Translate

domingo, 16 de novembro de 2025

XII Campori da Associação Paulista Sul

 

XII Campori

Associação Paulista Sul

"Olimpíadas – Mais Forte Mais Rápido Mais Alto" 

Central de Acampamentos Itaipava

Eldorado - SP

2008





Foi realizado, entre os dias 19 e 23 de Novembro de 2008, o 12° Campori da Associação Paulista Sul (APS). 

O evento reuniu quase 3 mil adolescentes na Fazenda Itaipava, região do Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, e foi um dos mais marcantes na história dos desbravadores, por várias razões, dentre elas, a decisão de muitas pessoas pelo batismo. 

Pastor Helbert Roger

Motivados pelos acontecimentos mais importantes do ano, o tema do campori foi Olimpíadas, assunto que levou cada clube a explorar seu potencial atlético e artístico na construção dos portais simbólicos. Países e modalidades olímpicas foram representados por desbravadores que se caracterizaram conforme a época pela qual ficaram responsáveis. O objetivo foi fazer uma analogia com o esforço, determinação e a recompensa dos grandes atletas mundiais. Suas conquistas regadas a muito trabalho, dedicação e abnegação foram fundamentadas pelo lema "Mais forte, mais rápido, mais alto", alvos bem definidos na vida de quem deseja ser campeão.

Episódios clássicos da Bíblia como o de Sansão e o de Elias foram recriados a partir do cenário montado para o campori. Os aspectos de maior destaque da vida desses dois personagens mesclados com os alvos dos atletas que participam de uma Olimpíada foram contados em versões atuais. Com uma abordagem contemporânea, assuntos delicados como sexualidade, domínio dos desejos, vida dupla e responsabilidade pelo caminho que construímos, assim como as cicatrizes que escolhas equivocadas podem deixar, foram tratados na linguagem e na realidade do jovem pós-moderno.

A emoção esteve presente em todos os momentos do campori, mas nada se compara ao momento em que o atleta Alan Fonteles, medalha de prata nas Paraolimpíadas de Pequim, participou como convidado especial. Fonteles comoveu a todos com seu exemplo de força de vontade na concretização de um sonho. O atleta, de apenas 16 anos, é o único brasileiro que corre com próteses e treina, em média, três horas por dia. Depois de várias premiações nacionais e internacionais, foi prata neste ano nas pistas de 100 m da China. Após falar de luta, garra, perseverança, desafiar limites e motivação para vencer, o pastor Paulo Bravo, da União Centro-Oeste Brasileira (UCoB), chamou ao palco a personalidade inspiradora de seu discurso, Alan Fonteles, que pôde confirmar, pessoalmente, todo o drama e vitória de sua vida. "Nenhum sonho é impossível, mas você tem que acreditar e correr atrás dele com muita força. Com determinação e fé em Deus, nenhum obstáculo é intransponível. Meu sonho sempre foi representar o Brasil e trazer alegria ao meu País e consegui. Então vocês também podem conseguir o que quiserem", declarou Alan. "Não há como mensurar o que aconteceu neste campori quanto ao retorno dos adolescentes às mensagens e consequentemente com relação às decisões tomadas", destacou o pastor Helbert Roger de Almeida, líder de Jovens da APS. Foram mais de 61 batismos no sábado. Emocionados, vários desbravadores decidiram publicamente seguir o bom caminho. De acordo com o pastor Nelson Milanelli, da União Central Brasileira (UCB), o programa foi um sucesso porque os jovens foram convidados a viver as emoções corretas. "Em uma época em que a juventude é assediada por todo tipo de sensação e excesso, houve oportunidade para desfrutar dos prazeres corretos, os quais são encontrados na presença de Deus e entre amigos verdadeiros", disse o líder estadual.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário