Translate

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A História do Arganel ou Prendedor

 

A História do

Arganel ou Prendedor


Essa é uma História contada pela maior historiadora de Desbravadores dos Estados Unidos e do Mundo.

 

Quando eu era criança, eu diria que meu brinquedo favorito era aquele que ficava girando enquanto você escorregava. Localizava-se em Colville, Washington City Park, que na época ficava muito perto da Escola da Igreja Adventista do Sétimo Dia e muito perto da Igreja. Visto que a igreja não possuía uma sala de comunhão de qualquer tipo, nos adoráveis ​​dias de verão e outono os membros da igreja costumavam fazer uma festa no parque sob os enormes pinheiros e os escorregadores e balanços eram uma grande atração para os mais jovens. Havia também um escorregador muito alto e longo que passou muito rápido que as crianças mais velhas gostaram, mas para mim, entre as idades de 2 e 6 anos, foi um pouco assustador. Anos depois, meus filhos e até minha neta mais velha gostaram dos slides. Mas, na verdade, o prendedor sobre o qual estava pensando em escrever é o meu primeiro prendedor que recebi na Buena Vista Elementary School, perto da Auburn Academy, em Auburn, Washington. Foi o prendedor do Busy Bee (Abelhinhas Laboriosas) que recebi depois de completar todos os requisitos para os alunos da 1ª série. A investidura foi realizada na capela da Academia Auburn, lembro-me bem, pois, como uma parte do programa, todos os alunos da 1ª série tinham pequenos apitos de pássaros que seguravam um pouco de água e quando você soprava suavemente neles um adorável som de pássaro foi ouvido. Tínhamos praticado muito e reabastecido nossos apitos várias vezes para o programa. A música era “Listen to the Song Birds Sing”, que foi encontrada no Missionary Volunteer Songs - songbook (anteriormente chamado de Junior Songbook) que foi publicado pela Review and Herald Publishing Association em Takoma Park, Maryland. Infelizmente, não consigo encontrar uma data, apenas o texto Impresso nos EUA. Diz que o livro foi “Para Sociedades de Voluntários Missionários Seniores e Juniores, Escolas da Igreja, Divisão Juvenil de Escolas Sabatinas, Acampamentos de treinamento de verão para juniores, outros encontros de jovens , e a Casa ”. De qualquer forma, a letra e a música foram escritas pelo Rev. A. H. Ackley e protegidas por direitos autorais em 1917 por B. D. e A. H. Ackley. Cantamos as palavras da estrofe juntos: “Se você andar no vale da tristeza, não se abaixe como o fluir que se esvai, Deus ainda vive e Seus braços estão ao seu redor, Aqui estão os pássaros no arco coberto de videiras”. e o refrão era “Ouça o canto dos pássaros canoros, ... então havia notas em que uma pessoa podia assobiar, mas em vez disso usamos nossos apitos de pássaros. “Mensagens de alegria que eles trazem” e mais assobios, “em sua melancolia e tristeza, Pegue sua nota de alegria, Ouça o canto dos pássaros”. Eram quatro versos, mas o primeiro é o que mais me lembro, porque quando chegou a hora de assobiar, a água do meu assobio já tinha acabado e não assobiava. Eu estava tão triste e me sentia miserável. Tenho certeza de que ninguém percebeu, pois éramos um grande grupo, mas mesmo assim, aos sete anos, fiquei arrasado. A felicidade foi restaurada um pouco mais tarde no programa, quando recebi meu lenço e o prendedor para completar o Busy Bee (Abelhinhas Laboriosas). O prendedor era um arganel branco. Imagine isso - sem cores extravagantes ou emblemas, mas ainda assim para mim naquela idade significava muito.  

Eu estava lendo, adoro ler, outro dia um livro que Arthur W. Spalding escreveu que foi publicado em 1930 Camping with the J. M. V.s pela Pacific Press Publishing Association. No livro, p. 55 e cito: “… camisa, tudo reto; lenço amarrado com cuidado, bonito ... ”Então, originalmente, o lenço estava bem amarrado, sem arganel ainda.  

Meu amigo e Coordenador do Ministério do Historiador da Conferência Geórgia-Cumberland, Ted Burgdorff, enviou-me um artigo que ele havia pesquisado e que incluía o seguinte. “Quarenta e oito jovens, incluindo dois jovens da escola da igreja, seu professor, Cecil Barr, e dois professores da academia, Srta. Beck e Sr. Nelson foram investidos como amigos. Todos receberam bótons de amigo, mas vários não conseguiram o lenço azul do amigo, pois foram investidos poucos minutos depois com o lenço vermelho do grau de companheiro. Trinta e sete jovens foram investidos como Companheiros. O Élder Christian colocou os lenços vermelhos dobrados (lembre-se de que era quando todos os lenços eram quadrados) sobre os ombros de cada candidato, o Professor Anunsen colocou os fechos deslizantes, e o escritor, enquanto o secretário do MV da Conferência prendia os broches ... "Central Union Reaper , 18 de maio de 1937 p.8 "  

Eu sei que por volta de 1950 uma lâmina branca retangular com MV impresso na frente era usada para os guias principais e os arganéis brancos ainda eram usados ​​para as outras classes. Por causa do custo dos lenços coloridos, azul para o Amigo, vermelho para o Companheiro, Verde para o Pesquisador e precisando de um novo a cada ano, a pesquisa foi feita para usar um lenço de uma cor e encontrar uma maneira diferente de representar com prendedores coloridos os diferentes Aulas.  


Temos em nossa exibição um prendedor do Guia do Mestre, branco com o emblema do Guia do Mestre no topo, seguido por uma faixa amarela para o Guia, uma faixa vermelha para o Companheiro e uma faixa azul para o Amigo. Isso só era usado se você tivesse concluído todas as classes acima. Um Prendedor branco especial com apenas o logotipo do Master Guide (Líder) foi produzido para aqueles que não concluíram outros níveis de classe.  


Só em 16 de maio de 1961 foi votado “Que usemos o lenço de ouro para todas as Classes JMV e que um arganel de plástico com fita de 1 ½” e 7/8 ”de diâmetro seja usado para distinguir as várias classes. Isso eu encontrei nas Minutas MV enquanto pesquisava nos Arquivos da Associação Geral. Mais tarde naquele mesmo ano, 13 de setembro, a ata do MV registrou que uma nova lâmina do Lenço de pescoço do Master Guide (Líder) foi aprovada. Ele tinha o logotipo do Master Guide no topo do prendedor branco, em seguida, a listra amarela para o Guia (Guide), a listra verde para o Pesquisador (Explorer), a listra vermelha para o Companheiro (Companion) e a listra azul para o de Amigo (Friends) criando um prendedor completo. Claro, você não usava isso a menos que tivesse ganhado todas as aulas, um Master Guide (Líder) sem as outras classes usava o prendedor branco com o logotipo do Master Guide (Líder).  

Todas essas informações podem não ser muito interessantes para você se você não for um desbravador “tosco” ou um pesquisador da História dos Missionários Voluntários / Desbravadores. Mesmo assim, sinto que é importante conhecermos nossa história.  

Em 1962, o arganel branco do passado foi substituído pelos prendedor azul, vermelho, verde e amarelo para representar o nível de realização. Os prendedores tinham JMV para o grupo mais jovem, alunos da 5ª - 7ª série, ou MV para os jovens e adultos mais velhos que terminaram as várias aulas, embora fossem mais velhos. Como foi especial entregar seu prendedor Amigo azul quando você foi investido no próximo nível e receber seu prendedor Companheiro vermelho em seu lugar. Receber o prendedor verde do Pesquisador seria o próximo e valeria a pena trabalhar ... além da diversão com os colegas, os jovens estavam aprendendo lições de vida valiosas.  



As mudanças são inevitáveis ​​e, com o progresso, elas acontecem de vez em quando. Em 1966, o nível da Classe Pioneiro foi adicionado para alunos da 8ª série e um Prendedor e broches correspondentes foram produzidos em preto para este nível. Em 1970, por motivos políticos, o nome (Pioneer) Pioneiro foi alterado para Ranger, na Divisão Norte-Americana, e o distintivo passou a ser produzido na cor branca. O prendedor de Master Guide também mostrou essa mudança com a adição da faixa Ranger no Prendedor do Master Guide branco, embora fosse em prata porque o branco não apareceria no branco. 

Em 1979, o nome MV (Missionário Voluntário) foi mudado para AY (Juventude Adventista) e o nome JMV (Júnior Missionário Voluntário) foi mudado para AJY (Júnior Juvenil Adventista). Também foi feita uma mudança nos prendedores que foram usados. Ao longo dos anos, descobriu-se que muitas vezes as lâminas de plástico se quebravam quando embaladas para viagens, etc. Substituir as lâminas com tanta frequência não era praticável, então outra solução foi pesquisada.  

Uma lâmina de metal com o logotipo do Master Guide foi produzida para aqueles que concluíram o currículo do Master Guide. Um prendedor de metal com o logotipo dos Desbravadores gravado foi feito para todos os outros. Este prendedor tinha 7/8 polegadas de diâmetro (2 centímetros) e muitas vezes se perdia porque os lenços eram menores (o lenço era originalmente um quadrado, então quando dobrado era mais volumoso e o prendedor ficava melhor) Algumas pessoas amarraram o lenço no final do prendedor para evitar que escorreguem.  

Parece que a melhor solução seria ter um prendedor um pouco menor, então quando os prendedores foram reordenados eles foram feitos com ¾ polegadas de diâmetro (1,8 centímetros), o que foi uma grande ajuda, pois os prededores não escorregavam dos lenços e não se perdiam quase tão frequentemente. Por questões financeiras, o prendedor gravado também era coisa do passado e o prendedor foi impresso com o logotipo. Isso pode ser um problema, pois o logotipo impresso pode se desgastar. Algumas áreas da Igreja Mundial fizeram um slide de metal onde o logotipo era uma peça separada de metal e aderiu. Parecia muito bom, mas era bem pesado, então podia facilmente escorregar.  

Eu conheço algumas pessoas que realmente gostaram desses prendedores de metal e ainda os usam. Gostei do meu prendedor de metal também, mas mudar com o tempo é o que eu gosto de fazer. Então, quando o prendedor de pano foi produzido, meu prendedor foi para a vitrine e o prendedor de pano foi para o meu lenço. Originalmente, o prendedor de pano tinha uma borda verde ao redor do MV, já que os uniformes consistiam em saia / calça verde. Quando a Divisão Norte-Americana optou por calças e saias pretas (devido à disponibilidade), o prendedor ecoou essa mudança para o NAD e tinha bordas pretas, assim como todos os emblemas usados ​​em um uniforme de Pathfinder / Master Guide.  

 




Em muitos lugares, o prendedor usado no uniforme de gala é o oficial exigido pela Divisão ou Conferência. Em algumas áreas ao redor do mundo, o lenço é usado sempre que o Ministério  acontece. O lenço é usado sobre as camisetas do uniforme do Desbravador e identifica que os jovens que fazem serviço comunitário ou outras atividades fazem parte do Ministério dos Desbravadores (Pathfinder). O lenço é usado com orgulho. Quando o lenço é usado com a camisa do campo, o clube ou unidade pode usar um prendedor de sua própria escolha. Alguns desses prendedores são feitos de bambu, outros de couro ou outros tipos de madeira. Temos uma bela exibição de slides que nos foram dados, incluindo o meu favorito feito de um osso. 




Arnold e eu estávamos fazendo uma exibição no Brasil em um Campori de Desbravadores quando um jovem entrou na exibição usando este prendedor de osso. Eu sorri, apontei para o prendedor dele e disse “Eu gosto, muito bom”, claro, ele não entendia meu inglês e nem eu seu português, mas ele sabia o que eu estava falando sobre o prendedor dele e começou a tirá-lo para entregá-lo para mim. Eu disse: “não, é seu”. Mas ele realmente parecia querer que eu tivesse este prendedor. Chamei Arnold e ele contou para mim sua história. O jovem caminhava por um caminho ao lado de um riacho para trabalhar e um dia viu um bezerro morto que havia sido morto e estava sendo comido por necrófagos. A cada dia havia menos urubus até que restassem apenas ossos. Cerca de um ano depois, enquanto caminhava, ele pensou em fazer algo com um osso desbotado pelo sol e levou um pouco para casa. Ele criou um prendedor de uma vértebra e colou um pino do Triângulo dos Desbravadores no osso. Ele queria ter certeza de que Arnold me dissesse que tinha coberto com esmalte de unha para que fosse seguro. Ele não sabia que eu tinha crescido em uma fazenda e era muito seguro para mim, mesmo sem o esmalte! Existem alguns prendedores esculpidos em madeira em nosso display e alguns prendedores feitos com sementes, todos muito interessantes.  



Qual será o prendedor do futuro? É difícil saber, mas as mudanças acontecerão, tenho certeza. Qualquer que seja a mudança, o slide representa crescimento, as pessoas andam com Jesus enquanto estudam e aprendem os numerosos requisitos das várias classes. Identifica-os com o seu grupo e ministério do clube e os lembra de que são Servos de Deus e Amigos de todos. 

Por Dixie Plata, historiadora da NAD Pathfinder





Nenhum comentário:

Postar um comentário