Translate

domingo, 4 de setembro de 2022

Como surgiu os Desbravadores na Paraíba

 Paraíba


A História dos Desbravadores no Estado da Paraíba, começa com Joselita Rodrigues dos Santos, quando em 1961, ela casou com o Pastor Adventista Jordão Magno do Ouro, que pouco tempo depois recebeu chamado para servir em Campina Grande, na Paraíba.

Sabendo da necessidade de ter um Clube de Desbravadores no Estado da Paraíba e na Igreja Central de Campina Grande, não mediu esforços, para sua criação e em 20 de Fevereiro de 1971, era fundado o Clube de Desbravadores “Garimpeiros do Saber” e que mais tarde passou a ser chamado “Amigos para Sempre”.

Para muitos que não conhecem a história, o nome de Joselita está nos anéis da História da Igreja Adventista, inclusive reconhecida pela Associação Geral, pelos brilhantes trabalhos realizados no Nordeste, quanto a Desbravadores. Em todos os Clubes de Desbravadores que passou o nome escolhido para os Clubes era “Garimpeiros do Saber” (Lit. Wisdom Miners), que era um reflexo de sua própria paixão por sabedoria e conhecimento.

Na Paraíba, tudo teve como base e início dois grandes Clubes de Desbravadores: Amigos para Sempre (Campina Grande – PB) com Joselita Rodrigues dos Santos sendo a Diretora, no ano de 1971 e Conquistadores da Natureza (João Pessoa – PB), no ano de 1976, com a liderança de Pedro Falcão.


O crescimento dos Desbravadores na Paraíba começou a partir dos Anos 70 e teve como base dois grandes Clube de Desbravadores citados acima, após isso houve uma grande expansão após a criação da LICEDEPA – Liderança Central de Desbravadores da Paraíba, por Ivonaldo dos Santos Amâncio, Maviael Galdino e Luiz Walter Ribeiro. Valendo destacar que Campina Grande e o Alto Sertão foram as regiões que ficaram com a maior geografia e ficaram na responsabilidade de Luiz Walter Ribeiro. Através da LICEDEPA, muitos cursos, acampamentos foram realizados e com isso fez com que muitos Clubes de Desbravadores surgissem na Paraíba.

 


Na Paraíba existiu a LICEDEPA – Liderança Central de Desbravadores da Paraíba e enquanto ela existiu, foram realizados dois “ACAMP” e que serviu para formação de líderes. Os candidatos a líderes da Paraíba se inscreviam nesse ACAMP e ali realizavam o Curso de 10 horas, que era feito na Usina São João, em Santa Rita na Paraíba e devido ser uma Mata fechada era lá que eram feitos os Treinamentos de Sobrevivência e demais atividades. Os dois primeiros eventos foram feitos sobre o comando da LICEDEPA.

Além desses eventos haviam também na Paraíba, os ACAMP Regionais, que seriam os Mini Camporis, no total foram três.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário