Translate

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Hino dos Desbravadores

 

Hino dos Desbravadores


“Oh, nós somos os Fortes Desbravadores, os servos de Deus somos nós, fiéis à medida que avançamos, em bondade, verdade e pureza. Uma mensagem para contar ao mundo, uma verdade que nos libertará, o rei Jesus, o Salvador, voltará para você e para mim ... .. ”- Henry T. Bergh


Aprenda com Dixie Plata a Historiadora dos Desbravadores e que teve a oportunidade de conviver com o criador do Hino dos Desbravadores e que foi um dos grandes Pioneiros do movimento dos Desbravadores.

Ela conta que Henry Theodore Bergh sempre teve sua vida vivida para Deus e que sempre será lembrado como um homem honesto e gentil, cheio de sabedoria e integridade.

Dixie Plata descreve a jornada do Pastor Henry Bergh como é mais conhecido assim:

Henry se tornou tesoureiro de várias conferências (Associações no Brasil) e da Pacific Press, antes de se tornar Diretor de Jovens da Conferência da Califórnia Central, Foi nesta Conferência que ele ajudou a fundar 23 Clubes de Desbravadores e escreveu o livreto “Como Iniciar um Clube de Desbravadores”. Além disso, iniciou o programa de Coordenadores de Desbravadores, projetou a Bandeira dos Desbravadores e que depois Helen Hobbs fez e liderou a primeira Feira de Desbravadores no Mundo.

Talvez uma das maiores contribuições que o Pastor Henry Bergh tenha feito para a nossa Igreja Adventista tenha sido as inúmeras horas que ele dedicou ao nosso amado Acampamento Wawona. Foi aqui que milhares de vidas foram trazidas aos pés de Jesus Cristo, sob a liderança de um homem tão piedoso.

Apesar de todas as suas realizações o Pastor Henry Bergh foi um humilde Pioneiro que preferiu manter a descrição. Quando lhe pediram para escrever o Hino dos Desbravadores, ele protestou adequadamente, dizendo que não era músico, nem compositor e imediatamente descartou a idéia. Ele disse:

Os Desbravadores estavam apenas começando em 1949, já tínhamos a Bandeira, Uniforme, Emblemas e Insígnias, porém faltava o Hino dos Desbravadores. Então eu encorajei John Hancook para fazer o Hino, já que era músico. Cada vez que eu perguntava, ele respondia: “Você escreve”. Eu não acreditava que podia, pois não era músico. Mas Deus me deu essa linda canção.

“Era em Maio de 1949, eu estava indo para um compromisso na Península de Monterey, a cerca de 110 a 130 km de casa. Eu estava pensando em nossos Desbravadores e em como eles precisavam de um Hino. Então eu pensei bem pelo menos eu deveria escrever algumas palavras. Então, eu tentei compor um poema. Pensei no MV, no juramento em ser puro, gentil e verdadeiro, com uma mensagem para ir ao mundo.  Foi quando puxei o carro para o lado da estrada, peguei um pedaço de papel da minha Bíblia e comecei a escrever...”



“Bem pensei isso não é ruim... Parti novamente para o meu compromisso no Sábado. No caminho de volta para a minha casa depois do compromisso, comecei a cantarolar uma espécie de melodia, então as palavras começaram a se encaixar. Sai da estrada novamente e anotei, num outro papel cinco linhas e coloquei alguns pontos enquanto cantarolava a Música. Naquela noite, pedi à minha esposa Miriam, que sabia música para colocar os pontos numa partitura, já que ela entendia de música e que tentasse tocar para mim a partir dos pontos da página. Eu ainda não estava confiante de que era bom o suficiente para ser o Hino dos Desbravadores. Então enviei para o Wayne Hooper, do “Voice of Prophecy” – Voz da Profecia dos Estados Unidos, (um conhecido músico e compositor da Igreja) e pedi a ele para editá-la. Ele enviou de volta e disse: É uma boa música – vá em frente e publique”.

O Pastor Henry Theodore Bergh será lembrado por muitas de suas realizações, mas uma em particular se destacará para sempre, o Hino dos Desbravadores, que ele escreveu quando foram dadas a ele por Deus.

Henry Bergh faleceu em 15 de Julho de 2011, em Oakhurst, na Califórnia, porém em 27 de Agosto, no Camp Wawona, foi realizada uma grandiosa homenagem para o Pioneiro dos Desbravadores. Várias gerações se uniram para assistirem ao Culto. Muitos compartilharam como suas vidas foram impactadas pelo Líder Bergh. Também foram dados numerosos testemunhos de como sua vida impactou a Associação local, a União e Divisão Norte Americana, bem como a nossa Igreja Mundial.

A família do Pastor Henry Bergh recebeu vários presentes em agradecimentos a seus serviços a obra. O reconhecimento da Divisão Norte Americana foi enviado pelo pastor James Black e apresentado pelo Presidente da Conferência da Califórnia Central (CCC), Ramiro Cano.

O Secretário Executivo, Ron Rasmussen, presenteou a família com uma relíquia da Conferência, a compilação de 100 anos da Herança de nossa igreja na região do CCC, onde o líder Bergh também desempenhou um papel muito importante.

O Diretor de Jovens do CCC, pastor Elden Ramirez, presenteou a família com uma Bandeira dos Desbravadores e da Igreja e expressou sua gratidão, não apenas pelo Ministério de Pastor e também no Programa dos Desbravadores, mas por sua incrível contribuição ao Acampamento de Verão e ao Ministério da Juventude Júnior da Conferência da Califórnia Central.

Fonte:
Dixie Plata - Historiadora dos Desbravadores - Estados Unidos



Nenhum comentário:

Postar um comentário