Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Manuais para Desbravadores

 

Manuais para Desbravadores



Visando dar aos Líderes subsídios para aprenderem e futuramente ensinarem os Desbravadores as Instituições Adventistas, como o Departamento de Jovens, Desbravadores e Aventureiros de todo o mundo se preocupam há muito tempo a dar o melhor. A organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma das maiores e mais bem organizadas Instituições do Mundo. Nossos Pioneiros no passado que muito labutaram na causa pensaram em nos deixar Manuais e Livros mesmo com as grandes dificuldades. Além dos Pioneiros, pessoas anônimas contribuíram com materiais que hoje ajudam os Clubes de Desbravadores a se desenvolverem cada vez mais.

Tudo começou há mais de 100 anos atrás, quando Tiago White, no ano de 1852, escreveu e lançou a primeira publicação voltada aos Jovens Adventista, “Youth’s Instructor”, ou Instrutor da Juventude. A partir desse pequeno livro, hoje temos vários materiais para esse Departamento que a cada dia cresce volumosamente. Hoje o Departamento de Jovens, Desbravadores e Aventureiros, possui um grandioso exército para Cristo e a cada dia leva a Mensagem do Avento a muitos que não conhecem.

Em Julho de 1989 foi publicado “Our Little Friends” para as crianças adventistas e seu primeiro editor foi W.N. Glenn.

Em 19 de Dezembro de 1892, em Melbourne, Austrália, foi lido o 1º Testemunho como um apelo para a obra definida para os Jovens e que foi escrita por Ellen Gould White. Esse boletim foi lido na Assembléia da Associação Geral de 29 de janeiro de 1893 e em parte dizia: “Temos hoje um exército de Jovens que podem fazer muito se forem devidamente orientados e encorajados...”.

Em 1909 é publicado o livro “Morning Watch” (Devoção Matinal), em Inglês, Alemão e em Português. Em 1913 é lançado em Espanhol. Em 1914 começa a publicação na Dinamarca, Noruega, Suécia, Austrália e China. Em 1915 na Korea. Hoje nos nossos dias é chamada de Meditação Diária. Vale dizer que em 1975 a Casa Publicadora Brasileira lançou um devocional inteiramente voltado aos Juvenis a Inspiração Juvenil e que hoje chama Devocional Teen.

A partir daí muitos Manuais e Livros voltados aos Juvenil e Jovens Adventistas começam a ser publicados no mundo todo. Ao longo dos anos muitos foram revisados, porém a capa dos Manuais continuaram o mesmo.

Ao longo do período MV – Missionários Voluntários houve um grande volume de publicações que ajudaram naquele período e que hoje contribuem para divulgar a História dos Desbravadores e capacitam líderes ao redor do Mundo.

Em 1940 é lançado no Brasil pela Casa Publicadora Brasileira o 1º Manual das Classes Progressivas.

Em 1947 o Departamento MV de Jovens no Brasil lança um Manual para os Acampamentos Culturais e que hoje chamamos de Acampamentos de Verão.

Em 1955 é lançado o livro Musical MV – “Melodias de Victória” e o Livro “A Voz da Mocidade”.

Em 1957 é lançado o material “Partilhando a Fé dos nossos Pais” em comemoração as “Bodas de Ouro” do Departamento Jovem. No mesmo ano o Pastor Jairo Tavares Araujo lança o Manual “Como Organizar um Clube de Desbravadores MV”. 

A partir desse material, o primeiro voltado ao segmento para o Clube de Desbravadores, muitos outros começam a serem lançados e é o que você poderá verificar.

Em 1958 é lançado o Manual das Diretrizes MV voltado em como realizar os Programas MV.

Em 1959 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual de Normas de Eficiência dos Juvenis, tradução por Odair Linhares.

Em 1960 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual “Os MV Organizados e Ativos”

Em 1960 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual das Classes Progressivas MV. Neste Manual continha: Quem são os Missionários Voluntários, As Classes Progressivas, Atividades e organização, Material MV, Uniforme MV, Ideais MV, Classes Progressivas Preliminares, Cerimônia de Investidura, A Bandeira e Especialidades MV. 

Em 1961 é lançado pela CPB o Manual de Recreações MV.

Em 1964 é lançado no Brasil o 1º Manual para Desbravadores que foi escrito por L. A. Skinner e traduzido pela Casa Publicadora Brasileira por Carlos Alberto Trezza.

Em 1970 é lançado pela CPB um novo Manual de Desbravadores MV.

Um período mágico para os Desbravadores foi nas décadas de 1970 a 1980, quando o Pastor José Silvestre, começou a escrever maravilhosos manuais, enquanto era o Departamental da Associação Paulista. Graças a ele foram escritos:

·         Manual de Capitães de Unidade
·         Manual de Conselheiros
·         Arte de Acampar
·         Amigos da Natureza
·         Como Formar um Clube de Desbravadores
·         Liderança Fundamental
·         Pesquisadores de Campos e Bosques
·         Cartilha dos Desbravadores
·         Liderança de Reunião
·         Roteiro da Secretaria do Clube

Ao longo dos anos os Manuais MV foram tendo diversas revisões e novos materiais foram surgindo para todo tipo de público, ou seja, desde Desbravadores, Capitães, Conselheiros, Regionais, Diretores, Pastores e para todo tipo de liderança. Houve até épocas em que manuais já vinham respondidos como foi o caso do Manual de Especialidades, porém os Desbravadores e as direções não gostaram e que abolido.

Graças a todos Pioneiros e Amantes dos Desbravadores, hoje temos inúmeros materiais para os Clubes de Desbravadores, terem uma bússola e parâmetros a seguir. Veja a seguir a cronologia dos materiais.   








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário