I Campori
União Centro Oeste Brasileira
“Mais que Vencedor”
IABC - Instituto Adventista Brasil Central
Planalmira – GO
11 a 15 de Julho de 2007
Seis mil Desbravadores de toda a região Centro-Oeste do Brasil participaram do 1º Campori da União Centro-Oeste Brasileira (UCOB), que teve como título "Mais que Vencedor". Clubes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal e Goiás acamparam nas dependências do Instituto Adventista Brasil Central (IABC), localizado em Planalmira, GO.
Uma verdadeira cidade foi erguida no colégio para que tantos adolescentes e jovens fossem recebidos confortavelmente. Ao todo, foram construídas 160 cozinhas para distribuição de 18 mil refeições por dia, e foi utilizada uma média de 800 mil litros de água diariamente. A economia dentro do acampamento girou em torno do Mais, moeda própria do I Campori da UCOB.
Os desbravadores foram divididos em quatro equipes, identificadas por cores, que se revezaram durante os dias do encontro realizando atividades comunitárias nas cidades vizinhas. Anápolis, Abadiânia, Corumbá e Pirenópolis receberam equipes de desbravadores que realizaram trabalho de orientação sobre higiene e saúde.
Os pastores Elmar Borges (Associação Brasil Central), Fernando Lopes (Associação Planalto Central), Odair de Almeida (Missão Mato-Grossense), James Lima (Associação Sul-Mato-Grossense) e Paulo Bravo (da UCOB) participaram da cerimônia de abertura do encontro, fincando o machado na madeira, símbolos do campori. O líder sul-americano dos Desbravadores, pastor Otimar Gonçalves, e Udolcy Zukowski, então líder de Desbravadores na União Central Brasileira (UCB), também participaram do encontro, incentivando os jovens a serem fiéis a Cristo.
Em todos os cultos noturnos, foi encenada no palco uma peça teatral contando a história de um desbravador que incentivou os pais a aceitarem a Cristo e foram salvos. Uma das atrações mais comentadas do campori foi o Museu Vivo. Nele, pessoas vencedoras na vida pessoal contaram suas histórias aos desbravadores. Denis Albino, o homem mais alto do Brasil, com 2,30 m de altura; Adilson Pereira, o ex-traficante Falcão Alegre; Moacir Élcio Bereta Júnior, pastor que, quando adolescente, retornou ávida após ser anunciado seu falecimento foram alguns dos personagens do museu. Um acervo de 300 Bíblias, réplicas de manuscritos e pedras da Palestina também ficaram em exposição durante o evento, no Museu da Bíblia.
Os mais de 150 ônibus que conduziram os desbravadores até o IABC foram os responsáveis pelo transporte do maior grupo de visitantes que a Base Aérea de Anápolis recebeu desde a sua fundação. Na sexta-feira, todos os seis mil desbravadores participaram da formação de tropa da Base Militar, e uma equipe de elite dos desbravadores do Distrito Federal apresentou uma evolução de ordem unida por seis minutos, ininterruptos, para os comandantes da Base.
Um clube de desbravadores mereceu destaque no campori. Cerca de 20 índios Karajás, da Ilha do Bananal, representaram o Clube Kristu Deodu, que apresentou sua cultura expondo objetos típicos de suas comunidades.
Para melhor se comunicar com os outros desbravadores, o pastor Matson Santana confeccionou uma coletânea contendo palavras e expressões mais usadas na língua Yna Rybè. Santana trabalha com os Karajás e conta que 140 hinos da Igreja Adventista já estão traduzidos, além do Novo Testamento. "Eles são excelentes instrutores para artesanato e acampamento de sobrevivência na selva, porque vivem isso no dia-a-dia", disse, incentivando a adoção das ilhas como local de treinamento para líderes.
Equipe de apoio e tecnologia - Para coordenar todo o evento e cuidar de todos os detalhes, 500 pessoas trabalharam durante os quatro dias na equipe de apoio. Infra-estrutura, saúde, segurança, pontuação e comunicação foram alguns dos trabalhos desenvolvidos. Todas as programações do campori foram transmitidas ao vivo para todo o mundo. Utilizando quatro câmeras e uma mesa para edição de imagens, tudo foi registrado e editado para ser enviado diretamente ao servidor da TV Novo Tempo, localizado nos Estados Unidos, e transmitido via internet para todo o planeta. Os sites dos Campos, da União e a página oficial dos Desbravadores da Divisão Sul-Americana (DSA) disponibilizaram um link para a transmissão. Foram detectados acessos de todos os continentes. A imprensa da região divulgou o evento: rádios, Jornais e TVs fizeram matérias sobre o campori, enfocando a disposição dos jovens para as atividades físicas e religiosas. A TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, veiculou matéria sobre o encontro. Além disso, uma equipe de comunicação divulgou durante todos os dias as ações do evento através do site oficial do campori www.maisquevencedor.org.br A Rádio Novo Tempo, de Campo Grande, fez transmissões 12 horas por dia, com músicas e entrevistas ao vivo do estúdio montado no IABC.
Espiritualidade - Cada Desbravador que participou do Iº Campori da UCOB levou para casa uma Bíblia especialmente confeccionada para o encontro. Com capas coloridas, simulando uma bolsa contendo a logomarca do evento e espaço para anotações das amizades feitas, a lembrança foi recebida com muita alegria pelos desbravadores. "Os seis mil desbravadores tomaram a decisão de serem vencedores em Cristo, e a Bíblia é o trunfo que cada um carregará nas mãos para trazer outros jovens aos pés de Jesus", disse o pastor Paulo Bravo, líder dos Desbravadores da UCOB






Nenhum comentário:
Postar um comentário