Bandeira dos Desbravadores
A Bandeira dos Desbravadores é um dos símbolos mais impactantes desde a sua criação e é dever de todo Desbravador saber seu significado e conhece-la.
A “nossa” Bandeira dos Desbravadores é um dos símbolos visual que representa a meninas dos olhos de Deus, é um símbolo de soberania. Ou seja, como todas outras bandeiras têm um grande significado e muita importância e merecem o nosso mais solene respeito.
Como dissemos no primeiro parágrafo “todo” desbravador deve conhecê-la, mas há alguns em especial que devem aprender em sua Classe dos Desbravadores, são os adolescentes da Classe de Pesquisador de Campos e Bosques, no item 1 diz: “Conhecer a Bandeira dos Desbravadores, o Bandeirim de Unidade e o uso adequado de cada um”. Esse requisito é simples de ser cumprido e aqui além de você aprender poderá conhecer muitas novidades.
Mas vamos agora falar da nossa maravilhosa Bandeira, que há milhares de anos tremula nos corações de muitos jovens e juvenis.
Quantos eventos, Feiras, Congressos, Acampamentos, Dia de Desbravadores, Olímpiadas e Camporis ela desfralda ao redor do mundo. Mas uma coisa é certa: Deus estava liderando a Igreja quando desenvolveu esta organização e capacitou pioneiro para o seu trabalho.
Por mais que se tente, a história fica abreviada, perdida no tempo e menos precisa. Mas tudo começou em 1948, quando o Pastor Henry Theodore Bergh, que na época era o Diretor de Jovens da Associação Central da Califórnia, projetou a Bandeira dos Desbravadores, usando o logotipo do triângulo que John Hancock havia projetado em 1946. Cada cor da Bandeira representa uma característica dos Desbravadores que veremos a seguir. Henry Bergh desenhou cada detalhe, onde dividiu em quatro partes. Ao olhar para a bandeira você notará que a parte superior direita e inferior esquerda é branca e a parte superior esquerda e inferior direita são azuis. Ao centro há o triângulo do Desbravador no tamanho de 30 cm de altura por igual medida de largura. Os quadrados azuis tem o significado da lealdade e coragem enquanto os quadrados brancos representam a pureza. Abaixo você verá cada detalhe.
A Bandeira mede 90 cm de altura por 135 cm de largura. A história da criação da Bandeira dos Desbravadores é maravilhosa, mas não podemos esquecer-nos daquela pessoa que foi a primeira a costurar a primeira Bandeira no Mundo Helen Hobbs. Após receber o desenho das mãos do Pastor Henry Berg, seguiu atrás do tecido e começou a dar as primeiras características daquilo que se tornaria o símbolo máximo nos Desbravadores. Eles quem sabe podemos dizer foram os criadores da bandeira que eu e você conhecemos. A primeira vez que a Bandeira dos Desbravadores foi usada, foi no ano de 1948, pela União do Pacífico, nos Estados Unidos.
Como tudo é fonte divina e inspiração de Deus, a Bandeira possui significados divinos a fim de ser uma forte inspiração. Caro Desbravador, quando você estiver em seu Clube de Desbravadores e com a Bandeira hasteada, lembre-se que naquele local é território soberano de Deus. Honre com pureza e lealdade.
A Bandeira possui ao centro o triângulo que possuem esses significados:
O Triângulo representa a Trindade – Deus: Pai, Deus: Filho e Deus: Espírito Santo. Além disso, significa o tripé do desenvolvimento dos Desbravadores: Físico, Mental e Espiritual. A ordem inversa de importância ensinada por Jesus, que é contrária ao ensinamento do Mundo. O Sacrifício do eu ao colocar as necessidades dos outros diante das nossas. Dentro do triângulo há um escudo e a Espada. O Escudo significa a fé, a proteção. Nas escrituras, Deus é frequentemente chamado de Escudo do seu povo (Proteção). “Não temas... eu sou o teu escudo” (Gênesis 15: 1). Ou , “Acima de tudo, tomando o Escudo da Fé, com a qual podereis apagar todos os dardos inflamados dos ímpios”. (Efésios 6:16). Outro objeto que há no triângulo é a Espada, que significa a Bíblia. Os dois gumes significam o Velho e o Novo Testamento. A espada é usada na guerra e nós estamos numa grande guerra. A guerra entre o Bem e o Mal. Apenas venceremos essa grande batalha, usando a palavra de Deus. “A espada do Espírito é a Palavra de Deus” (Efésios 6:17).
As cores do Triângulo da Bandeira representam:
Vermelho (Sacrifício)
· Lembra-nos de Cristo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
· "Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus" (Rom. 12: 1).
Ouro (Excelência dos Ideais)
· "Aconselho-te que de mim compres o ouro refinado pelo fogo, para que te enriqueças" (Ap 3:18).
· Padrão de medida. O Clube dos Desbravadores possui altos padrões para ajudar a edificar, construir e moldar um caráter íntegro para o reino dos céus.
Branco (Pureza)
· "O Vencedor será assim vestido de vestiduras brancas” (Apocalipse 3:5).
· Desejamos possuir a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossas vidas.
Azul (Lealdade)
É o objetivo do Clube de Desbravadores ajudarem a ensinar a lealdade a: Nosso Deus do céu. Nossos pais e a Nossa igreja.
Aqui no Brasil, as primeiras Bandeiras de Desbravadores foram confeccionadas praticamente manualmente e é o que você irá ver a seguir. São guardadas com muito carinho por um Clube que honra os Desbravadores. Trata-se do Clube de Desbravadores Pioneiros do Capão Redondo, em São Paulo – Brasil.
Bandeira MV – 1959
Utilizada pelos “Escoteiros Adventistas”
no ano de início das atividades
Primeira Bandeira dos Desbravadores no Brasil - 1961
Bordada a mão por uma costureira da Igreja
No ano da oficialização
Durante os anos a Bandeira dos Missionários Voluntários passou por grandes modificações até chegar ao ano de 1948 quando a Bandeira dos Desbravadores foi oficializada.
Veja Aqui algumas Bandeiras
ao Redor do Mundo
Albânia
Bélgica
Brasil
Brasil
Países Latinos
Países Latinos
Egito
Espanha
Estônia
Estados Unidos
Estados Unidos
Estados Unidos
França
França
Iraque
Koréia do Sul
Letônia
Noruega
Reino Unido
Romênia
Nenhum comentário:
Postar um comentário