IV CAMPORI
ASSOCIAÇÃO PAULISTA LESTE
"VIVER PRA SERVIR"
Com show de fogos de artifícios, desfiles, ordem unida, instrução, brincadeiras, corrente de oração secreta e a moeda oficial Camporito, aconteceu o IV Campori de Desbravadores da Associação Paulista Leste, onde reuniu 700 Desbravadores, na Cidade de Jacareí- SP, nos dias 06 a 09 de Outubro de 1989. O evento incluiu uma investidura de 33 Desbravadores e 14 dos quais investidos na Classe de Líder.
O evento foi realizado na Escola Agrícola de Jacareí em cujo campori estavam presentes 18 Clubes de Desbravadores, onde instalaram seus acampamentos e cozinha aproveitando a infraestrutura do local, que possui banheiros, galpões, auditório e uma arena. O evento teve como título "Viver para Servir".
A solenidade de abertura se deu as 10 horas de Sexta-Feira, com a presenca do Vice Prefeito, Sr. Aldo Lopes, além de Sergio Borrego, Diretor do Sindicato Rural de Jacareí, Milton Gazetti, Professor da Escola, Edvaldo Ribeiro de Oliveira, Assessor de Imprensa da Prefeitura e o Capitão Odilon, Secretário de Transporte da Prefeitura. Do Campo local estavam o Presidente da APL, Pastor Arno Köhler, o Diretor do Ministério da Igreja, Pastor Enio Samtos, Departamental de Mordomia, Pastor Oliveiros Pereira e o Pastor Dilson Monteiro Bezerra, Líder JA da Associação Paulista Leste e Coordenador Geral do Campori.
Após o Hasteamento das Bandeiras e a proclamação dos ideais, o Pastor Dilson Bezerra declarou aberto o Campori com o gesto simbólico de fincar a machadinha num tronco de árvore. Logo em seguida os 18 Clubes de Desbravadores desfilaram pela Avenida 9 de Julho, ocasião que foram submetidos a uma avaliação de Ordem Unida.
As áreas de barracas eram cortadas por ruas e avenidas que ostentavam placas com nomes de Líderes de Desbravadores do Campo, como: Arthur Marski, Ronaldo de Oliveira, Josué Dantas e Fernando Guimarães. Como convidado especial, o Pastor Geraldo Marski dirigiu as mensagens de sexta-feira a noite e Sábado de Manhã.
CAMPORITO
O Camporito era a moeda oficial do Campori. Cada Camporito equivale a um ponyp gamho nas diversas atividades avaliaveis. No final do dia cada clube recebia o pagamento em Camporitos pelas vitórias obtidas no dia, descontando se os débitos ocasionados por possíveis casos de indisciplina ou irregularidades no uniforme. O Clube que acumulasse mais Camporitos poderia ter 2 oportunidades comprar o troféu que também chamava-se Camporito e em seguida poderia comprar diversos prêmios a serem leiloados que foram: bola de voley, barracas, fogão de camping, jogo de ping pong, violão, dois uniformes, sacos de dormir, sacola, lampião etc.
O objrtivo do camporito era "levar os clube a lutarem consigo mesmo para alcançarem o padrão mais elevado nas atividades e na Disciplina", explicou o Pastor Dilson Bezerra enfatizando a filosofia educativa do sistema.
ATIVIDADES
Dentre as atividades que avaliam camporitos estavam as brincadeiras Mão Francesa, Corrida de Perna de Pau, Corrida do Chinelão, Corrida de Obstáculos, Ciclismo e Habilidades Campestres como dar Nós, fazer vários tipos de fogueiras e fazer Sucos. Além disso, casais de Desbravadores de mãos dadas participaram de Cross de Precisão, que incluis atividades variadas como Corrida de 100 metros, pular cordas 50 vezes, enfiar linha na Agulha e descascar uma laranja sem ferir e sem quebrar a casca, entre outras coisas.
No Sábado a noite cada Clube apresentou um rápido programa geralmente folclórico com créditos para contagem de camporitos.
Duas atividades espiritusis renderam lucros na moeda corrente. A primeira delas foi o Concurso Bíblico baseado na vida de José do Egito e na Vida de Jesus. Após várias rodadas eliminatórias os vencedores foram os juvenis Avelino Martins da Conceição Neto e Thays Alves de Oliveira. O casal conquistou 100 camporitos para o Clube Falcão Real da Igreja da Penha em São Paulo.
A outra atividade foi a participação do Pregador Mirim. Em cada culto de manhã e da noite, um juvenil fazia o Sermão devocional representando o clube que pertencia.
SOLENIDADE
O Sábado à tarde foi marcado por duas solenidades especiais. Na primeira 33 Desbravadores foram investidos nas Classes JA. Em seguida a Investidura o Pastor Arno Köhler dirigiu uma mensagem especial a12 Desbravadores que seriam batizados. "Nossa vida deve ser construída em cima de dois pilares: Bíblia e Oração. Durante a mensagem do Pastor Arno, um Desbravador que ja havia feito o Curso Bíblico, mas que estava indeciso sentiu se tocado e saiu da arquibancada pedindo para integrar o grupo de batizandos. Era o Emerson Spadi do Clube Águia Uno da Igreja do Tucuruvi. Com emoção os 13 foram batizados pelo Pastor Oliveiros , a cujo apelo quase que uma centena de Desbravadores se decidiram a se preparar para um próximo batismo.
ENCERRAMENTO
Um desfile de Ordem Unida abriu as atividades do encerramento. Após o arriamento das bandeiras, o troféu Camporito foi conquistado pelo Clube de Desbravadores Leopardos Azuis, da Igreja da Penha - SP. Todos os Clubes foram classificados nas categorias ótimos, muito bom e bom.
Um show de fogos de artifícios foi o espetáculo de encerramento. Quando os fogos silenciavam os Desbravadores sabiam que o Campori da Associação Paulista Leste também estava silenciado e chegado ao fim. Em tom de encorajamento o Pastor Dilson Bezerra deu o recado final, falando sobre os 12 Desbravadores do Clube Apostólico que acamparam na encosta do Monte das Oliveiras e cujo trunfo era a cruz. "Precisamos fazer da cruz de Cristo o nosso trunfo", concluiu o Psstor Dilson Bezerra.





Nenhum comentário:
Postar um comentário