de São Paulo. Durante sua gestão, propôs a divisão da conferência em dois campos: Conferência de São Paulo e Conferência Leste de São Paulo, o que foi realizado em 1977.
Em 1979, atuou como secretário da União Sul Brasileira e, de 1980 a 1985, liderou a ampla Missão da União Leste Brasileira, que na época incluía Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, a antiga União Leste Brasileira e Conferências do Rio de Janeiro, e as Missões Bahia, Minas e Nordeste. Em 1986, foi nomeado chefe do departamento de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa; e, no ano seguinte, para o cargo de secretário de campo, que ocupou até sua aposentadoria em 1991.
Após sua aposentadoria, o pastor Floriano foi capelão do grupo de planos de saúde Golden Cross até 1996, administrado pelo filantropo adventista Milton Afonso. Floriano Xavier faleceu em 9 de agosto de 2017, na cidade de Engenheiro Coelho, São Paulo, deixando uma importante contribuição para a Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil como pastor, professor, administrador e líder de departamento por mais de 30 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário