A Machadinha
A Machadinha é uma ferramenta muito similar ao machado. A diferença entre machado e Machadinha é o tamanho. É uma ferramenta de trabalho do homem do campo, bem como do trabalho do corpo de bombeiros e de carpinteiros, servindo de diversas atividades, desde o corte de lenha, até a construção civil e jardinagem.
Mas como os Desbravadores, passaram a utiliza-la? De onde surgiu a idéia para o uso em Campori? É o que você irá aprender a partir desse momento.
Ela primeiramente foi usada pelos Escoteiros no ano de 1929 no 3º Jamboree Mundial de Escoteiros, realizados entre 31 de Julho e 13 de Agosto de 1929, na Inglaterra, no Arrowe Park, perto de Birkenhead, num terreno com mais de 180 hectares. Nesta oportunidade 50.600 escoteiros oriundos de 42 nações participaram do evento.
No discurso final ao evento o Líder maior dos Escoteiros Baden Powell disse: “Aqui esta o machado da guerra, da amizade, dos maus sentimentos que agora enterramos no Arrowe Park” – enterrando num barril de setas douradas. E continuou: “De todos os cantos do mundo vocês viajaram até este grande encontro de fraternidade mundial. Hoje vos envio para o mundo, levando o meu símbolo de paz e fraternidade. Cada um de vós é meu embaixador, levando a minha mensagem de amor e fraternidade nas asas do sacrifício e do serviço aos confins do mundo”.
No Clube dos Desbravadores a Machadinha apareceu na Cerimônia de Abertura do II Campori de Desbravadores da Associação Paulista Leste, na Cidade de Suzano – SP, no período de 12 a 14 de Outubro de 1984, quando participaram 26 Clubes de Desbravadores e 708 Desbravadores. Inclusive alusivo a isso até o trunfo constou com o tronco e a machadinha. O primeiro a utilizar esse método coube ao Pastor Ronaldo de Oliveira que afincou a machadinha ao tronco simbolizando a abertura do evento. Ela permaneceu no tronco enquanto estava acontecendo o evento e só foi retirada como símbolo final do campori. Essa tradição percorreu décadas chegando até os nossos dias. E na abertura de todos os eventos tornou-se o momento mais marcante da abertura do evento.
Hoje também cada Clube de Desbravadores deve ter uma machadinha com a sua marca, a sua cara. Onde cada clube deve usar a criatividade para ornamenta-la e exibir com orgulho em cada evento do seu clube. Ela deve representar o clube com suas cores ou até o nome do clube. Deve ser única. Inclusive o clube pode pintar o cabo de madeira ou encapar com fios coloridos, fazer entalhes e etc. Inclusive há clubes que até suas unidades possuem a sua machadinha ornamentada. Mas lembre-se de tomar todos os cuidados de segurança necessários no manuseio e utilização para não ter problemas. Apenas o conselheiro maior de idade deve manusear.
Veja alguns modelos a seguir de machadinhas utilizadas em camporis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário