Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

II Campori da Associação Paulista Leste

 II CAMPORI

ASSOCIAÇÃO PAULISTA LESTE

SUZANO - SP


A Liderança de Desbravadores da Associação Paulista Leste promoveu nos dias 11 a 14 de Outubro de 1984, o II Campori de Desbravadores da APL, no Clube de Oficiais da Policia Militar, em Suzano – SP.

De um total de 708 acampantes, sendo 691 Desbravadores , representando 26 Clubes, número que segundo Pastor Ronaldo de Oliveira , Líder JA do Campo, pode ser considerado muito expressivo.

O Uso de um computador para arrolar diariamente as classificações conseguidas pelos clubes foi considerado inédito pelo Pastor Claudio Chagas Belz, Líder JÁ da Divisão Sul Americana. Foi a primeira vez que esse recurso foi usado para controlar um acampamento de Desbravadores em todo o mundo.

O Centro de Processamento de Dados foi um dos lugares mais visitados, pelos juvenis, já que o computador ficava numa sala de vidro, e o monitor virado para um vidro para todos terem acesso aos resultados, explica o Pastor Ronaldo de Oliveira. Não só pela curiosidade, mas também para conferir a classificação.

Esse Campori foi um divisor de águas no mundo dos Desbravadores, pois pela primeira vez na história foi usado o método de Pioneirias e Portais. Além de ser o primeiro no Brasil e no Mundo a usar um computador, E o primeiro Campori a usar a Machadinha na Abertura.

Coube ao grande Pastor Ronaldo de Oliveira (Diretor de Desbravadores da APL) e ao grande Coordenador Fernando Reis Guimarães a incumbência que criar isso nos Desbravadores.


ABERTURA

A abertura do Campori foi conduzida pelo Pastor Ronaldo de Oliveira que no dia 11, às 19 horas, deu se abertura do evento , ocasião que o irmão Fernando Reis Guimarães, fincou a machadinha numa tora, dando assim início como símbolo oficial de abertura do evento e hoje tão difundida em todos os Camporis, como o momento mágico e esperado por todos.

Os Clubes participaram de diversas atividades de “Pioneirismo”, tanto no setor de Barracas, como na de cozinhas e também no campo por exemplo, onde foram construídas 26 pontes gangorras, sobre um pequeno córrego, e erguida cinco torres de vigia sem o uso de prego. A maior das torres tinha 15 metros de altura e foi erguida pelo Clube de Desbravadores Falcão Real, da Igreja da Penha.

MENSAGENS ESPECIAIS

A Mensagem do Culto Divino  no Sábado, foi apresentada pelo Pastor Jairo de Oliveira, Secretário Ecônomo da APL, o qual falou das operações matemáticas aplicadas ao evento. “Aqui neste Campori  os acampantes devem somar alegrias , diminuir tristeza, multiplicar esperanças e dividir amor.

O Pastor Claudio Chagas Belz que participou do encontro a partir do Sábado à tarde, durante a mensagem espiritual que transmitiu aos Desbravadores exortou-os  a se prepararem para a volta de Jesus. Uma bola de fogo durante a sigla JÁ seguida por chuvas de fogos de artifício ilustrou o tema.

CLASSIFICAÇÕES

Os Clubes que somara os maisores números de pontos obtiveram a seguintes Classificações:

1º Lugar: Clube de Desbravadores Itapeti – Mogi das Cruzes – SP

2º Lugar: Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale – Jacareí – SP

3º Lugar: Clube de Desbravadores Falcão Real – Penha – Capital de SP

Coube ao irmão Luiz pertencente ao Clubes Patriarca, o título de “Desbravador Modelo”. Embora não possua as duas pernas, participou com entusiasmo de vários eventos


Pioneiria do Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale, com Maria Lucia de Souza e Diretoria



Paulo Marcos Cerqueira da Silva (Esquerda), Pastor Benito Raymundo (In Memorian) e
Daltro Santos (In Memorian)

 

ENCERRAMENTO

O encerramento do Campori foi marcado pela retirada do machado do tronco, ato executado pelo Pastor Jairo de Oliveira e a soltura de cem balões de gás, após a entrega das medalhas e troféus

 

Pastor Ronaldo de Oliveira e 
Fernando Guimarães




Veja a comprovação de uma carta da época 
a respeito desses fatos.

Página Inicial 


Nenhum comentário:

Postar um comentário