Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Momentos Inesquecíveis 2023 a 2024

 

Momentos Inesquecíveis

2023 a 2024

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2023

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Brasília e Entorno tem o

Primeiro Desbravador

Investido em

Desbrava+

 

Matheus Possmoser recebe sua investidura na classe Desbrava+

 

Matheus Possmoser, de apenas 17 anos, é o primeiro desbravador da igreja Adventista no Centro-Oeste e um dos primeiros no território da América do Sul a ser investido na classe Desbrava +. A investidura é um marco histórico para a Igreja Adventista Central de Taguatinga, a Associação Planalto Central (APlaC) e para a União Centro-Oeste Brasileira (UCOB).

O jovem faz parte do Clube de Desbravador Ave Branca, de Taguatinga. Onde iniciou sua trajetória aos 10 anos, após fazer parte do Clube de Aventureiros (para crianças entre 06 e 10 anos de idade). Ele ressaltou que a jornada não foi fácil, mas a dedicação e paixão pelas atividades do clube o impulsionaram a perseverar em seu objetivo.

“Eu sempre busco melhorar até alcançar o meu sonho dentro do clube de desbravadores. De me tornar um regional ou até mais do que isso. Claro, se for da vontade de Deus”, disse o jovem.

Ano de conquistas

Assim, 2023 foi um ano de conquistas significativas para Matheus. Além de sua investidura na classe Desbrava+, o jovem também foi batizado. O que traz um marco duplo para sua trajetória e história na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Batismo de Matheus, jovem desbravador

 Portanto, sobre sua decisão pelo batismo, Matheus Possmoser explicou que nasceu em um lar parte adventista e parte de outra denominação evangélica. Contudo, atualmente, somente ele congrega na Igreja Adventista.

“Nesse ano, eu fiquei muito envolvido nas programações da igreja, como o louvor, o clube... Por isso eu tomei a importante decisão na minha vida, de me batizar e me tornar um membro oficial”, disse.

Matheus é grato a Deus por tudo o que viveu no ano de 2023. “Ele caminhou comigo até aqui”, destacou.

Uma trajetória no Clube Ave Branca


Para Matheus, ser um desbravador “não é só acampar ou correr atrás de requisitos”. “Ser desbravador é fazer a vontade de Cristo, seguir fielmente a lei de Deus, amar e respeitar o próximo. Além de tudo, salvar do pecado e guiar no serviço”, salientou o jovem.

Além de toda felicidade que sente pela conquista. Matheus afirmou que não imaginava ser o primeiro a concluir a classe de Desbrava+. E explicou que, na reunião de apresentação foram cerca de oito pessoas, porém, só ele concluiu. “Muitas pessoas me apoiaram para que eu terminasse essa classe. Destaco a escola de líderes, Esquadrão da Paz e duas pessoas maravilhosas, Keila Carmo (diretora da escola) e Nayara Couto (diretora do clube)”, ressaltou.

Matheus lembrou ainda que, durante sua trajetória no clube de desbravadores surgiram oportunidades para que ele saísse de vez, mas “eu sempre fui apaixonado por esse ministério na Igreja Adventista. Desde pequeno sou desbravador e sempre amei participar de tudo. Para mim, fazer o desbrava+ foi um desafio extremamente bom”, concluiu.

Ave Branca

Cerimônia de investidura para a classe Desbrava+

 

O Clube Ave Branca celebrou a investidura de Matheus Possmoser e entrou para a história do departamento de Desbravadores da Associação e da União, além da Divisão Sul-Americana. Assim, o clube o reconhece como um exemplo de perseverança para os demais membros.

A diretora da escola de Líderes, Keila Carmo, descreve Matheus como um jovem “muito dedicado e centrado no que faz”. Esperamos que seu pioneirismo motive outros jovens a também se dedicarem às atividades do Desbrava +”, ressaltou.

Desbrava+

O projeto teve seu lançamento pela Divisão Sul-Americana, em 2022. Com o objetivo de dar uma oportunidade a mais para os jovens que completam 16 anos e ainda não tomaram a decisão pelo batismo, já que, acima dessa idade deve deixar o clube ou fazer parte da diretoria – quando membro da igreja.

“Assim, os jovens que completam 16 anos têm uma chance, com um programa especial de cumprimento de requisitos e, assim, tendo tempo para se decidir pelo batismo”, explicou o líder do departamento de Desbravadores da Associação Planalto Central (APlaC), Ivay Araujo

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

II Pastori

Associação Paulista Leste

“Servos de Deus e Amigos de Todos”

Juquitiba - SP

30 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2023

Entre os dias 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro, a Associação Paulista Leste (APL) promoveu a segunda edição do Pastori, um acampamento de pastores adventistas que busca treinar, capacitar e motivar os ministros para apoiarem as atividades dos Ministérios dos Desbravadores e Aventureiros (MDA) em suas igrejas. Realizado na cidade de Juquitiba, interior de São Paulo, o evento reuniu cerca de 80 pastores da Igreja Adventista, que atuam nas regiões leste e norte da capital paulista. 

Grupo de pastores da Associação Paulista Leste

 Com o tema “Servo de Deus, Amigo de Todos”, o acampamento ofereceu capacitação prática e teórica sobre atividades relacionadas à arte de acampar e outras habilidades que envolvem os clubes de Desbravadores e Aventureiros. Também contou com a participação especial dos pastores Udolcy Zukowski e Jeferson Silva, líderes desses ministérios para a Divisão Sul-Americana e para o Estado de São Paulo, respectivamente.

Líderes na abertura do II Pastori APL

 De acordo com o pastor Cesar Nascimento, organizador do Pastori, o objetivo foi conscientizar os pastores sobre a importância de ter um Clube de Desbravadores e de Aventureiros em suas igrejas. “Os clubes atuam como centros de evangelização e de conservação de membros. Nós entendemos a necessidade de cada igreja organizada possuir um Clube de Desbravadores e de Aventureiros”, afirma. 

A partir dessa visão, o líder destacou o projeto "Cada Igreja, Um Clube". Faltam apenas duas igrejas adventistas para que a Associação Paulista Leste complete a meta de ter um Clube de Aventureiros em cada igreja organizada. Em 2023, pastores e líderes locais trabalharão unidos para alcançar esse propósito.

Atividades 

Durante o acampamento, o grupo foi dividido em unidades, reproduzindo o formato dos clubes. Cada unidade criou seu próprio bandeirim, grito de guerra e recebeu instruções práticas sobre civismo e a arte de acampar. As unidades também participaram de uma trilha noturna na mata, onde colocaram aprendizados campestres em prática.

As atividades ao ar livre serviram como incentivo para que os pastores as repliquem entre os clubes de suas igrejas. 

 


O pastor Jefferson Sant’anna, responsável pelo Distrito de Conjunto Teotônio Vilela, zona leste de São Paulo, esteve no evento. Ele relembrou os bons momentos que viveu quando participou do Clube de Desbravadores em sua adolescência. “Hoje não tenho a mesma disposição de quando tinha 15 anos, mas busquei me envolver em todas as atividades propostas pela organização do Pastori”, diz.

Jefferson ainda acrescenta que a adolescência é a melhor fase para o ser humano se desenvolver física, mental e espiritualmente. "Por meio da convivência e relacionamento que desenvolvemos no clube, nos tornamos mais responsáveis e preparados para a vida. E esse é um dos objetivos dos desbravadores, auxiliar na formação de cidadãos de bem para a Terra e para o Céu", explica.

Trabalho com as novas gerações

Na programação, as palestras expuseram a importância dos clubes na vida de crianças e adolescentes. Esse público é uma das ênfases da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que desenvolve frentes evangelísticas voltadas às novas gerações. 

Segundo o pastor Jeferson Silva, é um grande desafio trabalhar com essa faixa etária, especialmente juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos, idade dos desbravadores. "Estar perto deles é uma grande oportunidade para levarmos essa geração a amar Jesus e se engajar na missão para vê-Lo voltar. É importante que o pastor compreenda como funciona a cabeça do juvenil e do adolescente. Por isso oferecemos ferramentas e recursos para motivá-los no trabalho com essas gerações”, pontua o líder. 

Além de palestras, os pastores tiveram momentos de recreação ao longo dos quatro dias.

Investidura de líderes

Os pastores são os líderes espirituais dos Clubes de Desbravadores e Aventureiros de suas igrejas locais, porém, para receberem o lenço e distintivo da classe de liderança, é preciso concluir um cartão especial com requisitos específicos. Ao longo do Pastori, os ministros completaram alguns requisitos necessários para serem investidos em líderes.  

Ao final do evento, oito pastores da APL participaram de uma cerimônia de investidura, condecorados com o lenço de líder do Ministério de Desbravadores. 

Pr. Udolcy Zukowski lidera momento de conjuração dos votos de liderança

com pastores recém-investidos.

 Este foi o primeiro Pastori do pastor Yuri Prada, líder da comunidade hispana na região da APL. Ele conta que a experiência foi única, pois pôde aprender e reafirmar o dever de apoiar e amar esse ministério tão importante para a Igreja. "A investidura foi um momento marcante para mim. Usar esse lenço reforça nossa responsabilidade de incentivar nossos adolescentes a seguirem os ideais do Clube para chegarem à eternidade”, declarou o pastor recém-investido. 

Assim como nos clubes, o evento também contou com momentos espirituais. Os pastores se reuniram ao redor de uma grande fogueira que simbolizou o “fogo do conselho”. Foram momentos de reflexão e reconsagração que aproximaram os pastores uns dos outros e de Deus.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 Campori Estadual de Desbravadores

Associação Pernambucana

Associação Pernambucana Central

"Imortais"

Instituto Adventista de Pernambuco

IAPE – Sairé – PE

19 a 22 de Fevereiro de 2023

Jovens de todo o estado estiveram representando seus clubes do campori.

 O Campori Imortais aconteceu dos dias 19 a 22 de Fevereiro de 2023 no Instituto Adventista Pernambucano – IAPE em Sairé/PE. Estiveram reunidos 169 clubes de todo o estado, somando cerca de 5800 participantes.

Como parte da programação do evento, foram convidados o Ministério de Louvor das Graças, Léo Oliveira e Banda, Michelly e Banda, Gabriel Prado, Ministério F4ces e Édson Nunes. Líderes da igreja para todo o estado, pastores locais e o líder dos desbravadores para toda a América do Sul, pastor Udolcy Zukowski também participaram do campori.

Um dos momentos mais aguardados é a investidura, que envolve líderes e desbravadores, que recebem classes e especialidades

 Considerado o maior campori da história do estado, “Imortais” promoveu a maior investidura já registrada, com mais de 100 desbravadores investidos em líder, master e master avançado, preparando mais pessoas para cuidar das novas gerações. Uma criança foi dedicada durante o programa, incentivando os desbravadores a permanecerem nos caminhos do Senhor, além da realização de um culto planetário, falando sobre a volta de Jesus.


A Criança apresentada deveria representar cada desbravador que um dia foi dedicado ao Senhor e deve permanecer nos caminhos dEle O Pequeno Samuel foi dedicado ao Senhor e apresentado ao campori pelo pastor Diego Barros, junto com seus pais

Durante a programação de cada dia, cultos com os diretores aconteciam todas as manhãs, a partir das 5h30. Também foram realizados cultos com as cozinheiras, que não poderiam participar da programação geral e os pastores foram espalhados em locais específicos para receber os clubes e orar com cada um deles.

Organização e proposta do evento

O evento foi organizado pelas sedes administrativas da Igreja Adventista que atendem todo o estado de Pernambuco. Associação Pernambucana – APe, que abrange a região metropolitana de Recife e zona da mata e Associação Pernambucana Central – APeC, que atende as demais regiões do território.

O chamado para o campori destacou o amor do povo pelo estado de Pernambuco. O lenço e os emblemas que são utilizados carregam um amor por uma pátria ainda maior. “Uma pátria que não é nessa terra, mas é nossa terra. Um lugar onde todos serão imortais de verdade. É uma pátria mais excelente. Um lugar muito melhor. Não somos simples pernambucanos, somos desbravadores! Não somos simples desbravadores, somos desbravadores pernambucanos”!, foram as palavras iniciais do líder de jovens da APe, Yuri Parente.

De acordo com o líder, o desejo desde o início é que o campori fosse acima de tudo um evento espiritual. O tema “Imortais” foi escolhido com o propósito de trazer a identificação com o hino do estado, apresentando a reflexão de que a nossa pátria não é aqui e que na pátria eternal todos serão verdadeiramente imortais.

Líderes de desbravadores e representantes da igreja para todo o estado estiveram participando da programação do campori

 “Em todos os momentos, cada vez que subia alguém lá no palco, esses desbravadores eram desafiados e convidados a ter uma vida eterna ao lado de Jesus. Por isso também o tema. Porque somente com Jesus a gente vai poder viver eternamente, então esse foi o nosso foco principal”, descreve.

Salvar do pecado e guiar no serviço

Segundo o líder da Igreja Adventista para Recife e zona da mata de Pernambuco, pastor Paulo Correia, o que une cada participante de um evento como esse não é só uma bandeira e a localização geográfica, mas o sangue de Cristo e o propósito da pregação do evangelho.




Um espaço especial foi reservado para as decisões que seriam tomadas durante o campori Centenas de adolescentes e jovens entregaram


Para o líder, o momento mais marcante é quando os clubes cumprem o propósito de salvar do pecado e guiar no serviço. Mais de 140 pessoas foram batizadas no campori. Outro destaque foi para o desafio que os clubes tiveram ao cumprir os requisitos para a investidura em meio à pandemia.

“O clube hoje, sem dúvida é a ferramenta mais poderosa que nós temos para proteger as novas gerações e também discipulá-las. E o crescimento missionário que advém deles tem o papel de conservação e crescimento”, descreve.

Motivação e inspiração

Um dos clubes participantes teve uma motivação extra para estar no campori. Ivan Santos, diretor do clube Camarás, conta que essa é uma data muito difícil pra ele há dois anos, desde que perdeu a mãe, mas que o desejo de levar o clube para o evento era o incentivo diário dele.

“Meu maior presente foi que eu tenho um desbravador que é autista, ele não gosta de foto, mas nunca o vi tão feliz em toda minha vida. Estamos há 2 anos com ele no clube. Esse menino não podia ver uma câmera que não queria ficar de fora das fotos. E pra fechar, tive a benção de Deus e foram 3 desbravadores batizados do nosso clube”, celebra Ivan.

Momentos de emoção e reflexão foram destaque durante todo o evento, levando adolescentes e líderes a renovar seu compromisso com Deus

“Nunca vou desistir de você”

Essa foi a frase utilizada pelo diretor do clube de desbravadores da Maria Eduarda Caminha, uma das líderes investidas no campori. Em um post nas Redes Sociais, a jovem contou um pouco da sua trajetória até aquele dia e agradeceu a Deus, sua família, amigos e ao seu líder por essa frase que a marcou 10 anos depois.


“Para muitos, isso é só um lenço diferente, mas para mim é um simbolismo de que estou buscando melhorar e crescer cada dia mais, fisicamente, mentalmente e principalmente espiritualmente. (...) A cada dia que passava eu me lembrava do porque eu escolhi estar e trabalhar nesse ministério, e eu sei que aquela garotinha que entrou no clube 10 anos atrás, está muito orgulhosa dessa minha conquista e feliz por eu ter continuado nessa caminhada”, descreve.

Maria Eduarda celebrou o campori como uma renovação do seu compromisso com Deus. A partir da sua trajetória, fortaleceu sua dedicação ao ministério dos Desbravadores

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Morre José Maria Barbosa

Ex-líder Ministério Jovem

e Desbravadores

15 de Março de 2023


José Maria Barbosa dedicou sua vida, sobretudo, à juventude adventista

Ele foi Diretor do Ministério Jovem e Desbravadores para

oito países da América do Sul ao longo de 12 anos

 

Faleceu na noite desta quarta-feira, 15 de março, às 21h33, o pastor aposentado José Maria Barbosa, aos 84 anos de idade. Ele estava hospitalizado há vários dias na cidade de Campinas, interior de São Paulo, no Hospital Madre Theodora. A causa da morte não foi revelada pela família. Os serviços fúnebres acontecem nesta quinta-feira, 16. 

Conhecido popularmente como Zé Maria, nasceu em 8 de outubro de 1938 na cidade de Patos, na Paraíba. Era filho de Cyleno Silva e Cleonice Assis da Silva. Aos 15 anos de idade, passou a estudar no Educandário Nordestino Adventista (ENA, já extinto); e, no final do mesmo ano, foi batizado pelo pastor João Bork. Ao concluir o antigo 4º ano do ginasial, deu continuidade acadêmica no Instituto Adventista de Ensino (IAE), atual Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo. Lá finalizou o curso de Teologia em 1963. Casou-se com Neuza Silva (já falecida) e da união nasceram três filhas: Jussara, Cristiane e Daniele.  

José Maria Barbosa sempre foi muito conhecido por sua jovialidade, o jeito brincalhão de ser e pela facilidade de comunicação com as gerações mais jovens. Apesar de ter atuado como pastor distrital, sua atuação ficou marcada pelo trabalho com os mais novos. Participou e organizou centenas de camporis, que são as grandes reuniões com acampamentos realizadas normalmente pela área de jovens, desbravadores e aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  

Ministério

Os primeiros passos do ministério foram dados no Peru. Segundo registrou Tercio Sarli, no livro Minha vida de pastor, nos primeiros seis meses de 1964, Barbosa trabalhou como pastor auxiliar do templo adventista central de Lima. Nos seis anos seguintes, atuou como pastor distrital no país.  

Já em Brasília, foi pastor do templo adventista da Asa Sul por quatro anos e meio. Posteriormente, assumiu a liderança do Ministério Jovem no Rio Grande do Sul. Dois anos e meio depois, foi nomeado pela Associação Paulista, sede administrativa da Igreja na capital paulista, para ocupar o mesmo departamento. Lá, dirigiu um dos primeiros camporis de desbravadores feito no Brasil.  

Ainda de acordo com os registros de Sarli, de 1979 a 1980, ele concluiu o mestrado em Liderança da Igreja na Universidade Andrews. Voltou para São Paulo como pastor da igreja central Paulistana. Depois de dois anos, assumiu a função de secretário ministerial e evangelista da Associação Paulista Leste, outro escritório administrativo na capital, e, posteriormente, o Ministério Jovem da União Sul Brasileira, responsável pelas atividades da Igreja Adventista na região. Depois de quatro anos no sul do Brasil, foi transferido para o Seminário Latino-Americano de Teologia (SALT) como professor. Em 1989, foi nomeado diretor de assuntos estudantis no Instituto Adventista de Ensino.  


No centro, durante reunião do Ministério Jovem

 

Em 1990, foi nomeado para o cargo de diretor de Ministério Jovem da sede sul-americana adventista. Nesta função, dirigiu o II Campori Sul-Americano de Desbravadores, em 1994, no Paraná. Em 2003, assumiu a Pastoral Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Depois de 44 anos de trabalho, aposentou-se no ano de 2007.  

Formador de líderes 

Entre os depoimentos de atuais líderes adventistas, uma característica chamava a atenção no ministério do pastor José Maria Barbosa. Ele foi considerado, por muitos, como um formador de outros líderes. Para o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul e que serviu por vários anos como diretor da área jovem, “Zé Maria foi um grande líder, pastor apaixonado pela juventude e pela Igreja.  Seu ministério e sua vida me inspiraram, assim como tantas vidas de jovens no Brasil e em toda América do Sul, na salvação e no serviço”.  

O pastor Erton Köhler, atual secretário-executivo da sede mundial adventista, teve a tarefa de substituir José Maria no Ministério Jovem na sede sul-americana a partir de 2003. “Tenho grandes lembranças dele. Sempre o vi como um formador de líderes, homem inteligente, um pensador, de posições muito sensatas, que deu muito espaço para a equipe trabalhar e se desenvolver. Era um homem de princípios e que nunca negociou a mensagem bíblica. Seu legado vai continuar e há uma geração de líderes formada por ele”, ressalta. 

O diretor do Ministério Jovem para oito países da América do Sul, pastor Carlos Campitelli, comenta que “o Zé, como era tratado com carinho, foi a grande referência dos ministérios para as novas gerações. Uma inspiração que marcou gerações de pastores e líderes com sua sabedoria, foco, expertise e amor pela salvação dos jovens”.


  
Pastores Udolcy Zukowski (da esquerda para direita),

Erton Köhler, José Maria Barbosa e Cláudio Belz

 

Já Udolcy Zukowski, que coordena o Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista da sede sul-americana adventista, afirma que “ele deixou um caminho aberto de dedicação e amor às novas gerações, que foi seguido por centenas de diretores e milhares de líderes do lenço amarelo”.  

Em vídeo do programa 180 Graus, veiculado pela TV Novo Tempo há 9 anos, José Maria Barbosa falou sobre sua história e seu processo de conversão espiritual. Perguntado sobre sua vocação ministerial, respondeu que “o ministério é um chamado. Aquela influência do Espírito Santo, que você não pode determinar o dia e a hora em que começou, foi importante na minha vida”. 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Desbravadores são homenageados

em Sessão Especial na

Câmara Municipal de Goiânia

22 de Março de 2023


Segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas participaram da homenagem

 

Na noite desta quarta-feira, 22 de março, a Câmara Municipal de Goiânia realizou uma Sessão Especial em homenagem aos clubes de desbravadores da cidade e região. A solenidade foi proposta pelo vereador Cabo Senna e acatada em plenário pelos demais vereadores.

A homenagem aos Desbravadores foi motivada pela importância que esses grupos têm para a formação de jovens e adolescentes na cidade, bem como pelo reconhecimento da relevância de seu trabalho para a sociedade.

Durante a sessão, foram apresentadas diversas homenagens aos Desbravadores, que são grupos formados por jovens que se dedicam a atividades de serviço comunitário, aventuras ao ar livre, aprendizagem de habilidades práticas e desenvolvimento pessoal e espiritual.

Os clubes de desbravadores são reconhecidos pela sua capacidade de promover a cidadania, o trabalho em equipe, o respeito à natureza e a formação de lideranças. Eles também são responsáveis por diversas ações de voluntariado na cidade, como campanhas de arrecadação de alimentos, doações de sangue e limpeza de praças públicas.

Pr. Husler Aguiar representou o grupo e em seu discurso

leu o texto da Bíblia no livro de Salmos 126:3

 A sessão especial contou com a presença de líderes de diversos clubes de desbravadores de Goiânia e região, que foram homenageados pelo vereador Cabo Senna e pela Casa Legislativa. Além disso, o vereador Cabo Senna destacou a importância da Lei número 10.339, aprovada em 2019, que instituiu no calendário oficial do município o “Dia Municipal dos Desbravadores” - comemorado sempre no terceiro sábado do mês de setembro.

A iniciativa de homenagear os Desbravadores reforça o compromisso da Câmara Municipal de Goiânia com a valorização de projetos e iniciativas que promovem o bem-estar da população e contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Em Goiás 4.318 pessoas participam dos Clubes de Desbravadores.

No final da solenidade os participantes foram agraciados com um

“Diploma de Honra ao Mérito”

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Convenções

Associação Pernambucana

26 de Março de 2023

 

Motivados e inspirados, os líderes puderam entender como

ser uma ferramenta poderosa nas mãos de Deus

 A Igreja Adventista para a região metropolitana de Recife e Zona da Mata, Associação Pernambucana (APE), dedicou o mês de Março para treinar líderes de diversos departamentos, que puderam conhecer um pouco mais sobre as propostas da igreja para o território e receber treinamentos para desenvolverem suas funções de forma mais efetiva. 

O objetivo dos encontros foi treinar diretores e líderes dos ministérios a respeito de assuntos recorrentes e atuais, que deveriam ser abordados com os seus liderados durante o ano, bem como apresentar ferramentas para o melhor desempenho das atividades e reflexões sobre o uso do tempo e talentos. O primeiro bloco de treinamentos aconteceu no dia 12 de março, e reuniu 900 líderes.

Treinamento direcionado

Para os líderes de aventureiros, os temas tratados envolveram educação sexual para crianças, inclusão, como proteger as crianças, assédio, respeito, planejamento estratégico, entre outros. Durante a convenção também ocorreu uma investidura de líderes regionais.

 


Patrick Andrade, líder associado do Ministério Jovem da Associação Pernambucana, foi quem direcionou a investidura

 Os diretores de jovens foram orientados sobre idolatria, com o pastor Diego Barros, líder dessas áreas para o Nordeste. Outros temas foram abordados, como 4 Ms do PG My Style (uma das iniciativas da igreja para o território), planejamento estratégico e o Evangelismo Web, que envolve os PGs em Missão. 

O foco de todas as convenções foi o discipulado de novas gerações

e a função de cada departamento como uma fábrica de líderes

 

Técnicas de respiração e canto, instrumentos, ministração inspiradora e sonoplastia, foram alguns dos temas direcionado para os líderes de música. 

As equipes foram divididas em vários locais, sob a liderança do pastor Yuri Parente, que está à frente desses ministérios, na Associação Pernambucana. Esse é mais um passo na jornada desses líderes, que se capacitam cada vez mais para influenciar as novas gerações.

Impressões

Nayelli Amorim é diretora jovem da igreja de Serrambi, distrito de Porto de Galinhas e participou ativamente do treinamento, representando o ministério que participa há vários anos. A líder conta que a convenção despertou nela a importância dos Pequenos Grupos (PGs), como uma maneira de fazer a diferença na comunidade.

"A minha oração hoje, é para que tudo que foi aprendido aqui, possa ser colocado em prática por mim e pelos outros líderes, para que juntos possamos fazer a obra avançar e, em breve, ver a face do nosso Redentor”, enfatiza. 

Um dos diretores de comunicação que participou da convenção foi o Ronny Silva, da Igreja Central de Paulista, que, ao contar sobre o evento, destacou o foco em questões atuais, sem deixar de lado a realidade dos líderes, que muitas vezes não atuam diretamente nessa área e tem conhecimento limitado do uso das ferramentas e programas. 

"Vivemos em um mundo completamente digital, onde todos tem acesso à tecnologia. Isso implica na nossa necessidade de estar lá também, produzindo materiais para as igrejas locais, mas também pensar na missão. A convenção ajudou a dar um norte nesse sentido. Penso que cada um que esteve ali, saiu motivado a desenvolver essas habilidades, empregar o que aprenderam e compartilhar”, destaca.

Os participantes também comentaram sobre a preocupação da igreja em tratar temas atuais e palestras que ajudaram os diretores a conhecer ferramentas, técnicas básicas de design, produção de conteúdo e formatos. Tudo isso de forma clara, objetiva e de fácil entendimento, em um curto espaço de tempo.

Dia 2: Desbravadores

No segundo bloco do treinamento, que aconteceu dia 26 de Março de 2023, o foco foi a liderança dos Desbravadores. O encontro, que aconteceu na Igreja Central de Recife, além de treinar, celebrou a importância desse ministério, que edifica a igreja e discípula uma geração de crianças e adolescentes para servir ao Senhor. 

O programa foi iniciado com uma meditação feita pelo desbravador Caio Cavalcanti, vencedor do concurso de oratória do Campori Imortais, na categoria 10-12 anos, pelo Clube Águia de Ouro. O louvor foi dirigido pela equipe de música do Clube de Desbravadores Levi, vencedores do concurso de música do Campori. 

650 líderes de Desbravadores participaram da convenção


Equipe de música do Clube de Desbravadores Levi, vencedores do concurso de música do Campori

 

Caio Cavalcanti, vencedor do concurso de oratória do Campori Imortais

O foco de todas as convenções foi o discipulado de novas gerações. O objetivo é que esses líderes se vejam como agentes muito importantes da igreja para essa função, e que percebam que todas as suas atividade são necessárias para o desenvolvimento da igreja e das pessoas, foi o relato do pastor Yuri Parente, líder das áreas para o território (APe). 

As convenções do Ministério Jovem reuniram cerca de 650 líderes de desbravadores, 350 diretores de jovens, 60 diretores de música, 80 líderes de comunicação e 400 líderes de aventureiros, divididos entre os dias 12 e 26 de março.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Desfile Cívico pelo Aniversário de

488 anos de Vila Velha ES

23 de Maio de 2023

  


O dia 23 de Maio de 2023é muito especial para os capixabas, pois nele é comemorado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense e Aniversário do município de Vila Velha. Como de costume, os Desbravadores, Aventureiros e alunos da Escola Adventista do IBES participaram das celebrações cívicas, que marcam os 488 anos do município.

As comemorações de aniversário já começaram no dia anterior, na segunda-feira (22), quando a tocha com o fogo simbólico, que representa a transferência da capital do Estado de Vitória para Vila Velha por um dia, saiu do Palácio Anchieta, sede do poder executivo, e percorreu cerca de 20 km, até a Prainha de Vila Velha, local os portugueses desembarcaram em 1535. Um time de atletas dos diferentes Clube de Desbravadores da cidade foram responsáveis por levar a tocha em parte do trajeto.


Na chegada na Prainha, os desbravadores fizeram um corredor para receber os guardas municipais que foram os responsáveis por entregar a tocha ao prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, para que a pira fosse acesa.

Guarda do Fogo Simbólico Capixaba

Após a cerimônia da chegada da tocha, os desbravadores realizaram um programa de investidura em lenço e especialidades, além de exibições com a fanfarra e ordem unida. Durante toda à noite, os Desbravadores foram responsáveis por realizar a guarda do fogo. A cada trinta minutos quatro desbravadores se revezavam para proteger a pira onde o fogo queimava.

Na manhã desta terça-feira, eles ajudaram na condução da tocha até o local onde foi o ponto de partida do desfile cívico-militar, que contou com a participação de membros dos clubes de aventureiros da cidade e de alunos e professores da Escola Adventista do IBES e os Desbravadores.

“É uma honra! Um prazer poder fazer parte de um momento histórico da nossa cidade, demonstrando a força e a relevância que o Clube de Desbravadores tem na nossa sociedade. Cada vez que colocamos o lenço é uma oportunidade que temos de mostrar através de nossas ações que o Clube está na comunidade para fazer a diferença através de seu serviço, assim como Jesus fez.” Afirmou Monike Prates, Desbravadora do Clube Lafid, da Igreja Adventista de Ponta da Fruta, sobre a importância da participação dos Desbravadores nas celebrações da cidade.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Encontro de Diretoria MDA

Associação Central Sul Riograndense

“Até que Ele Venha”

Santo Antonio da Patrulha – RS

27 e 28 de Maio de 2023

 

"Até que Ele venha" foi o tema do Encontro de diretoria MDA que reuniu mais de 200 líderes de desbravadores e aventureiros, nos dias 27 e 28 de Maio de 2023, aconteceu em Santo Antônio da Patrulha o aguardado encontro de diretoria dos Desbravadores e Aventureiros do CTBD MDA "Até que Ele venha". Com mais de 200 participantes, o evento foi um verdadeiro sucesso e reuniu líderes e membros engajados nessa importante missão. 

 

Líderes na capacitação em Santo Antônio da Patrulha

 O ponto alto do encontro foi o fogo do conselho e a santa ceia onde houveram momentos de profunda reflexão e comunhão entre os participantes, além de trocas de experiências e vivências fortalecendo a amizade e o companheirismo dos líderes.

Palestras

Workshops, palestras e treinamentos foram realizados pelos pastores Aryel Marques, líder dos desbravadores e aventureiros no Sul do Brasil, pastor Jessé Santos líder do MDA no Centro do Rio Grande do Sul, abordando temas atuais como: liderança nas novas gerações, organização do clube e atribuições da direção, o clube e a comunidade e ainda na plenária geral o tema estatuto e reforço das crenças fundamentais.

Santa ceia e momentos de reflexão

 

A psicóloga Jamile Zinn trouxe reflexões importantes sobre: como lidar com o abuso e inclusão no clube, reforçando a importância de promover um ambiente acolhedor e acessível para todos os jovens envolvidos nessa jornada. O encontro foi um evento marcante e crucial para o fortalecimento dessas importantes organizações. Com momentos de espiritualidade, aprimoramento técnico e aprendizado, os participantes saíram inspirados e preparados para liderar seus clubes de forma eficiente e comprometida com a missão de impactar positivamente a vida dos jovens “Até que Ele venha.”

Equipe MDA ACSR

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Senado Federal

aprova

Dia Nacional dos Desbravadores

11 de Julho de 2023


Desde 1950, o Clube de Desbravadores tem focado no desenvolvimento

físico, mental e espiritual dos adolescentes

 

A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11 de Julho de 2023, o projeto de lei 3936/19 que institui o Dia Nacional dos Desbravadores. Com a medida, o dia 20 de setembro integrará o calendário oficial do País. A etapa seguinte para que o projeto se torne lei é a sanção do presidente da República. Por ter caráter terminativo, não precisará passar por nenhuma outra instância.

Trata-se de um reconhecimento das autoridades quanto à relevância do cuidado, ensino e formação de jovens em todo o Brasil. Em sua exposição, o relator do projeto, senador Hamilton Mourão, reforçou a contribuição dada aos participantes desde a década de 1950. "Os clubes de Desbravadores enfatizam a importância da educação, da saúde e do serviço à comunidade. Estimulam o crescimento integral dos jovens, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar de todos”, ampliou.

 “Quero parabenizar a iniciativa da Câmara dos Deputados, através do deputado Tadeu Alencar, e relatoria do senador Hamilton Mourão. Acho que todos nós, em diferentes locais da Federação, acompanhamos o trabalho, a presença, a formação que vocês realizam e o auxílio à comunidade, com diferentes iniciativas”, elogiou a senadora professora Dorinha Seabra, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. 

O projeto foi votado de forma unânime. Na sala onde a Comissão ocorreu, desbravadores, integrantes da diretoria de clubes e outros líderes visualizaram o resultado pelos painéis espalhados pelo ambiente. Um deles era o pastor Udolcy Zukowski, que dirige esse ministério em oito países sul-americanos. Ele acompanha o processo de perto desde seu início, quando foi proposto no ano de 2018 e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em 2021.


Senadores presentes conheceram as bases do Clube e o trabalho

realizado em todo o Brasil


Relevância social

“Posso confessar que como bom desbravador, como apaixonado pelo Clube de Desbravadores, fiquei emocionado. Sozinho ali pensei em cada diretor de clube, cada conselheiro, cada pai e mãe de desbravador, cada desbravador que luta para ser reconhecido, pra ter credibilidade, para ser valorizado. E agora teremos um dia que será fundamental para nós. E é o primeiro País do planeta a ter o Dia Nacional dos Desbravadores”, vibra.

Atualmente, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai concentram 13.809 clubes e 369.613 desbravadores. Apenas no Brasil são 288.353 participantes. Manaus, por exemplo, é considerada a capital mundial dos desbravadores. Isso porque ela conta com 413 clubes. Em seguida estão a cidade de São Paulo, com 362, e Salvador, com 187. Com a instituição da data, além da visibilidade, espera-se que mais clubes venham a nascer em todas as regiões do território nacional, possibilitando assim desenvolvimento físico, mental e espiritual para mais adolescentes.


Integrantes representaram os milhares de participantes

espalhados por todo o Brasil

 

Durante a Comissão, o senador Zequinha Marinho pediu a palavra para reforçar as contribuições dos desbravadores para a sociedade. “Lá no meu Estado, Pará, graças a Deus há um trabalho muito grande, dividido em quatro Associações da Igreja Adventista [sedes regionais da denominação]. Um total de 1.028 clubes em todo o Estado do Pará, com mais de 28.400 meninos e meninas participando. Quero louvar a iniciativa. Essa Comissão presta uma grande homenagem para essa turma de gente nova que precisa começar a vida muito bem, reconhecendo e aprendendo coisas boas”, sublinhou.

Aos 12 anos, Alícia Ferreira foi uma das representantes dos milhares de desbravadores que terão um dia no calendário oficial do Brasil. Ela integra o clube Corais, de São Sebastião, no Distrito Federal, e diz sentir-se honrada com esse reconhecimento. A data, assegura, é uma oportunidade para que mais pessoas se interessem por aquilo que faz muita diferença em sua vida. A adolescente garante que nos últimos dois anos fez muitas amizades e viu mudanças não apenas no seu jeito de ser, mas principalmente em seu relacionamento com Deus.

Alicia (direita) aprendeu a amar o Clube com a mãe, Andressa,

que se tornou desbravadora na adolescência

 

“Quando se fala que estamos formando bons cidadãos, isso é mais que comprovado. Essa mistura tão boa que a gente faz de aventura, de amizade e superação ajuda nossos adolescentes a focarem naquilo é útil, naquilo que é bom, naquilo que é agradável”, assegura Zukowski.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 

VIII Campori Desbravadores

União Central Brasileira

“Fé Invencível”

Barretos – SP

12 a 16 de Julho de 2023

 

 

 Oitava edição do Campori de Desbravadores da UCB tem como tema é Invencível.

 

Um mês antes de se tornar a capital nacional do rodeio, Barretos (SP) será a capital de 26 mil Desbravadores do Estado de São Paulo, sediando o maior acampamento de barracas do Brasil dentro do próprio Parque do Peão.

De 12 a 16 de Julho de 2023, o local acomodou os acampantes com idades entre 10 e 15 anos, além de adultos que lideram esses juvenis e adolescentes. A megaestrutura que recebeu essa galera inclui uma área de acampamento de 159.000 metros quadrados, supermercado, hospital 24 horas, postos de atendimento médico, mais de 300 profissionais da saúde, livraria e até mesmo um shopping.

A estrutura também inclui 600 chuveiros, 1.132 cozinheiros, quase dois mil monitores, 300 seguranças, 229 pessoas na fiscalização e higienização dos banheiros, entre outros profissionais e voluntários das mais diversas áreas.

 


Recorde

A oitava edição do campori de desbravadores da União Central Brasileira, sede que administra a Igreja Adventista no Estado de São Paulo, atraiu cerca de 600 Clubes de Desbravadores. Isso representa uma população maior do que 412 municípios do Estado, segundo o IBGE. O evento ocorre a cada cinco anos, sendo o primeiro realizado em 1987, e esta é a maior edição em número de acampantes.

Nesta edição, o tema foi “Fé Invencível” se baseia na história do personagem bíblico João. “O objetivo do nosso acampamento é educativo, são ensinados valores morais, éticos e religiosos para os nossos jovens”, conta Jeferson Silva, líder do Ministério de Desbravadores para o Estado de São Paulo e idealizador do evento.

Uniformizados e com um lenço amarelo no pescoço, os desbravadores se reunirão diariamente na arena do parque de manhã e à noite, e ao longo do dia realizarão atividades recreativas, esportivas, de nós e amarras, em meio à natureza, entre outras.

Área de acampamento possui 159.000 metros quadrados


Cerca de 600 Clubes de Desbravadores participarão do Campori UCB 2023,

 

Investiduras marcam terceiro dia do Campori 'Fé Invencível

Willian foi investido em líder após 24 anos no Clube de Desbravadores

.

Aos 20 anos de idade, sem o apoio dos pais, Willian Souza decidiu entregar sua vida a Jesus por meio do batismo. “Meu pai dizia que a igreja nunca me deixaria chegar a um cargo de liderança e repudiava minha decisão”, lembra. Na época, novo na fé, ele se envolveu no Clube de Desbravadores. Ali, encontrou um novo sentido para sua existência. Uma vez que se tornou desbravador, nunca mais saiu do clube.

Por meio do exemplo de vida, Willian demonstrou aos pais o bem que a Igreja Adventista e o Clube de Desbravadores lhe faziam. “Anos depois, antes de morrer, meu pai confessou-me que sua pior decepção foi ter me negado apoio quando decidi ser batizado, pois viu o quanto a Igreja me faz bem. Com isso, encontrei uma oportunidade para evangelizá-lo e acredito que ele aceitou a Jesus antes de falecer”, compartilha.

Cerimônia de Investidura

Após 24 anos de trajetória na liderança do Clube de Desbravadores, nesta sexta-feira, 14, Willian finalmente foi investido como líder no VIII Campori de Desbravadores da União Central Brasileira (UCB), Fé Invencível, em Barretos, São Paulo. Hoje, aos 44 anos de idade, ele é diretor-associado do Clube Estrela de Davi, da Igreja Adventista de Lauzane Paulista, região norte do Estado de São Paulo.

Foram investidos 192 líderes de desbravadores

Willian afirma que precisava participar de um Clube de Desbravadores para desenvolver sua liderança. “Antes, achava que ser líder era um status, mas ser líder é ser servidor, é ter um propósito. Hoje sim, me sinto um líder. Se eu ajudar a formar adolescentes para a vida, contribuir para que se tornem adultos de valor, já terei cumprido minha missão”, destaca.

Reconhecimento

Além de Willian, outros 191 líderes participaram da investidura em Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado. Trata-se de uma cerimônia que atribui reconhecimento ao líder de desbravadores em diferentes níveis, que demonstra sua disposição em servir a Deus e à comunidade, conferindo-lhe um lenço especial após concluir uma série de requisitos específicos. “Meu pai dizia que a Igreja jamais permitiria que eu chegasse à liderança, e hoje fui investido em líder. Parece que agora, após 24 anos, depois de tantos desafios, eu consegui fechar um ciclo da minha vida”, celebra.

Arena em celebração

A cerimônia de investidura aconteceu nesta terceira noite de atividades do campori. Além disso, houve um musical sobre a vida do personagem bíblico João, encenação alusiva aos 24 anciãos citados na visão de João em Apocalipse 11:26, batismos, apresentações musicais, a participação da cantora Michely Manuely e até pedido de casamento. O programa terminou festivo, com líderes investidos e coroados, lançamento de fogos de artifício e a área central da arena em chamas, envolvendo seis estrelas brilhantes, em referência às Classes Regulares dos Desbravadores.

Batismos também foram realizadas no final do programa

  

Espaço inclusivo é diferencial no Campori 'Fé Invencível'

Na Sala da Calma é possível acompanhar o programa na arena

e praticar atividades interativas

 

“Eu gosto da música, gosto do programa e amo ser desbravadora”. É o que conta, de maneira monossilábica, a desbravadora Priscila Ruchdeschel, de 14 anos. Assim como outros 64 acampantes que participam do VIII Campori de Desbravadores da União Central Brasileira (UCB), Fé Invencível, Priscila tem transtorno do espectro autista (TEA).

 

A fim de criar um ambiente acolhedor para os desbravadores com deficiência, foram instalados dois espaços adaptados próximos à arena do Parque do Peão de Barretos, onde os mais de 26 mil desbravadores se reúnem para acompanhar os programas especiais que ocorrem de manhã e à noite, diariamente.

O Desbravador Rafael, de 15 anos, é autista

e tomou a decisão pelo batismo neste sábado, 15

 

Sala da Calma

Denominados como "Sala da Calma", os ambientes ganharam esse nome porque suas paredes isolam os sons externos. Desta forma, desbravadores que podem se sentir incomodados com o barulho prestigiam a programação em volumes suaves. “Crianças com autismo geralmente têm sensibilidade maior, especialmente em relação a sons altos e alterações de rotinas diárias, por isso esse ambiente é tão importante”, conta o médico Everton Gomes, responsável pelos espaços.

Jogos lúdicos e interativos ficam disponíveis para quem preferir. Esses desbravadores são acompanhados por profissionais treinados e especializados em autismo, que ficam disponíveis não apenas durante as programações na arena, mas ao longo de todo o dia, com prestação de atendimento num terceiro espaço, voltado à saúde mental. Além dos autistas, o espaço também pode ser usado por pessoas em situação de crise emocional.

Desbravadores autistas podem ser acompanhados por

profissionais especializados ao longo do campori

 

Além disso, foram implementadas estratégias de comunicação visual e recursos sensoriais para auxiliar na interação e no engajamento deles. “Saber que meu filho está participando de um evento tão abrangente como o Campori, mas com um ambiente especialmente projetado para suas necessidades, traz muita segurança”, comenta Ana Cristina Peres, de Presidente Prudente.

Ministério Adventista das Possibilidades

A iniciativa é pioneira no contexto de eventos adventistas e abre precedentes para contemplar outros grupos nos próximos, conforme trabalho já realizado pelo Ministério Adventista das Possibilidades (MAP), que defende a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em todas as frentes, conscientizando e preparando as igrejas locais para propiciarem ambientes acolhedores e adaptados. “A iniciativa de criar um espaço adaptado para crianças com autismo em nosso Campori é um passo importante na direção da inclusão e do apoio adequado a esse grupo”, explica o líder do MAP para o Estado de São Paulo, pastor Raimundo Gonçalves.

Tradução em libras é transmitida ao vivo no telão para os participantes do campori

Além da Sala da Calma, o campori conta com um espaço para deficientes auditivos. Todo o programa da arena é traduzido em libras por intérpretes que se revezam para tornar a comunicação possível e eficaz.

O campori Fé Invencível terminou neste domingo, 16, pela manhã.

 

Lenços são estendidos como símbolo de compromisso com Deus

 

Misturados, emoção e cansaço tornaram inesquecível o VIII Campori de Desbravadores da União Central Brasileira, sede da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo. É o que conta a desbravadora Naila Santos, de 15 anos. De tudo o que viveu no Campori Fé Invencível, a adolescente salienta que a abertura do evento e as amizades que fez foram os aspectos que mais marcaram sua primeira experiência num Campori em Barretos, interior paulista. “São lembranças que ficarão guardadas e amigos que vou levar para a vida inteira”, diz.

Naila faz parte do grupo de mais de 26.300 pessoas que participaram do Campori Fé Invencível. Realizado dos dias 12 a 16 de julho, o evento teve foco na vida do personagem bíblico João. “A fé invencível vivenciada e experimentada na vida de João é algo que queremos transmitir para cada desbravador, para que ele tenha a certeza de que com Jesus sempre serão vencedores”, explica o líder de desbravadores para o Estado de São Paulo, pastor Jeferson Silva, organizador do evento.

Atividades

Diariamente, durante o programa aconteceu, simultaneamente, um carrossel de atividades com oito eventos que abrangeram aspectos espirituais e disposição física. Os desbravadores também participaram de concursos.

Pastor Jeferson Silva, idealizador do campori, é entrevistado

pela equipe da TV Globo local

 

O campori recebeu autoridades públicas de Barretos e ganhou espaço na TV Globo local (Jornal da EPTV 2ª Edição), que além de destacar os momentos espirituais, enfatizou as atividades dos desbravadores. 

Uma das provas mais aguardada pelos juvenis e adolescentes foi o Desbravacross, que envolveu um circuito de atividades na terra e na lama.

Desbravacross é um circuito de atividades na terra e na lama, que exige disposição física.

 

A desbravadora Heloísa Souza, de 15 anos, gostou da atividade. Este foi o seu segundo campori. “Fiquei encantada com a maneira que as provas nos levaram a conhecer mais sobre o amor de Jesus e a fé que precisamos construir. Até mesmo quando tivemos que nos sujar, havia propósito. Os momentos da arena também foram marcantes em minha vida e contribuíram para muitas decisões ao lado de Cristo”, comenta.

Este é o último ano de Heloísa como desbravadora. A partir do ano que vem, ela decidiu que fará parte da liderança e estará na edição Sul Americana do Campori, que também acontecerá em Barretos, em 2026.

Desbravadores participaram de concursos, entre eles, o de fanfarra

Além das atividades, parte da liderança dos clubes realizou ações sociais na cidade do Parque do Peão, como distribuição de folhetos com informações sobre prevenção e combate à dengue, distribuição de exemplares do livro O Grande Conflito e uma feira de saúde que beneficiou os moradores do município.

Organização

Em tempo recorde, o evento foi organizado em 18 meses. Nesse período foram feitos orçamentos, contratação de serviços, organização de toda a estrutura para acomodar os 600 Clubes de Desbravadores, produção do manual geral e todos os materiais, idealização de provas e requisitos e outros detalhes, dos pequenos aos mais complexos.

Em termos de saúde, o evento incluiu uma infraestrutura com hospital 24 horas, cinco postos de atendimento médico próximos às áreas de acampamento, supermercado, livraria e até mesmo um shopping com stands de instituições e projetos da Igreja Adventista e lojas que trabalham com produtos voltados aos desbravadores. Para que tudo funcionasse, mais de duas mil pessoas trabalharam em diferentes setores.

Arena

A área de acampamento para a montagem das 7.600 barracas e centenas de cozinhas móveis teve um total de 159 mil metros quadrados. Mas foi na arena que o alimento espiritual chegou aos desbravadores de várias formas. Seja por meio dos louvores, das apresentações musicais, mensagens bíblicas ou encenações, o compromisso de carregar o lenço amarelo no pescoço foi renovado.

Mãe e pai de desbravadora fazem surpresa para a filha e são batizados no último dia do campori

 

Para mais de 250 desbravadores, esse mesmo compromisso foi selado no tanque batismal. “Eu decidi me batizar aqui não apenas porque eu vi outros sendo batizados, mas porque as mensagens tocaram profundamente meu coração”, compartilha Lucca Arouca, de 13 anos.

Pastores Jeferson Silva, Udolcy Zukowski e Andres Peralta, líderes de desbravadores para São Paulo, América do Sul e mundo, respectivamente

 

“Entregar a vida a Jesus é a melhor decisão. E fazer isso na faixa etária dos desbravadores é incrível, pois os meninos têm a vida toda pela frente para testemunhar sobre Jesus”, diz o líder sul-americano de desbravadores, pastor Udolcy Zukowski, um dos oradores do campori.

Salvar do Pecado e Guiar no Serviço

O líder mundial de desbravadores, pastor Andres Peralta, que também foi orador do evento, concorda com Zukowski e acrescenta: “O Ministério dos Desbravadores é muito importante porque seu objetivo não é entreter. Seu objetivo é salvar, moldar. E aqui eles são salvos e moldados para a eternidade”, finaliza.

Retirada do machado marca o fim oficial das atividades do campori

 

O Campori Fé Invencível finalizou na manhã deste domingo, 16. Durante o programa, mais uma vez, os acampantes renovaram seu compromisso com Deus, de viverem uma vida a serviço dEle e da comunidade onde vivem, além de manifestarem o desejo de praticar uma fé invencível, conforme o exemplo da vida do personagem bíblico João. A retirada do machado, que desde o primeiro dia do evento estava fincado num tronco de madeira, marcou o fim oficial das atividades do evento. Desbravadores celebraram com sorrisos e lágrimas.

Clubes receberam troféu de participação 

Campori lançou uma Bíblia personalizada com o tema Fé Invencível

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

1º Concílio de Distritais

Associação Norte Sul Riograndense

Taquara – RS

13 e 14 de Julho de 2023

 

Líderes se comprometem com a missão em 1º Concílio de Distritais da ANSR

 

Nos dias 13 e 14 de Julho de 2023 ocorreu o 1º Concílio para Líderes Distritais da Associação Norte Sul-Rio-Grandense (ANSR), no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, em Taquara-RS. A sede administrativa da Igreja Adventista para o norte do Rio Grande do Sul, capacitou mais de 450 líderes dos variados departamentos da igreja.

Foram dois dias de intensos de muito aprendizado para que os líderes pudessem retornar para suas igrejas inspirados a aplicarem os ensinamentos com seus liderados. A programação teve início às 09h da manhã de sábado, com o estudo da lição da Escola Sabatina, sermão e orientações para o período da tarde, horário em que receberam treinamento divididos por salas. Durante o domingo, a capacitação teve continuidade até o meio-dia.


Jeniffer Lara é líder de jovens no distrito do Jardim Algarve, em Alvorada, e comemora sua participação no concílio. Ela destaca que “é muito importante essa união da liderança da igreja, pois nos fortalece ainda mais no propósito de servir outras pessoas. A gente precisa de muitas ideias e informações por trabalhar com os jovens, ainda mais para mim, que estou na linha de frente. Precisamos estar preparados para os jovens que estão chegando e para os jovens que já estão conosco, para fortalecê-los cada vez mais”, reflete, a líder jovem.


O treinamento para distritais já é um modelo usado pela Igreja Adventista como no Clube de Desbravadores, por exemplo, onde líderes formam novos líderes.

E justamente por ser um modelo que funciona muito bem, está sendo aplicado para liderança da igreja. “O envolvimento de gente é nosso maior objetivo neste programa. Líderes treinados podendo chegar até sua igreja local e treinar outros líderes”, deseja o secretário da ANSR, pastor Gérson do Santos.

Para o presidente da Igreja Adventista para o Sul do Brasil (USB), pastor Marlinton Lopes, “a capacitação e o discipulado acontecem ao longo do ano, quando um líder apoia, ajuda e capacita outros líderes”, enfatiza.

E o mesmo, pensa Isabel Varela, líder do Ministério da Criança no distrito de Parobé, que enfatiza que “esse encontro ampliou minha capacidade de levar conhecimento aos nossos líderes, aos líderes do Ministério da Criança, e compartilhar com outros ministérios também”, enfatiza.

De acordo com o presidente da ANSR, “esses líderes distritais são muito importantes nessa cadeia de comando”, porque através deles, se formam “líderes fortes nas igrejas locais que exercem a sua função de maneira ainda mais excelente”, elogia.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 

VII Campori Desbravadores

União Sudeste Brasileira

“Ele Vem”

FADMINAS – Lavras – MG

19 a 23 de Julho de 2023

 

A "cidade de barracas", dentro da Fadminas, tem 30 hectares

e foi construída em 4 meses

 

O VII Campori da União Sudeste Brasileira acontecerá entre os dias 19 a 23 de Julho de 2023, na Faculdade Adventista de Minas Gerais, FADMINAS, em Lavras, Minas Gerais. Promovido pelo Clube de Desbravadores, o local, construído em quatro meses, recebeu 16 mil desbravadores dos três estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. 

A “cidade de barracas" erguida no campus I da FADMINAS tem uma área de 30 hectares. A estrutura do evento conta com mais de 300 cozinhas, banheiros pavimentados, postos de saúde, centro médico, shopping, supermercado, museu, fazendinha, planetário, exposições de dinossauros, exposição de moedas e notas antigas e até mesmo uma ONG que recolhe meias para fazer cobertores em prol de famílias carentes e o cadastramento de doadores de medula óssea no sábado (22).

Mais de 200 toneladas de alimentos serão preparadas nos cinco dias de evento. O Campori da USeB 'Ele Vem' contará com mais de 700 cozinheiros, mais de 500 seguranças e pessoas na fiscalização, entre outros profissionais e voluntários das mais diversas áreas.

O pastor Gustavo Delgado, organizador do evento, descreve que a programação promete ser especial e marcante.  O tema do evento foi “Ele Vem”.

"Meu sonho é que o Campori marque a vida dos desbravadores positivamente, que eles se divirtam, aprendam, façam amizades, sejam desafiados, mas sobretudo, que eles sonhem e tenham compromisso com a volta de Jesus. Que decisões sejam tomadas, em especial a de não perder/trocar o céu por nada", afirma Delgado.

Nas avenidas da cidade de barracas

"Fé". Talvez essa seja uma das melhores definições para descrever o sentimento que rodeia a cidade de barracas. Os esforços, noites mal dormidas, a criação de estratégias para angariar recursos e força para dissolver problemas são nutridos por uma esperança maior. A certeza de que vale a pena participar de um Campori apesar de todos os desafios. 

Fé que motivou Hélio Xavier, um pastor aposentado de 70 anos a viajar 445 km de bicicleta, para prestigiar o evento e ao mesmo tempo, aproveitar para pregar o evangelho através da demonstração de coragem. 

Gabriel Alves (ao centro) já avisou para os amigos do Clube Éfeso:

"serei líder master avançado!"

 

Ou podemos encontrar histórias como a de Gabriel Alves, de 14 anos, que tendo uma das pernas amputadas para vencer o câncer, não se contentou em levar uma vida monótona, mas se aventurou nos desafios propostos pela vida e pelo Clube de Desbravadores. Fé em um estilo de vida pautado pela confiança em Deus e desenvolvimento das habilidades mentais, físicas e sociais. 

Saúde e cuidados especiais

Foram três postos de atendimento e um hospital de referência para consultas, exames e até pequenas cirurgias. Os postos funcionaram como porta de entrada no ‘sistema’, lá serão resolvidos os casos de baixa complexidade. Já o hospital, atenderá casos de média e alta complexidade. 

Hospital com 25 leitos 

Posto Médico O Hospital e os Postos Médicos do Campori têm parceria com a Rede Adventista Silvestre de Saúde.

 

No hospital haverá duas salas de observação com 25 leitos, salas de UTI e raio X, espaço para exames laboratoriais e de imagem, estoque de medicamentos, espaço de isolamento hospitalar e atendimento psicológico. Ao todo serão cerca de 300 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e psicólogos, três ambulâncias e uma farmácia. Todo equipamento, materiais e parte da equipe médica é uma parceria com a Rede Adventista Silvestre de Saúde.

Para os casos mais graves, o paciente será encaminhado à Unidade Pública de referência mais próxima do evento. Além disso, o evento contará com um espaço chamado "Sala de Silêncio", que poderá ser usado por Desbravadores que precisem de um local reservado, longe do barulho, como autistas e crianças com sensibilidade auditiva. 

"Ao realizar um estudo com desbravadores e aventureiros, percebi que o leque de crianças com autismo é muito maior. Esta 'sala de silêncio' para as crianças autistas vai fazer com que elas se sintam muito mais que incluídas, mas inseridas e acolhidas no Campori. Além de termos uma visibilidade maior pela sociedade por sermos um clube que abraça e aceita todas as crianças, o local vai proporcionar um refúgio para seu alívio, para organizar os pensamentos e se sentir parte do Campori", aponta a neuropsicopedagoga Aline Oliveira Nascimento Santos.

Cadastramento de Medula no Campori

No sábado (22) uma equipe do Hemominas estará no Campori para realizar o cadastramento de doadores de medula. Serão 12 profissionais realizando os procedimentos de coleta para pessoas com idade entre 18 e 35 anos. Em caso de compatibilidade, o hemocentro mais perto entra em contato para dar continuidade aos procedimentos. As chances de compatibilidade são de 1 em 1 milhão, por isso a importância de testar voluntários.

A campanha de cadastramento de medula faz parte da mensagem do musical ELE VEM, que trabalhará a temática do câncer infanto-juvenil e como a doação de medula pode salvar vidas.

Todas as "arenas" trabalharam a interatividade com o público por meio das mensagens, vídeos e músicas.

 

Barracas desmontadas, mochilas nos bagageiros e nas janelas os olhares saudosos de um Campori que ficará marcado na vida dos desbravadores. Em 5 dias de evento, houve tempo para viver emoções intensas, experiências que darão muita história para contar e decisões que mudarão para sempre o futuro dos participantes do VII Campori da União Sudeste Brasileira (USeB).

Com a temática de "Ele vem", o mega acampamento trabalhou fortemente a crença na volta de Jesus e a importância de viver aguardando esse grande dia. Uma dessas mensagens tocou profundamente o coração da Denise Helena Camuzi. Ex-aluna da Fadminas, veio para o acampamento como cozinheira de um clube.  

O Clube dos Desbravadores tem como pilar o desenvolvimento

do físico, mental e espiritual dos participantes

 

Com o coração ainda indeciso, perguntava a Deus se era o momento de se batizar. Denise entendeu que sua oração foi atendida após ouvir o sermão do pastor Andrés Peralta e receber de suas mãos um pin [bóton de uniforme] que autenticou a decisão. Junto com a filha, Kemilly Camuzi, de 14 anos, entregaram a vida a Deus. Com elas, outras 50 pessoas passaram pela cerimônia batismal e 400 tomaram a decisão pelo batismo. 

Aconteceram quatro momentos de batismo no Campori

 

Resultado que reflete e reforça o alvo dos desbravadores: "Salvar do pecado e guiar no serviço". "Meu desejo é que mesmo com as fases da vida, escola, faculdade e outras coisas que o mundo oferece, esses adolescentes lembrem-se que Jesus vem, Ele vem, e nós precisamos ir com Ele!", enfatiza o pastor Gustavo Delgado, líder dos Desbravadores para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Amor move o coração dos acampantes

O tempo das inscrições estava acabando e os recursos financeiros ainda não eram suficientes. Com apenas seis meses de existência, era quase impossível o Clube Astro Rei, da Associação Rio Sul (ARS) participar do Campori. Foi quando a diretora Pâmela Rodrigues decidiu andar a segunda milha e vendeu sua moto para pagar a inscrição de seus desbravadores. 

O Campori recebeu a delegação do Panamá que vibraram com a alegria dos desbravadores brasileiros, como contou o pastor Luis Flores, líder da caravana.

 

A motivação da diretora foi a certeza de que o evento é uma oportunidade na vida dos garotos, tanto para essa terra quanto para a eternidade. O que inflamou o coração das pessoas. "Ela é inteligente, responsável, sabe como motivar e repreender sem que as pessoas se sintam mal. Eu aprendo muito com ela e quero seguir seus passos", exalta Ana Clara Viana, participante do clube.

Pâmela recebeu da liderança da igreja um vale moto

em homenagem a sua atitude

 

A atitude da Pâmela não é algo exclusivo. Todos os diretores se doaram de alguma maneira para tornar real a presença do clube no Campori, seja com tempo, recursos e/ou esforços. Além deles, uma grande equipe se dedicou para tornar possível o evento e suas realizações. Confira os números no infográfico.

 


Não se constrói uma cidade sozinha 


A movimentação do Campori foi como a de uma verdadeira cidade. Além de construir o Ceuseb, local que será um centro de eventos da Igreja Adventista, esteve em atividade todos os recursos básicos de uma cidade. Na área da saúde, foram disponibilizados hospital com 25 leitos disponíveis, laboratório, farmácia, postos de saúde e ambulâncias. 


A inclusão esteve em pauta no acampamento. "Antes não tinha essa estrutura para eles e deu pra ver a felicidade no rostinhos deles, eles participaram de tudo", valoriza Claudia Silvia, tia de um cadeirante

 Em resumo, a estrutura do evento contou com mais de 300 cozinhas, banheiros com pavimentação, um shopping, supermercado, museu, fazendinha, planetário, exposições de dinossauros, de moedas e notas antigas. Além disso, teve um ponto de coleta de meias antigas para produzir cobertores em prol de famílias necessitadas, bem como o cadastro de doadores de medula óssea. Houve também uma iniciativa de trocar lixo reciclável por brindes, incentivando uma prática sustentável entre os participantes.


Desbravadores exploram as constelações e o passado jurássico

 

Conexão com a Criador: Desbravadores exploram as constelações

e fortalecem a fé na criação

 

Nesta semana, 16 mil desbravadores estão reunidos em Lavras (MG) para o maior Campori da União Sudeste Brasileira (USeB). O evento proporciona experiências únicas, que vão desde o desenvolvimento social e espiritual, até conhecimentos em cultura, história, astronomia, civismo, entre outras. 

 

A turma do lenço amarelo pode escolher entre viajar para o espaço por meio do Planetário e/ou voltar ao passado com um parque de exposição de dinossauros. O mega acampamento começou 19 de julho e finda em 23 de julho. 

Parque de Exposição de Dinossauros 

Ambiente oferece réplicas em tamanho real e informações sobre essas criaturas

O Parque Expositório Dinossauros Jonas Correias criou a chance de explorar réplicas realistas de dinossauros em tamanho real e aprender sobre a era mesozoica. Eles podem aprender sobre a evolução dos dinossauros, seus habitats e características únicas. Além disso, a experiência ofereceu um vislumbre fascinante do passado, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a vida na Terra e o criacionismo. 

Planetário

Através de apresentações audiovisuais e guias especializados, eles aprenderam sobre as constelações, planetas, galáxias e fenômenos cósmicos, ampliando seus conhecimentos em ciências e astronomia. 

A cabine permite uma imersão profunda no tema

O clube Mensageiros veio de Colatina (ES) e decidiram ver de perto como funcionava. Carlos Franco se surpreendeu com a visita e saiu contando as descobertas. "Eu não sabia nem que Saturno tinha a lua", comenta. Os conhecimentos adquiridos vão lhe garantir a especialidade de Astronomia. 

Além da insígnia, ele leva para casa a experiência proporcionada por um telão de 360 graus e vídeos filmados pela Nasa, em sua maioria. "Teve uma hora que eu esqueci que era só uma realidade virtual. Que aí eu tentei tocar na estrela. Parecia muito ser de verdade", certifica. 

Exposição incentiva desbravadores a se aprofundarem na temática

Com a experiência os desbravadores aumentam a percepção de mundo e fortalecem a fé em Deus como criador. "É uma aula, é uma pincelada, eu costumo dizer que é uma pincelada do que aquilo que o Eterno está preparando para a gente durante a eternidade", compartilha Rose Baron, uma das colaboradoras do planetário.

Campori 'Ele Vem' registra momentos significativos com Investiduras

 

Samyra recebeu seu lenço dentro do tanque

ao lado do namorado, Germano Lucas

 

Já imaginou como um namoro pode ajudar alguém a encontrar o clube e tomar a decisão pelo batismo? Foi exatamente isso que aconteceu com a Samyra Rosa (18), que conheceu a igreja adventista e o Clube de Desbravadores há 8 meses através do namorado, Germano Lucas de Chaves Jacinto. Seu clube Tunac fica na região norte do estado mineiro, na cidade de Araxá. No clube, Samyra estuda semanalmente o livro 'Eventos Finais' e a Bíblia.

 

 “Quando percebi que o Jesus que os meus pais me mostravam era real e está mais perto que eu imaginava, senti conforto. Passei momentos difíceis na adolescência, mas com a maturidade, percebi que o Senhor é a resposta para tudo e que Ele vai me ajudar a tomar as melhores decisões. Por isso escolhi ser batizada!”, afirma Samyra.

Na segunda noite do VII Campori USeB 145 desbravadores foram investidos em Líder, Líder Máster e Líder Máster Avançado. Confira:













Fabiano conheceu o clube através de uma foto da machadinha de um Campori pelas redes sociais. Sua história intrigante revela como as redes sociais e fotos postadas de eventos como este, podem influenciar positivamente na vida de muitas pessoas.

"O clube de Desbravadores é a maneira mais divertida de você ir para o céu e mudou a minha vida completamente", afirma Fabiano Rodrigues, líder do Clube de Desbravadores Monte Verde, que foi investido em líder na noite do segundo dia do VII Campori Ele Vem.

Acompanhe alguns números do VII Campori Ele Vem

 


 

Campori "Ele Vem" abre com o final de seriado inédito

Líderes dos Desbravadores: (direita para esquerda) Udolcy Zukowski (Divisão Sul-Americana), Gustavo Delgado (União Sudeste Brasileira) e Andrés Peraltas (Conferência Geral)

 

Luz, música, ação! Uma energia contagiante tomou conta da abertura do Campori "Ele Vem", evento que incendiou a juventude presente com seus lenços amarelos ao vento. O encontro, realizado em Lavras (MG), reúne milhares de jovens, ansiosos por uma experiência única e repleta de emoções.

Antes do Campori, a série "The Last Level" ganhou destaque no Instagram Adventistas Sudeste, cativando os jovens com vídeos curtos repletos de desafios, como atravessar rios, escalar penhascos, descer corredeiras, dormir na mata e acender fogueiras. A iniciativa inovadora visava aproximar a juventude do Campori e despertar sua curiosidade e espírito aventureiro.

Líderes das 10 sedes da União Sudeste Brasileira vieram para o palco usando tirolesa.

 

O Pastor Udolcy Zukowski, líder de Desbravadores para a América do Sul, ressaltou a importância dessa grande festa que reúne pessoas de três estados. Ele enfatizou que o Campori é uma ocasião de grande comemoração, onde a alegria é contagiante, resultado de todo o trabalho árduo e esforço desde os preparativos até o momento presente. O evento se torna verdadeiramente fenomenal pela dedicação e comprometimento demonstrados por todos os envolvidos.

"O Campori de Desbravadores é uma oportunidade especial para que os jovens desbravadores celebrem suas realizações e compartilhem experiências únicas. É um momento de união, aprendizado e diversão, onde o espírito de cooperação e solidariedade é exaltado por meio das atividades realizadas em prol da comunidade e do meio ambiente", descreve Zukowski.

Dafni Lorenza tem 11 anos e é do Clube Leão do Norte, da região norte de Minas Gerais. Ela participa pela primeira vez de um Campori. "Amei os louvores, eles são incríveis e emocionantes, eu chorei muito. Espero que Deus realize os pedidos [que fiz] pela minha família", fala Lorenza, que ama a união que existe no clube e as aventuras.

Amor pelos Desbravadores

Entre os destaques do Campori, encontramos histórias inspiradoras de adolescentes como Gabriel Mendonça, de 16 anos, que expressa um amor genuíno pelo clube de Desbravadores desde tenra idade, acompanhando seu pai, Frederico Mendonça, líder do clube Central Rio, no Rio de Janeiro. Mesmo enfrentando desafios devido a uma doença na infância que deixou sequelas motoras, Gabriel demonstrou entusiasmo e emoção ao participar da abertura do evento, impulsionado pela dedicação de seu pai, que o acompanhou empurrando sua cadeira de rodas com a Bíblia nas mãos.

Gabriel ganhou um pin do Campori do pastor Andrés Peraltas,

líder mundial dos Desbravadores

Outra história comovente é a de Geysa Borriguel, líder distrital dos clubes "Andorinhas do Vale" e "Alvorada Mageense", que celebra o reencontro com seus pais após 21 anos, acampando novamente juntos no Campori. Geysa relembra com carinho as experiências vividas graças ao clube, que fortaleceram os laços familiares ao longo dos anos. "Não conheço outra vida que não seja com o clube, e nem quero conhecer! Graças ao clube eu vivi as aventuras mais incríveis da minha vida", relata a desbravadora.

Geysa com os pais: Cristina e Richard Antoni

O Campori "Ele Vem" continuará oferecendo uma programação diversificada, com atividades emocionantes, palestras inspiradoras e momentos de conexão espiritual. O evento é uma oportunidade para os jovens aventureiros compartilharem experiências, criarem novas amizades e fortalecerem seu relacionamento com Deus.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

III Pastori

Associação Brasil Central

“Excelência na Missão”

CATRE – Goiás

20 a 22 de Junho de 2023

 

 

Entre os dias 20 e 22 de Junho de 2023, foi realizada a terceira edição do Pastori, no Centro Adventista de Treinamento e Recreação de Goiás. O evento reuniu pastores da Igreja Adventista da Associação Brasil Central num encontro que teve como tema central a busca pela excelência na missão.

O Pastori ofereceu aos participantes uma variedade de atividades, entre aulas práticas e teóricas, palestras e instruções. Nas aulas práticas, os pastores tiveram a oportunidade de aprender técnicas de acampamento, fogueira ao ar livre, abrigo ao ar livre e atividades de sobrevivência na mata. Além disso, também foram abordadas especialidades como "nós e amarras" e aulas de ordem unida.

Ao todo, 70 pastores da Igreja Adventista em Goiás participaram do evento, recebendo capacitação e inspiração para cumprir os requisitos do cartão de Desbravadores e Aventureiros, nas categorias de Líder Master e Master Avançado.

O Pastori teve a presença dos líderes do Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Divisão Sul-Americana (DSA), Udolcy Zukowski, e do líder dos mesmos departamentos da União Centro-Oeste Brasileira (UCOB), pastor Krysthyann Zeferino, que ministraram palestras especiais durante o evento.

O pastor Lucas Laplaca, responsável pela organização do Pastori, destacou que o principal objetivo do encontro é fortalecer o senso de urgência entre os pastores em relação à missão de salvar do pecado e guiar no serviço. Ele expressou o sonho de que cada Igreja Adventista no território da Associação Brasil Central possua um clube de Desbravadores e um de Aventureiros, a fim de fortalecer áreas como o evangelismo e a formação de novos líderes na igreja.

Durante uma das meditações ao longo do programa, o presidente da Igreja em Goiás, pastor Fernando Rios, mencionou os aspectos de liderança de Josué para motivar e inspirar os participantes. Ele ressaltou que Josué tinha objetivos claros com o povo de Israel e sabia ouvir a Deus e o povo, buscando a orientação divina em conjunto com os líderes.

O Pastori encerrou-se com um sentimento de inspiração e comprometimento por parte dos pastores presentes, que retornam às suas respectivas igrejas com a missão renovada de servir, liderar com excelência e estar mais próximos da nova geração.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

  

Dia Municipal dos Desbravadores 

Tangará da Serra - MT

22 de Agosto de 2023

 Liderança do clube Guardiões da Serra, ao centro, pastor Manuel Messias

 e vereador "Prof. Sebastian".

 

Nesta terça-feira, 22 de Agosto de 2023, durante a 27º Sessão Ordinária, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o dia 20 de Setembro como "Dia Municipal dos Desbravadores em Tangará da Serra". O projeto foi de autoria da direção do clube de desbravadores "Guardiões da Serra", sendo apresentado e proposto pelo vereador Sebastian Ramos, um grande admirador do trabalho realizado pelos desbravadores.

Desde 2022, o vereador Sebastian têm acompanhado de forma mais direta e próxima, as ações e trabalhos realizados pelos desbravadores. "É um ato que registra na legislação municipal o dia de um clube que em nome da fé e do amor, fazem muito por centenas de crianças e adolescentes em Tangará da Serra", afirmou.

Através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, os três clubes da cidade: Guardiões da Serra, Altos da Serra e Clube Tangará, têm participado de diversas atividades direcionadas à comunidade de Tangará da Serra. Esta parceria tem aumentado de forma significativa a visibilidade e importância dos desbravadores no munícipio.

"O vereador Sebastian é um grande admirador dos desbravadores, acompanha e incentiva muito. Sempre está presente nas programações da Igreja e também nos convida para os eventos. Já participamos de muitas ações da prefeitura, como o programa de Natal, desfiles cívicos, dia dos finados, entre outros. Ter esse apoio significa muito para nós como Igreja", esclarece Manuel Messias, um dos pastores de Tangará da Serra.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

  

DesbravaDAY

Associação Bahia Central

03 de Setembro de 2023


Desbravadores participam do DesbravaDAY durante o último domingo

 

O DesbravaDAY é um encontro recreativo de Desbravadores que acontece no início de setembro em toda a região central da Bahia. O objetivo é reunir os desbravadores para celebrar o mês do Desbravador. Além disso, os líderes de departamentos da Associação Bahia Central, percorreram diversas regiões levando os jovens a refletirem sobre a importância de uma vida consagrada e a necessidade de seguir o estilo de vida proposto por Cristo. Nesse sentido, muitos desses meninos e meninas decidiram entregar a vida a Cristo de forma pública através do batismo.

Meninos e meninas aprendendo mais sobre Jesus

 

Do mesmo modo, no último domingo (3), os encontros aconteceram em diversas cidades do território, são elas: Feira de Santana, Iaçu, Alagoinhas, Nova Soure, Crisópolis, Inhambupe, Valença, Cruz das Almas, Mutuípe, Cachoeira, Capoeiruçu, Governador Mangabeira, Serrinha, Nova Fátima, Santa Luz, Riachão do Jacuípe, Bravo, Cícero Dantas, Algodões e Abaré.

Por fim, mais de 2.500 desbravadores dos 113 clubes envolvidos, realizaram atividades durante o DesbravaDAY. Como resultado, para o líder de Desbravadores da Associação Bahia Central, pastor Orleando Junior, o sentimento é de gratidão. "Somos imensamente agradecidos a Deus pelo privilégio de permitir que mais uma edição do DesbravaDAY fosse realizada. Sem dúvidas, estamos preparando meninos e meninas para o Reino de Deus, e além do dia ser recreativo, esse é o momento também de convidá-los a manter uma conexão mais íntima com Deus, e foi exatamente assim que aconteceu. Para honra e glória de Deus, mais de 300 desbravadores decidiram se entregar a Jesus, e sei que teremos muito mais", afirmou.

Além disso, atividades sociais como arrecadação de alimentos, foram realizadas pelos clubes durante o encontro.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 

Mega Convenção para Líderes

Associação Rio Sul

Nova Iguaçu – RJ

03 de Setembro de 2023

 

 

Encontro de Ministérios reuniu 450 líderes em Nova Iguaçu

 

No último domingo, dia 03 de Setembro de 2023, o Colégio Adventista de Nova Iguaçu foi palco da inspiradora Convenção do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros e do Ministério da Criança e Adolescentes da Associação Rio Sul. Com a presença de 450 líderes, o evento intitulado "Convenção MDA e MCMA" proporcionou um encontro enriquecedor entre diferentes gerações, incentivando-os a avançar em seus trabalhos com a juventude. Além disso, a Convenção teve como objetivo principal capacitar os líderes adventistas para enfrentar os desafios do ministério.

Experiência e aprendizado

A Convenção MDA e MCMA proporcionou um ambiente de troca de experiências e aprendizado, reunindo líderes de diferentes idades e experiências. Durante o evento, foram realizadas palestras, visando fortalecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários.

Capacitação Ministério da Criança e Adolescentes

O encontro foi marcado por um momento muito especial: a formatura de capacitação para líderes do Ministério da Criança e Adolescentes, que contou com a participação de mais de 200 líderes. O curso, parte integrante da plataforma corporativa da Igreja Adventista, é um programa de desenvolvimento pessoal e profissional ministrado online, seguindo a modalidade a distância.

Além das atividades de capacitação, a programação também promoveu momentos de reflexão e inspiração. Pastores e líderes compartilharam suas experiências e conhecimentos, abordando temas sobre liderança, educação e desenvolvimento pessoal. Os participantes tiveram a oportunidade de expandir seus horizontes e adquirir novas perspectivas, fortalecendo assim o seu papel como líderes adventistas.

A Convenção também contou com a participação dos líderes dos Desbravadores e Aventureiros e do Ministério da Criança e Adolescentes da União Sudeste Brasileira, pastor Gustavo Delgado e Suzete Maia.




 
 

No encerramento da Convenção, os líderes participantes expressaram sua gratidão pela oportunidade e destacaram a importância de investir no desenvolvimento das novas gerações e reconheceram que o encontro é fundamental para o crescimento e fortalecimento da comunidade adventista.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Sancionada Lei

que estabelece o

Dia Nacional dos Desbravadores

03 de Setembro de 2023

 

Desbravadores recebem homenagem na Câmara Legislativa

 

No mês de setembro, em todo o mundo, se celebra o Dia do Desbravador. Assim, a partir deste ano, o dia 20 do mesmo mês será o Dia Nacional dos Desbravadores. Uma conquista que reflete a importância dos clubes na vida das crianças, adolescentes e jovens, além de impactar positivamente a sociedade.

Portanto, o Brasil é o primeiro país do mundo a estabelecer oficialmente uma data nacional para celebrar e homenagear os desbravadores.

Um dia para homenagear

Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe clubes de desbravador

 

A Comissão pela Educação aprovou, no mês de julho, o Projeto de Lei 3.936/2019, da Câmara dos Deputados. E, em 05 de setembro, o atual presidente da República assinou a Lei de número, 14.665/23, que estabelece o dia 20 de setembro como o Dia Nacional dos Desbravadores.

Nesse sentido, em Brasília, no Distrito Federal, foi realizada uma Sessão Solene, na Câmara Legislativa, com o objetivo de homenagear cada desbravador do país.

Assim, o evento contou com a presença de representantes políticos, desbravadores, líderes e até alunos e responsáveis do projeto Sons de Esperança, que encantaram a todos com os hinos e músicas que cantaram e tocaram.

Homenagens que reconhecem a importância

Pastor Krysthyann, da União Centro-Oeste Brasileira

 

O líder da comunicação e dos ministérios Jovem, Desbravadores e Aventureiros para a Região Centro-Oeste (UCOB), Krysthyann Zeferino, destacou a importância das atividades e experiências propostas pelos clubes de desbravador.

“Ser um desbravador é buscar um estilo de vida que valoriza a comunhão com Deus, o relacionamento com o próximo e o serviço. Então você percebe que um desbravador, hoje, vive o que uma criança comum não vive, portanto ser um desbravador é uma grande aventura, um privilégio”, ressaltou.

“E essa data, 20 de setembro, que já está sendo inserido no nosso calendário como dia nacional do desbravador, vem para consumar tudo isso que o clube já representa para a sociedade brasileira”, concluiu o pastor.

Contudo, o pastor Ivay Araújo, líder dos desbravadores para Brasília e Entorno (APlaC), ressaltou que é um “privilégio muito grande participar desse momento, eu classifico como um momento que será eternizado”.

Durante o evento, o pastor convidou a deputada federal, Paula Belmonte, para ser a madrinha dos Desbravadores de Brasília e Entorno. “Ela está completamente empenhada em trabalhar pelas novas gerações, que é o nosso foco”, disse.

“Então, sentimos que estamos vivendo um bom momento e precisamos aproveitar para tornar mais claro o trabalho do clube, o apoio da igreja e, especialmente, a nossa visão, de que podemos tornar a sociedade cada vez melhor”, destacou Ivay.

Deputada Paula Belmonte foi escolhida como madrinha dos Desbravadores.

 

 Reconhecimento internacional

Quem também participou do evento foi o líder dos desbravadores para a América do Sul, pastor Udolcy Zukowski. Ele lembrou da intenção inicial do clube de desbravador, que foi criado para “conservar os filhos na fé e para que eles tenham experiências de final de semana, junto com a família”.

Entretanto, com o passar do tempo viu-se a necessidade e o interesse do público externo, da comunidade. Assim, o Clube de Desbravador se desenvolveu e hoje, recebe pessoas de diversas religiões e classes sociais.

Ele destacou ainda que, o Clube é aberto para toda a sociedade, um dos motivos que recebe o reconhecimento do Governo Federal e outras instâncias como o Congresso Nacional.

Além disso, Zukowski ressaltou em sua fala na sessão que o crescimento dos desbravadores no Brasil é destaque internacional. “A própria direção mundial avisa e notifica que o clube, no Brasil, é uma grande fortaleza. São quase 300 mil desbravadores, para ter uma noção, estamos em mais de 78% das cidades com mais de 10 mil habitantes, uma presença maior que muita rede por ai”, disse.

Ele lembrou ainda que, a missão dos clubes é transformar a vida das pessoas. E destacou que não há vícios entre desbravadores, há sim um trabalho de prevenção e cuidado. “Quando olhamos para esses meninos e meninas que estão sendo preparados para a vida, estamos evitando que eles entrem para o mundo de vício, de crime, droga e tanta coisa. É realmente espetacular e merece ser comemorado nacionalmente”, concluiu.

20 de setembro, Dia Nacional dos Desbravadores

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Desbravadores ganham

Dia Nacional no calendário brasileiro

 

Presidente da República

sancionou lei no dia 4 de setembro

 

O Dia Nacional dos Desbravadores foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora integra o calendário oficial do Brasil. Com a assinatura da Lei Nº 14.665, de 4 de setembro de 2023, a comemoração ocorre anualmente no dia 20 de setembro.  

Publicada no Diário Oficial da União nesta Terça-Feira, 5 de setembro, a Lei é formada por dois artigos: 
 
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional dos Desbravadores, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de setembro.  

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 



Publicação do Diário Oficial da União com a Lei assinada nesta segunda-feira

 

Leia também:

"Essa é uma conquista sem precedentes para todos os desbravadores do nosso País. Com esse reconhecimento, poderemos alcançar mais pessoas com um estilo de vida que valoriza a amizade, o desenvolvimento de todas as faculdades, o trabalho pelo próximo e a proclamação das boas novas em Jesus", destaca o pastor Udolcy Zukowski, diretor do Ministério dos Desbravadores para oito países da América do Sul.  

Ele sublinha que o Brasil é a primeira nação do mundo a oficializar a data, o que também contribui para que essa visibilidade resulte na abertura de novos clubes em localidades onde ainda não está presente. "Isso poderá, inclusive, despertar o interesse de outras cidades quanto à seriedade daquilo que é feito em prol de crianças e adolescentes, ensinando valores, fortalecendo o desenvolvimento de caráter e apresentando uma perspectiva de vida para elas", reforça ao lembrar que ao redor do mundo são aproximadamente 2 milhões de desbravadores.  

Apenas no território nacional, eles são quase 291 mil, divididos em 10.301 clubes. Suas atividades são voltadas para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, sem distinção de cor, raça, religião ou classe social. Tem como uma de suas bases um programa que busca desenvolver habilidades e talentos de seus participantes, oferecendo, entre outros, quase 500 tópicos do conhecimento humano, que são chamados de especialidades.  

Desbravadores durante o V Campori Sul-Americano, o maior evento para esse público em todo o mundo

 

"Agradecemos a Deus pelo privilégio que temos de levar esse ministério ainda mais longe, para compartilhar com mais pessoas não um programa, mas um estilo de vida que transforma e prepara para o futuro. A experiência de ser um desbravador mudou a minha vida e a de tantos outros, e desejo que esse mesmo impacto alcance mais gente. Pais, líderes, obrigado pelo apoio de vocês a essa iniciativa tão linda", pontua o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista para oito países da América do Sul.

Caminho até a aprovação da Lei 

O primeiro passo para a criação do Dia Nacional dos Desbravadores foi dado no dia 20 de junho de 2018, durante uma sessão da Comissão da Cultura da Câmara dos Deputados. À época, foi conduzida pelo deputado Tadeu Alencar, autor do requerimento. A proposta do estabelecimento foi feita pelo então deputado Paulo Folleto.  

O assunto voltou à pauta no dia 15 de julho de 2021, dessa vez na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que aprovou o Projeto de Lei 3936/19. Na ocasião, não foi necessário levar o tema para deliberação do Plenário, já que tramitou em caráter conclusivo.  

Em 11 de julho de 2023, a pauta foi levada para a Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, sob relatoria do senador Hamilton Mourão. O Projeto também foi aprovado em caráter terminativo, ou seja, sem a necessidade de tramitar por nenhuma outra instância. Desde então, aguardava apenas a assinatura do presidente da República.  

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Desfile de 7 de Setembro

Associação Rio Sul

Belford Roxo – RJ

São João do Meriti – RJ

Itaguaí – RJ

7 de Setembro de 2023

 

Adolescentes se apresentaram nos desfiles cívicos

na manhã desta quinta-feira, 07

 

A celebração da independência do Brasil nesta quinta-feira, 7 de setembro, não poderia ter sido mais emblemática nos municípios da região Sul do Rio de Janeiro, onde a participação dos clubes de Desbravadores, Aventureiros e da Educação Adventista marcaram o tradicional Desfile Cívico. Milhares de pessoas se reuniram ao longo das ruas para prestigiar o evento, que contou com a participação de cerca de 1.650 desbravadores e aventureiros, representando 75 clubes.

Juventude comprometida com o dever cívico

Itaguaí foi palco da maior participação, com 800 Desbravadores e Aventureiros de 35 clubes diferentes e alunos da Escola Adventista. Belford Roxo não ficou atrás, reunindo 700 jovens de 30 clubes, enquanto São João de Meriti brilhou com 150 participantes de 10 clubes distintos. Esses números demonstraram o comprometimento e o espírito cívico da juventude adventista, que se uniu a diversas outras instituições, escolas públicas e privadas, forças armadas, polícia militar, corpo de bombeiros e tantos outros durante as festividades.

 






 

O desfile cívico foi uma oportunidade para os Desbravadores e Aventureiros exibirem suas habilidades, marchando com disciplina e demonstrando respeito aos símbolos nacionais. Além disso, puderam apresentar as atividades realizadas nos clubes. Bandeiras do Brasil eram empunhadas com orgulho, e os jovens vestiam uniformes impecáveis, refletindo o compromisso desses clubes com a educação cívica e moral de seus membros.

"Ter meu clube de aventureiros presente é uma realização pessoal",

expressou a líder Emanuelle Resende

 

Emanuelle Resende, líder do clube de aventureiros, expressou sua satisfação em participar e representar sua equipe no evento cívico. Além disso, destacou a importância de pregar os valores cristãos e ser um exemplo para seus membros, ressaltando a relevância de ensinar sobre cidadania na sociedade. "É extremamente gratificante ter a oportunidade de participar ativamente do desfile. Participar desse evento é uma experiência enriquecedora para mim e para o meu clube. Ter meu clube de aventureiros presente é uma realização pessoal. Ver os ensinamentos sendo colocados em prática pelos membros do clube é algo muito gratificante para mim", expressou Resende.





Líderes representantes da Igreja Adventista participaram do

Desfile Cívico do dia 07 de setembro

 

A presença dos Desbravadores e Aventureiros no desfile também destacou o importante papel que esses clubes desempenham na comunidade, promovendo valores como cidadania, respeito ao próximo, responsabilidade e amor à pátria. Além disso, eles realizam diversas atividades sociais, culturais e de serviço à comunidade ao longo do ano. "Os clubes de desbravadores e aventureiros desempenham um papel fundamental na formação de jovens comprometidos, éticos e responsáveis. Nossas crianças, nossos juvenis e adolescentes são conhecidos por suas atividades de atendimento à comunidade, que incluem limpeza de praças e praias, visitas e revitalização de espaços públicos. E essas ações demonstram o compromisso da nova geração em cuidar do meio ambiente e contribuir para o bem-estar da sociedade", afirmou o pastor Gustavo Delgado, líder dos Desbravadores e Aventureiros da União Sudeste Brasileira.

O Dia da Independência é uma oportunidade para todos os brasileiros celebrarem a história e a identidade nacional, e a participação entusiástica dos desbravadores, aventureiros e alunos da região Sul do Rio de Janeiro certamente acrescentou um toque especial a essa comemoração. Suas atuações e o comprometimento com os valores cívicos servem de inspiração para as futuras gerações.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Desfile de 7 de Setembro

Santa Catarina

7 de Setembro de 2023

 

 

Os Desbravadores e Aventureiros foram destaque no desfile cívico nas cidades catarinense. No principal desfile do Estado, na Beira-Mar Continental em Florianópolis, foram 600 participantes somente desses dois ministérios da Igreja Adventista. O pelotão de crianças e adolescentes comprometidos com o civismo e os bons princípios impressionou as autoridades presentes no palanque, entre eles o governador Jorginho Mello. “Estamos felizes em levarmos o nome de Cristo ao redor de Santa Catarina. O testemunho dado nesses locais impressionou centenas de pessoas”, ressalta o pastor Vinícius Espíndola, líder do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros no centro sul de Santa Catarina (Associação Catarinense – AC).

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Pastori

Associação Planalto Central

“Salvar e Servir”

08 a 10 de Setembro de 2023

 



Pastores da Associação Planalto Central (APlaC) passaram por uma experiência diferente e desafiadora. Um acampamento que proporcionou momentos de interação, descobertas, superação e amizades.

Portanto, com o objetivo de motivar cada um dos participantes a ter uma comunhão mais intensa com Deus, em meio a natureza, e proporcionar oportunidades únicas. O Pastori inspirou, fortaleceu e proporcionou momentos de comunhão cristã entre todos.

Ser pastor é mais que um dom, é uma Missão de vida

 

Pastori: Concentração, aprendizado e desenvolvimento

 

Udolcy Zukowski, pastor e líder do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros (MDA), da Divisão Sul-Americana (DSA), falou sobre a missão que os pastores têm:

*Buscar salvar todos – família, pais, filhos, todas as gerações.

“No Pastori, a gente foca nas novas gerações, nos clubes. Os pastores têm a vivência de acampar e a alegria de passar dias juntos na natureza e, enquanto estão nesse ambiente, estão sendo treinados para os novos desafios”, explicou.

Experiências que marcam

Pastor Ivay Araújo, líder do Ministério de Desbravadores

e Aventureiros da APlaC

 

O presidente da APlaC, Jean Abreu, ressaltou que foi bom reunir todos. “Promove interação entre todos os pastores. Eles ficam mais unidos, conhecem uns aos outros e para o grupo isso é muito importante”, disse.

Assim, um dos objetivos do acampamento foi mostrar que, além de importante, é possível alcançar as novas gerações e impactar pessoas através dos clubes de Desbravador e Aventureiros. “Usar o clube como uma ferramenta para levar pessoas aos pés de Cristo”, explicou o pastor Jean.

“Eu tenho certeza de que, para a gente, tem sido um marco importante. Estamos mostrando para eles que é possível e é importante fazer a diferença na vida das crianças, das novas gerações”. Dessa forma, Associação será fortalecida e “através dos clubes, vamos fortalecer as igrejas”, concluiu o presidente.

Wesley Avelar, pastor da Igreja Adventista do Lago Sul, aproveitou cada momento da experiência. “Estou levando para casa uma concepção melhor de companheirismo. Ao mesmo tempo, a importância da nova geração e de sermos um exemplo para eles”, disse.

“Eu quero aproveitar ao máximo os ensinamentos e levar o melhor aos meus clubes, para minha meninada, minha igreja”, assim ressaltou o pastor Leônidas Andreolas, de São João D’Aliança.

Conhecimento esteve presente no Pastori

 

Pastori

A princípio, é um acampamento destinado para pastores, com o objetivo de adquirir conhecimentos técnicos que fazem parte da rotina dos Desbravadores e Aventureiros – um dos meios mais eficazes para impactar e evangelizar as novas gerações.

O encontro contou com muito contato com a natureza, bem como a parte prática de aprendizado, como civismo, montar barracas e preparar refeições.

Contudo, além de palestras, pregações, treinamento, o Pastori foi abençoado com um batismo.

Assim, muitas experiências foram vividas

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul concede honraria a líderes de Desbravadores e Aventureiros

29 de Setembro de 2023


Mesa composta por líderes da Igreja Adventista e poder Legislativo de MS

 

Em uma cerimônia solene realizada na noite da última quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi concedido uma das maiores honrarias entregue pela casa de lei, a Comenda e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo.

Medalhas da condecoração

 

A condecoração foi entregue a indivíduos que se destacaram como participantes e pioneiros dos Clubes de Desbravadores e Aventureiros do Estado. Este evento foi proposto pelo deputado estadual, Renato Câmara, em colaboração com o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Estado de Mato Grosso do Sul, pastor Evaldo Oliveira. Nessa ocasião, mais de 300 pessoas estiveram presentes na sessão, e 33 delas foram homenageadas como pioneiras e por seus relevantes serviços à comunidade por meio das atividades dos clubes.

  

Foram 33 homenageados na noite de celebração

 

O proponente da homenagem, Dep. Renato Câmara, enfatizou a importância do voluntariado e das iniciativas sociais realizadas pelos clubes. “Nós temos um convívio e um acesso ao trabalho dos desbravadores e dos aventureiros já de longa data. Primeiro, que é um clube que pratica a solidariedade e o voluntariado, buscando que os nossos jovens e as nossas crianças possam despertar essa visão e essa vontade de praticar o bem ao próximo”, enfatizou.

Pr. Evaldo Oliveira pontuou a importância do reconhecimento do Estado para com o trabalho social da Igreja Adventista.


O pastor Evaldo Oliveira, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia em MS, enfatizou o reconhecimento do Estado para com à Igreja Adventista. “Ter o reconhecimento dessa casa de leis em relação à Igreja Adventista, desbravadores e aventureiros é realmente uma honra. Neste ato, eu vejo a exaltação e honra do nome de Deus”.

O presidente também mencionou o compromisso das instituições em preparar crianças para o futuro, não apenas academicamente, mas também moral e socialmente, promovendo valores de respeito à pátria e aos símbolos do Brasil.

 


Pastor Rafael Feldberg, líder dos Desbravadores e Aventureiros na ASM, destacou a importância dos voluntários que estão na liderança dos clubes. “Eu vejo que esse momento valoriza líderes que se dispõem de forma voluntária a trabalhar com essa turma. Além de terem outras funções que executam semanalmente, esta turma está de domingo após domingo, sábado após sábado entregando a sua vida, seus dons e seus talentos para preparar uma sociedade melhor e para preparar a volta de Jesus”, pontua.

Elenise Roldan Melgarejo discursou na tribuna representando todos os homenageados

 

Ao fim do programa, em nome dos homenageados, a diretora do Clube de Desbravadores Amigos do Rei, Elenise Roldan Melgarejo, subiu a tribuna e destacou a representatividade das honrarias. “Nós nos sentimos homenageados, reconhecidos e valorizados porque o nosso trabalho é um trabalho voluntariado. Então, tudo o que nós fazemos é sem custos, nós não cobramos nada e não ganhamos nada, a não ser a alegria de ver as crianças crescendo e se desenvolvendo. Receber essa homenagem dessa Casa de Leis, para nós, é extremamente importante”, reforçou.

 


Resolução

A Resolução 21/2023 que cria a homenagem foi publicada em 24/08/2023 pela Mesa Diretora no Diário Oficial (página 3) do Parlamento Estadual. As honrarias são conferidas para homenagear pessoas físicas notoriamente consideradas pioneiras, que tenham prestado ou prestam relevantes serviços à comunidade por meio das ações dos clubes de Desbravadores e Aventureiros.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Grande Celebração em Manaus

Capital Mundial dos Desbravadores

30 de Setembro de 2023

 

Cerca de 10 mil desbravadores lotam Auditório Canaã em Manaus

.

Você sabia que Manaus é a capital mundial dos Desbravadores? Isto significa que a cidade tem a maior concentração de clubes e desbravadores por número de habitantes, com cerca de 342 clubes atuantes. Então o Dia Mundial dos Desbravadores, 16 de setembro, no Amazonas não seria um dia qualquer. A nação do lenço amarelo impactou as Igrejas locais e a comunidade com programação temática, ações sociais e batismos. Além disso, houve a grande celebração, com a concentração de centenas de clubes da região, no auditório Canaã, na tarde deste mesmo sábado.

Grande Celebração

Pastor Stanley Arco e comitiva eclesiástica da America do Sul e região Noroeste são recepcionados por desbravadores

 

Mais de 10 mil desbravadores levaram suas bandeiras, seu clube uniformizado e amigos interessados em conhecer Jesus através das atividades desenvolvidas por eles. Por isso, a programação foi especial, desde a entrada oficial dos líderes e ideais por um corredor formado por desbravadores, louvores e Art'trio, mensagens bíblicas, testemunhos e batismos de juvenis, que após participarem de classes bíblicas nos clubes, tomaram a decisão de se entregar a Deus.

Líderes dos Desbravadores na região Noroeste dão as boas-vindas na celebração comemorativa

 

Líderes eclesiásticos da igreja adventista no Brasil estiveram na celebração. Entre eles, o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista na América do Sul, o pastor Udolcy Zukowski, líder dos Desbravadores na América do Sul, os pastores Sérgio Alan e Anderson Carneiro, respectivamente presidente da Igreja Adventista e líder dos Desbravadores na região Noroeste Brasileira e pastores líderes da região norte e centro-oeste do Amazonas, o presidente Nelson Succi e o líder de Desbravadores, Disraele Almeida. Acompanhados de líderes investidos e coordenação da área dos campos da ACeAm e AAmaR, para o Amazonas.

Desbravadores apresentam os ideais com a presença do pastor Udolcy Zukowski, líder dos Desbravadores na América do Sul

 

Dias antes, aconteceu a Semana do Lenço, em que desbravadores usaram o lenço amarelo do uniforme A nas escolas, no ambiente profissional e nas atividades cotidianas. Além disso, praticaram ações sociais, ecológicas e missionárias, cumprindo desafios diários propostos como: resgatar desbravadores que estão ausentes do clube, gravar um vídeo dizendo o que é ser um desbravador, desenhar a logo do Camporee "Original", enviar um recadinho com uma promessa bíblica para um amigo, fazer uma foto criativa usando o lenço, participar de um pôr do sol com o clube e orar em prol do Camporee da Associação Central Amazonas, que ocorrerá em novembro.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

XI Campori Desbravadores

União Sul Brasileira

“Filhos do Rei”

Santa Helena – PR

11 a 15 de Outubro de 2023

 

 

Desbravadores levantam lenços durante mensagens bíblicas no palco

 

Com grande entusiasmo, 25 mil membros dos Clubes de Desbravadores se reuniram para um acampamento na cidade de Santa Helena, no interior do Paraná, de 11 a 15 de Outubro de 2023. A 11ª edição do Campori da Igreja Adventista para o Sul do Brasil temporariamente dobrou a população do município.

O acampamento ofereceu uma ampla gama de atividades que encantaram os jovens, incluindo concursos de oratória, música e de conhecimentos bíblicos. Além disso, atividades esportivas e recreativas, como vôlei gigante, pebolim humano e desafios que testaram conhecimentos de nós e amarras foram alguns dos destaques.

Dentre as várias atrações que empolgaram os participantes, um rali com obstáculos e muita lama também se destacou, como relatou Ruan Pierry, de 12 anos. Nem mesmo o calor foi impedimento para aqueles que desejavam aproveitar e aprimorar suas habilidades. Eduarda Cibelly, uma desbravadora de 15 anos, enfatizou a importância do trabalho em equipe, dizendo: "Dependemos uns dos outros em cada prova, e isso é fundamental”.

Desbravadores durante prova de rali

 

As atividades recreativas ocorreram ao longo da semana em vários pontos do parque. Já no sábado, ocorreram os concursos de oratória e do Bom de Bíblia. Os desbravadores participaram de etapas regionais, e os classificados disputaram a grande final no Campori em Santa Helena.

Desbravadora participa de concurso de oratória no palco principal

 

Em todos os concursos e atividades, os melhores classificados receberam troféus personalizados com a temática do evento em reconhecimento às suas conquistas.


Temática focada na Bíblia

O tema escolhido para o 11° Campori foi Filho do Rei. Segundo o pastor Aryel Marques, diretor geral de desbravadores para o Sul do Brasil, o título representa três personagens: o Rei Salomão e as lições que podemos aprender com sua história; Jesus Cristo, o filho do Rei que se sacrificou; e os próprios presentes que se colocam na mão de Deus assumindo a posição de filhos Dele.

“Nosso sonho é que eles entendam que Deus é um Pai maravilhoso, apaixonado pelos seus filhos e que tem grandes planos", completou Marques.

Pastor Aryel durante batismo

 

Depois de um dia repleto de atividades, à noite, o público se reunia na região central da área de acampamento para cultos que incluíam pregações, louvores, investiduras e encenações bíblicas. Todas as atrações destacavam a temática do encontro.

Do palco principal, o arqueólogo Rodrigo Silva ministrou uma aula ao ar livre para os 25 mil participantes, abordando a especialidade (insígnia) de arqueologia bíblica. Ele enfatizou que muitos achados arqueológicos corroboram para veracidade das narrativas bíblicas, destacando a importância do conhecimento nessa área para fortalecer e defender a fé com base na ciência.

Arqueólogo Rodrigo Silva durante participação no Campori

 

Enquanto os músicos se apresentavam no palco principal, as 25 mil vozes da plateia se uniam, formando um grande coro. Os louvores foram conduzidos por Daniel Lüdtke, Sérgio Saas, Ministério Vox, Quarteto Athus, bem como pelos grupos Discípulos, Luz e Rimas e Novo Tom.

Cidade temporária

Para um acampamento de sucesso criou-se uma verdadeira cidade temporária, com prefeitos e governador simbólicos, shopping center, restaurantes e um posto de saúde com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.

Os 643 Clubes de Desbravadores foram servidos com 8 toneladas de refeições diariamente. Até um shopping center com dezenas de lojas ofereceu produtos personalizados dos Desbravadores, tudo com o objetivo de proporcionar ao público a oportunidade de levar memórias do evento.

Além das atividades tradicionais dos Desbravadores, o evento contou com um Parque de Dinossauros com réplicas em tamanho real. Os participantes visitaram o Parque que também ficará aberto gratuitamente para a população local entre os dias 16 e 22 de Outubro.

Clube de Desbravadores durante visita ao Parque dos Dinossauros

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Campuni de Unidades

Associação Leste Matogrossense

“Missão e Salvação”

Cuiabá - MT

12 a 15 de Outubro de 2023


Entre os dias 12 e 15 de outubro, Cuiabá (MT) foi palco de um encontro que reuniu 555 participantes de 13 clubes de Desbravadores da coordenação central, da Associação Leste Mato-grossense. O evento, conhecido como Campori de unidades ou Campuni, tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e valores entre jovens e adolescentes.


555 participantes de 13 clubes participaram do evento.

O Campuni de 2023 que teve o tema "Missão e Salvação", envolveu os adolescentes de 10 a 15 anos em diversas atividades. Algumas delas, como montagem correta de barracas, cozinhas e área de acampamento, valiam pontos, contribuindo na competição entre as unidades. Além disso, as equipes participaram de provas que abordaram habilidades práticas, como nós e amarras, bem como questionamentos relacionados a versículos bíblicos e ao livro do ano.

O diretor da coordenação central dos Desbravadores da Associação Leste Mato-grossense, Thiago Murilo, enfatizou a importância das atividades: "Saber desenvolver essas habilidades trabalhando em grupo ajuda em diversas outras áreas da vida. Nossos desbravadores quase sempre se destacam pela habilidade de liderança e autonomia”, explica.

Para ele, o principal objetivo desse evento, é fortalecer o papel dos conselheiros como líderes de suas unidades. “Dessa forma é proporcionado crescimento de liderança para que possam melhorar suas atividades nos clubes locais”, destaca. Um exemplo notável foi a inclusão do Clube Serra Dourada, recém-criado este ano por meio do projeto “Um Ano em Missão”. O clube de desbravadores ofereceu oportunidade a crianças de bairros carentes de participarem de um evento de tal magnitude pela primeira vez.

Experiências marcantes para vida

O adolescente Odair Gustavo Macario Muniz, que faz parte do Clube Marechal, na igreja do Porto; também destaca o que mais gostou no evento. “Nossos líderes fizeram muitas coisas legais para desenvolver nossa criatividade. Além disso, fiquei muito feliz em passar um tempo com meus amigos e dormir em barracas”, declara.

Para a maioria dos participantes, um dos momentos mais marcantes do Campuni foi o desfile na comunidade. Todos os clubes se reuniram nas ruas principais do bairro Pedra 90, em Cuiabá, e chamaram a atenção dos moradores locais com as músicas de fanfarras e marcha sincronizada.

Este não foi o primeiro Campuni na região. Anteriormente, cidades como Pedra Preta (MT) sediaram o evento, organizado pela Coordenação Sul. Além disso, diversas outras regiões, incluindo Novo Xavantina, Querência e Confresa, também foram contempladas com o Campori.

Em novembro, as regiões de Água Boa e Lucas do Rio Verde, que fazem parte da Coordenação do Médio-Norte, aguardam com entusiasmo mais uma edição do Campuni.  Isso demonstra o sucesso e a importância desses eventos para o fortalecimento espiritual e comunitário de crianças e adolescentes na Associação Leste Mato-grossense.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

XXII Campori Desbravadores

Associação Central Amazonas

“Originais”

Instituto Adventista Agro Industrial

01 a 04 de Novembro de 2023

 


 

Do alto é maior que muitos municípios do Brasil, com cerca de 8 mil habitantes. Mas que cidade é essa? Por quatro dias, entre os dias 01 a 04 de novembro de 2023, o Campori foi a cidade dos Desbravadores, na vigésima segunda edição da Associação Central do Amazonas. Localizada há 74 quilômetros de Manaus, no internato adventista (IAAI) os acampantes dormiram em barracas, comeram juntos enfrentando sol e chuva, participaram de muitas provas físicas e espirituais, e assistiram um musical inédita a cada noite. No entanto, o diferencial deste evento histórico foi a inclusão com Pessoas com Deficiência (PcD).

Desbravadora cadeirante, Edisleydes Garmendias,

 nas provas físicas do Campori.

 

Todo o Campori foi adaptado com rampas de acesso, abafadores de som, a sala da Calma que oferecia um ambiente apropriado para autistas, TDAH e outros acampantes que precisassem de apoio e auxílio, através de atividades sensoriais, o cãozinho terapêutico, momento para cochilar e outras atividades lúdicas que. "Este Campori criou condições para que crianças e adolescentes com deficiência pudessem participar das atividades de forma inclusiva. E qualquer um deles encontram apoio aqui nesta sala da Calma", declarou o pastor Luiz Rocha, líder do Ministério das Possibilidades na região Noroeste, que além de ajudar PCDs, levou seu filho com paralisia cerebral para participar do seu primeiro Campori.

 





Os Melhores momentos dos pastores convidados e musical inédito

 

O desbravador Bernardo Pereira, 10 anos, precisou usar o abafador em alguns momentos da programação. Ele participou da encenação principal que aconteceu todas as noites, no musical inédito do Campori. Além disso, acompanhado por seus pais, visitou alguns momentos a sala da Calma e participou orgulhoso de provas físicas e intelectuais do evento. "Eu fiz a prova dos dinossauros e participei da peça no palco e eu gostei muito", declarou.


Para o pastor Disraeli Almeida, líder de Desbravadores na região norte e centro-oeste do Amazonas, o objetivo foi alcançado: "Pensamos em cada detalhe, para que todos tivessem a mesma experiência que os desbravadores comuns têm", afirmou o líder emocionado ao ver a participação de todos e pelo alcance do tema para os desbravadores que vieram da capital e interiores do Amazonas.

Pastor Disraeli Almeida fala do tema "Originais" para 8 mil desbravadores

 

O Campori também teve momentos de investidura de novos líderes no ministério dos Desbravadores e centenas de batismos durante toda a programação. Um momento que ficará para sempre na memória destes juvenis que buscaram durante estes dias reconhecer que são "Originais" perante Deus, vivendo os ideais e cumprindo o objetivo de "salvar do pecado e guiar no serviço".

 


Investidura de Líderes de Desbravadores

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

I Campori de Desbravadores

da Região de Cariacica

02 a 05 de Novembro de 2023


dolescentes se envolveram em atividades de camping

no último final de semana

 

Entre os dias 02 e 05 de Novembro de 2023, adolescentes da Associação Sul Espírito Santense participaram de um acampamento inesquecível para desbravadores. O primeiro Campori da macro região de Cariacica, intitulado "A Última Missão", reuniu 280 jovens, além de 50 adultos distribuídos em 9 setores de apoio, para dias de intensa atividade e reflexão.

Os participantes mergulharam em estudos bíblicos emblemáticos como Elias, Moisés, Ester e Sansão, culminando na reflexão sobre a missão de cada desbravador na atualidade. As encenações e as mensagens impactantes conduzidas pelo Pr. Caiky Xavier, capelão da Escola Adventista de Taboão da Serra - SP, foram destaques do evento, proporcionando momentos de profundas reflexões espirituais.

 
Diversão e integração comunitária

Além das atividades espirituais, o Campori ofereceu momentos de descontração, com brincadeiras na lagoa, jogos de futebol de sabão e a criação de um álbum de figurinhas exclusivo do evento. A presença de equipes especializadas em diversas áreas foi crucial para o sucesso do encontro. A equipe que organizou e proporcionou momentos de louvor, equipe responsável pelo controle, secretaria e limpeza demonstraram comprometimento em oferecer uma experiência memorável a todos os participantes.

Criação de infraestrutura e perspectivas futuras

Destaque ainda para a inauguração da MACRO COZINHA de Cariacica, um marco para a região. Com a sensação de missão cumprida, os organizadores acreditam que cada desbravador foi tocado pela experiência e saíram do Campori com a convicção de abreviar o retorno de Cristo, sonhando com o dia em que os lenços amarelos serão substituídos por coroas de ouro. O evento marcou um capítulo memorável na jornada espiritual e pessoal de cada participante, reforçando a importância de uma missão maior na vida de cada um.

Além da região mencionada, outras regiões, como Apache, Asteca, Comanche, Incas, Portadores, Tupi e Sioux, também organizaram acampamentos e se empenharam em atividades de desenvolvimento físico, mental e espiritual.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia Municipal dos Desbravadores 

Campo Formoso - BA

07 de Dezembro de 2023

 


No dia 7 de Dezembro de 2023, a gestão municipal promoveu a cerimônia oficial da legislação que institui o Dia Municipal dos Desbravadores, integrando-o ao rol de datas comemorativas da cidade de Campo Formoso, na Bahia. A solenidade, realizada na Casa Trevo, contou com a presença de integrantes dos clubes, responsáveis e representantes de autoridades locais.

O vereador Edmundo Miranda oficializou a data designada para a celebração, 23 de setembro, por meio da legislação proposta. Em Campo Formoso, a comunidade conta com a participação ativa de oito clubes, que reúnem mais de 250 desbravadores e líderes.

O Clube de Desbravadores promove o crescimento físico, mental,

social e espiritual dos participantes

 

O prefeito da cidade, Elmo Aluizio, destacou a importância do momento. "Hoje é um dia de muita alegria, onde vamos celebrar essa lei municipal que reconhece o dia 23 de setembro como o Dia dos Desbravadores. Vocês já conhecem a importância desse movimento, mas a partir dessa data, podem ter a certeza de que os 71 mil habitantes de Campo Formoso terão mais conhecimento e agradecerão a Deus pela sua existência. Assim, a gestão pública reconhece o imprescindível papel da Igreja Adventista do Sétimo Dia; iniciativas como essas envolvem a nossa juventude", declarou o prefeito.

Salvar do pecado e guiar no serviço

A cidade conta com 8 clubes ativos, são eles: Reino Mineral, Agavos, Águas Cristalinas, Aves de Rapina, Colinas, Conquistadores do Advento, Guerreiros do Sertão e Heróis da Caatinga

 O objetivo principal deste movimento, "Salvar do pecado e guiar no serviço", permeia cada atividade realizada por esses juvenis.

"Conquistamos notoriedade e reconhecimento por nossas ações voltadas para o bem da juventude local. Jovens que anteriormente trilhavam o caminho das drogas, agora têm a oportunidade de seguir um caminho mais promissor, encontrando uma vida repleta de significado ao lado de Jesus", afirmou Jailson Vieira, membro ativo do clube.

Os desbravadores são incentivados a obter uma vida fundamentada em princípios bíblicos, procurando estabelecer uma conexão mais íntima com Cristo. Essa busca pela salvação do pecado não se limita ao individualismo, mas o impulsiona a compartilhar o evangelho com a comunidade.

José Mendes, coordenador do Clube de Desbravadores da região, destaca a importância dessa lei, ressaltando que ela implica em uma maior responsabilidade nas atividades desenvolvidas em prol da igreja e da comunidade. "A formalização desse reconhecimento intensifica nosso comprometimento com o objetivo dos desbravadores, uma vez que tudo que realizamos está agora sendo expressamente reconhecido, tornando-se mais visível tanto para as autoridades públicas quanto para a sociedade campo formosense. O Dia Municipal dos Desbravadores em Campo Formoso significa que muitos olhares estarão atentos às nossas ações, reforçando o impacto positivo que nossa instituição proporciona à comunidade", contou José.



Prefeito Elmo Nascimento e vereador Edmundo oficializam a data,

entregando a lei a José Reis, pioneiro na região

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia Municipal do Desbravador é aprovado em Itaobim – MG

2023

 

Representantes de três clubes estiveram presentes na votação

 

Em agradecimento e reconhecimento ao trabalho realizado em Itaobim (MG), a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, 20 de Setembro como o Dia Municipal do Clube de Desbravadores. A lei 1.254/2023 incentiva as autoridades a "promoverem eventos que visem o reconhecimento, a importância e a valorização do papel dos Desbravadores no Município", descreve o projeto. 



A lei passa a valer a partir do momento aprovação

 

Itaobim conta com mais de 100 desbravadores, que têm desenvolvido ações relevantes para a comunidade itaobinhenses. "Esse trabalho que o Desbravadores realiza é muito importante para sociedade, muitas vezes mais eficiente que o próprio estado" afirma o vereador Beethoven Dutra, idealizador da lei.  

O clube é voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade. Os encontros semanais desenvolvem o físico, mental e espiritual dos participantes, formando cidadãos cientes do seu dever próprio e com a comunidade. 


Crianças e adolescentes de qualquer religião podem se juntar ao clube

 

"Através do clube crianças têm sido salvas. Elas têm ido bem na escola e influenciados outras pessoas em favor de Jesus", certifica Giliane de Souza, diretora do clube Heróis do Vale. O pastor Luiz Carlos Salgado, líder em algumas igrejas de Itaobim reforça o grande número de trabalhos colaborativos que os desbravadores têm feito na cidade. "O clube é reconhecido como um braço de apoio pela cidade", expressa.  

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Concílio de MDA

Associação Leste Matogrossense

08 a 10 de Dezembro de 2023

 


Oitenta líderes reuniram-se em concílio no último fim de semana.

Entre os dias 8 e 10 de Dezembro de 2023, um concílio reuniu cerca de 80 pessoas, regionais, coordenadores e distritais do Ministério Jovem, Desbravadores e Aventureiros. O principal objetivo do encontro foi traçar caminhos e metas para os ministérios em 2024, proporcionando motivação e capacitação aos líderes para um trabalho eficaz.

Além de abordar as diretrizes dos projetos para o próximo ano, o evento destacou-se por momentos de consagração e alegria. Logo no primeiro dia, os participantes se emocionaram com uma cerimônia de Santa Ceia. Lá, eles reafirmaram o propósito central de seu trabalho: pregar sobre a morte, ressurreição e salvação proporcionada por Jesus Cristo.

 

 






Momentos de consagração marcaram concílio de líderes jovens, desbravadores e aventureiros

Outro ponto marcante foram as gincanas, que testaram os conhecimentos dos líderes e foram uma maneira de mostrar como conciliar recreação saudável com crescimento espiritual. Conhecimento sobre liderança também foram abordados, com a participação de palestrantes e convidados da área administrativa e recursos humanos.

O pastor Rodrigo Assi, diretor dos Jovens, Desbravadores e Aventureiros no leste de Mato Grosso, destaca a importância desses eventos para a formação da liderança. "Um bom líder é aquele que sabe incentivar o crescimento dos outros e, na sua ausência, tem pessoas capacitadas para substituí-lo", afirma. "A força e vitalidade dos nossos jovens, crianças e adolescentes são essenciais se temos o desejo de ver Jesus Cristo retornar em nossa geração", acrescenta.







Palestras sobre liderança auxiliaram na capacitação dos ministérios.


O Concílio dos líderes de Jovens, desbravadores e aventureiros não apenas promoveu a discussão e definição de diretrizes. Ele também fortaleceu os laços entre os ministérios, capacitando-os para desempenhar um papel fundamental na disseminação dos valores cristãos. Para o futuro, a expectativa é que as experiências compartilhadas no evento impulsionem o trabalho da igreja no próximo ano, alinhando espiritualidade e ação comunitária.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Concílio de Líderes

Associação Brasil Central

“Junto Iluminando Vidas”

Goianira - GO

15 a 17 de Dezembro de 2023

 

O evento foi realizado de 15 a 17 de dezembro e contou com uma vigília de oração, que ocorreu das 1h30 às 5h30, buscando o batismo do Espírito Santo.

 

O Concílio de líderes da Associação Brasil Central (ABC) foi realizado durante três dias, com o objetivo de oferecer reflexão, treinamento e comunhão. Com o tema "Juntos - Iluminando Vidas", participaram 140 líderes distritais, regionais e coordenadores dos ministérios de Aventureiros, Desbravadores e Jovens, em Goianira (GO).





A programação diversificada incluiu momentos espirituais, como os "Momentos a Sós com Cristo", conduzidos pela oradora Érica Cabral, com uma forte ênfase espiritual. Além disso, foram realizados treinamentos e capacitações por áreas, abordando temas como definição de liderança, diagnóstico do ano anterior, planejamento para 2024 e a importância da vida em comunidade.

O principal objetivo do programa foi inspirar, motivar e capacitar os líderes para os desafios do próximo ano. Durante o concílio, houve uma ênfase especial em fortalecer a visão compartilhada, unir o grupo e capacitar a liderança para um serviço mais eficaz.

O diferencial deste ano foi a participação de convidados especiais que abordaram os assuntos de forma individual, proporcionando insights valiosos. Entre os oradores estiveram o Pr. Wesley de Oliveira, secretário executivo da ABC, Miro Fonseca, coordenador geral do Ministério de Desbravadores e Aventureiros da USeB, Érica Cabral, responsável pelos momentos espirituais, e Arovel Leonay, pastor distrital no Colégio Adventista Brasil Central.

Os participantes foram agraciados com materiais específicos, incluindo livros e recursos que os auxiliarão em suas responsabilidades ao longo do próximo ano.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia dos Desbravadores

É instituído no Município de Edéia – GO

22 de Dezembro de 2023

 

Cerca de 30 adventistas participaram da sessão especial na

Câmara Municipal de Edeia

 

O prefeito municipal de Edéia, José Andrade, assinou e sancionou a Lei n° 1.152, que institui no município o "Dia dos Desbravadores". Aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, a legislação estabelece que a celebração ocorrerá anualmente no dia 20 de setembro.

A iniciativa visa reconhecer e enaltecer o trabalho do Clube de Desbravadores “Heróis de Hoje”, que há 38 anos desempenha papel fundamental na comunidade. O prefeito destacou a importância do projeto social, que tem como foco crianças e adolescentes de 10 a 15 anos.

Isaac Gabriel, que cuida dos clubes do distrito, teve a oportunidade de expressar sua gratidão e apresentar a relevância do clube durante uma sessão na Câmara Municipal. Ele ressaltou o compromisso do clube em combater as vulnerabilidades enfrentadas pela juventude, promovendo ações sociais e colaborando ativamente com a comunidade.

Durante a sessão, Renato Melo, representante regional dos desbravadores, elogiou a longa trajetória do clube em Edéia e ressaltou a inclusão do projeto, que acolhe crianças autistas, deficientes e diversos outros perfis. Além disso, informou sobre a participação do clube no evento "Campori" em julho de 2024, que reunirá representantes dos estados da região Centro-Oeste mais o Tocantins.

 




 

Com a promulgação da lei, o município de Edéia-GO reconhece oficialmente a importância do Clube de Desbravadores na construção de uma sociedade mais engajada e inclusiva, destacando o comprometimento dos membros em promover valores fundamentais para o desenvolvimento saudável das novas gerações.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2024

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Concílio

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Araucária – PR

27 e 28 de Janeiro de 2024

 

 

Concílio foi realizado no Acampamento Hefzibá, em Araucária (PR)

 

Os líderes coordenadores, regionais, distritais e secretários do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros (MDA), que auxiliam os clubes da Associação Central Paranaense (ACP), participaram de um concílio nos dias 27 e 28 de janeiro. A equipe assumiu o compromisso com as ênfases do ano e a trabalhar cada vez mais focada em “salvar do pecado e guiar no serviço”, que é a missão do MDA.

O concílio enfatizou o propósito “Em Cada Igreja Um Clube”, com o objetivo de fundar 40 novos clubes na ACP. “Uma vez que ano passado fundamos 36 clubes, entendemos que o desafio deste ano é plenamente possível”, afirma o pastor Moisés Móra, líder do MDA na região. O encontro também focou na formação de liderança, com a meta de investir 140 novos líderes neste ano (em 2023 foram 126).

O encontro reuniu cerca de 90 participantes no fim de semana

 

Para o Batismo da Primavera, cada clube deverá ter a classe bíblica funcionando corretamente. “Os clubes de Desbravadores e Aventureiros são os maiores responsáveis pelo Batismo da Primavera, período no qual centenas de juvenis, adolescentes e familiares adultos entregam a vida a Cristo. Se a classe bíblica do clube funcionar corretamente ao longo do ano, teremos uma linda colheita no mês de setembro, quando se comemora o Batismo da Primavera”, destaca o pastor Moisés.

Outro tema relevante abordado no evento foi a fidelidade a Deus, pois o líder deve ser exemplo na comunhão pessoal e na devolução dos dízimos e ofertas. Além do compromisso pessoal, cada clube deverá continuar aplicando as especialidades de Mordomia (Desbravadores) e Sábio Mordomo (Aventureiros), para aqueles que ainda não fizeram.

Pastor Aryel Marques, líder do MDA no Sul do Brasil, esteve no concílio.

Por fim, o encontro salientou a importância da participação no Campori e no Aventuri – os grandes encontros com todos os clubes da ACP, onde celebram as vitórias alcançadas e são motivados a permanecer focados na missão dos clubes. “Os camporis e aventuris têm um impacto muito grande na vida espiritual das nossas crianças, juvenis e adolescentes, por isso é de extrema importância sua participação”, lembra o líder dos Desbravadores e Aventureiros na ACP.

Encontro também teve a presença do pastor Elieser Ramos,

Presidente da ACP

 

O concílio também foi uma oportunidade para o reencontro de amigos, lazer e aprendizado dos novos líderes. O programa teve ainda momentos especiais ao lado do Criador. Um dos mais especiais foi a renovação da “aliança com Deus”, com uma cerimônia da Ceia do Senhor, que reconsagrou toda a equipe ao serviço cristão.

“Foi muito especial passar esses dias ao lado dessa equipe tão dedicada e que faz seu trabalho com tanto amor e compromisso. Temos certeza de que enquanto estivermos sob o controle e cuidado de Deus, não haverá dificuldade que nos faça parar!”, ressalta o pastor Moisés.

Pastor Moisés dirigiu a Ceia com os líderes.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Líder de Desbravador com TEA participa do programa Identidade

15 de Janeiro de 2024

 

Adrian Dias recebe lenço de líder

 

Adrian Dias participou do programa Identidade, da TV Novo Tempo, ao lado de sua mãe, Adriana Dias. Ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos nove anos de idade, porém não se limitou por conta do autismo e seus desafios na sociedade. Dessa forma, apaixonado pelo Clube de Desbravador, Adrian tem uma trajetória marcante nos clubes pelos quais passou e, em 2023, conquistou o lenço de líder.

Assim, para as igrejas Adventistas de Brasília e Entorno, no campo da Associação Planalto Central (APlaC), ele foi o primeiro Desbravador com autismo a alcançar a liderança. Durante a cerimônia em que ele recebeu o lenço, o diretor do Ministério dos Desbravadores da região, pastor Ivay Araújo, falou sobre conquistas, possibilidades e crescimento.

“É quase pôr do sol quando o dia termina e começa um novo, repleto de novas oportunidades. É assim no momento da investidura, especialmente porque investimos o Adrian”, ressalta.

Identidade

O programa busca apresentar histórias de superação, incentivo e transformação, além de comoventes. Assim, Adrian recebeu o convite para participar do programa e contar sua história nos Desbravadores.

Contudo, durante a entrevista, Adriana ressaltou tem a certeza de que Deus já havia preparado ela e o marido para o diagnóstico de seu filho. O casal atua no departamento de Desbravadores há anos e já trabalhou com inúmeras crianças de personalidades e necessidades diferentes.

Ministério Adventista das Possibilidades

Com a certeza de que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, o MAP – Ministério Adventista das Possibilidades, tem o objetivo de integrar cada vez mais pessoas com necessidades diversas, além daquelas que não se sentem acolhidas por algum motivo, na igreja e comunidade.

O MAP trabalha as seguintes áreas:

  • Cegos e Baixa Visão
  • Cuidadores
  • Deficiência Física e Mobilidade Reduzida
  • Enlutados
  • Orfãs e Crianças em Situação de Vulnerabilidade
  • Saúde Mental e Bem-Estar
  • Surdos Adventistas

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Encontro

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Associação Central Sul Riograndense

 “Predestinados”

Campestre

Santo Antonio da Patrulha - RS

19 a 21 de Janeiro de 2024

 


Pastor Aryel Marques e pastor Jessé Santos,

líderes de desbravadores e aventureiros para a

União Sul Brasileira e

Associação central do Rio Grande do Sul,

respectivamente. (ao centro em destaque)

 

O Encontro de Coordenadores e Regionais do Ministério de Desbravadores e Aventureiros (MDA) da Associação Central Sul Rio-Grandense (ACSR) foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro de 2024, no Catre Campestre em Santo Antônio da Patrulha.

O tema escolhido para o evento foi “Predestinados”, inspirado na passagem bíblica de Romanos 8:28-30, que destaca a confiança na providência divina: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito...”

O objetivo central do concílio foi fortalecer a vida espiritual, promover a unidade e amizade entre os participantes, que exercem funções vitais no âmbito do MDA. Além disso, foram realizadas dinâmicas de grupo, trilhas, fogo do conselho e Santa Ceia, ressaltando a importância de confiar no auxílio divino para alcançar o objetivo comum de salvar.


Líderes MDA incentivando desbravadores e aventureiros

para participar da Missão Calebe

 

Daiana dos Santos, secretária MDA da ACSR, expressou a importância das atividades diversificadas para promover o conhecimento mútuo entre os coordenadores e regionais de desbravadores e aventureiros, fortalecendo o grupo e consolidando o aspecto espiritual. Ela, que participou pela primeira vez do evento, destacou a experiência positiva.

Pastor Aryel Marques palestrando para líderes MDA

 

O concílio contou com a participação do pastor Aryel Marques, departamental MDA da União Sul Brasileira (USB), que ministrou sermões e palestras. Além dele, estiveram presentes o pastor Ilson Geisler, presidente da ACSR, o pastor Clóvis Prates, departamental de Mordomia, Saúde, Lar e Família da ACSR, e sua esposa, Melqui Prates, psicóloga clínica e especialista em gestão de conflitos.

Joana, Julia e Tati (da esq. para dir.) conduzindo o louvor no Concílio MDA.

 

O louvor foi conduzido pelo trio composto por Tati, Júlia e Joana, esposa e filhas, respectivamente, do pastor Jessé Santos, departamental MDA e responsável pelo evento. O encontro proporcionou momentos de reflexão, aprendizado e fortalecimento espiritual para os participantes, consolidando o propósito do MDA na região da ACSR.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 

Convenção

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Associação Espírito Santense

Fevereiro / 2024

 

1500 Líderes reunidos durante uma sessão de treinamento,

compartilhando conhecimentos e experiências

 

Mais de 1.500 líderes se reuniram neste fim de semana nas cinco regiões do território do centro-norte capixaba para a convenção do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros (MDA), um evento marcado por treinamentos, investiduras e a partilha de filosofias e princípios que norteiam os clubes de Desbravadores e Aventureiros.




Registro de uma das sessões interativas do fim de semana

 

O líder dos clubes para toda a região centro-norte, Udirley Kloss Segantini, destacou a importância da convenção como um momento crucial para informar os clubes sobre os principais eventos do ano, além de capacitar a liderança. "Nosso objetivo maior é salvar do pecado e guiar no serviço, e este encontro serve como uma plataforma para motivar e equipar nossos líderes com essa missão", afirmou Segantini.

Grupo de líderes compartilhando estratégias para o engajamento juvenil

 

O evento foi dividido em cinco sessões, cada uma ocorrendo em uma localidade diferente, começando na sexta à noite em Colatina, com a presença de líderes de diversas cidades, incluindo Colatina, Baixo Guandu, Marilândia e Boapaba. Além do treinamento, "a sessão de Colatina foi especial por incluir a investidura de cinco novos líderes de Desbravadores", explica Udirley.



Investidura

Cerimônia de investidura dos novos líderes de Desbravadores,

um marco na convenção

 

Um dos momentos marcantes da convenção foi a cerimônia de investidura, onde cinco novos líderes de Desbravadores foram oficialmente reconhecidos. Esta cerimônia simboliza a conclusão de um período de treinamento e preparação, destacando o compromisso desses líderes com os princípios e objetivos do ministério. “A investidura representa um passo importante na trajetória de liderança, enfatizando a responsabilidade e o serviço dedicado à orientação dos jovens dentro da organização”, salienta.

Investidura dos novos líderes de Desbravadores

.

O evento abordou temas como liderança, atividades ao ar livre, primeiros socorros e valores éticos e espirituais. Palestras e oficinas foram ministradas por especialistas, proporcionando aos líderes novas habilidades para aplicar em seus clubes. A convenção também serviu como plataforma para a troca de experiências e estratégias entre os participantes, visando o fortalecimento da missão de guiar os jovens em suas comunidades.

Encontro de líderes evidenciando a união de propósitos

 

No sábado pela manhã, a caravana MDA seguiu para São Gabriel da Palha, alcançando líderes de Vila Valério, Nova Venécia, São Domingos do Norte e Morobá. A jornada continuou à tarde em São Mateus, envolvendo participantes de cidades como Jaguaré, Pedro Canário, Ponto Belo e Boa Esperança. No domingo, a convenção se deslocou para Linhares pela manhã, abrangendo Sooretama e Aracruz, e concluiu em Vitória à tarde, com líderes de Vitória e Serra.


Ambiente da convenção, destacando a participação ativa dos líderes

 

A participação de Gustavo Delgado, líder de Desbravadores e Aventureiros para os estados de MG, RJ e ES, também foi um destaque, trazendo insights valiosos para a liderança presente. "A convenção do MDA demonstrou ser um ponto de encontro essencial para a comunidade dos Desbravadores e Aventureiros, reforçando o compromisso de guiar os jovens num caminho de serviço e valores positivos", conclui.

 


    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

 

Concílio

Desbravadores e Aventureiros

Associação Catarinense

“Discord”

CATRE – Governador Celso Ramos /SC

02 a 04 de Fevereiro de 2024


 

Preparar os líderes de maneira pessoal, os capacitando em seguida no desenvolvimento de suas atividades distritais e regionais. Esse foi o objetivo do Concílio de Verão Discord, encontro com diretores, secretários, coordenadores, regionais e distritais de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista no Centro-Sul de Santa Catarina (Associação Catarinense – AC). Denominado Discord, um acrônimo formado pelas funções dos participantes, o evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de Fevereiro de 2024 no CATRE (Gov. Celso Ramos/SC).

O encontro contou com a presença de 70 participantes, os quais assistiram a palestras ministradas por seis departamentais da AC. "Nós os preparamos individualmente para que possam ter um ano abençoado por Deus, repleto de atividades. Por isso, incluímos momentos como a Santa Ceia, distribuição de livros missionários na cidade e até momentos de descontração. Houve muitos momentos significativos, mas o resumo é que queremos vê-los motivados na missão de serem servos de Deus", explica o pastor Vinícius Espíndola, líder dos Ministérios dos Desbravadores e Aventureiros – AC.

 




 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Acampamento

Lider Camp

Associação Mineira Leste

 “Pela Graça de Deus”

 “Por Amor ao meu Jesus”

Teófilo Otoni – MG

02 a 04 de Fevereiro de 2024

 

"Pela graça de Deus..." e "por amor ao Senhor Jesus..." são as iniciais dos votos do Clube de Desbravadores, Jovens e Aventureiros, movimentos que conduzem a juventude a ter conexão profunda com Deus e seus semelhantes. Com um propósito claro, a liderança desses grupos no leste mineiro se reuniu em Teófilo Otoni, neste fim de semana 2,3 e 4 de Fevereiro de 2024, para buscar direcionamento divino em 2024.  


O evento ressaltou a importância de cultivar valores como responsabilidade, 
solidariedade, respeito e espiritualidade

 "Este encontro anual serve como um espaço de reflexão, troca de experiências e planejamento estratégico para fortalecer as atividades e programas oferecidos pelos clubes", pontua Gleisson Cruz, líder geral desses departamentos na Associação Mineira Leste.  

Todos os participantes são voluntários. Alguns carregam consigo mais de 30 anos de atuação, outros começaram recentemente. Lucas Gomes, tem 22 anos e neste ano se tornou diretor do Clube de Desbravadores de sua igreja local. Aos 13 anos conheceu o grupo que lhe desperta grande afeição. "Eu criei uma paixão pelo Clube de Desbravadores, pois ele consegue conciliar a parte espiritual com a parte de aventura", exalta Gomes. 

O encontro ofereceu ferramentas e recursos para cumprir da missão

 

Embora a liderança seja algo distinto para as pessoas, os ministérios têm um comum proposito. Nívea Mara cuida do departamento jovem de sua igreja e viajou 237 quilômetros para o evento. Para ela, "a liderança jovem é motivação, é a busca de inspirar os jovens a amarem a Jesus e trabalhar para ele", pontua. "Embora nosso clube tenha apenas um ano, grandes coisas nós vimos que Deus fez em nosso favor e das crianças", certifica Marcia XXX, líder do Clube de Aventureiros em Felisburgo.  

Palestras, testemunhos e cultos fizeram parte do programa que buscou fortalecer a base espiritual

Os Aventureiros, por sua vez, envolvem crianças de 6 a 9 anos em experiências educacionais e recreativas, promovendo a formação do caráter e valores familiares. Já os Jovens Adventistas abraçam uma fase crucial da vida, dos 16 aos 30 anos, dedicando-se ao serviço comunitário, missões e crescimento espiritual. Unidos por um propósito comum, esses grupos dinâmicos da juventude adventista destacam-se não apenas por suas atividades estimulantes, mas também pela construção de um alicerce sólido de valores éticos e espirituais. 

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Encontro

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Associação Oeste Paranaense

Cascavel – PR

03 a 04 de Fevereiro de 2024

 

Os pastores Aryel Marques (USB) e Lucas Fávero (AOP) trazendo uma visão inspiradora e orientações valiosas para os líderes

 

No último final de semana, o auditório da sede da Associação Oeste Paranaense (AOP) e a Igreja Adventista Central de Cascavel foram palco de um encontro marcante para os Coordenadores, Secretários, Regionais e Diretores de Clubes de Desbravadores e Aventureiros. O propósito do evento foi claro: orientar e capacitar esses líderes para oferecerem suporte essencial aos clubes, impulsionando o crescimento ao longo do ano.

 

O pastor Aryel Marques, diretor geral de Desbravadores e Aventureiros da região sul do Brasil (USB), marcou presença, trazendo uma visão inspiradora e orientações valiosas para os participantes. O evento teve início no sábado, 3 de fevereiro, com uma manhã repleta de louvor, oração, estudo da Bíblia e uma palestra impactante do pastor Aryel Marques. “Saiba que você, com líder, a crítica é certeza, a gratidão nem sempre, mas se você faz para Deus, Ele vai ver e vai te honrar”, aconselhou Aryel aos líderes presentes.  

Durante a tarde, os líderes mergulharam em um carrossel de treinamento, abordando atualizações, tirando dúvidas e estabelecendo a agenda anual do departamento.

Diretores de Clubes atentos aos conselhos do pastor Aryel Marques

 

No domingo, foi a vez dos Diretores de Clubes receberem treinamento específico, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios e oportunidades que 2024 reserva.

O Coordenador compartilhou sua experiência: "Participar deste encontro foi transformador. As orientações do pastor Aryel e a troca de experiências com outros líderes fortaleceram nossa visão e compromisso com os jovens em nossos clubes”, disse Fernando da Silva, Coordenador da Área 3 Hebrom.

Diretores de clubes, como Mary Ellen, também expressaram seu entusiasmo: "O treinamento e as atualizações recebidas no evento são essenciais para o sucesso do nosso clube em 2024. Estamos mais preparados e motivados do que nunca”, completou.

Lucas Fávero, diretor geral dos Desbravadores e Aventureiros da AOP e organizador do evento

 

Segundo o pastor Lucas Fávero, diretor geral dos Desbravadores e Aventureiros da Região Oeste Paranaense e organizador do evento, “o propósito é orientar o direcionamento ao longo do ano, capacitando os regionais, diretores e secretários, oferecendo o suporte essencial aos clubes e impulsionar o crescimento. O foco principal é a salvação e o serviço, buscando aproximar cada vez mais os participantes de Cristo e promover um envolvimento prático na missão”, concluiu Lucas.

Para os participantes o evento não apenas cumpriu seu propósito de orientar os líderes, mas também solidificou a comunidade de Desbravadores e Aventureiros, promovendo uma visão comum e um compromisso renovado para inspirar e guiar os jovens em sua jornada.

O Concílio de Desbravadores e Aventureiros na região oeste paranaense não apenas cumpriu seu propósito de orientação anual, mas também estabeleceu um tom inspirador para o ano de 2024. Com líderes capacitados e comprometidos, a expectativa é de que os clubes da região alcancem novos patamares, impactando positivamente a vida dos jovens e fortalecendo os valores fundamentais da igreja.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Convenção

Ministério Desbravadores e Aventureiros Associação Sul Espírito Santense

25 de Fevereiro de 2024

 


Um dia inteiro de capacitação. Essa foi a experiência de aproximadamente mil líderes de desbravadores capixabas na Convenção de Liderança da Associação Sul Espírito-Santense. O evento, que ocorreu neste domingo (25), é um programa que visa treinar os participantes para atuarem nas comunidades e igrejas locais.

Desbravadores participam de momento cívico


Centenas de líderes de Desbravadores participaram da convenção

Os líderes tiveram a oportunidade de saber das novidades

do Campori que ocorrerá em julho de 2024

 

O líder de desbravadores para a região sul do Espírito Santo, pastor Leonardo Raimundo, explica o foco da reunião. "Nosso foco é preparar os líderes e motivá-los nas frentes missionárias e conduzi-los ao serviço”, salientou.

Dinâmica do Treinamento

Durante o curso de 10 horas, os participantes foram divididos em salas de treinamento, recebendo instruções específicas para diferentes cargos dentro dos Clubes de Desbravadores. Desde conselheiros até secretários e tesoureiros, cada indivíduo teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades e compartilhar experiências relacionadas às atividades desempenhadas.

Uma cena tocante que ilustra a devoção e o compromisso espiritual dos membros mais jovens

 

"Eu acredito que o formato da convenção nos proporciona a oportunidade de adquirir um conteúdo mais completo. Adquirimos, através de palestras, uma base que nos guiará no engajamento do trabalho de campo", ressalta Anny Varges, diretora associada do Clube Portadores da Fé.


Palestra e inspiração

Profissional de psicologia palestrou para os participantes

 

Com uma abordagem envolvente, os líderes assistiram a uma palestra ministrada pelo teólogo e psicólogo Márcio Siqueira. Ele cativou a plateia com temas sobre liderança, motivação e o papel dos Desbravadores na sociedade.

Compromisso com a missão


O líder geral do Clube de Desbravadores do Sul do Espírito Santo, pastor Leonardo Raimundo, participando da abertura da convenção

 

O pastor Leonardo Raimundo, como organizador do evento, expressou sua satisfação com a participação e o entusiasmo demonstrado pelos presentes. Ele ressaltou a importância da missão dos Desbravadores, afirmando: "Devemos levar adiante o espírito de serviço e dedicação. O compromisso em capacitar e inspirar os líderes é fundamental para o crescimento e o impacto contínuo do Ministério do Clube de Desbravadores".

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Convenção

Ministério Desbravadores e Aventureiros Associação Paulista Oeste

“Legado”

São José do Rio Preto – SP

25 de Fevereiro de 2024


A Convenção aconteceu na cidade de São José do Rio Preto,

interior de São Paulo

 

A Igreja Adventista para o oeste paulista, Associação Paulista Oeste (APO), realizou no último domingo, 25, a Convenção ‘Formar’, onde líderes de diversos departamentos ligados a novas gerações receberam treinamento para desenvolverem suas funções de forma mais efetiva entendendo a relevância de sua influência.

Treinamento Direcionado

Convidados especiais abordaram um conteúdo bastante intencional para a ocasião, trazendo aprofundamento teológico e formas de abordagem com esta geração; um estudo aprofundado sobre a Geração Alpha e seus comportamentos; e uma profunda imersão sobre liderança. 

Pr. Henrique Gonçalves, pastor Igreja Unasp-EC

 


Pr. Wendel Lima, pró reitor de des. espiritual UNASP



Pr. Herbert Cleber, diretor estudantil da FAAMA

 


Mensagem Musical com 'Do Nosso Canto'

 

Liderança que Inspira

“Liderar os pequenininhos é uma grande responsabilidade pois é nesta idade que as primeiras e marcantes impressões acontecem, então o líder têm o poder de gerar uma influência positiva ou negativa”, explica a líder do ministério da criança e adolescente na região, Dione Lanza. 

“Os desbravadores e aventureiros tem fortemente no coração o desejo de representar uma ideia, por isso liderar esse pelotão é um desafio pois são questionadores ao mesmo tempo em que defendem com toda força o que acreditam”, conta o líder de desbravadores e aventureiros da região, pastor Thiago Zoratto.  

“A juventude protagoniza uma geração que quer ver Jesus voltar e está nela um poder gigante de ação, então este evento reúne um grupo importante para nossa Igreja", afirma o líderes de jovens na região, pastor Everton Almeida. 

Esq. p/ Dir. Pr. Everton Almeida, líder JA; Pr. Tiago Zoratto, líder DBV e AVT; Dione Lanza, líder MCA

 

História que dá sentido

“Só eu e o papai vamos para o céu”.

Foi o que Adelia ouviu de seu filhinho, Hugo Gabriel, de dois anos ao chegar da Igreja Adventista em Jales, onde seu pai o levava aos sábados. Adelia tinha um estilo de vida roqueiro e não se interessava pelas coisas de Deus. Seu esposo e filho iam sozinhos a Igreja. Mas aquela frase tocou fundo seu coração.

Disse a seu esposo que não queria mais que seu filho frequentasse aquele ambiente, pois aquilo não era algo para uma criança dizer. Seu esposo aproveitou a oportunidade e fez o convite para que ela fosse pessoalmente a Igreja e conhecesse o Ministério da Criança. 

Adelia foi e ficou encantada com o trabalho das professoras, com a dedicação e cuidado com as crianças e através desta influência foi batizada e nunca mais deixou de ir à Igreja. Hoje, Adelia faz parte do Clube de Aventureiros e coloca em prática a influência recebida. 

 

Olhar interno

Eliane Canelada viajou duas horas para participar da Convenção. Líder infantil na Igreja em Marília, ela conta que o conteúdo das palestras, os testemunhos e todo o programa foram muito apropriados.

“Estamos de fato lidando com uma geração em constante mudança e participar de um evento onde o foco é formar uma liderança comprometida em influenciar e dar ferramentas para que isto aconteça é muito relevante. Estou voltando inspirada e com um novo olhar”, relata Eliane. 

Quem também participou do evento foi o presidente da Igreja Adventista na região, pastor Samuel Bento. Ele conduziu a mensagem final em que fez questão de deixar claro que “o legado não é algo que se escolhe, ele será deixado por todos, mas a qualidade deste legado importa”. Ainda acrescentou que "as novas gerações é uma prioridade na região".

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Convenção

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Associação Rio Fluminense

“Chamados para Salvar”

Cachoeira do Macacu – RJ

08 a 10 de Março de 2024

 

Mais de 350 participantes se reúnem com o objetivo de buscar

capacitação e motivação

 

O último final de semana (08, 09 e 10 de março) foi de muito aprendizado, troca de experiências e motivação para os mais de 350 líderes do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, que atuam do centro ao norte do estado do Rio de Janeiro.

A Convenção de líderes que aconteceu no Centro de Treinamento da Igreja Adventista (CATRE), em Cachoeiras de Macacu (RJ), reuniu diretores, secretários, tesoureiros, capelães, instrutores, diretores associados e conselheiros dos clubes de desbravadores e aventureiros da Associação Rio Fluminense (ARF).


Abertura do evento, contou com os ideais, de Desbravadores e Aventureiros

 

O pastor Henrique Custódio, diretor do ministério na ARF, comentou que a convenção direciona as atividades do ano nos clubes de desbravadores e aventureiros com palestras e treinamentos específicos para cada função dentro do clube. “A convenção é o momento e espaço de treinamentos para que as pessoas saiam daqui capacitadas para exercerem a liderança e com as estratégias para fazer os clubes funcionarem da melhor forma. Qual é a melhor forma? É esse tema do ano: Chamados para Salvar. Queremos que nossos clubes sejam pontos de luz na salvação dos nossos juvenis e adolescentes”, afirmou Custódio.

A Convenção proporcionou, também, momentos de adoração a Deus com louvores e uma emocionante cerimônia de lava pés seguida de Santa Ceia para os participantes.

Impressões

Temas relevantes e muito atuais foram abordados pelos convidados. Uma das palestrantes foi a advogada familista Acsa Costa, que também participa do Clube de Desbravadores Felinus, de São Gonçalo. Ela pontuou, em termos legais, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, detalhou os desafios da inclusão nos clubes e a atuação dos líderes em caso de suspeita de violência ou abuso.

A advogada entende que as oportunidades de inclusão de pessoas atípicas aumentaram e os clubes não devem ficar de fora. “Devemos entender que em questões de acolhimento e desenvolvimento precisamos ser os primeiros. Pois não há nenhum lugar onde a criança irá encontrar ensinamentos com base nos princípios cristãos. E quando se trata de crianças atípicas, a nossa sensibilidade e criatividade devem estar afloradas, afinal, o nosso dever é fazer com que aquele desbravador, que fora do clube pode estar sendo rejeitado ou até mesmo sendo constrangido por suas limitações, se sinta incluído. Se sinta como um membro necessário. A melhor forma de colocar isso em prática é ensinar, não só a diretoria, como também aos desbravadores, a como lidar com pessoas diversas e suas limitações”, frisou Acsa.

Para a pedagoga Ivana Marinho, que vive seu primeiro mês na jornada de liderança no clube de desbravadores Vale do Tigre, de Macaé, o evento ajudou a instruir os líderes em situações que acontecem no dia a dia dos clubes.


Ivana Marinho e o pastor Henrique Custódio

 

“A responsabilidade de lidar com crianças que não conhecemos de onde vêm, acaba sendo como conviver com muitos mundos dentro de um clube e você precisa ter um olhar especial, diferenciado para detectar a necessidade de cada um. Então esse treinamento serviu para nos despertar a essa realidade, despertar a questão do acolhimento”, contou Ivana.

Já Cícero James é um veterano no ministério. Com a faixa repleta de insígnias comprovando a experiência de um Líder Master Avançado, o coordenador geral de desbravadores da ARF, conta que ainda aprende em cada treinamento que participa, mesmo sendo o treinador.

“Quando vou dar palestra sobre algum determinado assunto, eu busco a experiência dos outros, e o objetivo da convenção é apresentar o que o manual pede, mas também ouvir as pessoas que estão aprendendo e, muitas vezes, ouvindo a vivência do outro, podemos tirar lições para nós mesmos”, afirmou.  “Aqui nessa convenção, o que mais me marcou foi a cerimônia de Santa Ceia. Participar de uma cerimônia aqui, com 400 pessoas, foi uma verdadeira emoção”, completou.

Pastor Felipe Andrade, presidente da ARF, faz apelo ao grupo de líderes

 

O presidente da ARF, pastor Felipe Andrade, também marcou presença na Convenção e apelou ao grupo ao afirmar que o ministério de desbravadores e aventureiros transforma vidas. “Eu não tenho dúvidas de que o Senhor chamou todos vocês para a obra. Esse ministério tem o poder de gerar líderes, mas acima de gerar uma nova formação de líderes, esse ministério deve transformar vidas”, concluiu emocionando o público.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Concílio

Ministério Desbravadores e Aventureiros

Missão Oeste Matogrossense

(MisOM)

“O Mesmo Ideal”

Chapada dos Guimarães – MT

08 a 10 de Março de 2024

 

Durante os dias 08 a 10 de Março de 2024, foi realizado o Concílio Jovem de coordenadores distritais e regionais do Ministério Jovem, Desbravadores e Aventureiros da Missão Oeste Mato-Grossense (MisOM), na Estância Castelo e Estância Buriti, no município de Chapada dos Guimarães. Cerca de 100 líderes participaram desse encontro, que proporcionou conhecimento, treinamento e capacitação, motivando-os para a execução dos projetos que serão realizados em 2024. Com o tema "O Mesmo Ideal", os participantes viveram experiências que os levaram a aceitar o chamado de Deus para trabalhar intensamente a fim de salvar mais jovens para o Reino de Deus.

O evento iniciou com uma caminhada com os líderes descalços para que eles tivessem contato com a terra e experiências sem como era a cerimônia de lava pés dos tempos bíblicos. Durante a caminhada, foi feita uma reflexão espiritual sobre como Jesus, como líder, serviu seus liderados, enfatizando como os líderes devem ser nos dias de hoje. Logo em seguida, foi realizada a cerimônia da Santa Ceia, com os participantes se comprometendo ainda mais com a missão de honrar a Deus e guardar na mente e no coração todos os ideais jovens.

Momento da caminhada e de reflexão espiritual

 

Momento da Santa Ceia Momento da Santa Ceia

 


Inspirações, cerimônias, dinâmicas, reflexões, lazer e aprendizagem marcaram o evento. Os líderes tiveram a experiência de trabalharem em grupo com uma dinâmica de gameficação do Manual Administrativo dos Desbravadores e Aventureiros, e do Guia das Comunidades Jovens, percorrendo todo o processo que deve ser desenvolvido ao longo do ano de 2024. No ciclo de palestras, especialistas como o Administrador Financeiro Paulo Fabrício e o Pastor Flávio Ramos abordaram assuntos como finanças e foco missionário.

“A realização desse concílio é muito importante para adquirirmos um conhecimento maior de como nós líderes poderemos ajudar os jovens da igreja. Os treinamentos, dinâmicas e reflexões nos ajudarão a cumprir a pregação do evangelho. O que me marcou foi que aprendi aqui que mesmo quando estamos cansados, com dificuldades, passando por perrengues, Deus sempre está ao nosso lado, independentemente de qualquer coisa que aconteça”, enfatizou Keira Telles, distrital jovem da IASD Parque Tarumã.

Palestra com Paulo Fabrício

 

Treinamento prático utilizando gameficação 

Treinamento prático utilizando gameficação

 

Muitos projetos missionários foram apresentados, entre eles, o Impacto Esperança, Semana Santa e Missão Calebe. Durante o ano de 2024, os jovens terão atividades para desenvolver, e o concílio foi o momento de dar direção e ideias para a realização dos trabalhos, principalmente porque esses líderes estarão na linha de frente.

“Esse concílio foi diferente dos demais, porque nós juntamos o Ministério Jovem com o Ministério de Desbravadores e Aventureiros. A ideia é a multiplicação de comunidades tanto dentro do Ministério Jovem quanto de Desbravadores e Aventureiros, mas com o princípio de Discipulado e Evangelismo. Queremos que as pessoas mais experientes discipulem aqueles que estão chegando para que eles se tornem novos líderes, e que assim nós tenhamos a multiplicação de comunidades dentro de todos esses ministérios, a fim de pregar o evangelho e trazer novos amigos, realizando assim um grande evangelismo”, destacou Flávio Ramos, líder do Ministério Jovem, Desbravadores e Aventureiros no Oeste de Mato Grosso.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Mega Lider 2024

Liderança Operante

Associação Oeste Paranaense

Parque de Exposição

Dois Vizinhos - PR

17 de Março de 2024

 


No último domingo, 17 de março, o Parque de Exposição de Dois Vizinhos, município situado no sudoeste do Paraná, foi palco do evento "MEGA LÍDER 2024 - LIDERANÇA OPERANTE", um encontro marcante que reuniu cerca de 1200 líderes de Desbravadores e Aventureiros da região oeste paranaense de diversas áreas para discutir e aprimorar técnicas de liderança.



Da esquerda para a direita: Daniel Pires (Coordenador AVT – Área Hebrom)

Pr. Lucas Fávero (Dir. de Desbravadores e Aventureiros para a região oeste paranaense) e Pr. Luiz Damasceno (Presidente da IASD

para a região oeste paranaense - AOP)

 

Um dos destaque do evento foi a participação do presidente da Associação Oeste Paranaense (AOP), pastor Luiz Damasceno, que inseriu um "galão" ao uniforme especial do Pr. Lucas Fávero, simbolizando maior patente de responsabilidade relacionada a hierarquia do Clube de Desbravadores.


O pastor Lucas Fávero, organizador do evento, ressaltou a importância de investir no desenvolvimento de líderes para promover uma liderança eficaz e transformadora. "Nossa missão é capacitar líderes para que possam impactar positivamente suas comunidades e organizações", afirmou.

Durante o evento, pela manhã, duas vozes destacaram-se, trazendo reflexões e ideias sobre a liderança. Renan Souza, terapeuta familiar, enfatizou a importância de compreender as nuances da psicologia infantil e do relacionamento interpessoal, especialmente ao lidar com crianças e o sexo oposto. "É fundamental estarmos preparados para compreender e atender às necessidades individuais de cada membro do grupo", ressaltou.
A universitária Anny Gabriele compartilhou sua experiência e conhecimento sobre o papel do conselheiro e a importância de orientar e guiar os membros de sua unidade. "Ser um conselheiro vai além de liderar; é ser um mentor, um exemplo a ser seguido", destacou.

Renan Souza, terapeuta familiar, passando instruções

importantes para os líderes


A Universitária Anny Gabriele compartilhando

sua experiência e conhecimento

 

Além disso, os líderes dos Aventureiros e Desbravadores participaram de diversos cursos, abordando temas essenciais para aprimorar suas práticas, tais como a condução de unidades, o desenvolvimento de programas efetivos e a criatividade no trabalho com as unidades.

Os cursos ministrados incluíram:


1 - Psicologia Infantil: estratégias para lidar com crianças e entender as nuances do relacionamento com o sexo oposto.
2 - O Papel do Conselheiro: explorando as responsabilidades e desafios dessa importante função.
3 - Gestão de Unidades: técnicas para conduzir grupos de forma eficaz e motivadora.
4 - Desenvolvimento de Programas: como criar e implementar programas que promovam o cumprimento de metas e desafios.
5 - Criatividade na Educação: estratégias inovadoras para engajar e inspirar os membros da unidade.
6 - Capelania: definição do papel do capelão e a importância da criatividade nesse contexto.
7 - Abordagem de Novos Grupos: orientações específicas para lidar com TEA, TDAH e TOD.
8 - Direção de Clube: orientações práticas para os novos diretores.
9 - Planejamento Estratégico: elaboração de planos de atividades e orçamentos eficientes.
10 -Visitas Pastorais: a relevância da visitação na manutenção do vínculo com os membros.
11 -SGC (Sistema de Gestão de Clubes): funcionalidades e benefícios desse sistema para a gestão de clubes.
12 -Liderança Saudável: dicas e estratégias para liderar de forma equilibrada e saudável.
13 -Relacionamento Interpessoal: cuidados e necessidades no relacionamento com os membros da diretoria.
14 -Planejamento de Acampamentos: aspectos importantes a considerar na organização de eventos ao ar livre.

O MEGA LIDER 2024 - LIDERANÇA OPERANTE foi, sem dúvida, um marco na formação e capacitação de líderes, reforçando o compromisso com a excelência e o aprimoramento contínuo na arte de liderar.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário