Translate

domingo, 4 de setembro de 2022

Como surgiu os Desbravadores em Pernambuco

 Pernambuco

A história do Clube de Desbravadores no Estado de Pernambuco, iniciou-se na década de 1970. Naquela época a única Associação existente era a Missão Nordeste, que era um vasto campo, formado pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Além do Estado de Pernambuco já representar por si só um grande desafio, quase que sobre humano, a Missão Nordeste, com poucos recursos possuía um desafio extra de ser presença em cada canto deste vasto território e de ter recursos suficientes para patrocinar esse grandioso projeto. 


A História dos Desbravadores no Estado de Pernambuco começou nos anos 70, quando da criação do 1º Clube de Desbravadores deste Estado. Nesta época ainda éramos chamados de MV – Missionários Voluntários. Destaques devem ser dados aos pastores Pioneiros que contribuíram com o coração a este grande trabalho.  Todos eles pertenceram a Missão Nordeste e contribuíram sendo o Departamental dos Missionários Voluntários. 

1969 a 1970 – Pastor Anísio Rocha Chagas

1971 a 1972 – O Anuário Adventista não informa

1973 a 1975 – Pastor Samuel Rodrigues

1976 a 1977 – Pastor Afrânio Lopes Feitosa


Quanto a História dos primeiros Clubes de Desbravadores no Estado de Pernambuco, há uma grande lacuna, pois muitos Clubes de Desbravadores, não guardaram historicamente Atas da fundação, tudo o que foi pesquisado são informações de personagens que fizeram a História nos Desbravadores, atas que foram efetuadas com registro de Pioneiros de Clubes na atualidade. Mas o mais importante aqui não é dizer que esse ou aquele clube foi o primeiro. Mas sim deixar um pequeno histórico que esses foram os primeiros. 


Clube de Desbravadores

“Novos Gideões”


O primeiro Clube de Desbravadores a ser fundado em Pernambuco foi o Clube de Desbravadores Novos Gideões e que foi fundado em 17 de Janeiro de 1970, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Prazeres – Pernambuco. A Diretora fundadora foi a Irmã Helena Groschel Nabuco (In Memorian), esposa do Pastor Arandy Nabuco. Na época da fundação o Pastor Distrital era o Pastor Arandy Nabuco que muito incentivou a criação deste Clube de Desbravadores.

Helena Groschel Nabuco

1º Diretora – Clube de Desbravadores Novos Gideões



Pastor Arandy Nabuco

Pastor Distrital 

da época da Fundação dos Novos Gideões


 Ata de Fundação

Mediante algumas fontes de Pioneiros e integrantes que passaram e afirmam que o Clube de Desbravadores Novos Gideões foi fundado em 1970, a Comissão da IASD de Prazeres aprovou a Ata conforme mostra abaixo:



Clube de Desbravadores

“Sete Colinas”




Foi em 13 de Novembro de 1972, que nascia o primeiro Clube de Desbravadores do Estado de Pernambuco, denominado Clube de Desbravadores Sete Colinas, da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Garanhuns – PE. O nome foi dado em virtude da Cidade de Garanhuns ficar situada na Região Serrana do Planalto de Borborena, sendo conhecida como a Suíça Pernambucana por causa de seu clima e temperatura baixas no inverno. O Município se localiza numa região montanhosa e está localizada entre Sete Colinas. A primeira Diretora do Clube de Desbravadores Sete Colinas, foi a Irmã Esmeralda Monteiro Gomes (mãe do Pastor Dilson Monteiro Bezerra) e na época da Fundação do Clube de Desbravadores Sete Colinas o Pastor Distrital era o Pastor Nelson Alexandre Burnett.


Ata de Fundação do Clube de Desbravadores Sete Colinas

 
Esmeralda Monteiro Gomes




Desbravadores do Clube Sete Colinas

e a Irmã Esmeralda Gomes

Irmã Esmeralda e seu marido



Clube de Desbravadores Sete Colinas

num Desfile em Garanhuns 


Clube de Desbravadores

“Soldados de Gideão”


O segundo Clube de Desbravadores a ser fundado em Pernambuco, foi o Clube de Desbravadores Soldados de Gideão, da Igreja Adventista Central de Caruaru, que foi fundado em 08 de Fevereiro de 1976, tendo como primeiro Diretor Emanuel Evangelista, mais conhecido por Manuca. Na época da Fundação 32 Desbravadores receberam o lenço, símbolo de solene incorporação. Esse também foi o primeiro Clube de Desbravadores de Caruaru.


Emanuel Evangelista – Manuca

 

Clube de Desbravadores

“Marechal Rondon”


O Terceiro Clube de Desbravadores a ser fundado em Pernambuco, foi o Clube de Desbravadores Marechal Rondon, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Abreu e Lima – Paulista, que foi fundado em 18 de abril de 1976, o que pode ser comprovado com a ficha de inscrição da época do Desbravador Hildemberg Costa de Souza.




A LICEDEPE

A LICEDEPE – Liderança Central dos Desbravadores em Pernambuco, foi um braço da administração do Departamento de Jovens e Desbravadores do Estado de Pernambuco. Essa liderança era votada pela Mesa da Associação para auxiliar o Departamento de Desbravadores e tinha por objetivo principal capacitar, unificar procedimentos e era especializada em Desbravadores. A LICEDEPE foi uma organização de auxílio paralelo. Atuou na implantação de Regionais. Foi a primeira que se tem notícia e o adjunto votado pela mesa atuava como um adjunto do Departamento de Desbravadores. Foi o maior programa que se tem notícia de Desbravadores, numa época que não havia Manuais de Ordem Unida, Manuais Administrativos. Pode se dizer que foi criado um protocolo para cada atividade com base na identidade dos Desbravadores pelos Pioneiros.

Ela surgiu por volta de 1980 e foi criada e liderada pelo Pastor Jairo Batista da Silva, que na época não era Pastor, futuramente fez Teologia e foi um grande pregador da palavra de Deus e que em 15 de Janeiro de 2001, faleceu vítima de Covid.

Pastor Jairo Batista da Silva

1º Diretor da LICEDEPE


Essa Liderança Central veio para propor atividades unificadas e padronizar condutas, quando ainda quase nada havia sido escrito sobre o tema. Veio fortalecer a diferença e identidade dos Desbravadores de demais movimentos contemporâneos, além de promover a capacitação e unificação de todos os Clubes de Desbravadores e integrar os Estados em Liderança.

Essa Liderança Central escolhia de forma democrática seus líderes que passavam a auxiliarem os Departamentais, ajudando a assegurar a sua gestão. Elas recebiam cada qual seu nome, veja: No Estado de Alagoas – LICEDAL – Liderança Central de Desbravadores de Alagoas; LICEDEPA – Liderança Central de Desbravadores da Paraíba; LICEDEPE – Liderança Central de Desbravadores de Pernambuco e LICEDERN – Liderança Central de Desbravadores do Rio Grande do Norte.

O primeiro Diretor da LICEDEPE foi o Pastor Jairo Batista da Silva, que além de criar a LICEDEPE implementou esse modelo de gestão em outros Estados das Missão Nordeste, como formando a LICEDAL, LICEDEPA e LICEDERN. Em seguida foi substituído por Jair Cruz (2º Diretor) que ampliou o trabalho e fez a integração dos Clubes de Desbravadores no Estado e iniciou o processo de democratização da LICEDEPE para sucessão com eleições diretas por parte dos Diretores de Clubes. Foi ele também que criou o primeiro Jornal de Desbravadores do Estado de Pernambuco para Desbravadores. Na sequência foi eleito Josué Félix (3º Diretor) que tornou a LICEDEPE um canal de integração e treinamento para Diretores de Clubes, que corresponde hoje a um Clube de formação de líderes, e que permaneceu por dois mandatos. Foi na administração dele que foi criado o Clubão. Também nesta época foi criado o Clube de Capacitação de Treinamento de Líderes e Diretores.  Nesta época havia acampamento de sobrevivência da selva, com ofertas de Classes Avançadas e Especialidades, ministradas por Instrutores Habilitados. Na sequência tivemos Gilberto Santana (4º Diretor) e Roberto Luiz de Souza (5º Diretor) quando deixou de existir por questões de reestruturação de novo modelo administrativo.


Mas essa Lideranças Centrais, fizeram História. Deixaram um grande legado para os Desbravadores da União Nordeste Brasileira e no Estado de Pernambuco.

Naquela época os Desbravadores construíram uma identidade forte quando o Clube de Desbravadores era conhecido nas Ruas e nos Desfiles de 7 de Setembro. Foi importante nas participações em Programas Sociais como “Doe Vidro para a Vida”. Esse programa era arrecadação e doação de vidros para o Hospital do Câncer; Campanhas de Vacinação envolvendo mais de 300 Desbravadores para auxiliar todas as regiões da grande Recife; limpeza de Praias, como a de Boa Viagem, Limpeza e Conscientização de Espaços Públicos, como no Zoológico e Praças; Hasteamento da Bandeira do Brasil, no Dia do Exército no Comando Militar do Nordeste, além de muitas reportagens na Televisão com destaque ao papel desenvolvido pelo Clube de Desbravadores e pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. 



Hasteamento da Bandeira

no Comando Militar do Nordeste

Veja os Desbravadores ao Fundo

   A LICEDEPE na época de Josué Félix, foi quem sugeriu ao Líder da Divisão Sul Americana, Pastor José Maria Barbosa e Silva e ao Líder da União Este Brasileira, Pastor Arthur Elias Marski a adoção do Boné, como cobertura para a cabeça dos Desbravadores em substituição ao quepe, bem como adoção de uma roupa de atividade para os Desbravadores, diferente da Farda de Gala, mudanças que após análise foram implementadas a nível Nacional.

Porém o Estado de Pernambuco, nos idos de 1970 a 1990, sempre sofreu com recursos financeiros, pessoal capacitado, quase nada havia de líderes investidos, dificuldades nas Classes de Desbravadores, pobreza de informação quanto a condutas e procedimentos administrativos e funcionais dos Desbravadores.

A explosão dos Desbravadores no Estado de Pernambuco ocorreu devido a um trabalho, a partir de uma semente plantada pela LICEDEPE, com um alicerce sólido e de princípios firmados na palavra e na fé. Cada Pastor e cada Pioneiro, cada qual dentro de suas possibilidades ajudaram neste crescimento.

O processo para adquirir materiais de Desbravadores no passado era muito precário. Um irmão da Igreja chamado Altamiro Nunes Gouveia de Barros, recebeu a autorização para produzir emblemas de napa para as fardas, além de cartões de classes e especialidades, pois naquela época não havia na Região Nordeste e o que vinha do Sul além de ser caro, demorava muito e era muito difícil. Mais tarde Jair passou a produzir tais emblemas

de Classe que facilitou muito a aquisição, até que o Sul do Brasil passou a tomar conta do mercado com exclusividade nas Lojas SELS – Serviço Educacional Lar e Saúde.

Altamiro Nunes Gouveia de Barros


Mas foi com muito esforço de grande Pastores e inúmeros Pioneiros que esta mudança foi ocorrendo ao longo dos anos, se tornando uma União forte e hoje respeitada em termos de Desbravadores.


Jair Cruz

 

Jair Cruz é um dos fundadores da LICEDEPE e do Movimento dos Desbravadores no Estado de Pernambuco. Sem dúvida alguma o maior nome da História dos Desbravadores de Pernambuco. Homem consagrado a Deus e dedicado à obra e sempre com pensamento voltado para o crescimento do Clube de Desbravadores no Estado. Por mais de 50 anos dedicou sua vida em prol de Jovens, Crianças e Adolescentes. Foi o Líder de grande relevância para o Estado de Pernambuco e grande responsável pela integração e união dos Desbravadores através de seu carisma.

Pioneiros de Pernambuco

Muitos foram os Pioneiros de Pernambuco, alguns deles são Jair Cruz, Pastor Jairo Batista da Silva, José Mendonça, Joselito Mendonça, Josué Félix, Abraão Braz, Marcos Gomes, Genário Paulo de Araujo, Helena Feitosa, Gilberto Santana, Roberto Luiz, Erinaldo Batista e João Félix



Manuca

Helena Feitosa


Os Departamentais

Muitos foram os Pastores que trabalharam para a causa de Deus e que foram Departamentais de Desbravadores e que ajudaram muitos Jovens e Adolescentes a trilharem no caminho que leva aos céus. Não podemos deixar de agradecer todo o empenho neste grande movimento Adventista dos Desbravadores em Pernambuco.

 

Associação Pernambucana



Associação Pernambucana Central


Além desses outros Departamentais que você poderá conhecer e que foram do passado, quando Pernambuco era da Missão Nordeste você encontrará, na seção Departamentais. 



Os Clubes mais Antigos de Pernambuco por Associação


Associação Pernambucana

·         APE - Novos Gideões – 17/01/1970 – (6º Região) – Prazeres

·         APE – Marechal Rondon – 18 de Abril de 1976 – (8º Região) – Paulista

·         APE - Duque de Caxias – 17/03/1980 – (7º Região) – Olinda

·         APE - Luminares – 25/04/1980 – (1º Região) – Recife

·         APE - Águia de Ouro – 10/10/1981 (5º Região) – Recife

·         APE - Henrique Dias – 22/07/1982 – (8º Região) – Paulista

·         APE - Monte Castelo – 07/01/1984 – (8º Região) – Paulista

·         APE - Semeadores do Advento – 17/01/1985 – (1º Região) – Recife

·         APE - Alvorada – 08/03/1987 – (13º Região) – Cabo de Santo Agostinho

·         APE - Pedras Preciosas – 21/07/1987 – (9º Região) – São Lourenço da Mata

·         APE - Falcão Peregrino – 05/02/1989 – (7º Região) – Paulista

·         APE - Semeadores da Paz – 24/11/1989 (2º Região) – Olinda


Associação Pernambucana Central

·         APEC – Sete Colinas – 13/11/1972 – (2º Região) – Garanhuns

·         APEC – Soldados de Gideão – 08/02/1976 – (1º Região) – Caruaru

·         APEC – Filhos de Israel – 16/04/1983 - (16º Região) – Caruaru

·         APEC – Guardiões de Belém – 10/11/1984 – (11º Região) – Belém de Maria

·         APEC – Gemas Brasileira – 05/01/1985 – (1º Região) – Caruaru

·         APEC – Jaspe – 16/03/1986 – (3º Região) – Pesqueira

·         APEC – Irmãos do Rei – 20/05/1989 – (1º Região) – Caruaru

·         APEC – Eldorado – 14/10/1989 – (3º Região) – Belo Jardim

 

 Os Camporis

Os primeiros Camporis de Desbravadores de Pernambuco ocorreram em Quartel Militar, como o CEMINIC, na Cidade de Araçoiaba, interior de Pernambuco, outro na ACADEPOL – Academia de Policia Militar de Paudalho e muitos nas Reservas de Mata Atlântica do Estado de Pernambuco. Naquela época as barracas eram muito rudimentares, os recursos eram escassos. Mas esses encontros além de fundamental para a manutenção dos Clubes de Desbravadores, reafirmaram a fé e a esperança e a vocação Desbravadora na volta de Jesus.

Já com relação as participações dos Clubes de Desbravadores de Pernambuco no I e II Campori da Divisão Sul Americana, foram com muita dificuldades. Os Clubes encontraram grandes desafios, como recursos financeiros, recursos de pessoal e de logística. Mas aquilo que era para muitos quase impossível para Deus se tornou possível. Sem dúvida nenhuma um sonho concretizado para muitos Desbravadores.


Dia Estadual dos Desbravadores

em Pernambuco


Deputado Odacy Amorim

De autoria do Deputado Estadual Odacy Amorim (PT-PE) o Projeto de Lei 1019/2016, institui o Dia Estadual dos Desbravadores, a data será comemorada, anualmente, no dia 17 de setembro, quando também é comemorado o Dia Mundial dos Desbravadores. O projeto foi aprovado na manhã desta quarta, dia 30 de Março de 2017, na Assembleia Legislativa de Pernambuco – (ALEPE).

O parlamentar destacou com entusiasmo a aprovação do Projeto. “A aprovação desse projeto que estabelece o Dia Estadual dos Desbravadores no Estado, é uma forma de reconhecermos o papel dos desbravadores. O Projeto abrange jovens que temos no mundo inteiro, mais de 2 milhões. Aqui na América do sul são 250 mil e em Pernambuco quase 10 mil. É um projeto importante para o público juvenil”, enumerou o deputado Odacy Amorim.

O Clube dos desbravadores é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos.


Dia Mundial dos Desbravadores

é comemorado em Recife



Acampamentos e Eventos

em Pernambuco

Em Pernambuco nos anos de 1987 e 1989, foram realizados os Master Avançados e que foram realizados por Josué Félix, em Aldeia, Camaragibe, que é uma região montanhosa e de Mata nativa exuberante. Esse evento que era um Acampamento e ao mesmo tempo um curso, foi elaborado para que os Desbravadores aprendessem a estar preparados para situações extremas e adaptados a convivência na mata. Eles acampavam a céu aberto, embaixo de árvores, no coração da mata e ali aprendiam a encontrar água, comida e como sobreviver, diante das dificuldades. Aos participantes eram entregue algumas coisas básicas apenas para se alimentarem, como apenas arroz, sem panela e apenas 1 palito de fósforo por refeição. Eles tinham que realizar a alimentação e ascender fogo, acondicionar alimentos, se protegerem do sol e da chuva e animais. Todo esse programa era feito para que os Desbravadores e liderança estivessem preparados.  A liderança de Desbravadores de Pernambuco na época, notava que os Desbravadores eram voltados muitos para as atividades apenas na Igreja, era um grupo urbano, com medo da mata e despreparados para um período profético que em breve acontecerá. Todo o programa e aulas eram feitos por instrutores capacitados e isso foi o embrião para as atividades que hoje acontecem. Eram ensinado a eles aulas sobre Flora, Fauna, Direção e Orientação. Todo um aparato de segurança e de saúde era providenciado. O primeiro Master Avançado teve a presença de 60 participantes e eles apenas levavam faca, um saco plástico preto para dormir (charuto) e o uniforme. Com toda certeza foram eventos que jamais sairão da memória dos participantes.

Na Associação Pernambucana, Josué Felix criou o Clube de Líderes para os Diretores de Clubes da APe, denominado “Bicho do Mato”.

Um outro Acampamento de Desbravadores realizado em Pernambuco, foi realizado para participantes que estavam no Clube de Desbravadores mas que não eram da Igreja, por esse motivo o acampamento recebia o nome “Não Adventista”. Esse Acampamento foi realizado pela LICEDEPE – Liderança Central de Desbravadores de Pernambuco, no ano de 1988, com o tema “Conhecer Jesus é Tudo”. O intuito desses acampamentos era para trabalhar na conversão desses participantes a se entregarem para Jesus e ao mesmo tempo, serem batizados na Igreja Adventista.

 Master do Clubão de Pernambuco

“Tempo de Angustia”

28 a 30 de Novembro de 1997


Outro evento realizado em Pernambuco foram o ACAMPE para as Unidades dos Clubes de Desbravadores e que foram realizadas pela LICEDEPE – Liderança Central de Desbravadores de Pernambuco, como podemos ver no trunfo abaixo e que foi realizado de 30 de outubro a 02 de Novembro de 1998



 
Em Pernambuco, foram muitos os eventos, Acampes, Cursos, Congressos, Desfiles, Acampamentos de Inverno. Momentos eternizados que marcaram uma geração e que ficarão na memória de quem participou. Aqui uma representação dos trunfos dos eventos realizados em Pernambuco.


















Pastores Distritais

que deram contribuição

em Pernambuco


Destaques devem ser dados aos Pastores Pioneiros e que levaram com o coração essa obra ainda quando éramos chamados de MV – Missionários voluntários: Osmar Reis, Mozaniel Viana, Abinoã Olimpio, Helder Roger, Dilson Monteiro Bezerra, Antônio Ramos Brito. 


Logos de Áreas das Regiões da APeC Associação Pernambucana Central




Enfim, o Estado de Pernambuco se tornou uma potência em termos de Desbravadores e hoje uma nova História começa a ser preservada por alguns líderes, que no início tiveram a idéia de criar o Museu dos Desbravadores de Pernambuco e que futuramente passará a ser denominado Museu dos Desbravadores do Nordeste. 


Clique e Retorne ao 

Índice Geral da União Nordeste





Nenhum comentário:

Postar um comentário