Translate

domingo, 10 de agosto de 2025

VII Campori União Sul Brasileira

 VII CAMPORI

UNIÃO SUL BRASILEIRA 



VII Campori de Desbravadores

União Sul Brasileira

“Escolhidos para Brilhar”

Esteio - RS

1998


Sete mil e quinhentos (7500) Desbravadores de mais de 200 Clubes de participaram do VII Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira,  eealizado no Parque de Exposição Assis Brasil,  em Esteio - RS, na grande Porto Alegre, nos dias 08 a 12 de Outubro de 1998. 

Além da programação normal de um Campori  foram pontos altos do evento a Unvestidura de 155 líderes,  o Batismo de 39 Desbravadores, a distribuição  de folhetos e jornais na Cidade de Esteio, Canoas,  Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo e o lançamento da Revista em quadrinhos, Aventuras, próprias para Desbravadores. 



Com o lema "Escolhidos para Brilhar" o Campori comemorou o Cinquentenário da Bandeira dos Desbravadores, criadas por Henry Bergh,  em 1948. Segundo o Pastor Udolcy Zukowski,  Líder dos Desbravadores da União Sul Brasileira,  este fói o único Campori a prestar esta homenagem.  O Pastor Cláudio Chagas Belz,  o primeiro Desbravador a usar uniforme no Brasil ofereceu a oração de gratidão. 



Dentro do tema da Bandeira, para estimular os jovens foi trazida a Bandeira do Brasil, oficial, que fica hasteada na Esplanada dos Ministérios em Brasília,  medindo 18 metros por 14. No Domingo essa Bandeira foi exibida entre dois matros.



Ainda no Domingo foi homenageado o fundador do primeiro Clube de Desbravadores do Brasil,  o Pastor Wilson Sarli, que até então era na época o Líder do Departamento dos Missionários Voluntários- MV, da antida Associação Paulista. Esse Clube hoje é o Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil e que foi fundado em Maio de 1961, na Cidade de Ribeirão Preto. Conta o Oastor Wilson Sarli que no início do ano de 1961 o Pastor John Youngberg , Missionário Norte Americano, apresentou num Congresso de Jovens, na Cidade de Córdoba, na Argentina material que trouxe dos Estados Unidos sobre uma nova atividade para juvenis. Esse Pastor fundou o primeiro Clube de Desbravadores na América do Sul. O Pastor Sarli solicitou cópia de tudo, mandou traduzir e, no início  do mesmo ano fundou experimentalmente o Clube mencionado. 

COMPENSADOR Segundo o Pastor Udolcy Zukowski,  foram gastos pela União,  cerca de 120 mil reais. Somando o que cada Clube investiu na preparação,  voagem e montagem de seu acampamento, as despesas devem ter chegafo a cerca de um milhão de reais. O investimento é alto, mas a gente sabe que o retorno é espetacular,  justifica.  "Temos aqui mais de 200 Clubes, ou seja, são 200 Projetos de Missão Global realizados, são 200 Classes de Estudos Biblicos  realizados nas Igrejas. 

A mídia deu ampla cobertura ao evento. A emissora local da Rede Globo dedicou 20 minutos do seu jornal do meio dia para falar do Campori. A ênfase da Rede Globo foi o significado para um Juvenil pertencer a um Clube de Desbravadores,  onde os valores morais e cívicos são enaltecidos. 

Um Campori sempre se encerra com a classificação dos Clubes. Tradicionalmente os pontos eram conquistados no próprio evento, o que gerava rivalidade, explica o Pastor Udolcy  que, ultimamente mais de 70% dos pontos vêm sendo atribuidos por realizações em suas Igrejas local., através de atividades como Projetos Comunitários e Missionários, Estudos Biblicos  e outras atividades. Asiim sendo, quando o clube vai pro Campori ja tem ideia de qual será sua classificação.  Os pontos atribuidos devem-se à participação,  e não as vitórias, o que se extimula a rivalidade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário