Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

V Campori da União Nordeste Brasileira

V CAMPORI

UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA 

PROTAGONISTAS


Entre os dias 13 e 17 de novembro de 2024, o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, Rio Grande do Norte, foi transformado em uma cidade de barracas para receber cerca de 19 mil Desbravadores, jovens de 10 a 15 anos, para o V Campori “Protagonistas” — o maior evento da União Nordeste Brasileira para a formação juvenil promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia da região. Ao longo dos 5 dias de acampamento, os participantes realizaram atividades recreativas, assistenciais e espirituais, dentro e fora do acampamento.

De acordo com a organização do Campori, o tema "Protagonistas" reflete o desejo de inspirar jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades. “Queremos mostrar que os desbravadores não são apenas espectadores, mas protagonistas de uma sociedade mais justa, solidária e esperançosa. Essas ações são um reflexo desse compromisso”.

Com o tema “Protagonistas”, o campori buscou inspirar os jovens a assumirem um papel ativo em suas comunidades e no serviço cristão. “Nosso foco está no protagonismo dos Desbravadores. Queremos que essas crianças e adolescentes entendam que são poderosas ferramentas missionárias nas mãos de Jesus, prontas para servir ao próximo, ajudar suas comunidades e pregar o evangelho”, destaca Rafael Santos, coordenador geral do Campori e Líder da UNeB – União Nordeste Brasileira.

Para receber um público tão expressivo, o Campori se estruturou como uma verdadeira cidade de barracas. Cada clube trouxe suas próprias tendas, que foram instaladas nas áreas de acampamento delimitadas, com acesso organizado e facilitado a pavilhões de uso comum. Os pavilhões estão equipados com banheiros exclusivos, pontos de energia e filtros de água, distribuídos estrategicamente para garantir o conforto e a segurança de todos. A estrutura ainda contou com um big cozinha, que preparou a alimentação.

Com foco na integridade física e no bem-estar dos Desbravadores, a organização montou um hospital 24 horas dentro do local do evento. Uma equipe formada por mais de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e socorristas, esteve de plantão, garantindo pronto atendimento aos participantes, com estrutura laboratorial, raio-X, ambulâncias e UTIs móveis.

No sábado, 16 de novembro, o Campori de Desbravadores "Protagonistas" reuniu cerca de 19 mil participantes para uma série de ações sociais em 260 pontos estratégicos das cidades de Natal e Parnamirim. O evento celebrou a atuação de jovens comprometidos com a transformação social, dedicando o dia para impactar vidas com solidariedade, conscientização e serviço à comunidade.

Entre as principais iniciativas teve o projeto DesbravAMOR, que promoveu visitas a 11 lares de idosos, levando afeto, atenção e auxílio aos residentes. Instituições como o Lar da Vovozinha, Lar Juvino Barreto, Lar de Idosos Jesus Misericordioso, Abrigo Nossa Senhora das Graças e o Lar Geriátrico Pirangi são apenas alguns dos locais que receberam os desbravadores. Ao todo, 21 clubes estão envolvidos nessa ação especial, promovendo momentos de diálogo, música e doações para os idosos.

Outra importante atividade foi a Passeata Quebrando o Silêncio, que destacou a luta contra a violência e o abuso infantil. A passeata envolveu 160 clubes de desbravadores e aconteceu no entorno do Parque Aristófanes Fernandes, durante a manhã e a tarde. Com faixas, cartazes, músicas e a presença de fanfarras, o movimento buscou sensibilizar a sociedade e disseminar informações sobre a importância de proteger as crianças e combater qualquer forma de violência.

Além dessas ações, os desbravadores promoveram mutirões de limpeza, doações de alimentos, atividades recreativas para crianças e distribuição de mensagens de esperança em diversos bairros. O objetivo foi reforçar os valores de amor ao próximo e cidadania que estão no cerne do movimento de desbravadores.

O Campori “Protagonistas” ofereceu uma programação intensa e variada, que vai desde atividades esportivas e oficinas educativas até ações sociais e encontros espirituais. A cada manhã e noite, o palco principal do evento foi o cenário de momentos de pregação, louvor e adoração. No período da tarde, os desbravadores puderam participar de circuitos e gincanas de atividades interativas, que reforçaram o aprendizado de valores e habilidades práticas, promovendo o espírito de trabalho em equipe e colaboração.

No sábado, os desbravadores participaram de mais de 330 ações de impacto social em Parnamirim e Natal (desde ações sociais, a impactos missionários e passeatas educativas), reforçando o compromisso do Campori com a comunidade local. Entre as atividades, estão programadas feiras de saúde com orientação e exames básicos, distribuição de brinquedos em creches, visitas a abrigos de idosos, plantio de árvores e outras ações de solidariedade. Essas iniciativas visam promover o bem-estar e fortalecer os laços comunitários, ao mesmo tempo em que ensinam aos jovens desbravadores o valor de servir e impactar positivamente a sociedade em que vivem.

O verdadeiro protagonista não vê limitações. Esse princípio foi levado a sério no Campori, que trouxe a inclusão como uma pauta essencial. Desbravadores com deficiência não apenas participaram das atividades, mas também tiveram voz e espaço no palco. Um exemplo inspirador é o de Caio Renato, 13 anos, que veio de Recife. Autista e cadeirante, Caio enfrentou limitações físicas devido à paralisia cerebral, mas foi um dos participantes principais no palco oficial do evento.

Esse compromisso com a inclusão reforça a missão dos desbravadores de valorizar e empoderar jovens, mostrando que todos têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária.





Nenhum comentário:

Postar um comentário