Translate

sábado, 14 de agosto de 2021

Biografia de Norm Middag

 

Norm Middag



Norm Middag, Ex-Desbravador da Divisão Norte-Americana, Aventureiro e Diretor do Camp Ministries, morreu repentinamente em 23 de junho de 2021, na Flórida, onde ele e sua esposa, Barbara, se aposentaram em 2001. Ele tinha 91 anos.

Middag foi educador, pastor e diretor de jovens em uma carreira de mais de quatro décadas de ministério em todos os níveis da igreja, desde a igreja local até a Associação Geral, onde atuou como diretor assistente do Ministério da Juventude em 1980. Ele serviu em Conferências de Michigan, sul da Califórnia, norte da Califórnia, Flórida e Potomac antes de ingressar no NAD em 1982.

Enquanto estava no NAD, Middag liderou o desenvolvimento dos manuais do ministério para aventureiros, desbravadores, treinamento de liderança para adolescentes e muitos outros recursos e currículos. Ele também desenvolveu a Associação de Profissionais do Acampamento Adventista (AACP), que agora é uma rede de mais de 300 funcionários do ministério do acampamento em 60 acampamentos do NAD. Além disso, ele foi fundamental na criação de Campos Nacionais para Crianças Cegas; e também coordenou os carros alegóricos Witness Through Rose Parade de 1991, 1992 e 1993, patrocinados e decorados pela Pathfinders (Desbravadores).

Como presidente do comitê de coordenação do campori, Norm liderou o programa da Divisão Norte-Americana para campori, incluindo seu primeiro encontro nacional de Desbravadores em 1985 em Camp Hale perto de Leadville, Colorado. Posteriormente, ele se tornou o International Pathfinder Camporee realizado em Oshkosh, Wisconsin, desde 1999, até sua mudança programada para Gillette, Wyoming, em 2024.

Middag acreditava firmemente que toda igreja precisava ter algum tipo de ministério para jovens. Integral para iniciar o programa de Treinamento de Liderança para Jovens Desbravadores (TLT) na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo em Takoma Park, Maryland, ele foi citado como tendo dito: “Se sua igreja não está fazendo nada pelos jovens, comece com os de 13 anos. ”

“Norm foi uma grande bênção para nossa igreja, não apenas na Divisão Norte-Americana, mas em todo o mundo. Seu espírito bondoso e centrado em Cristo foi uma inspiração para todos”, disse Elden Ramirez, subsecretário do NAD. “Quando me tornei um jovem diretor, ele me colocou sob suas asas, compartilhando uma riqueza de conhecimento comigo. Mentorear era sua paixão. Muitos líderes da igreja hoje que, a certa altura, serviram como diretores de jovens como eu, serão eternamente gratos por sua orientação e inspiração”.

“Norm Middag era um mentor. Ele era um apaixonado líder de ministérios juvenis, um visionário. Muitos de nós no ministério de jovens estamos apoiados nas estruturas e programas que ele sonhou e implementou”, disse Armando Miranda Jr., diretor associado de Ministérios para Jovens e Jovens e Diretor de Ministérios de Clube da NAD. “Como Pioneiro, só podemos nos inspirar em seu compromisso com Deus e em ajudar os jovens a conhecê-lo melhor. Na verdade, ele era um homem inspirador com uma vida inspiradora. ”

De uma fazenda em Minnesota

Middag nasceu em uma família de sete irmãos em 15 de março de 1930, morando em uma fazenda de 85 acres com sete estufas para sustentar um viveiro familiar em Duluth, Minnesota. Ele gostava de lembrar uma experiência muito especial que sua mãe frequentemente compartilhava com ele em sua infância. “Era sábado em um dia de inverno muito frio em Minnesota, com vento e neve, interrompendo todo o transporte. Minha mãe, uma líder ativa da Escola Sabatina para crianças, estava sentada sobre um aquecedor de chão, segurando [a mim] em seus braços de amor, quando me dedicou ao ministério de Jesus”. Aos 12 anos, Middag foi batizado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a família voltou para Michigan, casa de seus pais. Ele frequentou a Cedar Lake Academy e se formou como presidente de sua classe sênior. Em 1954, ele se formou no Emmanuel Missionary College (agora Andrews University) em Berrien Springs, Michigan, com especialização em religião, educação e história. Middag também conheceu Barbara Popp quando eram estudantes na faculdade em 1950. Os dois se casaram no verão de 1952.

Ele começou seu ministério como professor da 7ª à 8ª série na Battle Creek Academy. Apoiadora no ministério, Barbara, que mais tarde faria uma pausa nas aulas para ajudar a criar a família, também trabalhava na academia, ensinando francês, música e disciplinas de ciências para secretariado. Middag ensinou por dois anos antes de ser convidado para servir como pastor de jovens no Tabernáculo de Battle Creek.

Após sua experiência em Battle Creek, Middag aceitou um chamado para a Adelphian Academy para servir como reitor de meninos. Dois anos depois, ele teve a oportunidade de pastorear uma igreja de 170 membros e uma escola da igreja de 1ª à 8ª série. Em dois anos e meio, a escola da igreja e a igreja foram remodeladas, e a igreja teve um crescimento de 39 por cento do número de membros.



Ministério de Acampamento

Em 1960, a Southern Califórnia Conference convidou Middag para servir como pastor de jovens na Eagle Rock Church, onde o Pathfinder Club tinha 26 membros. Em dois anos, um clube juvenil e um clube juvenil foram organizados com um total de 150 membros. Em um sábado à tarde, em um comício de jovens patrocinado pela Southern California Conference em Long Beach, 200 membros do Eagle Rock Master Club foram investidos como Guias Mestres. Em 1964, Middag atuou como diretor associado de jovens da Conferência do Norte da Califórnia sob James Harris. Este também foi o primeiro acampamento dos Middags no acampamento Pinecrest.

Em 1965, Middag foi chamado para ser o diretor de jovens / acampamento da Conferência da Flórida. Em 1967, o Camp Kulaqua patrocinou seu primeiro Camp for the Blind com 27 campistas. Quatro anos depois, a frequência aos campos para cegos cresceu para 200. O National Camps for the Blind é agora patrocinado pelo Christian Record Services, com sede em Lincoln, Nebraska.

No outono de 1974, Middag foi convidado a se juntar à Conferência Potomac como diretor de jovens e diretor de Camp Blue Ridge. Ao todo, com Bárbara ao seu lado, Norm teve mais de 20 anos de liderança inspiradora, mentoreamento da equipe do acampamento e ministração aos campistas.

Em 1980, Norm aceitou a oportunidade de se tornar diretor assistente de jovens do Departamento de Jovens da Associação Geral sob a liderança de Leo Ranzolin. Em 1981, o casal trabalhou na Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. Em 1982, ele auxiliou Les Pitton, diretor da juventude sênior da NAD. No mesmo ano, Norm foi designado diretor do Pathfinder e dos ministérios do acampamento. Além disso, ele desenvolveu a Associação de Profissionais do Campo Adventista da Divisão Norte-Americana.

Enquanto estava com os ministérios de Desbravadores da NAD, um comitê foi comissionado para desenvolver o Clube de Aventureiros, um ministério para crianças de 1 a 4 séries e uma rede familiar para os pais. Middag projetou o logotipo do NAD Pathfinder e atualizou os patches uniformes do Pathfinder, destacando-os em preto. Além disso, um comitê de membros leigos e diretores de jovens foi formado para desenvolver um currículo para o ministério Eager Beaver (jardim de infância), ministério Desbravador, Ministério do Guia Mestre de Treinamento de Liderança Adolescente (TLT), Prêmio de Liderança Desbravador e Prêmio Instrutor Desbravador. Ele também desenvolveu o conceito de governança do Coordenador de Desbravadores da Conferência, do Conselho de Liderança Juvenil Sênior, do Comitê de Acampamento da NAD e do AACP.

De camporis a Desfiles de Carros Alegóricos

Middag foi pioneira no conceito do campori Pathfinder para toda a divisão. Em 1985, o primeiro campori da NAD foi realizado em Camp Hale, Colorado, seguido pelo Campori Friendship de 1989, patrocinado pela Columbia Union Conference, e pelo Campori Dare to Care de 1994, patrocinado pela Conferência das Montanhas Rochosas. A cada cinco anos a partir de então, o Pathfinder International Camporee foi realizado no EAA AirVenture em Oshkosh, Wisconsin. (Em 2024, o Camporee Internacional será realizado em Caa Plex em Gillette, Wyoming.)

Seu sonho e liderança no projeto Witness Through Roses para os três carros alegóricos do Tournament of Roses Parade patrocinados e decorados pela Pathfinders em 1991, 1992 e 1993 foi um ponto alto em sua carreira. O carro alegórico de 1991 ganhou o Prêmio Lathrop, "Carroça não comercial mais bonito", enquanto o carro alegórico de 1992 ganhou o Prêmio Nacional, "Melhor Representação da Vida nos Estados Unidos".

Enquanto os Middags viviam na Flórida, Barbara voltou ao mercado de trabalho no início dos anos 1970 para lecionar na Forest Lake Academy. Mais tarde, ela serviu como secretária na Conferência de Potomac e como secretária administrativa no escritório presidencial da Associação Geral.

Os Middags se mudaram para a Flórida em 2001 para ficarem perto da família. Na aposentadoria, Middag continuou a se envolver no ministério do clube, ajudando a fazer crescer o Winter Springs Pathfinder Club, como um consultor de desbravadores, de 12 para 58 membros, além de 14 desbravadores TLT ativos.

Por 20 anos, os Middags “aposentados” permaneceram envolvidos no ministério. Eles se tornaram o coração do ministério do campo na América do Norte e, funcionando como uma unidade, trabalharam incansavelmente para permanecer conectado aos diretores do campo por meio do AACP.

O legado vive

Durante o último ano e meio, Middag trabalhou com o autor Bruce Coston para escrever o livro Far From the Norm: Norm Middag's Life in Ministry, que será lançado pela AdventSource nos próximos meses. Os lucros da venda do livro irão para o Camp Kulaqua Middag Nature Center.

“Que bênção ele foi para tantos”, compartilhou Lisa Bruce Gary, assessora de saúde domiciliar e administradora voluntária de Aventureiros na Associação da Flórida, em um post no Facebook. “Tenho orgulho de ter sido um campista de verão em Kulaqua quando ele era diretor de jovens. E tê-lo como amigo e mentor à medida que crescíamos em Aventureiros - ele e seu conhecimento farão falta. ”

“Norm sempre iniciava sua ligação anual para mim com 'saudações, Vandeon, de Norm Middag, seu amigo do acampamento'. Eu sempre o conhecerei como esse tipo de amigos”, disse Vandeon Griffin, diretor associado do Ministério da Juventude e Jovens Adultos da NAD.

“Norm foi um mentor pessoal para mim nos últimos 15 anos. Ele sempre tinha palavras de afirmação e ideias visionárias para compartilhar”, Tracy Wood, diretora dos Ministérios de Jovens e Jovens da NAD. “Existem literalmente centenas de crianças, jovens e jovens profissionais do ministério em todo o mundo que ele orientou ao longo de sua vida. Ele era muito respeitado, profundamente amado e fará muita falta para todos nós. ”

Middag é precedido na morte por Barbara, que morreu no dia 07 de julho de 2020, poucos dias depois de seu 90 º aniversário em 4 de julho.

Ele deixa três filhos: David (esposa Tricia), Loren (esposa Joy) e Renee Brownlow (marido John); seis netos; e quatro bisnetos. Um serviço memorial, "Celebração da Vida - Norm Middag, Um Servo de Deus e um Amigo do Homem", está planejado para 15:30 EDT, sábado, 28 de agosto de 2021, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Spring Meadows em a área de Orlando, Flórida. 

- Dixie Plata, historiadora do Ministério da Juventude da NAD , e Renee Brownlow contribuíram para este relatório.




Nenhum comentário:

Postar um comentário