Translate

sábado, 6 de abril de 2024

Momentos Inesquecíveis - 2015 a 2016

 

Momentos Inesquecíveis

2015 a 2016

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2015

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 Sistema de Gerenciamento de Clubes

SGC

16 de Março de 2015


Novo sistema de secretaria para Desbravadores é implantado para três regiões de São Paulo

Como forma de unificar e melhor gerenciar a secretaria dos Clubes de Desbravadores na região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Igreja Adventista implantou um novo sistema para as agremiações juvenis. O Sistema de Gerenciamento de Clubes (SGC) foi lançado este final de semana durante o Treinamento Básico de Diretoria que aconteceu no Colégio Adventista em Jacareí.

A secretária do Ministério dos Desbravadores para a região, Tassiana Massarenti, explica que esse novo sistema visa padronizar os processos que antes eram feitos de maneira separada, além de ser uma plataforma unificada para todo o Brasil, ou seja, vai ficar mais fácil da criança ter uma continuidade das suas atividades em clubes de outras regiões.



“O grande diferencial será um maior controle que as secretarias dos clubes vão ter com os meninos. Com o SGC será possível saber a quantidade de membros inscritos e ativos, cadastrar os eventos, fichas médicas, Classes, Especialidades, Unidades, agenda, documentos, dados de tesouraria, o Seguro Anual dos desbravadores e do patrimônio, regular o empréstimo de bens além do preenchimento dos relatórios on-line”, explica.

Durante o treinamento do último sábado, as secretarias dos clubes já receberam suas senhas de acesso para começar a migrar os dados da antiga intranet para o novo sistema.

“Acho que vai facilitar bastante o nosso trabalho porque o sistema reúne todos os documentos em um lugar só, o que rende tempo de ficar fazendo os relatórios separados. Achei um sistema mais moderno e bem mais rápido do que o outro, além de poder ser acessado de qualquer canto, inclusive do tablet”, comenta a secretária do clube Ágape 7, da cidade de Itaquaquecetuba.

A grande novidade deste ano foi o treinamento para educadores de saúde, uma função que cresce a cada dia nos desbravadores.

Mas o final de semana não foi apenas de lançamentos e novidades na área de secretaria, mas na área de saúde também. Esse foi o primeiro ano que o Treinamento de Diretoria de Desbravadores reuniu os educadores de saúde dos clubes, função que começa ganhar espaço no dia a dia das crianças.

Durante a palestra do sábado, os voluntários tiveram uma roda de conversa com o médico Sérgio Colagrande e com a socorrista Ceciani de Oliveira que abordaram as medidas preventivas do trabalho.

“Falamos sobre a importância dos trabalhos preventivos e da ação imediata em casos de acidentes com as crianças. Estar atento a caixa de medicamentos, os problemas mais comuns de saúde, as doenças da época além de ter a ficha médica atualizada são as funções básica desse cargo”, comenta a socorrista.

Para a diretora associada e agora educadora de saúde do clube Cruzeiro do Sul, de Guarulhos, Regina Santos, o encontro vem atender uma demanda antiga dos clubes que trabalham com a área da saúde de forma semanal.

“Antes o instrutor de saúde do clube só era requisitado para os eventos, mas essa figura se faz presente em todas as reuniões regulares. O atendimento mais especializado ajuda a criança a despertar o gosto pela área da saúde bem como contribui com o bom desenvolvimento das atividades do clube”, afirma a auxiliar de enfermagem.
 


Cerca de 600 líderes de desbravadores foram treinados durante final de semana.

Ainda durante o Treinamento, que reuniu cerca de 600 pessoas das áreas de secretaria, saúde, capelães, tesoureiros e diretores, assuntos como a filosofia dos desbravadores, como organizar uma reunião regular, ordem unidade, recreação e cerimônias também tiveram espaço na programação.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 Concílio da União Sul Brasileira

“Prontos para Servir”

Catre – Eldorado – SP

17 a 21 de Abril de 2015


A União Sul do Brasil tem cerca de sete mil Aventureiros em 346 clubes e de 21 mil Desbravadores matriculados em 696 clubes. Para monitorar as atividades realizadas com esses meninos e meninas, 200 líderes são responsáveis por cada microrregião do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A fim de aprimorar seus conhecimentos, esses líderes regionais participaram de um encontro onde puderam aprender mais e aperfeiçoar as suas funções.

Com o tema “Prontos para Servir”, o concílio foi realizado no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre) de Eldorado, no interior de São Paulo, durante o feriadão de Tiradentes. A região é conhecida pela quantidade e tamanhos de cavernas que lá existem. Os participantes puderam conhecer a principal delas, a Caverna do Diabo, e registrar muitas fotos para recordação dos momentos que passaram, dos amigos que se reencontraram e das novas amizades que foram feitas.

O cantor Jefferson Pillar conduziu o louvor nos momentos de adoração e o evento teve a presença dos administradores da União Sul Brasileira: pastores Marlinton Lopes e Davi Contri. O Diretor dos Aventureiros e Desbravadores da Divisão Sul-Americana, Pastor Udolcy Zukowski foi o orador do encontro.

“Os aventureiros e desbravadores gostam muito de aventura, gostam muito de atividades na natureza, têm muita energia para gastar, e eles precisam de líderes preparados. Por isso esse concílio de regionais teve o propósito de treinar esses líderes, para que realmente possam levar esses meninos e meninas a terem muitas experiências positivas”, afirma Zukowski.

  

As mensagens tiveram foco na união entre os regionais e na disposição em servir. Para representar isso na prática, eles lavaram os pés uns dos outros, repetindo o ensino do líder máximo: Jesus Cristo.

Para o presidente da USB, o resultado do encontro poderá ser visto nas crianças e adolescentes futuramente. “Esse evento de regionais de desbravadores e aventureiros representa um fortalecimento de uma faixa etária de membros de nossa Igreja que requer uma atenção especializada. Aventureiros e desbravadores são um percentual bastante grande na Igreja e nós começamos a sentir que uma parcela deles tem deixado a Igreja. Fortalecer os regionais significa fortalecer uma liderança que tem uma força muito grande de influência sobre eles, influência no sentido de mantê-los dentro da Igreja. Então nós estamos fortalecendo a igreja do presente e do futuro”, analisa Lopes.

Para deixar um gosto de “quero mais”, o décimo Campori de Desbravadores da USB foi anunciado aos regionais. O evento será nos dias 8 a 12 de outubro, em Santa Helena, no oeste do Paraná. O acampamento reunirá 15 mil pessoas.

“O Clube de Desbravadores tem o foco nas crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Nessa fase elas tomam decisões importantes para a vida inteira. Por isso esse ministério é fundamental dentro da Igreja, dentro da família e que faz a diferença na vida dessas pessoas”, enfatiza o diretor dos aventureiros e desbravadores da USB e organizador do evento, pastor Elmar Borges.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 X Campori Desbravadores

Associação Rio de Janeiro

“Acima das Estrelas”

Centro de Treinamento de Bacaxá

23 a 26 de Abril de 2015

 

Com o tema “Acima das Estrelas”, o X Campori da Associação Rio de Janeiro reuniu 43 clubes de desbravadores e 1300 Desbravadores no período de 23 a 26 de Abril de 2015, no Centro de Treinamento de Bacaxá.

Foram quatro dias em meio a natureza saindo da rotina de cidade grande. Acampados em barracas os desbravadores se prepararam por um ano para participar do Campori.

Segundo o líder de desbravadores para toda região Sudeste do Brasil, pastor Ivay Pereira Araújo, eventos como este servem para ajudar no crescimento espiritual e caráter da juventude.

A cada noite os participantes do Campori acompanhavam etapas da vida do personagem bíblico José, demonstrada através de uma peça de teatro retratando a fidelidade do servo de Deus.

“Nesses dias e noites buscamos respostas, o infinito é breve e o tempo é relativo. E as bênçãos de Deus são eternas. O personagem da Bíblia José foi fiel, bondoso e abençoado. Erga seus olhos acima das estrelas e veja o Eterno, cujos braços espera por você”, afirma o líder de Desbravadores da Igreja Adventista da região central do Rio de Janeiro e também coordenador do programa, pastor José Venefrides.

Batismos e investiduras marcaram a programação como a homenagem feita a dona Iná, de 63 anos, desbravadora há 50 anos, que foi homenageada sendo investida no evento. “Motivo de alegria ser investida, resultado de muito estudo e dedicação. Ser desbravadora é ser fiel a Deus e ir acima das estrelas de encontro com o Senhor”, conta Iná da Conceição

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 II Campori de Líderes

“Superação”

Associação Catarinense

Lages – SC

05 a 07 de Maio de 2015


O pastor Otacílio Porfírio, líder de Desbravadores e Jovens da Associação Catarinense, também esteve presente no Campori.

Diretores e Líderes de Desbravadores e Aventureiros de Erechim, norte do RS, participaram, no último final de semana, do Campori de Líderes da Associação Catarinense, (AC), sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para parte de Santa Catarina. O encontro aconteceu na zona rural de Lages e reuniu cerca de 300 líderes dessas agremiações.

Este é o segundo Campori de líderes da Associação Catarinense. Com o lema Superação o encontro proporcionou momentos de aprendizado e prática para os líderes da AC.



O pastor Márcio Xavier, líder dos Jovens, Desbravadores e Aventureiros de todo norte e noroeste do RS, foi um dos oradores do encontro. Durante os três dias do Campori os participantes estiveram envolvidos em atividades como prática de rapel, trilha ecológica, entre outros. Além disso, eles tiveram aulas sobre funcionamento de equipamentos de orientação como bússolas e observação das estrelas. Além disso, eles participaram de vários momentos espirituais.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 II Pastori do Ceará e Piauí

“Cada Pastor um Desbravador”

Fortaleza – CE

05 a 07 de Maio de 2015

 

De 5 a 7 de maio, mais de 70 pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para os estados do Ceará e Piauí, estiveram reunidos no Hotel Porto da Aldeia em Aquiraz, no Ceará, para o último Pastori realizado com pastores adventistas dos dois estados, haja visto que as Associações serão separadas.

Este evento aconteceu dentro do Concílio Pastoral mensal, onde os pastores se encontram para rever os colegas de profissão, estreitar amizades, compartilhar as experiências e avaliar o trabalho diário do pastor durante calendário eclesiástico.

O concílio pastoral teve como destaque o “Impacto Esperança”, um projeto evangelístico realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde 2009. Este ano a igreja deseja impactar ainda mais a comunidade com uma grande distribuição de literatura cristã sobre saúde e qualidade de vida, através de um exército de fieis nas ruas. Neste ano, serão entregues mais de 300 mil livros em diversos municípios do Ceará e Piauí.

Na quarta-feira, iniciou-se o 2º Pastori com o tema “Cada Pastor um Desbravador”. O principal objetivo foi impulsionar o trabalho dos pastores através do Ministério Jovem, especialmente na área dos Desbravadores, e ainda incentivar o avanço espiritual na vida dos participantes. Todos se reuniram para meditar acerca da Palavra de Deus através do Fogo do Concelho. Os pastores também puderam vivenciar na prática as atividades de campo que os clubes de Desbravadores realizam como, fazer sua própria refeição, participar da ordem unida, entre outros. O evento contou com a participação do Pastor Udolcy Zukowski, líder dos desbravadores para a América do Sul, pastor Rafael Santos, líder da área para os seis estados do Nordeste e o pastor Moisés Moacir, líder geral para os seis estados do Nordeste. Na ocasião houve o lançamento do Pequeno Grupo Jovem e do Projeto My Style.

Para o pastor Fabrício Leão, líder da área para o Estado do Ceará o objetivo do projeto é reacender a paixão de trabalhar com o clube de Desbravadores e vivenciar tudo aquilo que o desbravador passa durante sua vida no clube, e criar neles a consciência de que esse grupo precisa de uma atenção especial dentro da igreja em que ele administra.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 III Pastori

Associação Sul Riograndense

“Cada Pastor um Líder”

Santo Antônio da Patrulha - RS

12 e 13 de Maio de 2015


Reunião entre pastores não é nenhuma novidade. Mas essa conta com alguns toques diferentes: natureza, aventura e recreação. Nos dias 12 e 13 de Maio de 2015, aconteceu o Pastori da Associação Sul-rio-grandense (ASR), sede administrativa da Igreja Adventista no Leste do Rio Grande do Sul. O nome do evento pode até parecer um pouco diferente, mas nessa região do Brasil o encontro já está em sua terceira edição e contou com a participação de todos os pastores da ASR e ainda dos diretores da Rede de Educação Adventista.

“O Pastori tem como objetivo fortalecer o trabalho dos pastores com as crianças, usando as frentes que a igreja possui: desbravadores, aventureiros e o ministério da criança, e neste caso a ênfase foi com o trabalho com os aventureiros”, explicou o Pastor Marcos Júnior, presidente da ASR.

Todo pastor já é um líder espiritual dos clubes de Desbravadores e Aventureiros de suas igrejas, porém, para ser condecorado com o lenço e bóton de liderança é preciso concluir uma cartilha com alguns requisitos, o III Pastori da ASR teve esse objetivo. “O desafio é eles saírem daqui com o desejo de que na próxima investidura ele se torne um líder de aventureiros investido”, enfatiza o diretor dos aventureiros e desbravadores da ASR, Pastor Douglas Pino.

Momentos espirituais não faltaram, junto à natureza os pastores puderam ter tempo de comunhão com Deus. E o orador do evento foi o Pastor Otacílio Porfírio Diretor do Ministério Jovem, Desbravadores e Aventureiros em Santa Catarina.

As atividades ao ar livre serviram como incentivo para que os pastores também as promovam entre os clubes de desbravadores e aventureiros. “O evento está muito legal. Às vezes não nos damos conta de como podemos ajudar para que as crianças possam crescer e se desenvolver”, pontua o pastor Zênio Ramos.

A intenção dos organizadores do evento é que o ânimo colocado em cada atividade perdure e que os maiores beneficiados sejam os desbravadores através da liderança espiritual do pastor e seu apoio nas demais atividades. Ao final do evento todos foram investidos com o lenço dos aventureiros, o desafio será que esse lenço seja substituído em breve por um lenço de líder.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 Desbravadores auxiliam

Governador de SP

Geraldo Alckmin

em plantio de árvores

03 de Junho de 2016


Desbravadora auxilia governador Geraldo Alckmin no plantio de uma muda de árvore

Nesta quarta-feira, 3 de Junho de 2015, um evento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com o Clube de Desbravadores, deu início ao plantio de mais de seis mil mudas de árvores silvestres em Joanópolis. A área protege uma das nascentes que fazem parte do sistema de reservatório do Cantareira, principal responsável pelo abastecimento de água na capital paulista. A ação busca reestabelecer os níveis de água nos reservatórios do aquífero e compensar as falhas ecológicas do meio ambiente.

No encontro, que antecedeu o dia do meio ambiente, estavam presentes autoridades do Estado. O governador Geraldo Alckmin acompanhado de 35 desbravadores, realizou o plantio das mudas doadas por duas ONGs locais. Em entrevista coletiva, Alckmin ressaltou a importância da participação dos desbravadores no projeto: “É importante envolver os jovens em assuntos e projetos como o meio ambiente. A natureza é a representação de Deus, então é totalmente necessário que eles estejam engajados nestas causas”.

O governador citou ainda os desbravadores como sendo um projeto de prosseguimento da educação das escolas. “Pode-se dizer que o clube de desbravadores é um complemento ao que vem sendo feito em sala de aula. É fundamental que tenhamos esse apoio, principalmente por eles terem contato direto com a comunidade”, conclui.



A participação dos desbravadores no lançamento da terceira etapa do programa Nascentes foi um pedido do governador e da secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias. Os 35 desbravadores foram liberados de sala de aula para participar do plantio das mudas. O diretor dos Desbravadores no Estado de São Paulo, Ronaldo Arco, comenta que o papel do desbravador é ajudar e estar conectado diretamente à população local. “É importante lembrar que o papel do clube está totalmente ligado a pessoas. Esta parceria serve para mostrar que nós estamos sendo relevantes e importantes também para o governo”, comenta.

O diretor do clube de desbravadores Valentes do Vale, Claudio Alcides, da cidade de Bragança Paulista, cita que este tipo de ligação entre jovem e meio ambiente pode trazer muitos benefícios para a formação de caráter e prioridades. “Estar em contato com a natureza e ciente dos problemas que existem fará com que estes desbravadores tenham mais consciência na vida por completo. Não é apenas um evento. É algo que os acompanhará pela vida toda”, conclui.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

  Campori de Líderes

Associação Paulista Oeste

Associação Paulista Leste

“Superando Límites

Analândia – SP

04 a 07 de Junho de 2015

 

400 Líderes participaram do Campori de Líderes da Associação Paulista Oeste e Associação Paulista Leste, com o tema “Superando Límites”, realizado na Cidade de Analândia – SP, no período de 04 a 07 de Junho de 2015


 

A viagem é longa e inclui um bom pedaço de estrada de terra. Os acampantes saíram da capital paulista e de cidades do interior de São Paulo para participar do evento chamado Campori de Líderes de Desbravadores.

O acampamento tem o propósito de treinar e motivar esses líderes através de atividades que estimulem a disciplina e o trabalho em equipe. O evento foi realizado no recesso de junho em Analândia, cidade próxima a São Carlos. Entre as atividades que foram desenvolvidas destacam-se rafting em Brotas, visita ao museu da empresa aérea TAM, provas de condicionamento físico e atividades de relevância espiritual. Cerca de 400 líderes participaram do acampamento.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XV Campori Desbravadores

Associação Paulistana

“Princípios”

Camping José Silvestre

São Roque – SP

04 a 07 de Junho de 2015



O Ministério de Desbravadores e Aventureiros da sede regional da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região central de São Paulo (Associação Paulistana – AP), realizou o XV Campori de Desbravadores com o tema “Princípios”. O evento aconteceu do dia 4 à 7 de junho, no Camping José Silvestre, em São Roque, e reuniu cerca de 2.600 participantes.

Segundo o pastor José Ricardo Ceribeli, Diretor do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulistana, o tema “Princípio” foi escolhido para apresentar Jesus como centro de tudo, princípio e o fim. “Nós queríamos abordar a criação e a recriação. Eu quero que eles entendem que o grande princípio é o amor”, disse Ceribeli.


As gincanas realizadas foram todas relacionadas ao tema da programação. Os desbravadores aprenderam sobre alguns princípios da igreja, principalmente os da criação. Para os diretores dos clubes, aprender sobre esse assunto é fundamental para os desbravadores.

E além das competições, provas e atividades, os desbravadores puderam participar também de uma festa muito maior. A festa batismal. 22 desbravadores foram batizados, marcando o início de uma nova vida.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 Pastori

Associação Central Sul Riograndense

Morungava – RS

11 e 12 de Agosto de 2015

 

Trilhas em meio a madrugada, arvorismo, tirolesa e rapel, são exemplos típicos de atividades dos Desbravadores. Porém, nos dias 11 e 12 de agosto, quem participou deste conjunto de provas não foram eles, mas sim, o grupo de pastores da Igreja Adventista para a região central do Rio Grande do Sul. O encontro, chamado de Pastori – como referência ao campori de desbravadores – aconteceu no acampamento Palavra da Vida, em Morungava (RS). O objetivo foi aproximar os ministros das atividades exercidas pela agremiação de adolescentes e jovens, para então, criarem maior afinidade com os clubes e os incentivarem em seus distritos.

“Boa parte dos pastores não teve oportunidade de ser desbravador quando pequeno, pois conheceram a igreja já na fase adulta. Então, o Pastori é para dar a eles a oportunidade de conhecerem os acampamentos, as atividades dos clubes e sentirem a emoção de como é ser um desbravador. Outros ainda, estão completando tarefas para serem investidos em líderes. Instrução, motivação, integração, estes foram os resultados deste encontro”, explica Odair de Almeida, líder de desbravadores na região central do Estado.

Os 62 pastores envolvidos foram divididos no sistema de unidades para a realização das tarefas, da mesma maneira que acontece nos clubes. Além das atividades recreativas, eles também tiveram aulas práticas e teóricas sobre montagem de acampamentos, orientações com bússola, evangelismo juvenil, civismo, ordem unida e uma trilha noturna para superação de limites.

Para os participantes, o encontro foi muito produtivo em diversos aspectos. “Eu nunca tinha sido um desbravador antes, mas este é realmente um ministério apaixonante. Voltei renovado e animado para trabalhar com os clubes. Além disso, tivemos a oportunidade de conversar com outros pastores que não tínhamos muito contato anteriormente e assim fizemos novas amizades e nos integramos como um grande grupo”, conta o pastor responsável pelas igrejas adventistas de Dois irmãos, Fabiano Rodrigues de Jesus.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.  

I Campori Desbravadores

União Noroeste Brasileira

“A Prova de Fogo”

Rio Preto da Eva – AM

02 a 07 de Setembro de 2015



Nos dias 2 a 7 de Setembro de 2015, aproximadamente 13 mil desbravadores participaram do I Campori, À Prova de Fogo, da sede administrativa da Igreja Adventista para Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre (União Noroeste Brasileira) em Rio Preto da Eva, no Amazonas.

Rio Preto da Eva é um dos municípios que pertence a região metropolitana de Manaus e possui cerca de 30 mil habitantes. Agora imagine uma outra cidade dentro de Rio Preto da Eva com aproximadamente 13 mil pessoas que ali irão conviver por seis dias.


Assim está acontecendo no 1º Campori da UNoB. Crianças e adolescentes, que fazem parte de um dos maiores projetos mundiais de apoio espiritual, social e educacional infanto-juvenil, o Clube de Desbravadores estão acampando no Instituto Adventista Agro Industrial(IAAI) e reúne participantes do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima que agitam a cidade desde o dia 2 até 7 de setembro.

Estrutura

Essa cidade temporária é um pouco diferente de Rio Preto da Eva. Tem uma infraestrutura própria de energia elétrica, água e é dirigida por uma equipe de quase mil pessoas (equipe de apoio).

Estão construídos 350 sanitários, 450 chuveiros - ambos de PVC concretado, uma tecnologia de construção recente de alvenaria - e 500 torneiras de água. O sistema hidráulico é para uma vazão de 1 milhão e 500 mil litros de água por dia. Também está estruturado o sistema de energia elétrica incluindo iluminação pública, terraplanagem de quase 300.000 metros quadrados, loteamento dos espaços para os clubes e cozinhas. São sete praças de eventos para o carrossel de atividades e na área de saúde tem dois hospitais, em parceria está montado mais um bloco cirúrgico de plantão no hospital de Rio Preto da Eva, todos gerenciados pelo Hospital Adventista de Manaus, mais cinco ambulâncias e 22 bombeiros socorristas, todos de plantão 24 horas.

A cidade dos desbravadores recebeu em torno de 300 ônibus de participantes oriundos dos quatro estados. São pessoas de aproximadamente 360 clubes que estão responsáveis por estruturar mais de 300 cozinhas onde os participantes se alimentam. O Campori tem também museu com a história dos desbravadores, um shopping, um supermercado, padaria, um setor de lanches, e aproximadamente 200 pessoas encarregadas apenas pela segurança e trânsito interno. No total, uma equipe de trabalho com mais de 600 pessoas.

O acampamento exclusivo para crianças de 10 a 15 anos é promovido pelo Clube de Desbravadores a cada cinco anos, em diversas regiões no Brasil. E na região noroeste (União Noroeste Brasileira – UNoB) não é diferente. Cerca de 13 mil desbravadores se reuniram para viver momentos únicos. Os preparativos do campori começaram há dois anos. “Existe uma grande estrutura preparada para que os meninos e as meninas tenha a sua felicidade garantida”, destacou o pastor Lélis Silva, diretor da área na região noroeste do Brasil.

Com o tema À Prova de Fogo, a abertura do evento foi marcada pela expectativa de cada participante. A personagem Uaná, desbravadora criada pelo departamento de comunicação do evento, iniciou a história e conversou com o profeta Elias, durante a encenação de abertura. Logo em seguida, o pastor Lélis, responsável pela área na região noroeste declarou aberto o campori, enquanto dois desbravadores fincavam a machadinha oficial do evento, um dos momentos mais esperados. Autoridades civis e eclesiásticas prestigiaram o evento e apoiaram os desbravadores. Para o Pedro, tudo foi muito bonito. “É emocionante, é a primeira vez que eu participo de um campori”, declarou ele.
Os desbravadores tiveram a oportunidade de ouvir o líder mundial de desbravadores, pastor Jonathan Tejel e também o pastor Udolcy Zukowski, líder de desbravadores para a América do Sul. O pastor Odailson Fonseca, apresentador do programa Código Aberto, da TV Novo Tempo, também foi um dos oradores do evento e trouxe a mensagem para os juvenis e adolescentes. Fonseca destacou a importância de fazer as escolhas certas na vida e de permanecer sempre ao lado de Jesus.

A cidade de Carauari, no interior do Amazonas, é um dos locais mais distantes da capital Manaus, cerca de 1676 quilômetros por via fluvial. O transporte acontece de barco ou avião. Saindo de Carauari, o Clube de Desbravadores Sigma Alpha viajou de barco durante cinco dias, incluindo 1 hora e meia de ônibus até a cidade destino - Rio Preto da Eva. O grupo de aproximadamente 150 desbravadores aproveitou os dias de viagem para realizar cultos e também estudar para as provas bíblicas do acampamento. Durante os dias de evento, a cada noite, os desbravadores puderam acompanhar uma encenação ao vivo contando a história de Elias e como ele passou por uma prova de fogo.

Os desbravadores da sede da Igreja Adventista para o Norte de Rondônia e Acre (Associação Amazônia Ocidental) também participaram do grande e esperado evento. Só dessas regiões, 27 clubes, com seus 900 desbravadores, deixaram suas casas para participar. Você confere, no vídeo abaixo, como foram os dias no Campori

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 IV Campori de Desbravadores

Associação Rio Fluminense

“Mil Cairão ao Teu Lado”

Bacaxá - Saquarema – RJ

04 a 07 de Setembro de 2015



O IV Campori da Associação Rio Fluminense (ARF) reuniu cerca de 1400 desbravadores, no Centro de Treinamento de Desbravadores (CTD) em Bacaxá, Saquarema, de 4 a 7 de Setembro de 2015. O evento teve como tema "Mil Cairão ao Teu Lado" inspirado no livro da história de Franz Hassel, alemão adventista que passou inúmeras provações ao servir no exército de Hitler.

Todas as noites um capítulo do livro foi encenado com o objetivo de emocionar e fortalecer a fé dos participantes. Seguindo o exemplo do soldado 15 desbravadores decidiram permanecer firmes ao lado de Cristo e escolheram a ocasião para tornar pública sua fé, através do batismo. Também foram investidos 4 líderes em lenço e 5 em líder master.

O Campori é em nível de associação, "é uma celebração das atividades que os desbravadores realizam em seus clubes e uma motivação para crescerem", explica o líder de desbravadores da ARF, Pastor Filipi dos Santos Ribeiro. Neste grande acampamento, os clubes montam toda a infra-estrutura necessária e participam das atividades propostas pela organização. Com o objetivo de alcançar a colocação Ouro, os 50 clubes começaram a se preparar pelo menos um ano antes, cumprindo todos os pré-requisitos. Todo esse esforço resultou em um crescimento de 25% de desbravadores na ARF.

Uma das atividades foi o Bom de Bíblia que envolveu mais de 2 mil desbravadores nas etapas que antecederam o Campori. Na última prova realizada ao vivo os três primeiros colocados foram premiados. Segundo Felipe Saraiva, líder regional e idealizador do projeto a "o Bom de Bíblia, muito mais que uma competição, é uma forma de motivar os desbravadores a lerem e descobrirem a Palavra do Deus". Segundo ele a próxima edição terá um concurso voltado também para a diretoria.

No sábado pela manhã cada clube visitou uma casa do pequeno distrito de Bacaxá. As 50 famílias receberam orações, músicas e literatura. No sábado à noite 3 delas assistiram à programação no acampamento.

Para atender os participantes, planejar e executar todas as atividades aproximadamente 200 voluntários estiveram à disposição durante todo o tempo. Adriana Schumacker, diretora do Clube Caledônia, já participou de 6 Camporis e afirma que este ficará marcado para sempre não só na memória dos desbravadores, mas também da diretoria, pois "foi a primeira vez que o diretor foi colocado à prova. Pudemos superar nossos limites e ter a certeza de que Deus nos capacita a cada dia mais. Sem dúvida um dos melhores camporis",



Para os desbravadores cada momento foi intenso e apesar da chuva nada abalou a animação deles.

As músicas da cantora Marcia Layane animaram e emocionaram durante as programações noturnas. As mensagens especiais foram conduzidas pelo pastor Heberson Licar que, literalmente, levantou vôo e prendeu a atenção dos juvenis. Após os 4 dias intensos os desbravadores voltaram para casa com a certeza que "mil cairão ao lado" mas eles não serão atingidos.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

IV Campori de Desbravadores

Associação Rio Sul

“Dias de Vitórias”

Itaboraí – RJ

04 a 07 de Setembro de 2015



No último final de semana do feriado da Independência do Brasil. De 04 a 07 de Setembro de 2015, mais de 2 mil desbravadores participaram do IV Campori da Associação Rio Sul, com o tema “Dias de Vitória” em Itaboraí, cidade que dista 50 km do Rio de Janeiro.

Durante todo o feriado da Independência eles trocaram o conforto de casa e suas camas quentinhas pelas barracas e a bagunça com os amigos no IV Campori realizado no Sítio Fiorela, em Itaboraí-RJ. Acampamentos acontecem algumas vezes por ano com os clubes.
 


Portal do Clube Irapuã, o maior da ARS, com 72 desbravadores.

A montagem dos portais que dão as boas-vindas aos visitantes é feita com a especialidade conhecida como pioneirismo, que usa bambus, nós e amarras. Além disso, eles confeccionam outros objetos importantes como: suportes para sapatos, fogões, armários, camas e itens diversos para competições, como o carro para a tão esperada ‘Fórmula Bambu’ e a ‘Catapulta’.

Pastor Sandro Cruz é líder para os Desbravadores da Associação Rio Sul e organizou o IV Campori “Dias de Vitória”. Em entrevista ele salientou que “os desbravadores realizam especialidades em várias áreas e no Campori eles têm a possibilidade de colocar em prática muitas destas especialidades, além de ser um momento evangelístico muito importante na vida de um desbravador”.

Em cada culto, matutino e vespertino, eram realizadas encenações com temas das mensagens. Em uma delas, pastor Ivay Araujo que é o líder dos Desbravadores para os estados de Minas, Rio e Espírito Santo, e foi o orador do IV Campori “Dias de Vitória”, fez o papel do pequeno ‘Davi’, enquanto Moisés da Silva Simeão, diretor do Ministério Liga Jovem Rio, fez o papel de ‘Golias’. “Seja debaixo de sol ou chuva, não importa, essa turma gosta de desafios e isso é uma característica dos desbravadores. E o tema nos ajuda muito: ‘Dias de Vitória’ – nós temos que aprender e ensinar que precisamos viver dias de vitória no meio deste mundo de tantos problemas e preocupações. É por isso que eles são desbravadores”.


 
Entre competições, muitos gritos de guerra, ordem unida, brincadeiras e bagunça entre amigos, um dos momentos importantes deste IV Campori foi o batismo de 47 desbravadores.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

VII Campori Desbravadores

Associação Planalto Central

“Maravilhoso Conselheiro”

Catre – Brasília – DF

04 a 07 de Setembro de 2015


O VII Campori de Desbravadores da Associação Planalto Central, foi realizado de 04 a 07 de Setembro de 2015, no Catre de Brasília – DF, com o tema “Maravilhoso Conselheiro”. Esse Campori reuniu 2500 Desbravadores de Brasília e de Cidades do entorno.



Os participantes fizeram uma viagem pela vida e ensinos de Jesus. Apesar do calor, característico nesse período do ano, os desbravadores cumpriram as provas e atividades propostas com muita animação.

As programações da manhã e da noite reuniu o grupo na Arena para momentos aprendizado e reflexão sobre a bíblia, através de músicas, apresentações teatrais e do sermão. Ao final de cada culto dezenas de juvenis e jovens também foram batizados. E a jornada de fé de Vitória, que começou com o desejo de encontrar o Maravilhoso Conselheiro durante o Campori, seguiu mais um passo quando ela também decidiu entregar seu coração a Cristo, através do batismo. Através do seu testemunho, gravado em vídeo, outros desbravadores puderam conhecer sua história e através desse exemplo, também tomar uma decisão ao lado de Jesus.




Para o líder de Desbravadores da APlaC, Marcílio Egídio, o objetivo do Campori não era apenas desenvolver os requisitos e habilidade físicas e sociais, mas que principalmente essa fosse uma oportunidade de aproximar os adolescentes a Cristo.

“Quando nos assentamos pela primeira vez para planejar o Campori nós pensamos nesses muitos meninos e meninas pudessem ter durante esses dias que passamos aqui uma vivencia, um relacionamento diferente com Deus”, compartilha Egídio.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia dos Desbravadores

é aprovado em Rolantes – RS

14 de Setembro de 2015

 

Na última segunda-feira 14 de Setembro de 2015, durante uma Sessão da Câmara Municipal de Rolante - RS, foi votada e aprovada a data de 27 de Setembro como Dia Municipal dos Desbravadores. .

Os clubes de desbravadores da cidade, Pioneiros do Sul e Andorinhas Rolante e, agradeceram a toda bancada pela aprovação, em especial, ao Presidente da Câmara, Daniel Marcos Torres Reis.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

X Campori Desbravadores

União Sul Brasileira

“Coração de Rei”

Santa Helena – PR

08 a 12 de Outubro de 2015




O 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brrasileira foi realizado no Balneário da Cidade de Santa Helena – PR, no período de 08 a 12 de Outubro de 2015 e reuniu mais de 20 mil pessoas.

O Campori reuniu mais de 20 mil pessoas. Foram mais de 500 clubes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até do Paraguai. Para comportar a multidão, a área de acampamento e cozinhas tem 25 Km² e começou a ser planejada em Janeiro, com a execução iniciada em junho por uma equipe de dez homens. Metade desse espaço teve que ser limpo e podado, com a retirada de 70 caminhões de galhos. A estrutura construída conta com 600 chuveiros, 500 torneiras para lavação de louças, 40 contêineres com sanitários, 80 banheiros químicos, iluminação com 160 refletores de LED e 20 caixas para a reserva de 400 mil litros de água. No total, cerca de duas mil pessoas trabalharam nos bastidores até o evento.

Com essa estrutura, os desbravadores passarão quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização contra a violência e a distribuição de alimentos e brinquedos.

Dos mais de 20 mil adolescentes e jovens da região Sul que assistiram a abertura do 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira da Igreja Adventista (USB)

O Pastor Odailson Fonseca foi o orador que tem a responsabilidade de conduzir mensagens de reflexão durante o evento. Sua experiência com o público jovem contemplou a linguagem das coisas vividas por eles diariamente. “Desbravador que tem o coração de Rei fica conectado na maior rede de Wifi do universo – que é a oração – e dá ‘unfollow’ nas coisas que não prestam”, reflete o orador convidado, que atua como líder de Comunicação para a Igreja Adventista no Estado de São Paulo.

A abertura do acampamento teve a presença do prefeito da cidade, Jucerlei Sotoriva, que elogiou a iniciativa da igreja. “Eventos como esse que estão acontecendo, promovidos por vocês, faz com que o nosso coração se encha de alegria e acredite em uma manhã construída a partir de hoje”, enaltece.

Assim como em outros camporis, a abertura é feita após a entrada de bandeiras correspondentes aos locais representados, colocação de um machado em um tronco e discursos de líderes do evento. Entre eles, estavam o pastor Elmar Borges, que responde pelos desbravadores de todo o Sul do Brasil e o pastor Udolcy Zukowski, líder sul-americano desse departamento.

O evento

Com essa estrutura, os desbravadores têm quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização.

Ações sociais


Os moradores de Santa Helena terão acesso gratuito a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, IMC e aptidão física e massagem relaxante. A população também aprenderá sobre os oito remédios da natureza em um sistema de oito estandes. A feira ocorreu no sábado (10), em frente à prefeitura. As ações sociais continuaram no sábado à tarde, quando eles distribuíram panfletos informativos sobre o combate à dengue e a coleta seletiva do lixo em todas as casas da cidade. Além do material educativo, os moradores receberam o Livro Viva com Esperança, que aborda os segredos para ter saúde e qualidade de vida, evitando doenças como câncer, diabetes, obesidade e problemas do coração.

Ainda à tarde, os desbravadores fizeram uma doação de 200 cestas básicas, que foram arrecadadas por eles em todo o Sul do Brasil. A entrega foi realizada no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e em cinco casas de famílias beneficiadas, para que os doadores as conheçam pessoalmente.

Superprodução teatral

Além disto, uma peça sobre a batalha entre Davi e Golias, encenada por 18 atores de Curitiba, apresentada no evento em dois atos: o primeiro, no sábado e o segundo, no domingo, dias 10 e 11. Foram dois meses de preparação para a apresentação vista por mais de 20 mil pessoas que participam do campori, no Balneário do município.

De acordo com o roteirista e diretor Dimas Bueno, a encenação foi inteiramente baseada na Bíblia, mas teve o texto adaptado para o público infantil e adolescente com base em produções da Pixar, mantendo a tradição do teatro de Curitiba. Quem assume o papel de Davi é Pedro Inoue, conhecido por sua participação em produções da TV Globo.

O espetáculo conta com a tecnologia de video mapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em grandes estruturas de superfície irregular e possibilita um cenário virtual que facilita a mudança de elementos do ambiente. Assim, 95% do cenário será projetado em todo o palco, mantendo a encenação com paisagens e ambientes mais reais.


A placa colocada ao lado da muda de Pau Brasil eternizou a passagem dos desbravadores em Santa Helena.

O maior encontro de desbravadores da região Sul do Brasil está causando efeitos permanentes em Santa Helena, município que, desde quinta-feira (08), abriga o evento. Além de atividades sociais e religiosas, meninos e meninas mostraram, na manhã desta sexta-feira (09), a preocupação deles com meio ambiente. Durante uma cerimônia solene, foi realizado o plantio de uma muda de Pau Brasil, árvore que deu origem ao nome do país. “Desbravador também é um guardião da natureza. Sabemos que ela, assim como nosso corpo e mente, é um presente de Deus, por isso, estamos mostrando nossa preocupação com ela”, explica o pastor Moisés Mora, líder de desbravadores para as regiões norte e oeste de Santa Catarina.

A solenidade reuniu autoridades do poder público de Santa Helena. Juntamente com o prefeito, Jucerlei Sotoriva, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Paraná, Câmara de Vereadores e da Itaipu Binacional – concessionária que administra a hidrelétrica de mesmo nome – participaram e parabenizaram a dedicação dos desbravadores ao cuidado com os recursos naturais. Segundo o pastor Morá, esse ato tem o objetivo de deixar um marco permanente da realização do campori e, ao mesmo tempo, ensinar desbravadores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

A realização do plantio é fruto da parceria entre os desbravadores e o instituto SOS Pau Brasil Jussara, uma organização que promove a preservação e cultivo da árvore, que atualmente encontra-se ameaçada de extinção. A banda marcial do clube de desbravadores Atalaias do Rei, de São Leopoldo (RS), tocou durante a cerimônia.

O prefeito de Santa Helena elogiou a maneira como os desbravadores se dedicam à sociedade e ao meio ambiente. “Nós, de Santa Helena, estamos muito satisfeitos com a presença de todos esses desbravadores aqui. Tenho certeza de que, quando eles forem embora, irão deixar aqui, um ambiente bem melhor do que quando chegaram”.




A celebração da investidura em liderança é um tradicional acontecimento ocorrido em grandes acampamentos desta natureza. Aqueles que atuam a mais tempo com os clubes foram condecorados com novos lenços e distintivos em seu uniforme, que representam os diferentes níveis de liderança – os líderes, os líderes Máster e os líderes Máster Avançado. O líder dos desbravadores do Sul do Brasil, Pastor Elmar Borges, explica que este procedimento não se trata, apenas, de um reconhecimento público, mas também, de inspiração para os mais novos. “Ela [a investidura] é o ápice de um trabalho, de muito esforço e quando você recebe essa condecoração no campori perante os seus desbravadores liderados, é um momento em que você é investido de autoridade e ao mesmo tempo, de inspiração às pessoas. Você recebe por aquilo que você fez, mas ao mesmo tempo, você inspira quem faz o processo”, explica.

Outra condecoração dada na noite foi a comenda Claudio Belz, que é dada a desbravadores que se destacaram por suas contribuições em um longo período. O nome é uma referência ao pioneiro que foi o primeiro a vestir o uniforme de Desbravadores no Brasil. Um dos líderes que a receberam, Gilnei Belíssimo, agradece ao apoio da família pela conquista. “Atribuo isso ao meu irmão, Renato, que me incentivava muito quando estava fazendo requisitos das classes e também à minha mãe, que me levava para as reuniões do clube me arrastando, pois no início, eu nem gostava – não era da igreja e queria só fazer folia – mas ela sabia que eu teria um futuro bem melhor através do clube e que haveria uma luz na minha vida. Essa luz brilhou quando eu recebi a comenda. Hoje, eu gostaria que ela estivesse aqui para ver”, expressa Belíssimo, que contribui com os desbravadores há 35 anos, no Rio Grande do Sul. Ele também atua como coordenador da equipe de Salvamento e Resgate, vinculada ao departamento que atende jovens adventistas da região central do Estado.

Reflexão da noite

Na mesma noite, o pastor Odailson Fonseca, que responde pelo departamento de Comunicação da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo prosseguiu a série de reflexões enfatizando questões em torno das escolhas. Em sua fala, reforçou a mensagem de que o desbravador não deve abrir mão dos princípios de Deus e ceder às pressões da vida social, do trabalho ou do estudo.




No fim, após uma cerimônia de batismos, Fonseca apelou aos desbravadores que tivessem a condição espiritual abalada para que se dirigissem próximo ao palco.

A cerimônia foi a concretização de um anúncio feito pelo líder de desbravadores do Sul do Brasil, pastor Elmar Borges, no período da manhã. Na programação, ele apresentou ao público, um certificado de batismo personalizado com referência ao tema do campori – Coração de Rei – e incentivou quem tivesse o desejo para procurar os pastores presentes no evento.

Na abertura da celebração, o líder de evangelismo da Igreja Adventista no Sul do Brasil, Marcelo Cardoso, convidou os candidatos à frente e fez um voto coletivo em torno das crenças fundamentais da Igreja – todas baseadas na narrativa bíblica. Em seguida, os batizandos foram às águas, mas não apenas com os pastores, mas acompanhados de amigos dos clubes e familiares.

A celebração dos batismos também contou com representantes estrangeiros. William Michel, do clube Maranatha, do Paraguai, foi um dos que tomaram a decisão de conhecer Jesus de maneira profunda através das reflexões ministradas pelo líder de Comunicação da Igreja para o Estado de São Paulo, Odailson Fonseca. “Eu senti que foi uma coisa que eu precisava para que compreenda e siga a palavra de Deus, então, eu coloquei essa, como a hora exata para me batizar”, revela. Até agora, a estimativa é a de que mais de 200 desbravadores já tenham manifestado a entrega a Deus através do ato de imersão.

Com roteiro inteiramente baseado na bíblia, a história teve linguagem de revistas em quadrinhos para se adequar ao público de 9 a 16 anos.

Conhecida por muitos desde a infância, a história bíblica do pequeno Davi e do gigante Golias traz, ao longo de milênios, lições sobre caráter e confiança em Deus. Mais uma vez, essa mesma história e outros episódios vividos pelo primeiro personagem puderam ser relembrados através de uma encenação apresentada no 10º Campori de Desbravadores USB.

Para manter a atenção do público composto, em sua maioria, por juvenis e adolescentes de 9 a 16 anos, a organização do evento não mediu esforços para que a produção fosse um real espetáculo em pleno acampamento. Olhos estáticos, ouvidos atentos e plateia silenciosa. Foi assim que os quase 20 mil espectadores passaram os 36 minutos da peça apresentada na terceira e quarta noite do acampamento.



Foram convocados 18 atores profissionais do tradicional teatro de Curitiba.

Para que tudo saísse da melhor forma, a peça foi roteirizada, dirigida, produzida e encenada por atores e profissionais do tradicional Teatro de Curitiba. Com roteiro e direção de Dimas Bueno, a peça retrata em dois atos contou a história de Davi, antes e depois de ser ungido rei pelo profeta Samuel. De acordo com Bueno, a encenação foi inteiramente baseada na Bíblia, mas teve o texto adaptado para o público infantil e adolescente com base em desenhos da Pixar e revistas em quadrinhos.

O líder dos desbravadores para a região Sul do Brasil, Elmar Borges, afirma que a decisão de realizar a peça com atores profissionais foi um caminho novo que a organização do acampamento apostou. “Nós temos atores que já fizeram novelas da Globo, atores que ganharam prêmios nacionais e internacionais, um povo que está conhecendo nossa igreja e através do dom deles. Eles influenciam os meninos e meninas com o teatro sobre um rei segundo o coração de Deus”, completa.

A exibição do espetáculo ocorreu no palco do evento que foi desenvolvido com a tecnologia de video mapping. A técnica que consiste na projeção de vídeo em grandes estruturas de superfície irregular, possibilita um cenário virtual que facilita a mudança de elementos do ambiente. Assim, 95% do cenário pode ser projetado em todo o palco mantendo a encenação com paisagens e ambientes mais reais.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 VII Campori Desbravadores

Associação Paulista do Vale

“Viagens de Paulo”

Araçoiaba da Serra – SP

09 a 12 de Outubro de 2015



O 7º Campori de Desbravadores da Associação Paulista do Vale que reuniu cerca de 2500 pessoas aconteceu entre os dias 9 a 12 de Outubro de 2015, no Centro Adventista de Treinamento e Recreação em Araçoiaba da Serra, na zona oeste de São Paulo. Para esta edição do evento, o tema resgatou as histórias das Viagens de Paulo. O Organizador do evento, Pastor Marcos Ribeiro, apela para desbravadores terem um contato íntimo com Deus.


 
“Temos muito que aprender que um dos maiores apóstolos da Bíblia, o grande Paulo, que a cada viagem que fez para levar a mensagem bíblica nos ensina grandes lições para a vida. O que queremos aqui é que o desbravador se extravase, conheça novas amizades e acima de tudo tenha um encontro com Deus assim como aconteceu com o personagem bíblico”, ressalta o organizador do evento, pastor Marcos Ribeiro e Pastor Vinicius Garcia Metzker

O campori reuniu 75 agremiações de toda a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Região Mogiana e Guarulhos a fim de envolver os meninos e meninas em atividades esportivas, sociais e bíblicas. Organizado em sistema de unidades, cada unidade com cerca de cinco integrantes participou de uma série de atividades a fim de alcançar os pontos e medalhas.

 

Para a surpresa de alguns, já na sexta-feira durante a abertura do evento um forte ventania e chuva acabou atrapalhando a programação, mas não mexeu nem um tanto na animação dos meninos. “Sem chuva não tem graça, legal mesmo a gente possa se ajeitar pra não dormir no molhado e confiar que Deus está cuidando da gente”, destacou.

No sábado pela manhã, os raios de sol anunciavam que o evento ainda tinha muito que acontecer e reservava grandes emoções. Sob a pregação do pastor Claudio Manoel, a cada noite os meninos e meninos aprenderam um pouco sobre como ter sucesso e de que maneira a história de Paulo pode nos ensinar ainda hoje. A mensagem musical ficou por conta do cantor Felipe Valente.

Ainda durante a programação, 15 adolescentes foram batizados e 10 pessoas foram investidas nas classes, insígnias e no lenço de líder dos Desbravadores

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 X Campori Desbravadores

Associação Mineira Sul

“Sempre Fiel”

Fadminas - Lavras – MG

09 a 12 de Outubro de 2015

 



A cidade de Lavras, na Zona da Mata Mineira, recebeu 1.200 adolescentes no último fim de semana com feriado prolongado. Eles se reuniram na FADMINAS para participar do X Campori de Desbravadores Sempre Fiel, realizado pela Associação Mineira Sul (AMS). Além das atividades do evento, parte do grupo realizou desfile cívico e distribuição de folhetos que alertavam sobre os sintomas do câncer infantil na cidade.

Entre 9 e 12 de outubro, o campus ofereceu sua estrutura para a realização de atividades físicas e espirituais. O pastor Geraldo Magela, que é o conselheiro dos pastores na União Sudeste Brasileira (USeB), foi o responsável pelas mensagens faladas. A música ficou a cargo do grupo Heivs e Gaddy Gabriel.


 
Segundo o pastor Ivay Araújo, responsável pelo departamento jovem da USeB, é uma alegria ver um número expressivo de participantes no Campori, uma vez que este bateu o recorde de inscritos em toda a história. Foram 36 Clubes de Desbravadores participantes. Concursos de ordem unida, conhecimentos bíblicos e habilidades com nós e amarras foram alguns dos eventos realizados.

Houve também a cerimônia de investidura de líderes, batismos e premiação dos clubes de desbravadores. "É um processo demorado e difícil, mas receber o lenço e as responsabilidades de um líder compensam todo o esforço. A comemoração foi intensa por parte dos adolescentes e responsáveis pelos grupos.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 Campori

Associação Mineira Central

“A Caminho do Céu”

Uberlândia – MG

14 a 18 de Outubro de 2015




Aconteceu em Uberlândia – MG, no período de 14 a 18 de Outubro de 2015, com o tema “A Caminho do Céu”, o Campori da Associação Mineira Central, com a presença de dois mil Desbravadores. O evento foi organizado pelo Pastor Fabio Santos Meireles.

 
 

Pefeito de Uberlândia

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, participou da abertura do evento, na quarta-feira à noite, e agradeceu aos organizadores pela escolha da cidade para sediar o Campori. “Estou muito feliz em ver essas crianças, esses adolescentes com a preocupação de crescer comprometidos em melhorar a vida o outro”,


 

Equipe de reportagem do jornal Correio de Uberlândia, a TV Integração afiliada Rede Globo, a TV Vitoriosa, afiliada do SBT compareceu ao evento, além da Record que noticiaram o evento. Ainda esta semana será exibida reportagem sobre o evento no programa Manhã Total, da TV Paranaíba.

No Campori, os adolescentes participam de gincanas, concurso de fanfarras e de ordem unida. Mas, para que todos tenham energia suficiente para se divertir e aprender, existe uma equipe de voluntários que atua nos bastidores cuidando dos detalhes para que o acampamento funcione.

No sábado os participantes do acampamento realizam uma passeata no centro da cidade, junto aos fiéis da Igreja Adventista de Uberlândia. O objetivo é alertar à sociedade sobre o abuso e a violência doméstica por meio de faixas, carro de som e distribuição de material informativo. Ao todo, 2,5 mil pessoas participam da passeata. A concentração está marcada para às 8h30 na Praça Sérgio Pacheco. O grupo segue pela Avenida João Naves de Ávila, Avenida Floriano Peixoto, Rua Santos Dumont, Avenida Afonso Pena, Avenida João Pessoa e, por volta das 11h, retorna a Praça Sérgio Pacheco.



 
Com o tema “A Caminho do Céu”, o Campori recebeu dois mil jovens com idades a partir de 10 anos. Os participantes se aventuraram a dormir em barracas e participaram de gincanas e atividades espirituais. A estrutura do evento foi montada no Centro de Amostras e Aprendizagem Rural (Camaru).

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

VI Campori Desbravadores

Associação Mineira Leste

“Esperança Viva”

Caratinga – MG

30 de Outubro a 02 de Novembro de 2015



Cerca 1100 Desbravadores estiveram reunidos no Clube do Cavalo, na cidade de Caratinga- MG, para o 6º Campori da Associação Mineira Leste. O evento começou no dia 30 de Outubro e foi finalizado no feriado de segunda-feira, 02.de Novembro de 2015, com o título “Esperança Viva”.

O movimento na cidade foi destaque na mídia local, durante o evento. O Jornal Diário do Aço publicou uma matéria na edição de sábado, 31. E no Jornal MG Inter TV, afiado à TV Globo, a matéria passou durante o domingo, 01, a noite.

  

O tema do acampamento teve foco nos 8 remédios da natureza. Grande parte das provas e atividades realizadas, tratavam sobre o meio ambiente e a saúde, a começar pela Feira de Saúde que foi realizada no sábado pela manhã e o plantio de 47 mudas de árvores, dentro do Clube do Cavalo.

Segundo Davi França, organizador do evento e líder dos Desbravadores para todo o leste de Minas Gerais, o planeta está sofrendo e precisa de pessoas que se conscientizem disso. “Estamos em um momento crucial de nossa história. Nossa saúde e nosso planeta sofrem como resultado da falta de cuidado. Esse evento veio para, entre outras coisas, conscientizar os adultos de amanhã da importância de cuidarem de sua saúde e do ecossistema, hoje. Os adolescentes aprenderam a fazer isso, através do uso adequado dos recursos naturais”.

O pastor Ivay Araújo, foi o responsável pelas mensagens faladas nos cultos que aconteciam todas as manhãs e na parte da noite e tinham como foco o tema do acampamento: Esperança Viva. O Quarteto Athus também marcou presença no Campori, animando a criançada com suas músicas e fazendo-os refletir.

Depois de muitas atividades, os acampantes passaram a segunda-feira pela manhã em um parque aquático, onde puderam se divertir e reforçar as amizades feitas durante o evento.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 VIII Campori Desbravadores

Missão Ocidental Riograndense

“O Retorno do Rei”

Parque de Exposição Siegfried Ritter

Santo Angelo – RS

11 a 14 de Novembro de 2015

 




Na cidade de Santo Ângelo, noroeste do Rio Grande do Sul, é lar de 78 mil pessoas. No entanto, entre os dias 11 e 14 de Novembro de 2015, esse município gaúcho viu sua quantidade de habitantes sofrer um acréscimo repentino de 1200 pessoas que, abrigados em tendas e barracas no Parque de Exposições Siegfried Ritter, fizeram dessa cidade sua habitação por quatro dias. Foram novos “moradores” que vieram de todos os cantos do oeste gaúcho motivados por um intuito diferente: participar da oitava edição do Campori, o maior acampamento de Desbravadores organizado neste ano na região.

O encontro teve início na noite de sexta e contou com a presença de 50 clubes, reunidos em 1200 Adolescente, cada um deles, carregavam diferentes histórias de superação dos desafios enfrentados até chegarem ali. “Nós tivemos várias dificuldades para chegar nesse Campori. Uma delas foi conseguir recursos para confeccionar nossos uniformes e contratações de ônibus. Deus foi tão misericordioso com todos que enviou pessoas que trabalharam como voluntários para ajudar.

Vencidos os desafios, os Desbravadores puderam aproveitar os quatro dias de Campori para mostrar o potencial de seus clubes e provar que as reuniões semanais que tiveram no decorrer do ano foram marcadas por intenso aprendizado. O que ficou evidente na tarde de sábado e domingo, durante os campeonatos de oratória, música e ordem unida. Logo ao amanhecer e após o pôr do sol os momentos, no entanto, não foram de disputas. Sermões, reflexões espirituais e música marcaram a programação nesses horários e levaram os adolescentes a refletirem sobre a necessidade de estarem atentos aos sinais da volta de Jesus.

As mensagens espirituais ficaram a cargo do pastor Jônatas Rosa, um dos líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no norte do Paraná. Já os momentos musicais foram um ponto de intenso envolvimento com o público. A cantora Riane Junqueira, juntamente com o grupo Mensagem, de Florianópolis, comandaram os cânticos durante a manhã e à noite animando os mais de mil adolescentes. Além disso, na noite de sábado, o premiado Coral de Adolescentes do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul - IACS esteve presente no Campori e realizou uma cantata que emocionou o público e contou um pouco sobre a salvação espiritual prometida na Bíblia. A programação também foi marcada por inúmeras cerimônias batismais que confirmaram o ingresso oficial de membros dos clubes na igreja. Além disso, tais batismos reforçam o foco que está agremiação tem de também cuidar da vida espiritual desses adolescentes.



Mas as atividades feitas pelos desbravadores não ficaram restritas apenas ao Campori. Na manhã de sábado eles realizaram um desfile por uma das principais avenidas de Santo Ângelo. Ao som de várias fanfarras e ostentando faixas que apresentavam o clube para os moradores, os adolescentes mostraram o tamanho da organização da qual pertencem e o empenho que eles possuem pelo clube. “Nossa, achei tudo muito lindo e organizado. É muito bom os Desbravadores mostrarem um pouco de que eles fazem para nós”, elogia Vera Rosa, um dos inúmeros moradores que decidiu assistir ao passeio cívico.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

V Campori Desbravadores

Associação Paulista Sudoeste

“O Segredo da Pedra”

Araçoiaba da Serra – SP

19 a 22 de Novembro de 2015




Durante quatro dias, no período de 19 a 22 de Novembro de 2015, cerca de 2.800 desbravadores de 71 Clubes, transformaram o Camping José Maria Barbosa Silva, Araçoiaba da Serra (SP), em uma cidade de portais e barracas. Era o V Campori da Associação Paulista Sudoeste, com o tema O Segredo da Pedra.

Nesta edição, os adolescentes vindo das cidades da região aprenderam sobre a história bíblica de Davi e o gigante Golias, que desvendou por meio de músicas, pregações e encenações que o segredo estava e está na confiança e obediência a Deus.

As diversas atividades contavam pontos para a classificação final no Campori. No camping, os clubes deveriam cumprir algumas provas que além de reforçar o tema eles colocavam em prática as atividades aprendidas durante o ano, como amarras e atendimentos de primeiros socorros.


 
Durante campori, eles se mobilizaram na arrecadação de alimentos para famílias carentes e as afetadas com o rompimento da barragem em Mariana (MG). Os desbravadores foram para cidade e conseguiram cerca de 4 toneladas de alimentos. “As pessoas receberam a gente de portas abertas.

Durante o ano, alguns dos integrantes da diretoria dos clubes se dedicam a cumprir diversos requisitos e assim se prepararem para dirigir os jovens. No campori, uma cerimônia de investidura foi preparada para 11 candidatos que passaram a ser líderes dentro do seu clube.

Conforme eram realizados os cultos da manhã e da noite, os desbravadores compreendiam qual era O Segredo da Pedra. Alguns deles aprenderam que seus gigantes podem ser derrubados se Jesus estiver sempre na frente. Essa confiança foi demonstrada por 33 desbravadores que decidiram ser batizados no campori.

Segundo o pastor Péricles Barbosa, diretor do Ministério Jovem no sudoeste paulista, o objetivo do campori era fortalecer a comunhão e amizade de um para com outro e de ser exemplo para outras pessoas. “Antes de ser exemplo e testemunho através do poder de Deus, eles precisavam entender que o poder de Deus é suficiente para livra-los dos gigantes da vida”.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

Dia dos Desbravadores

é instituído na Cidade de Suzano – SP

08 de Dezembro de 2015

 


Vereador André Marcos (ao centro) recebe o pastor João Xavier

e a liderança dos Desbravadores de Suzano.


A partir deste ano, os integrantes dos Clubes de Desbravadores do município de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, vão ter um motivo a mais para comemorar. Além da data mundial, o dia 19 de setembro também será celebrado pelo Dia Municipal dos Desbravadores de Suzano. A Lei 4937/2015, foi promulgada em 08/12/2015 pelo presidente da Câmara dos Vereadores, senhor Denis Claudio da Silva.

Proposto pelo vereador André Marcos de Abreu, o Dia Municipal dos Desbravadores entra para o calendário da cidade como um dia de comemoração ao clube de voluntários que realizam trabalhos sociais para a comunidade, a exemplo de campanhas contra as drogas e de preservação ambiental. O vereador acrescenta dizendo que o clube também colabora no desenvolvimento da criança.

“A gente também sabe que os desbravadores ajudam as crianças no que se refere ao desenvolvimento saudável, longe das drogas e de coisas que influenciar para o mal. Queremos que esse dia surja como um marco de lembrança, comemoração e também como forma de chamar a atenção para os benefícios desta instituição”, comenta o vereador André Abreu.

Na oportunidade de tramitação da lei municipal, o pastor da Igreja Adventista na região, João Xavier, presenteou o vereador com o livro Conhecer Jesus é Tudo e levou para uma visita alguns representantes dos desbravadores.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2016

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 Desbravadores e aventureiros ganham Novo Portal de busca de Clubes

01 de Fevereiro de 2016

  



A central web de informações para o Ministério de Desbravadores e Aventureiros permitirá, inclusive, geolocalização dos clubes.

O projeto Encontre um Clube entrou no ar hoje, dia 1º de fevereiro, com dois domínios diferentes. Um em Português e outro em Espanhol. A ideia do projeto é que seja um portal de referência em buscas de clubes, estatísticas gerais, informações e diretório de líderes do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros na América do Sul. Tudo isso categorizado e filtrável por país, estados, cidades, ou ainda, por uniões, associações e regiões. No caso da visualização por cidades, será possível ver os pontos onde existem clubes, diretamente integrado com o mapa do Google Maps.

Todas as informações estão conectadas em tempo real com o Sistema de Gerenciamento de Clubes (SGC), lançado em janeiro de 2015, e que gerencia todos os dados dos clubes de Desbravadores e Aventureiros, no território da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O site Encontre um Clube tem as funcionalidades de:

Estatísticas

Na página inicial, é possível visualizar a informação de quantos clubes de desbravadores e aventureiros ativos existem nos oito países sul-americanos atendidos pela Divisão Sul-Americana e quantos membros estão ativos nesses clubes. É possível, ainda, ter essas mesmas informações em nível hierárquico (por instituições), com acesso aos perfis das regiões administrativas eclesiásticas adventistas (uniões e associações/missões).

Líderes oficiais

O projeto Encontre um Clube também quer transmitir segurança e confiabilidade aos clubes, pais, membros e comunidade em geral. O portal exibe os membros que possuem as classes de Líder, Líder Master e Líder Master Avançado, cadastrados no S.G.C.

O cadastro é feito nas Associações/Missões por meio de critérios que mantêm apenas líderes ativos e em conformidade com as normas e princípios da Igreja Adventista. Os nomes desses líderes serão exibidos nesse diretório presente no portal, apenas com dados básicos, como o nome, cargo, idade e o clube onde atua.

Cartão Virtual

Cada membro do Clube de Desbravadores e Aventureiros poderá solicitar junto à sua diretoria os dados necessários para ter acesso ao seu próprio Cartão Virtual, que exibe todo o histórico de classes, especialidades, eventos que já participou e clubes por onde já passou.

Clubes

Cada Clube de Desbravadores e Aventureiros tem sua página, ou perfil dentro do Encontre um Clube. Para isso, basta que o clube esteja ativo, e com os dados atualizados no S.G.C.

Neste perfil é possível visualizar o brasão do clube, endereço, horário da reunião, histórico e outras informações cadastradas pela diretoria do Clube. Uma novidade interessante é que cada clube pode cadastrar a latitude e a longitude do local das reuniões, e assim, é possível ao público visualizar o endereço nos mapas do Google, ou ainda, navegar pelo aplicativo Waze (a rota é criada automaticamente, rumo ao endereço do clube).

Classificação

A partir do dia 1º de março, o site também irá classificar os clubes (uma espécie de ranking), quando exibirá de uma a cinco estrelas para cada clube exibido nas buscas. O objetivo da classificação não é promover a disputa entre os clubes, e sim, que cada clube busque a excelência na organização de suas atividades dentro do Sistema de Gerenciamento de Clubes e que, por isso, sejam reconhecidos publicamente pelos seus esforços.

Segundo o líder sul-americano do Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista, pastor Udolcy Zukowski, o site poderá ser utilizado como ferramenta de evangelismo ao encaminhar crianças ao clube mais próximo e mostrará à comunidade toda a força, mas principalmente a organização destes ministérios que “poderosamente têm levado crianças ao conhecimento pleno da conhecimento, principalmente o espiritual”.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Desbravadores na América do Sul ultrapassam os 243 mil

Brasil é o país com o maior número de participantes

em todo o mundo



Em quatro anos, número saltou de 140 mil para 243 mil.

Na foto, o gesto de Zukowski faz menção ao número atingido


Neste mês de junho, o número de Desbravadores matriculados nos 9.480 clubes existentes em oito países da América do Sul ultrapassou a marca dos 243 mil. A conquista, no entanto, não representa números, mas pessoas que tem a oportunidade de conviver com a natureza, fortalecer o caráter de forma diferenciada e ter uma experiência com Cristo.

Isso é o que reforça o pastor Udolcy Zukowski, diretor desse ministério para o território sul-americano. De maneira semelhante, a quantidade de Aventureiros também cresceu e já soma quase 86 mil participantes ativos. “Esses dados não são um chute. Sabemos exatamente quem são eles, a cidade e o bairro em que vivem e seu envolvimento nas atividades”, pontua.

Todas essas informações estão disponíveis no Site Encontre um Clube, desenvolvido para ajudar pais e seus filhos a encontrar uma das agremiações perto de seus endereços. Com mais de 40 mil acessos mensais, a tendência é que a procura aumente ainda mais, uma vez que a TV Novo Tempo tem colaborado com a veiculação de vídeos a respeito dos desbravadores e aventureiros.

Outro fator que impulsionou o crescimento foi a campanha Em cada igreja, um clube, que tem estimulado lideranças de igrejas locais a investir neles. “É a melhor ferramenta que um pastor pode ter para evangelizar”, garante o diretor mundial dos desbravadores e aventureiros, Jonatan Tejel, que nesta semana participa de uma reunião com líderes sul-americanos em Brasília.

A constatação de Tejel não está baseada apenas em gráficos ou estatísticas. Desde que nasceu, a convivência e envolvimento com esse universo faz parte de sua vida. Sua mãe, que foi diretora de clubes, lhe ensinou a amar e a se dedicar a eles, o que tem feito ao longo dos anos, mesmo quando esteve pastoreando igrejas. “É muito importante que os pastores creiam nos clubes e se envolvam. Se o pastor não está envolvido e não crê, tudo fica mais difícil”, adiciona.

Estímulo

As atividades desenvolvidas semanalmente por esses mais de 243 mil meninos e meninas também são uma forma de aproximar a comunidade da Igreja Adventista e a quebrar preconceitos. É ao tratar bem os filhos de pessoas que confiam nos clubes, que percebem as mudanças de comportamento e caráter deles, que os pais passam a se aproximar de Jesus, reforça Zukowski.

Uma das novidades adiantadas para as próximas semanas é a inclusão da maioria dos materiais do clube de desbravadores no aplicativo já existente para telefones. Atualmente, já estão disponíveis os cartões de classes e todas as 475 especialidades, bem como os requisitos de cada um.

“Dentro de poucos meses vamos ter um aplicativo maior em que estará disponível o ano bíblico juvenil, informações sobre a inspiração juvenil e vídeos produzidos na América do Sul. E também haverá os manuais administrativos e uniformes para os líderes”, explica o pastor Zukowski. Ele pontua que isso também é uma forma de estimular a criação de novos clubes, já que a tendência é que o custo com materiais de instrução seja diminuído cada vez mais.

Durante os últimos quatro dias, diretores do Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros e Música das sedes regionais da Igreja Adventista na América do Sul estiveram reunidos na capital do Brasil para definir metas e estratégias para que o trabalho nessas áreas continue a avançar.

E na manhã de hoje, 15, com transmissão ao vivo pelo Facebook, eles celebraram os resultados alcançados recentemente.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia dos Desbravadores é criado na Cidade de Garopaba – SC

15 de Março de 2016



Moção também foi entregue pela câmara em homenagem aos serviços prestados pelos Desbravadores de Garopaba

A partir deste ano, Garopaba (SC) terá o dia Municipal do Desbravador. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores da cidade nesta terça-feira 15 de Março de 2016. A proposta define o dia comemorativo em todo o quarto sábado de setembro. O projeto foi criado pelo Vereador Jean Ricardo Antunes..

O vereador destacou em seu discurso a história dos Desbravadores em todo o mundo e como a entidade vem trazendo benefícios sociais para Garopaba desde 1995. “Eu frequentei o clube nos primeiros anos dele na década de 90. Eu não era adventista, mas a semente estava plantada e hoje sou batizado. Na igreja decidiu reabrir o clube e há três anos ele está funcionando para honra e glória de Deus”, explica Álvaro Martins, diretor do clube. Na oportunidade o clube ainda recebeu uma moção de congratulação da câmara das mãos do presidente da câmara, vereador Luiz Bernardo.

Um dos momentos marcantes da noite foi a fala do pastor Otacílio Porfírio, líder dos Desbravadores no centro sul de Santa Catarina: “Que ao olharmos essas crianças e adolescentes nos lembremos da nossa infância, com os nossos sonhos, e não desistamos de seguir esses mesmos ideais”, ressaltou o pastor Otacílio Porfírio. O vereador Jucélio de Souza Clementino sugeriu que a câmara faça, já neste primeiro ano, uma atividade em conjunto com os Desbravadores aberta às crianças da comunidade. E o vereador Edson Luiz da Silva, visivelmente emocionado, salientou que “Se no mundo tivéssemos 10% de pessoas como os Desbravadores, teríamos um mundo melhor”.

O clube de Desbravadores Gaivotas do Sul conta hoje com 57 Desbravadores e teve maior apoio da comunidade após um campori realizado há dois anos na cidade. “O Campori trouxe mais visibilidade para o clube, fazendo com que hoje tenhamos 57 participantes. E agora com essa moção teremos uma visibilidade ainda maior para levarmos mais crianças e jovens aos pés de Jesus Cristo”, finaliza Álvaro Martins.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Passagem de Tocha Olímpica 

foi oportunidade de testemunho

no sul da Bahia

19 de Maio de 2016


Ramon pediu para utilizar o lenço do Clube de Desbravadores 
enquanto acompanhava de perto a condução da Tocha Olímpica

Itamaraju, Bahia … [ASN] Ramon Rangel é um garoto de 12 anos, estudante e desbravador. Essas características parecem comuns entre os juvenis, mas através de sua dedicação aos estudos, Ramon se tornou destaque na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, e tomou isso como uma oportunidade para colocar sua fé em evidência.

Tudo começou quando o Ministério da Educação apresentou um desafio de redação aos alunos dos municípios que estavam na rota da Chama Olímpica. Em Itamaraju, os escritores dos três melhores textos sobre o tema determinado seriam escolhidos para acompanhar de perto a condução da Tocha no dia 19 de maio, quando ela passaria pela cidade. Ramon foi um dos três selecionados da rede municipal, mas, o privilégio de segurar um símbolo Olímpico não bastava, o garoto queria carregar também o símbolo da fé, proteção, lealdade, pureza, excelência e sacrifício de Cristo. Ele encontrou tudo em um só elemento, o lenço do Clube de Desbravadores.



 

Expressando esse desejo diante de todo o município através de um entrevista em uma rádio, Ramon recebeu a autorização do Comitê Olímpico para usar o lenço. Para a mãe do garoto, Tatiane Mendes, o Clube de Desbravadores tem papel importante na construção da educação de seu filho, segundo ela "ser desbravador faz a diferença, ele tem outro comportamento na escola, além disso era muito tímido e o Clube o ajudou a superar esse aspecto".

Em Teixeira de Freitas o Clube de Desbravadores é reconhecido como um projeto beneficente

Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, treze Clubes de Desbravadores do município foram convidados pela Prefeitura para abrir o desfile de recepção da passagem da Tocha Olímpica, também no dia 19. O convite foi feito devido ao trabalho de excelência que os Clubes têm desenvolvido em prol dos adolescentes na cidade. Desde 2014, foi instituído no calendário oficial de eventos da cidade, o dia 20 de abril como o Dia Municipal dos Desbravadores.

Itabuna

Amanhã (21), a partir das 16h, durante a passagem da Tocha em Itabuna, os alunos do Colégio Adventista farão entrega de água, panfletos e livros missionários para quem estiver nos arredores do movimento. Para o capelão do Colégio, pastor Fernando Alves, a grande concentração de pessoas é uma oportunidade para pregar o evangelho. 


Juan Lucas foi convidado pelo prefeito da cidade e disse que a chama maior é Cristo Jesus

Em Itabuna, além das ações previstas pelo Colégio Adventista, um aluno que estava uniformizado, Juan Lucas, foi surpreendido ao ser convidado pelo prefeito da cidade para subir no palco e segurar a Tocha Olímpica. O estudante explicou que, "assim como a tocha olímpica é cultuada no globo terrestre, a chama maior, que é Cristo Jesus, possa ser cultuada entre as nações."



Ramon não carregou apenas o símbolo Olímpico. Carregou o lenço de Desbravadores, símbolo da fé, proteção, lealdade, pureza, excelência e sacrifício de Cristo

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XVI Campori de Desbravadores

Associação Paulistana

“Campeões da Verdade”

Camping José Silvestre

São Roque – SP

26 a 30 de Maio de 2016

 


Pr. Ricardo Ceribeli no momento da abertura do Campori.


Campeões da Verdade, esse foi o tema do XVI Campori da Associação Paulistana, com 87 clubes presentes, reunindo 3.500 desbravadores. O campori aconteceu entre os dias 26 à 30 de Maio de 2016 em São Roque- SP e foram quatro dias de muita atividade, adoração e louvor.

O objetivo principal é motivar cada desbravador a valorizar sua vida, consagrá-la e entrega-la completamente a Deus e inspirando os adolescentes e líderes para o serviço de Deus por meio da colportagem.

O tema Campeões da Verdade foi inspirado nas olimpíadas deste ano, e também no Espírito de Profecia. “Nós temos campões de verdade, pessoas que se preparam dia a dia para levar o evangelho. Em especial, estamos chamando a atenção para uma modalidade evangelística, a colportagem. Acreditamos que quando nossos jovens e adolescentes saírem das classes básicas dos desbravadores, eles terão condições para colportar e realizar sonhos por meio deste”, diz Pastor Ceribelli, diretor dos Desbravadores da Associação Paulistana.

  

Nesses quatro dias de acampamento, os desbravadores aprenderam e vivenciaram o que é ser um campeão da verdade e para muitos significou humildade, união e determinação, mas o real sentido para todos eles, é seguir a palavra de Deus como verdade

Durante o campori, cada desbravador recebeu um livro, escrito pelo Pastor Laércio Andrade, diretor do Ministério de Publicações da Associação Paulistana, o tema do livro é Desafiando o Futuro, e tem como objetivo encorajar os jovens a serem um colportor, e mostrar que a colportagem pode ser dinâmica e atrativa.

Entre outras programações realizadas, teve a investidura de líderes, e também 35 desbravadores que tomaram a decisão de entregar sua vida a Cristo por meio do batismo.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia dos Desbravadores

é criado na

Cidade de Rio Grande – RS

08 de Junho de 2016


Por proposição do vereador Thiago Gonçalves, foi aprovado na tarde da última quarta-feira 08 de Junho de 2016, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que cria o Dia Municipal dos Desbravadores. Com a instituição, a data será comemorada sempre durante o terceiro sábado do mês de setembro.

A ocasião teve a presença do coordenador geral das agremiações de Desbravadores para as regiões leste e sul do Rio Grande do Sul, Douglas Pino; do pastor responsável pelas igrejas adventistas do município e de integrantes da agremiação na localidade.

A notícia foi divulgada no site da Câmara de Vereadores de Rio Grande e reforçou que o clube "pratica o bem para juventude".

     x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 I Campori de Desbravadores

União Leste Brasileira

“Descobridores do Futuro”

FADBA – Faculdade Adventista da Bahia

Cachoeira – BA

22 a 26 de Junho de 2016



Teve chuva no começo e no fim, e isso era esperado. O que ninguém esperava era que o sol fosse tão radiante durante o I Campori de Desbravadores da União Leste Brasileira, sede da Igreja Adventista para a Bahia e Sergipe, em uma pausa meteorológica atribuída por muitos como um milagre. E o que todos esperavam aconteceu: mais de 12 mil desbravadores baianos e sergipanos se juntaram em uma confraternização de fé, alegria, inspiração e consagração, sem ceder em momento algum a qualquer suscetibilidade, e deixando um recado para seus próprios líderes e para toda a igreja de que o desejo dessa nova geração em conhecer mais sobre Deus é algo que precisa ser mesmo encarado como um dos principais desafios dos novos tempos. O evento teve como título “Descobridores do Futuro”. O Idealizador do evento foi o Pastor Alceu de Assis Filho.


 

A Faculdade Adventista da Bahia recebeu os Clubes de Desbravadores para o campori que iniciou no dia 22 de Junho e que por lá ficaram até o dia 26 de Junho de 2016. Ao todo, eram cerca de 15 mil pessoas acampadas. Depois que o acampamento foi montado, o que se viu foi uma programação focada em orientar adolescentes de 10 a 15 anos para o propósito cristão de seguir e praticar os ensinos bíblicos de amor e evangelização. O resultado foi a dedicação de muitas vidas a um novo estilo de vida cristã, por meio do batismo.

Uma das formas encontradas para enfatizar essa mensagem para os participantes foi por meio de encenações realizadas a cada noite, mostrando como líderes bíblicos como Elias se consagraram para cumprir missões determinadas por Deus. As mensagens do pastor Udolcy Zukowski, líder de Desbravadores da América do Sul, também focaram os princípios da vida cristã, com apelo forte e performático alertando os desbravadores a reagirem com firmeza contra a tentação e contra o mal.

Houve um Campori que não esteve na Faculdade Adventista da Bahia, local do acampamento. Caravanas saíram para cidades vizinhas, para realizar trabalhos missionários e comunitários. Um dos exemplos foi na comunidade de Campo do Gado, periferia de Feira de Santana, BA. Desbravadores se dirigiram para esta comunidade, e realizaram a reforma e pintura de casas e também organizaram uma feira de saúde, com a ajuda de médicos e enfermeiros.

Um ponto destacado também foi a realização do Campori de Desbravadores Online. Com recursos de tecnologia e uma equipe de cerca de 60 pessoas compostas por jornalistas, publicitários, fotógrafos, cinegrafistas, analistas de mídia social e outros profissionais, o evento foi transmitido em plataformas variadas, e teve um alcance cujo destaque foi a participação dos pais que não estava com seus filhos no Campori, mas que acompanharam tudo pela web. “Foi muito bom sentir um pouquinho da emoção que nossos filhos estão sentindo, e vê los na telinha é muito bom, aliás vi várias vezes. Meu clube do coração apareceu nesse vídeo e minha filha também”, disse Ana Paula Portugal, uma das internautas participantes do Campori online.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

VI Campori de Desbravadores

União Sudeste Brasileira

“Somos Mais que Ouro”

Ipatinga – MG

27 a 31 de Julho de 2016

 


Estádio lotado, expectativa, empolgação, luzes, fogos de artifício... Detalhes que ficaram marcados na abertura do VI Campori de Desbravadores da União Sudeste Brasileira (USeB), que acontece em Ipatinga, MG. Toda a programação foi transmitida pela internet.

Uma encenação com mais mil crianças realizada no gramado do estádio, com interação através de um curta metragem, destacou a importância de ser firme aos princípios em todas as decisões da vida.

Concluindo esta primeira parte, o ex goleiro Vitor, que ficou conhecido ao encerrar a carreira por não treinar ou jogar aos sábados, falou rapidamente aos desbravadores sobre sua experiência.

A prefeita, Cecília Ferramenta, agradeceu a escolha da cidade de Ipatinga para sediar este evento, elogiando o comportamento dos adolescentes, destacando a relevância dos clubes para a sociedade. O pastor português Julio Santos, um dos oradores do programa, fez o sermão de abertura.

Ao longo de todo o dia, o evento foi destaque em veículos da região: Portal Diáio do Aço, Inter TV Jornal do Meio Dia, MG Vales Segunda Edição, TV Record, TV Uni.

Já na primeira manhã, o culto foi conduzido pelo pastor Rafael Santos, que atua no nordeste do Brasil. Novamente a obediência a Deus foi o ponto-chave do sermão, tendo como exemplo a história bíblica de José.

A partir de hoje começam as atividades em esquema de carrossel. Parte do grupo se dirige para um clube aquático da região, outros participam das provas físicas, outro grupo do concurso de fanfarras. Até sexta o esquema segue igual, para que todos participem de todas as atividades.


Cerca de 16 mil lotaram o estádio Ipatingão.

Foi hoje, 31, o último dia de Campori para os Desbravadores da região Sudeste do Brasil. Pela manhã, os participantes puderam acompanhar o encerramento do programa, com a entrega dos troféus e a presença do Quarteto Athus. A queima de fogos, que fechou a programação, aconteceu na noite de ontem.

Durante os cinco dias de evento, realizaram provas físicas e de conhecimento, trabalhos sociais e atividades voltadas para a preservação do meio ambiente. O programa que envolveu 16 mil crianças e adolescentes chamou atenção da mídia local, gerando 47 menções na imprensa, entre matérias escritas e reportagens em vídeo.

O Campori também esteve presente nas redes sociais e fez sucesso, tanto entre os desbravadores, quanto para os pais e amigos que não estavam presentes em Ipatinga. No Instagram, foram 935 interações com as Hashtags oficiais: #CamporiUSeB e #SomosMaisQueOuro

A página do Facebook, contou com 7.486 curtidas e, ao todo, nos últimos sete dias, teve o alcance de 409.800 pessoas. Uma média de 300 visitas à página, por dia, fez com que os desbravadores participassem de promoções para ganharem brindes oferecidos pela página.

No Youtube, o canal TV Advai transmitiu toda a programação ao vivo. Além dos 16 mil que lotaram o estádio, mais de 45 mil pessoas acompanharam a programação online, seja em tempo real ou fora dele.

O evento, que teve como título a frase “Somos Mais que Ouro”, transmitiu a ideia de que pequenas ações podem transformá-los em grandes pessoas. “Nosso objetivo era mostrar que mais importante do que uma medalha de ouro é a salvação desses meninos e meninas e que, aos olhos de Deus, as ações deles valem muito mais do que um prêmio ao final de uma competição”, explica o Pastor Ivay Araújo, organizador geral do Campori.

A Desbravadora Keren Hapuque cortou seu cabelo no palco e emocionou o público. A desbravadora Keren Hapuque, de dez anos, entendeu bem a mensagem passada e, na última noite, quis demonstrar isso na prática cortando seu cabelo para doar a uma criança com câncer. “Eu acho que nós deveríamos ser mais práticos ao invés de só falar e os desbravadores não só falam, mas praticam, porque eles saem nas ruas, entregam livros e ajudam o próximo”, explica, ao ser questionada sobre esse ato. Ela também revelou que seu maior sonho é ver Jesus voltar e ter seus coleguinhas da escola e do clube de desbravadores, juntos com ela, no céu. O ato da pequena garota emocionou o público e deixou a lição.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 Dia do Desbravador é instituído 

no Calendário Municipal

da Grande São Paulo

03 de Agosto de 2016

 



O mês de agosto se despede nesta quarta-feira, 31, mas deixa uma boa notícia para o Clube de Desbravadores. Na cidade de São Paulo (SP), o Dia do Desbravador foi aprovado pela Câmara de Vereadores e passa a ser uma data oficial no calendário comemorativo do município. O dia escolhido foi 19 de setembro.

A justificativa do projeto de lei PL 0670/2015, pela vereadora Edi Sales, Reis e Ricardo Nunes, conta a história da formação do clube e sua relevância para a sociedade. “O Dia dos Desbravadores é um reconhecimento oficial do Município de São Paulo a um dos maiores programas sociais com crianças, jovens e adolescentes do Brasil”, consta no documento publicado no diário oficial 09 de dezembro de 2015.

Depois de sete meses tramitando na Câmara, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa “apresentou parecer pela legalidade, com substitutivo para adaptar o texto às regras de técnica legislativa elencadas na Lei Complementar n° 95, de 26 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis". Ou seja, a Lei passou a ter validade desde sua publicação, no dia 03 de agosto de 2016.

Para o líder do Clube de Desbravadores para as regiões leste e norte de São Paulo, Paulo Fernandes, é uma satisfação ter mais essa data, já que no Estado, o Dia do Desbravador é comemora já no 4º sábado do mês de abril (PL 11/2006). “Nós estamos contentes, porque nós tínhamos o dia estadual dos Desbravadores em abril, que a Assembleia Legislativa nos outorgou e agora nós estamos felizes, porque temos pela primeira vez o Dia do Desbravador neste grande município que é São Paulo, uma cidade de 11 milhões de habitantes”, relata.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 VIII Campori Acreano

“Jesus o Único Caminho”

Rio Branco – AC

02 a 06 de Setembro de 2016

 



De 2 a 6 de Setembro de 2016, cerca de 1.200 pessoas, entre desbravadores e organizadores, participaram do VIII Campori no Parque de Exposições em Rio Branco, no Acre. Com o tema Jesus o Único Caminho, os Clubes de Desbravadores de várias regiões do Acre, do Estado de Rondônia e dos países vizinhos como Peru e Bolívia desenvolveram atividades nestes dias.

 

No evento, provas e atividades foram realizadas para desenvolver a parte física e mental. Já a espiritual, foi direcionada para os oradores; o líder de Jovens da Associação Amazonas Roraima (AAmaR), pastor Ormeu Silva e o líder de Jovens da Associação Amazônia Ocidental, pastor Marcello Cutrim.

Segundo o coordenador dos Desbravadores no Acre, Wellington Silva, muitos desbravadores venderam mel, pizzas, organizaram torneios para conseguir ir ao campori e que todo esse esforço para alcançar um objetivo contribui para o crescimento deles. “Nós acreditamos que essa é uma maneira desses meninos aprenderem desde cedo que na vida é preciso ir em busca dos sonhos e que nada é fácil, mas com esforço as coisas podem dar certo. A educação é a única forma de mudar o futuro desse país, por isso, nós acreditamos muito que este ministério pode mudar muitas vidas”, avalia.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 IV Pastori

Missão Nordeste

São José de Mipibu – RN

02 e 03 de Outubro de 2016



Nos dias 02 a 03 de Outubro de 2016, os pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) da Paraíba e Rio Grande do Norte, saíram da sua rotina diária. Sem pastas nas mãos, nem muito menos vestidos de ternos e gravatas, eles mergulharam em busca de novos conhecimentos. Os quase 60 ministros se envolveram em atividades ao ar livre, cheias de aventuras, aprendizagem e adrenalina. Eles participaram do Pastori, um acampamento realizado especialmente para eles, com objetivo de treinar, capacitar e motivar o grupo, para que deem apoio nas atividades do Clube de Desbravadores. O evento aconteceu na cidade de São José de Mipibu (RN), a 36 quilômetros da capital potiguar.


Esta foi a sexta edição do programa nesta região, mas só passou a ser oficial no ano de 2014, quando foi aprovado pelos membros da Comissão Diretiva Plenária da Sede Administrativa da IASD para oito países da América do Sul. Desde então, mais campings como este, têm acontecido em todas as regiões onde existem sedes da igreja.

Toda a programação é voltada para que os participantes cumpram alguns requisitos nas áreas de liderança, necessários para serem investidos como: líder, líder máster e líder máster avançado. “Nossa intenção é que cada pastor possa revisar o currículo na área de liderança, e assim, sirvam melhor aos clubes das igrejas que pastoreiam. Não só aos desbravadores, mas de Aventureiros e Jovens. Ressaltou o Líder do Ministério Jovem da IASD (PB/RN).

Desta vez as modalidades foram desenvolvidas em Pequenos Grupos (PG), mas cada integrante teve a oportunidade de adquirir também, individualmente, conhecimento técnico, prático e foi motivado, inspirado a melhor desempenhar seu papel no ministério.

Além da troca de experiência, ganharam medalhas e outras premiações. No total foram 6 equipes e todas receberam seu lugar no pódio, onde puderam juntos, dar o seu grito de guerra. Houve também, investidura de lenço e de algumas especialidades. A cerimônia foi realizada antes da apresentação das colocações dos PG´s.

Dentre as atividades realizadas, aproveitando bem o local que era paradisíaco, foram treinados em: Arvorismo, tirolesa, Ordem Unida, dentre outras.

Para o pastor Roberto Freitas, o mais importante não é ser premiado. “Para nós o que importa é viver esses momentos de preparação, onde a gente aprende, onde há integração, onde somos motivados a melhor servir aos nossos pequenos, que desbravam dia a dia, mostrando onde está a salvação e servido à comunidade. Pastor Roberto é integrante do PG Kadosh (santidade). A equipe ficou em primeiro lugar em número de pontos.

       x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

1º Campori de Líderes

Associação Central Paranaense

“+ do Líder”

Tibagi – PR

13 a 16 de Outubro de 2016



A turística cidade de Tibagi no interior do Paraná foi o local escolhido para receber o 1º Campori de Líderes de Desbravadores, intitulado “+ do Líder”. Entre os dias 13 a 16 de Outubro de 2016, a região foi sede do acampamento que contou com aproximadamente 415 participantes.

Organizado pelo ministério dos desbravadores da Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na região central do Paraná, o evento teve sua abertura oficial na quinta-feira (13), com a participação do pastor e líder dos desbravadores na região sul do Brasil, Elmar Borges, que fez uma reflexão com o grupo. Na sequência aconteceu a cerimônia de admissão de lenço do Clube de Desbravadores Geração Tibagi.

Além dos treinamentos e atividades realizadas na área de acampamento, na sexta-feira o grupo de líderes participou de diversas provas que envolviam coragem, resistência, raciocínio lógico, espirito aventureiro e o mais importante a união entre as equipes.

“O diferencial desse acampamento é que a gente está aqui para aproveitar, para curtimos para nós. Geralmente vamos nos acampamentos como responsáveis, nesse acampamento eu estou aqui para viver na pele o que o desbravador vive, e isso já é um grande diferencial para mim”.

Durante o acampamento os líderes se divertiram ao participarem das provas que normalmente apenas os desbravadores participam.

No sábado pela manhã os líderes dos desbravadores se envolveram no projeto Escola Sabatina Comunitária, onde os participantes divididos em grupos, foram desafiados a realizarem a Escola Sabatina na casa de um morador da região, na ocasião, cerca de 30 famílias foram visitadas.

Durante a tarde também estavam previstas atividades no centro de Tibagi, as 13h30 os moradores locais puderam acompanhar um desfile com o grupo dos Desbravadores e Fanfarra que se apresentaram na avenida principal da cidade. Na sequência, na praça principal de Tibagi ocorreu a Feira de Saúde, momento este preparado para atender a comunidade local com serviços de consultas, aferição de pressão, medição das taxas de glicemia e diabetes, entre outros serviços. Simultaneamente acontecia a Feira de Especialidades para os desbravadores. “Tudo valeu a pena, foi uma experiência muito legal”, ressalta um dos participantes

A madrugada de domingo foi bastante marcante para o grupo de líderes, as 4h30 eles foram convidados a participarem de uma cerimônia de santa ceia bastante especial e espiritual. Conduzida pelos pastores André Flores, Paulo Machado e Davi Reinert a ocasião foi um momento de reconsagração com Deus e conciliação com o próximo.

“É uma maneira da gente se aproximar de Deus, para ser um líder assim como Deus. Só vem para esse acampamento quem realmente quer ser um líder com Deus”.

O Campori de Líderes que até então era uma novidade para os desbravadores, teve por objetivo fortalecer a espiritualidade de cada participante, de maneira que o Espirito Santo possa trabalhar no coração deles para que sejam líderes segundo o coração de Deus. Para isso foram convidados como oradores oficiais do acampamento, o pastor e líder de mordomia da igreja adventista na região central do Paraná, André Flores, e o pastor líder dos desbravadores na região leste do Brasil, Alceu de Assis, juntos eles trabalharam importantes aspectos de espiritualidade e liderança.

“A gente tem entendido que uma espiritualidade forte no coração dos líderes, vai fazer com que o serviço deles seja mais amável e mais eficaz. A nossa expectativa era justamente que fosse algo diferenciado pra eles, mas fosse algo proveitoso e espiritual”, enfatiza o pastor e líder dos desbravadores na região central do Paraná, Fabiano Souza.

De acordo com os participantes, além do grupo ter uma experiência espiritual muito forte, eles saíram bem mais animados com as atividades do próximo ano e com uma visão ampliada do que é ser um verdadeiro líder.

       x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

  

VII Campori Desbravadores

Missão Nordeste

“Marcados para a Eternidade”

Parque Aristófanes Fernandes

Parnamirim – RN

27 a 30 de Outubro de 2016

 



Entre os dias 27 a 30 de outubro, o Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim, região Metropolitana de Natal foi palco do VII Campori de Desbravadores da Missão Nordeste. Mais de cinco mil adolescentes da Paraíba e Rio Grande do Norte estiveram participando de um mega acampamento, onde realizaram diversas atividades cívicas, esportivas e recreativas. O evento foi realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia desse território.

O local tomou forma de uma mini cidade, com área de lanchonete, cozinha, camping, banheiros, lojas e um espaço para exposições de materiais.

Os meninos e meninas também participaram de várias atividades sociais como; a doação de três toneladas de alimentos arrecadados por eles mesmos, que foram doados às instituições que trabalham com dependentes químicos.

Para Leandro Costa da Ação Integrar, uma das entidades beneficiadas, essa atitude significa muito, mas não só pelos mantimentos que estão recebendo. “A gente fica feliz em receber essa colaboração, mas também, porque toda a garotada sabe da importância que é, fazer algo para ajudar o próximo. Isso é uma grande lição”, ressaltou o diretor da casa.

Um outro momento de atividade social foi feito numa parceria da ADRA Brasil, regional RN e o fotógrafo Cláudio Júnior, da cidade de Mossoró, Alto Oeste Potiguar. Um stand com cabeleireiras recebia as meninas que queriam ajudar outras, mas não outras como elas, e sim, com câncer, que tinham perdido os cabelos devido às sessões de quimioterapias. Cada doadora que deixava ali suas madeixas, ganhava um ensaio fotográfico.

Para Isabelle Vicente doar um pouco dela foi mais que gratificante. “Saber que outras meninas estarão sorrindo por ter cabelo me deixa super feliz e realizada, pois estou ajudando a alguém”, relatou a jovem de 17 anos.

Durante o sábado, mais de duas mil outras pessoas se juntaram ao grupo. Familiares, amigos e curiosos estiveram no parque para prestigiar o programa e as atrações que aconteceram lá.

Encenações, músicas com cantores nacionais e internacionais também embelezaram o ambiente, principalmente nas noites, quando a turma se reunia na grande arena para ouvir as mensagens espirituais e participar das cerimônias de investiduras dos líderes.

Pastor Udolcy Zukowski, diretor de desbravadores e aventureiros para a América do Sul, ao pregar para os líderes que receberiam suas novas insígnias como líder, líder máster e líder máster avançado, deixou uma mensagem para o público, como forma de incentivo para que o grupo perseverasse. “Herói não é aquele que sempre vence, mas é aquele que mesmo humilhado no pó da derrota, ainda tem coragem de seguir lutando”.

O Pastor Eliomar Santos Trindade, organizador do evento, destacou que esse momento ficará na história de cada clube, mas principalmente na vida dos meninos, pelo esforço, pela luta para estar ali. “Essa turma investiu tempo, se preparou, sonhou em participar do campori e não só isso, mais próximo de Deus. O objetivo foi cumprido, nós percebemos que nossos meninos saíram daqui mais felizes e com muita vontade de servir a Deus e ao próximo.

Gabriel Nascimento é da Paraíba, para Ele, tudo que aprendeu servirá não só de lição, mas como experiência para o futuro. “Nós fizemos muitas provas, foi muito divertido, trabalhamos em equipe, ficamos mais próximos uns dos outros, fizemos mais amizades, mais amigos, conhecemos o local e acima de tudo, ficamos mais perto de Deus. Isso foi nossa maior experiência”, relatou.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 IV Campori de Líderes

Associação Amazônia Ocidental

“Jesus Meu Líder”

Porto Velho - RO

27 a 30 de Outubro de 2016


Hoje, no Brasil, o Clube de Desbravadores, Aventureiros e a área de Jovens são bem desenvolvidas e atuantes. Na região Noroeste do Brasil, no Norte de Rondônia e Acre, existem 4.400 desbravadores, 2.200 aventureiros e 14.523 jovens.

Para auxiliar, ensinar e direcionar essas três áreas, é necessário ter uma boa liderança. Por isso, existe um processo de formação de líderes, através de requisitos e treinamentos até a investidura.

O IV Campori de Líderes da Associação Amazônia Ocidental, AAMO, reuniu 600 pessoas e foi realizado nos dias 27 a 30 de outubro de 2016, em Porto Velho - RO, onde onze líderes foram investidos, após um processo de preparação. A investidura foi realizada pelo responsável pelo Ministério Jovem, Desbravadores e Aventureiros da União Noroeste Brasileira, pastor Lélis Souza, e pelo líder das mesmas áreas na Associação Amazônia Ocidental, pastor Marcello Crutrim.


 
Além da investidura e da parte espiritual, as 600 pessoas do campori, entre os líderes de jovens, desbravadores e aventureiros participaram de 20 tipos de provas ao ar livre.

No sábado os participantes fizeram a doação de 15 cestas de alimentos em bairro carente, na zona Sul de Porto Velho. O evento, com o tema Jesus, meu líder, contou com a presença do trio Discípulos, da Gravadora Novo Tempo, e os cantores Raimundo e Disuzy, de Manaus, Amazonas. No domingo o programa foi encerrado com uma Santa Ceia.

Para Jorge Amoras, investido em líder Máster de Jovens no ano passado e em líder em Desbravadores no campori, a liderança serve apenas para ajudar os liderados. “Vejo o exemplo de Jesus, como o melhor exemplo de líder que esse mundo teve, e que veio unicamente para servir. É isso que procuro seguir”, afirma.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.     


VIII Campori Desbravadores

União Norte Brasileira

“Os Escolhidos”

São Luis – MA

10 a 15 de Novembro de 2016

 
Lucas enfrentou dificuldades para realizar o sonho de participar de um Campori. 
Ele cravou a machadinha que deu início ao acampamento.

A história do Desbravador Lucas Corrêa é sem dúvida o retrato das lutas que cada um enfrentou para conseguir chegar ao campori. Há pouco mais de seis meses, ele perdeu o irmãozinho, vítima de Leucemia, deixando a família extremamente abalada, no entanto, o ocorrido mexeu com o pai que parou de beber e passou a ir à igreja adventista com o filho e a esposa.

Sem recursos, mas com o coração cheio de esperança, o juvenil propôs que não desistiria do sonho de ir ao acampamento. Com trabalho e ajuda de pessoas, ele conseguiu custear a viagem e pôde contar sua história emocionante para milhares de expectadores na abertura do VIII Campori da União Norte cujo tema é “Os Escolhidos”, que reúne mais de 18 mil desbravadores dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

O líder geral dos Desbravadores para os estados Pará, Amapá e Maranhão, Pastor Eduardo Batista da Silva, enfatizou a ideia de que “cada participante está no acampamento porque foi escolhido por Deus, e pela grandiosidade e complexidade de se realizar um evento como esse, todos os participantes estão vivenciando um milagre”.

Um dos convidados mais estimados pelo público juvenil é o pastor Udolcy Zukowski, líder dos Desbravadores para toda a região sul-americana: “Esse acampamento é um dos maiores já realizados por uma União e o Desbravador é cheio de energia! Apesar de eu não ser do Norte eu me sinto em casa, o carinho é muito grande”, afirmou, deixando um conselho para cada participante: “Você é um escolhido de Deus, aproveite ao máximo, fique até o final e ao sair, mostre quem é Jesus às pessoas dessa cidade”, aconselhou.

Outros convidados também estão participando do acampamento como o Pastor Rafael Santos, líder de desbravadores da região nordeste, o Quarteto Asafe e os Cantores Daniel Lüdtke, e Dilson e Débora. O campori está acontecendo no Parque Independência, em São Luís, MA, e se encerrará dia 15 de Novembro.

A ansiedade dos desbravadores no norte do Brasil está a mil. Nas redes sociais, a contagem regressiva mostra suas expectativas e os preparativos para ao VIII Campori da União Norte Brasileira, que vai reunir 503 clubes dos estados do Pará, Amapá e Maranhão, entre os dias 10 e 15 de Novembro, no Parque Independência, em São Luís, MA.

O acampamento vai se transformar numa verdadeira cidade de adolescentes. Cerca de 18 mil Desbravadores (juvenis e adolescentes) estarão reunidos no maior acampamento que as regiões norte e nordeste já viu; uma grande oportunidade de encontrar, fazer amigos e fortalecer a fé.

Os participantes estarão envolvidos em diversas atividades socioeducativas, trabalhos sociais em benefício da comunidade local, atividades que estimulam o intelecto, provas físicas, além de atividades espirituais para a formação de valores.

Um acampamento como esse ocorre a cada cinco anos e já está em sua 8ª edição, e o tema é “Os Escolhidos”. Segundo Eduardo Batista, líder dos desbravadores da região e coordenador do evento, “o objetivo é promover o crescimento integral dos desbravadores por meio de uma programação dinâmica e interativa”.

Um grande evento como esse pede convidados especiais e dentre eles está o líder mundial de Desbravadores, pastor Jhonatan Tejel, o líder para os países sul-americanos, pastor Udolcy Zukowski; estará presente também o pastor Rafael Santos, líder de desbravadores da região nordeste e os cantores Daniel Lüdtke, Dilson e Débora e o Quarteto Asafe.

Os portões da área de acampamento foram abertos na manhã desta quarta-feira, 09 de Novembro às 7h da manhã, portanto, um dia antes da abertura oficial do evento e o primeiro clube a chegar foi o Exército de Cristo, da cidade de Açailândia, no sul do Maranhão. Para o vice-diretor Ulisses Vieira a expectativa é das melhores “a infraestrutura está excelente, banheiros, água... acredito que será muito bom inclusive a parte espiritual”, afirmou.

A abertura do Campori será às 19h30min desta quinta-feira, dia 10 de Dezembro e a previsão é que estejam presentes algumas autoridades locais tais como o Governador do Estado, Flávio Dino e do prefeito de São Luís, Edivaldo Junior.

Na madrugada do dia 07 de novembro nove ciclistas partiram de Belém no Pará rumo a São Luís no Maranhão. A aventura tinha destino certo, o VIII Campori de Desbravadores da União Norte Brasileira, acampamento de desbravadores que reúne 18 mil participantes.

“Desde julho iniciamos os preparativos e treinamentos para essa viagem, e esse é o quinto campori em que fazemos isso, mas para mim esse foi diferente, porque além de ser um trajeto novo, dessa vez meu filho veio também para ser investido em líder, a emoção e motivação é dobrada”, comentou Sérgio Nascimento, coordenador da equipe.






Ainda segundo Nascimento, apesar da experiência o trajeto não foi fácil. “Viemos contra o vento, tivemos que aumentar o esforço para chegar a tempo. O pneu também furou algumas vezes, e como a região está muito seca, a nossa água acabou logo e tivemos que pedalar com sede até encontrar um povoado. Foi difícil, mas seguimos firmes e agora a certeza é que já valeu a pena”, contou.

De acordo com o grupo, durante o percurso um dos ciclistas ficou com dores no joelho e precisou voltar, isso desanimou um pouco a equipe, no entanto algumas surpresas boas renovaram as forças gerando motivação nos ciclistas: “Como personalizei minha bicicleta, durante a viagem algumas pessoas reconheciam a logomarca do campori e gritavam: ‘Sigam firme, a gente se vê n

O campori’. Durante o caminho encontramos Desbravadores que se sentiam inspirados pela nossa determinação”, destacou Nascimento.

O percurso durou três dias seguindo o cronograma de oito horas de pedalada diárias. No caminho teve culto no asfalto, banho de igarapé e muita adrenalina. Durante a abertura do Campori eles foram homenageados e a iniciativa deles inspirou a muitos desbravadores.

Eles enfrentaram muitas dificuldades, mas servir de incentivo para muitos juvenis fez tudo valer a pena

“A gente veio de longe, do Amapá, de avião, por ser longa a viagem foi cansativa, mas quando vi que eles viram de bike logo pensei que meu cansaço não foi nada perto do deles. E ver eles entrando foi muito bom, vi que cada um deu o seu máximo para chegar até aqui. Agora é só curtir!”.

A programação do Campori vai até o dia 14 de novembro, com carrossel de atividades, estão inclusos feiras de especialidades, ações missionárias, circuitos e programas espirituais.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

II Campori de Líderes

Associação Paulista do Vale

“Sempre Vencendo”

Chácara Piratininga

Jacareí - SP

11 a 14 de Novembro de 2016




O II Campori de Líderes da APV reuniu 100 voluntários entre os dias 11 a 14 de novembro de 2016 em Jacareí (SP), com o tema “Sempre Vencendo”. Eles fizeram parte de um momento realmente histórico, após 10 anos da primeira edição, fiéis da Igreja Adventista que fazem parte do Clube de Desbravadores participaram entre os dias 11 a 14 de novembro do II Campori de Líderes da Associação Paulista do Vale (APV). O evento que aconteceu na Chácara Piratininga, em Jacareí (SP) reuniu 100 líderes que fazem parte da diretoria desta agremiação que desenvolve atividades físicas, mentais e espirituais para crianças de 10 a 15 anos nas igrejas locais chamado de Clube de Desbravadores.

O organizador do evento, pastor Marcos Ribeiro, explica que o programa é direcionado para capacitar e motivar aqueles que durante o ano inteiro desenvolvem e gerenciam as atividades para os meninos e meninas.

“O encontro é para dar ao líder uma injeção de ânimo para o serviço voluntários, um momento para que ele possa não estar preocupado em cuidar dos outros, mas curtir as atividades campestres. Queremos também que eles se sintam motivados a continuarem na busca pela liderança por meio dos requisitos obrigatórios do cartão”, explica.

Sobre o tema do evento, que trouxe o slogan: Sempre Vencendo, Marco Ribeiro enfatiza que esse é o tema do ano para todas as atividades jovens missionárias. “Queremos ressaltar que com Cristo, sempre vamos vencer, mesmo que a situação possa parecer de derrota aos nossos olhos. Firmar nossa fé em Cristo é a única segurança que podemos ter na vida”.

 
Seis participantes foram investidos, sendo três em Líder e três em Líder Máster de Desbravadores.

Investidura em Líder

Um dos momentos mais esperados e marcantes do II Campori de Líderes da APV aconteceu no sábado (12) pela manhã quando seis participantes foram investidos em Líder e Líder Máster de Desbravadores, três em cada categoria respectivamente. O líder dos Desbravadores para o Estado de São Paulo, pastor Ronaldo Arco, explica que a cerimônia é o momento de reconhecimento público da Igreja Adventista para a pessoa que se dedicou ao serviço.

“Esse é um momento de reconhecimento pelo esforço e também de dizer que eles mais do que nunca estão aptos para servir a Igreja e a comunidade, estão mais preparados. Quando uma pessoa é Líder em Desbravadores significa dizer que ela vai amar, cuidar e ensinar meninos e meninas das diferentes maneiras sobre o amor de Deus e a salvação que Ele nos concede”, explica.

Emoção e lembranças fizeram parte do momento quando os líderes foram condecorados com os “lenços coloridos” e receberam a oração de dedicação. Para a líder investida Lia Carvalho, ser uma líder de desbravadores significa confirmar o chamado que Deus fez pra ela.

“Cada pessoa precisa ter um ministério de vida e servir no Clube de Desbravadores é o meu. Enquanto o pastor falava, eu me lembrava quando tinha 12 anos e minha mãe me levava para as reuniões aos domingos. Foi no Clube que eu escolhi uma profissão pra minha vida e tive momentos marcantes da minha história. Ser líder é servir ao próximo e a Deus”, afirma a enfermeira.

Já o militar aposentado Roberto Tamaki que é coordenador distrital em Mogi das Cruzes, defende que o momento da investidura em Líder Máster é a coroação de um voluntariado de 23 anos na agremiação.

“Estou a duas décadas no clube e quero continuar até quando a saúde me permitir. Ser um líder Máster é ter ainda mais responsabilidade na missão de salvar os meninos”.

Projetos Sociais

Além da investidura e das atividades campestres como Resgate Básico na Selva, caminhada noturna, habilidade de acampamento entre outras, os participantes também estiveram envolvidos em projetos comunitários no bairro de Vila Garcia, em Jacareí. No domingo pela manhã, o grupo foi dividido em três equipes para ajudar no Lar de Idosos Frederico Ozanam, com um projeto de Missão Global e na reforma de uma casa de uma idosa carente.

Um grupo saiu às ruas para angariar recursos a fim de comprar fraldas geriátricas, luvas e itens de higiene e alimentícios para o Asilo Municipal que atende 65 idosos atualmente. Em troca de qualquer valor doado pelos moradores, os líderes ajudavam na carpina de alguma calçada, limpeza da casa ou simplesmente uma oração.

Já outro grupo ajudou na reforma de uma garagem que servirá como locais de culto no bairro que ainda não possui uma Igreja Adventista. A terceira equipe colaborou na reforma de um contra-piso de uma aposentada carente, bem como um local para ela melhor acomodar os 15 cães que são cuidados por ela.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 II Campori de Desbravadores

Associação Norte Catarinense

“Invencíveis”

Rio Negrinho – SC

11 a 14 de Novembro de 2016

 



De 11 a 14 de Novembro de 2016, mais de 2 mil juvenis e adolescentes do Clube de Desbravadores participaram do II Campori de Desbravadores da Associação Norte Catarinense e vibraram muito e se emocionaram com a encenação bíblica da História de Gideão , na noite de ontem, 11 de novembro. De acordo com o relato do Livro Sagrado, Gideão venceu 135 mil soldados midianitas com apenas 300 homens em seu exército. O espetáculo ocorreu em dois palcos e junto a plateia, no pavilhão central da Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, no norte de Santa Catarina. O tema do campori foi “Invencíveis”. O Idealizado do evento foi o Pastor Moisés Morá da Silva



A encenação fez parte da abertura oficial do segundo Campori de Desbravadores, promovido pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para as regiões norte e oeste de Santa Catarina. Os acampantes ficarão no local até a próxima segunda-feira. Nesses dias, serão realizadas atividades de pioneiria e de conhecimentos bíblicos.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XVI Campori Desbravadores

Associação Sul Paranaense

“+ Que Campeões”

Lapa – PR

11 a 15 de Novembro de 2016



 Quase 3 mil desbravadores de 82 clubes participaram do Campori


O Brasil foi tomado pelo espírito esportivo neste ano, já que o País sediou as Olímpiadas e Paraolimpíadas. E o Ministério dos Desbravadores também entrou neste clima com o XVI Campori, intitulado + Que Campeões, que aconteceu entre os dias 11 a 15 de novembro de 2016. O ponto de encontro para o acampamento foi a cidade histórica da Lapa, a 65 km de Curitiba.

“Nós entendemos na palavra de Deus que o cristão é mais que vencedor, é mais que campeão. E pra ser mais que campeão não é preciso apenas ter uma medalha, ou ganhar dinheiro, ter fama, mas é acima de tudo ter a presença de Deus no coração, e foi isso que a gente quis colocar na mente e no coração de cada desbravador que veio para o Campori”, declara o líder de desbravadores na região, Eduardo Neto.

O evento reuniu quase três mil acampantes de 82 clubes vindos de toda parte do sul do Paraná. E contrariando todas as previsões de chuvas fortes para os cinco dias, os desbravadores tiveram momentos de muita diversão, gincanas, novas amizades, mas principalmente de fortalecimento espiritual.

A mensagem dos cultos especiais de cada dia ficou por conta do pastor Ivay Araújo, departamental de jovens da União Sudeste Brasileira, que veio direto do Rio de Janeiro para falar ao coração dos participantes. Para coroar os momentos espirituais, batismos foram realizados, sendo o ponto alto da programação. Sem contar a cerimônia de investidura de líderes, carregada de muita emoção.

Já a mensagem musical foi apresentada pelo Grupo Bairro Novo, Grupo Heivs e Art’Trio. Segundo Marcos Lima, cantor do Art’Trio, o Campori é uma atmosfera diferente dos outros locais em que o grupo está acostumado a cantar. “Marca a vida dos desbravadores e a nossa também.

Impacto na Lapa

Os desbravadores foram além dos portões do acampamento, mostrando a força deste ministério aos moradores da Lapa, por meio de um desfile cívico e fanfarra na região central da cidade. O serviço voluntário foi a marca deixada na localidade com Feira de Saúde, Feira de Atendimento, revitalização de uma praça e a realização da campanha de conscientização contra a dengue.

“Admiro o trabalho dos desbravadores. Vocês contribuíram imensamente com a cidade. Quando escolheram a Lapa para fazer o Campori, pra mim foi um orgulho receber tantos jovens unidos de tão bom espírito e de uma mensagem tão boa. Foi uma alegria recebe-los”, parabeniza a prefeita da Lapa, Leila Klenk.


+ Que Campeões

O tema do acampamento representou os integrantes do Clube 12 D, superando todas as barreiras para participar do Campori. O clube fundado há três meses, é o grupo mais recente do Campori.

Com uma ampla divulgação em escolas próximas à igreja adventista Maria Angélica, quase 60 pessoas se tornaram desbravadoras, sendo a maioria delas não adventistas. Mesmo não havendo estrutura e nem recursos para estarem no Campori, o clube se uniu e o sonho se tornou realidade. “Nós não tínhamos nem um banderim sequer. Só tínhamos as crianças e nada mais. O trabalho foi intenso para conseguirmos as coisas e tudo aconteceu pela fé”, conta o diretor do 12 D, Elisandro de Oliveira.

Faltando um mês e meio para o acampamento, todos os desbravadores foram admitidos em lenço; uniforme de gala e camisetas do clube foram confeccionadas para todos, além das barracas padronizadas adquiridas.

Muito mais do que aquisições materiais, o clube tem praticado a salvação e serviço. No evento, um desbravador foi batizado e já espera-se que mais quatro se preparem brevemente para este momento. Observando todos o processo que o clube passou, Elisandro tem a convicção de que tudo foi direcionado por Deus. “Deus foi abrindo as portas, foi abençoando e hoje estamos aqui com as crianças todas felizes”, comemora.

Alexandre Ribeiro é membro do Clube 12 D. O garoto que não é adventista conheceu os desbravadores por meio da divulgação dos voluntários. Ao ingressar neste novo estilo de vida, muita coisa mudou. “Antes disso tudo, eu não tinha o que fazer. Eu só ficava na rua. Mas agora tenho o clube e sou até capitão da minha unidade. O Campori é um sonho. É muito bom”, conclui.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XIX Campori Desbravadores

Associação Paulista Leste

“Resgatando Nossa Geração”

Americana - SP

11 a 15 de Novembro de 2016

 




A XIX edição do Campori de Desbravadores da Associação Paulista Leste (APL) teve 4.500 participantes. O evento ocorreu entre os dias 11 e 15 de Novembro de 2016, na Cidade de Americana - SP. De acordo com o Líder de Desbravadores da APL, Paulo Fernandes, é o maior acampamento realizado nos últimos anos na região. O tema foi “Resgatando Nossa Geração”, que mostrou como personagens bíblicos mudaram a geração que estavam inseridos.

Durante o evento uma peça teatral foi realizada nas programações noturnas e contou a história de pessoas influentes do Antigo e Novo Testamento como Josias, a rainha Ester e Jesus. Enquanto preparavam a peça, “O pastor Paulo Fernandes pediu uma coisa que fosse bem acessível aos jovens, que eles conseguissem se conectar com a ideia, que era salvar a geração, uma mudança de rumo”. Para a elaboração da peça, os jovens foram consultados e puderam expressar suas ideias sobre a elaboração das apresentações. “Nós queremos ser Josias e Ester modernos, e fazer o papel de Jesus também, de buscar o jovem e não deixar que ele vá para as drogas e para os vícios, enfim, para a caricatura que tem, hoje, dos jovens das grandes cidades”, relata Fernandes.


Sonho alcançado

Ana Carolina Fernandes, de apenas 15 anos, realizou seu sonho de participar do XIX Campori da APL. A jovem esperava ansiosamente pela liberação médica para estar entre os 120 clubes presentes. Carolina escreveu uma carta, a qual foi lida durante a programação pelo pr. Helbert Roger Almeida – um dos oradores do Campori - contando sua alegria e luta para estar naquele local.

Carolina combate um linfoma localizado entre os pulmões desde março deste ano. Há menos de um mês – dia 23 de outubro foi a última vez que realizou a quimioterapia – a desbravadora estava em tratamento. Para a direção do clube é uma vitória poder ver a adolescente no evento.

O clube mudou a rotina dos encontros semanais para poder apoiar Carolina. Eram realizados café da manhã, orações e encontros na casa da paciente. “Para ela se sentir mais querida do que era antes e ajudar no tratamento”.

Carolina lembra que o clube e ela oraram muito para que o sonho fosse realizado. Ela conta que chorou muito por não poder ir no último acampamento do clube “Meu sonho era estar nesse Campori. Estou achando muito legal, uma experiência para mim. Estou realizando tudo e aproveitando muito”, conta.

Alguns cuidados do clube foram tomados para que a acampante não adoecesse por causa da baixa imunidade. “Ela dorme em uma barraca sozinha e tem alimentos diferenciados”.

Do número de participantes, aproximadamente 400 pessoas presentes colaboraram com o evento de forma diferenciada. Seguranças voluntários, equipe técnica, organizadores e cozinheiras dos clubes estavam no local para ajudar e fazer com que as crianças pudessem aproveitar o Campori.

Encenação no dia 11 de novembro, abertura do XIX da APL

Organização

O planejamento da data para o evento iniciou em agosto de 2015, quando a APL recebeu o calendário de eventos oficiais da Igreja. “Daí, se escolhe um feriado, geralmente é mais para o final de ano, porque para os diretores dá muito trabalho. Nós damos mais tempo, porque eles tem que arrecadar dinheiro para pagar ônibus e inscrições”, explica.

Em fevereiro de 2016, começa a escolha da logo e do tema e depois, o local do evento. Este ano, quem desenhou a logo foi uma distrital da 8º Região, Raquel Nascimento de Oliveira, da IASD de Vila Nova Cachoeirinha.

A elaboração das provas é idealizada juntamente com os líderes regionais. Elas são determinadas com base no desenvolvimento espiritual, físico e intelectual.

Próximo do término do evento, Fernandes conta que ao cogitar a ideia de sair da organização do evento, aparecem pontos gratificantes que o fazem mudar de pensamento. “Quando a gente vê as crianças de um clube simples, um clube humilde, ganhar um torneio super disputado de ordem unida e mais importante, os batismos, 30 dias depois a gente já está pensando no próximo, porque está no coração da gente”, comenta.

Enquanto vários ônibus chegavam a cada instante no local do XIX Campori de Desbravadores  com dezenas de acampantes, na sexta-feira, 11, quatro líderes resolveram pedalar 140 Km para chegar ao evento. O trajeto – da capital de SP a Americana (SP)- durou cerca de 11h horas para ser percorrido. O grupo saiu às 5h da manhã e chegou na cidade de Americana no final da tarde, às 17h.

O ciclista Claudio Alves Pessoa, 39 anos, do Clube de Desbravadores Águias do Rei, foi quem convidou os colegas de “pedal”. Praticante da atividade há anos, chegou a percorrer mais de 3 mil quilômetros com a bike. “Eu pedalo desde a minha infância, inclusive a minha inspiração foi de um desbravador, que foi para um Campori em Ilha Solteira (SP), em 1992”, conta.

Grupo que percorreu 140km para chegar ao XIX Campori APL.Para o pastor José Coelho, 57 anos, o convite que recebeu de Claudio foi desafiador. “Eu fiquei... será que vou ou não vou? E aceitei. A sensação da chegada é muito boa, porque eu achei que não iria dar conta”, comenta.

Segundo o líder Delfim Cunha, do Clube Soldados da Alvorada, a ação teve como objetivo motivar os jovens a nunca desistirem dos seus sonhos. O grupo se apresentou na programação de abertura Campori de Desbravadores da Igreja Adventista nas regiões leste e norte da cidade de São Paulo.

     x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

XXII Campori Desbravadores

Associação Sul Riograndense

“Escolhido”

Igrejinha – RS

11 a 15 de Novembro de 2016




O XXII Campori de Desbravadores da Associação Sul Riograndense, com o tema “Escolhido”, aconteceu na Cidade de Igrejinha – RS, no Parque de Eventos Almiro Grings, no período de 11 a 15 de Novembro de 2016 e foi realizado pelo Pastor Rodrigo Machado da Silva.




O acampamento começa nesta sexta-feira (11), a partir das 19h30 e deve reunir 1800 participantes, divididos em 90 clubes.

O início do acampamento que acontece na cidade de Igrejinha reforçou os primeiros passos da vida de Daniel após ser levado cativo para Babilônia junto aos seus três amigos. O espanto do rei ao saber que os israelitas ficaram mais fortes ao escolherem uma alimentação diferente dos demais foi encenada por um grupo de jovens.

O orador do evento, Pastor Gustavo Goes, chamou a atenção para o fato de que os personagens bíblicos só conseguiram permanecer fiéis desde os primeiros momentos devido ao fato de que a vida com Deus era o que moldava a razão de toda a existência há muito tempo. “Daniel e seus amigos não ficaram pensando se iam seguir ou não. Eles haviam decidido o que Deus tinha para eles. Sabe quando você decide desonrar a Deus? Não é no momento em que surge a oportunidade. Você escolhe muito antes. A gente já acaba tendo o desejo de que aquilo aconteça. Não adianta apenas fingir que as coisas estão bem e é por isso que precisamos decidir estar ao lado de Jesus, pois quando surgir alguma oportunidade, nós já teremos definido lá atrás”, reflete Goes.

A cerimônia de abertura do campori teve a presença de autoridades públicas de Igrejinha. O prefeito Joel Wilhelm, reforçou a parceria com a denominação para outras oportunidades semelhantes. “Em nome da administração municipal, vocês podem ter certeza que esse parque sempre estará a disposição da Igreja Adventista e, em especial, para o campori”, promete.

O evento também contou uma cerimônia de batismo de duas adolescentes. O passo dado pelas moças foi comemorado com uma queima de fogos, que aconteceu logo em seguida. Durante a abertura, o Coral dos Adolescentes do IACS, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, internato de Taquara. Amanhã (12), o evento vai contar com duas atividades com envolvimento massivo dos desbravadores fora do Parque de Eventos Almiro Grings, onde o grupo acampa.

A partir das 14h, ocorre um desfile cívico na Avenida Presidente Castelo Branco e um projeto chamado Feira de Saúde, que oferece serviços gratuitos a comunidade, como teste de glicose, verificação da pressão arterial e informações sobre os oito remédios contidos na natureza. A feira acontece na Rua Coberta de Igrejinha.


 

O 22º Campori de Desbravadores da Associação Sul Riograndense (ASR) deu novos passos nas reflexões em torno da vida de Daniel, personagem central do evento, com o tema “Escolhido”. Durante a manhã, a visão que o profeta teve sobre os quatro animais estranhos, localizada no capítulo sete do livro bíblico homônimo e, à noite, o símbolo do bode e do carneiro, fizeram com que os adolescentes compreendessem de que Deus está à frente da história humana, ainda que nem sempre seja possível compreender todas as coisas.

Ao longo do segundo dia, desbravadores tiveram a chance de apresentar uma reflexão de curta duração diante de uma multidão de companheiros da área. Ao mesmo tempo, um grupo de jurados, formado por líderes adventistas avaliava itens básicos para uma boa apresentação oral, como postura, entonação e clareza. Além disto, entre cada sermonete, era apresentada uma composição musical feita para o campori. Grupos dos clubes participaram, inclusive, com instrumentos musicais.

Para a vencedora do concurso de oratória, Luana Oliveira, até o fato de ter sido selecionada para representar seu clube foi relevante para reforçar valores espirituais. “O que significou para mim foi a aprendizagem, a dedicação, o desempenho e saber que eu sou capaz de passar por tudo, mesmo sendo uma pessoa tímida, porque somos, realmente, escolhidos de Deus”, pontua. A adolescente do bairro Santa Rosa, de Taquara, reforça que foi por meio do clube de desbravadores que ela começou a perder o medo de falar em público.” No começo, foi difícil e eu jamais me imaginaria na frente de um monte de gente, mas quando eu vi que era capaz eu falei para Deus que eu iria fazer e hoje eu estou aqui”, relembra.

O ganhador do concurso de música original, Estevão César, já entende, mesmo na adolescência, de que os dons são presentes dados por um Ser maior e que, por esse motivo, a responsabilidade da execução não é das menores. “Eu atribuo isso tudo primeiramente a Deus, porque foi Ele que me deu o dom, então eu acredito que tenho que usar isso para Ele”, reforça.

A noite também contou com o batismo do Gabriel, do bairro Partenon, um adolescente que não pretendia fazer parte do Clube de Desbravadores, mas que, com auxílio dos pais e de líderes, passou a frequentar as reuniões da agremiação. No início, a frequência aconteceu por certa insistência dos familiares, mas o costume fez com que o menino passasse a amar o ministério. “Eu só tenho a agradecer aos meus líderes, conselheiro da minha unidade, principalmente, ao apoio da minha família, que sempre quis que eu me batizasse – e eu só recusava –, ao meu diretor e ao pastor também”, atribui.

O segundo dia também esteve repleto de provas práticas nas áreas do Parque Almiro Grings. Além destes concursos, as regiões que faturaram as provas de ordem unida básica e avançada foram premiadas.

“Ir aonde Deus mandar” é o item que fecha a Lei dos Desbravadores, repetida dezenas de vezes nos últimos dias. Foi a partir deste assunto que o orador Gustavo Goes encerrou o tema de seu sermão na noite do quarto dia do 22º Campori de Desbravadores da Associação Sul-rio-grandense. “Até onde você está realmente disposto a ir por Deus?”, perguntou ao público, depois de refletir sobre o contexto de desafios da vida de Daniel, quando o personagem perdeu o direito de orar em local visível devido a ações de pessoas mal intencionadas.

O orador também aproveitou o contexto do capítulo 10 do livro bíblico de Daniel para atentar para a ideia de que há muitos jovens que agem como “agentes secretos de Deus”, ou seja, preferem não ser identificados como cristãos por suas atitudes em público, especialmente fora dos limites da igreja. “Vai haver consequências de você estar ao lado de Jesus. As vezes, você não gostará do resultado, é verdade, mas se Jesus é aquele que cuida de você, aquele quem você escolheu para ser dEle, Ele fará o improvável para lhe salvar”, expressa.

A ocasião também contou com outros novos batismos. A jovem Camille Silva (13), do clube Dunamis, que reside na capital gaúcha, foi uma das adolescentes que resolveram manifestar de maneira pública, seu desejo de estar ao lado de Deus dia após dia. Por não ter crescido no contexto adventista, ela só conheceu a agremiação porque sua mãe soube da existência pelo relato de uma amiga. “A decisão que eu tomei foi a melhor coisa que fiz, porque eu não estou só me entregando a Deus, mas estou agindo como filha dele. Lá dentro, não tenho só as amizades, mas também tenho a diretoria. Fui muito bem recebida, vi que lá era o meu lugar e que lá poderia encontrar Deus e respostas para minha vida”, comemora.

O evento

O campori continua no domingo com uma grade intensa de atividades, que vai desde a disputa de finais de concursos que demonstram habilidades artísticas, até provas que necessitam de disciplina e concentração em grupo, como a de ordem unida.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XI Campori

Associação Norte Paranaense

“Escolhidos”

PQ de Exposição Governador Ney Braga

Londrina – PR

11 a 15 de Novembro de 2016




O 11º Campori de Desbravadores da Associação Norte Paranaense (ANP) foi realizado de 11 a 15 de Novembro de 2016, com a participação de 2.200 participantes de 69 clubes em Londrina - PR, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Uma equipe de 300 voluntários trabalhou na organização do evento e 50 cozinhas foram montadas para atender a demanda, além de um restaurante.

Com o tema “Escolhidos”, o acampamento usou de alguns personagens bíblicos do livro de Juízes como inspiração para as atividades e mensagens ministradas aos desbravadores. “Eles eram pessoas estranhas, incomuns, alguns que até poderíamos dizer os menos aptos para a tarefa. A Bíblia não escondeu suas falhas para que pudéssemos aprender mesmo com elas. Otniel, homem que levado pelo amor foi feito o primeiro libertador. Gideão, aquele que com tochas, buzinas e jarros quebrados, derrotou em menor número um exército imensamente maior. Débora, a profetiza que tentou unir o povo. Jefté um homem de infância vergonhosa e más companhias que foi convocado para mudar a história e Sansão, o mais forte e frágil herói que já existiu. Eles eram escolhidos. Espero que nesse campori o desbravador compreenda que não importa quem ele é, nem de onde veio. Ele pode ser usado por Deus de forma poderosa!”, afirma o diretor dos desbravadores na região norte do Paraná e organizador do campori, o pastor Ericson Danese.




Os heróis fictícios, aqueles com superpoderes, povoam o imaginário popular desde sempre, mas nunca estiveram tão presentes no entretenimento de crianças, adolescentes e jovens como nesta década, após migrarem em massa da mitologia, da literatura e dos quadrinhos para os filmes. Já que faz sucesso com a faixa etária dos desbravadores, um grupo de valentes esteve no 11º Campori da Associação Norte Paranaense, que teve como tema Escolhidos. Porém, diferente de Vingadores e Liga da Justiça, esse time é formado por paladinos reais, que existiram e têm suas histórias relatadas na Bíblia, mais especificamente no livro de Juízes.

“Eram pessoas comuns, falhas, defeituosas, mas que, mesmo assim, Deus as usou como instrumentos. Esta é uma ideia que queremos ensinar aos desbravadores. Não importa o quão estranho seja o instrumento, a vitória existe porque Deus atua e não pelo instrumento”, explica o organizador do evento, pastor Ericson Danese, sobre a escolha dos personagens.

Os cinco heróis cujas histórias inspiram as mensagens que serão passadas no acampamento:
Sansão - a condicionalidade da força com a fidelidade com Deus.
Débora - a única mulher israelita que foi juíza e esteve numa guerra.
Gideão - mostra o poder da coragem concedido por Deus aos 300 soldados.
Jefté - representa aqueles que não eram para ser heróis e foram usados por Deus. É a figura do anti-herói, pois, segundo a Bíblia, foi expulso de casa e morar com gente de má fama por ser filho de um adultério.
Otniel - o primeiro juiz cuja história tem o amor como motivação.

O logotipo do campori foi desenhado pelo pastor Ericson e retrata os personagens. “Criei a arte dos personagens com um direcionamento visual voltado ao público juvenil, tentando mostrar que os heróis de verdade existem na Bíblia”, diz o diretor dos desbravadores na região norte do Paraná.



Acampamento teve a participação de 2.500 pessoas

“Qualquer pessoa pode ser escolhida por Deus. Assim como os juízes tinham qualidades e também defeitos, nós somos assim, mas podemos ser usados por Deus se permitirmos que Ele nos use”, explica o diretor dos desbravadores na região e organizador do evento, pastor Ericson Danese.

Além das atividades para o desenvolvimento físico, mental e social, as programações motivaram a vida espiritual dos desbravadores com mensagens do orador do campori, o pastor Anderson Carneiro dos Santos, com músicas de louvor e do grupo Heivs, e com encenações das histórias dos personagens.

O 11º Campori de Desbravadores da região norte do Paraná chamou a atenção da imprensa, sobretudo das quatro principais emissoras de TV da grande mídia. A TV Tarobá (afiliada da Band), a RPC (Globo), a Rede Massa (SBT) e a RIC (Record) noticiaram o evento organizado pela Igreja Adventista, apresentando os números do acampamento e o objetivo do Clube de Desbravadores. Os veículos também destacaram o projeto do clube Pioneiros do Paraná, que montou uma estrutura autossustentável.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x. 

 

VI Campori

Associação Paulista Sudoeste

“O Último Chamado”

Araçoiaba da Serra – SP

11 a 15 de Novembro de 2016




Depois de chegada de todos os acampantes, barracas, cozinhas e portais montados, o pastor Péricles Barbosa, líder regional do ministério jovem da Associação Paulista Sudoeste, juntamente com a sua equipe, anunciou a abertura do campori com o tema: “O Último Chamado”. O evento, que aconteceu entre os dias 11 a 15 de novembro de 2016 na sede de acampamento em Araçoiaba da Serra, contou com 3.500 participantes.


 
A chegada dos participantes vem acompanhada por muita expectativa pois é no campori que os desbravadores mostram suas habilidades físicas nas diversas provas e também entender o seu papel na missão da igreja. O tema do evento, que relata a história de Noé, foi apresentado pelo professor Rodrigo Pereira da Silva.

Para Silva, a narrativa da vida de Noé é um exemplo vivo do chamado de Deus para cada um em anunciar a última mensagem nos momentos finais da história deste mundo. “Deus está chamando novos pregadores como Noé. É preciso que cada desbravador aceite o chamado para concluir a profecia de que Jesus em breve voltará.”

Vitória da Cunha Freitas, 11 anos, não perdeu a oportunidade de se levantar e ir à frente na hora dos apelos. “Foi uma experiência incrível estar aqui no campori. Por mais que a gente se envolva e goste de tudo que aconteceu, as pregações me é que me fez ficar mais perto de Cristo e perceber que precisamos participar na divulgação da mensagem revelada na Bíblia.

No sábado pela manhã, a cidade de Capela do Alto recebeu um grupo de desbravadores. A iniciativa foi de chamar atenção da comunidade com a arrecadação de alimentos de casa e casa para o Núcleo Infantil Vovó Josefina. Também aconteceu o desfile dos desbravadores juntamente com o Adventist Motocycle Ministry (AMM).

Nayelly Cordeiro Lopes de Oliveira, do Clube Águias da Colina, participou da entrega do livro missionário. Ela disse que o contato com os moradores foi uma experiência bem diferente. “Achei incrível conhecer as pessoas e saber que elas são bem receptivas ao receberem o livro e doarem alimentos. Assim estamos testemunhando do amor de Jesus para as pessoas, relata.

À noite, a investidura de líderes foi um dos pontos altos do campori. A cerimônia contou com a presença do pastor Ronaldo arco, líder dos Clubes de Desbravadores no Estado de São Paulo. No total foram 23 pessoas que receberam a nomeação de líderes. Mais dois de líderes master e um líder master avançado.

No total 28 pessoas foram batizadas durante as programações

Alessandro Retamero foi investido com o título de líder master. Há 12 anos ele é envolvido com os desbravadores do Clube Pioneiros, em Sorocaba. Ele conta que o reconhecimento da igreja é uma forma de fortalecer a sua fé e continuar fazendo o que gosta. “A investidura foi um momento muito especial pois entrei com a minha mãe que sempre me deu apoio. Eu não consigo me ver em outra atividade da igreja sem ser no Clube.”

O encerramento é a momento de premiar os clubes, destacando as atividades que aconteceram durante o ano. É no sorriso de cada diretor de clube – ao receber o seu troféu – que fica o sentimento de missão cumprida; que valeu apena todo o esforço. Segundo o pastor Péricles, o sonho é de colocar no coração de cada desbravador uma submissão sincera motivada pelo amor, às ordens do Senhor. “Fazê-los entender que servir ao Senhor e aceitar o chamado será sempre a melhor escolha.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 IV Campori Desbravadores

Associação Central Sul Riograndense

“Andando sobre as Águas”

Camping Municipal Lagoa dos Patos

São Lourenço do Sul – RS

11 a 15 de Novembro de 2016

 

 

Durante cerimônia de abertura é encenado a história bíblica de Jesus andando sobre as águas.

Visando resgatar e fortalecer a fé de 3 mil adolescentes, a Igreja Adventista no centro do Rio Grande do Sul (ACSR), está realizando o IV Campori de Desbravadores. O evento ocorre no período de 11 a 15 de Novembro de 2016, no Camping Municipal da Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul, e vai até o dia 15.


 
Na noite de sexta-feira, a abertura da programação foi marcada por uma encenação da história bíblica na qual, em meio a uma tempestade, Jesus vai de encontro aos discípulos caminhando pelo mar, fazendo referência direta ao título do Campori, “Andando Sobre as Águas”. O efeito visual da noite, as palavras ditas por Jesus e alguns artifícios de criatividade usados pelos artistas, deram o tom do encontro, propondo uma reflexão sobre as provas de fé que cada participante enfrenta no cotidiano.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Representando a cidade de São Lourenço do Sul, esteve o secretário municipal do Turismo, Mateus Lucas Ferreira Silveira, e o secretário especial de gabinete, Francisco Fagundes. Juntos, os pastores Marcos Júnior, presidente da ACSR, e Odair de Almeida, líder de desbravadores, declararam oficialmente a abertura do evento.

No sábado, dia 12, logo pela manhã, todos os clubes estiveram em um desfile pelas principais avenidas da cidade, o que provocou surpresa e admiração da população. Outras atividades aguardadas pelos acampantes gincanas e competições envolvendo corridas, provas de equilíbrio, esportes aquáticos e outros.

Ainda no domingo e segunda-feira, ações sociais ao combate da dengue acontecerão no município.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 II Pastori

Associação Paulistana

“O Desafio do Ministério”

Analândia – SP

18 a 20 de Novembro de 2016


Mesmo com os afazeres que normalmente preenchem o final do ano de um pastor, como programações especiais e planejamento para o ano seguinte, 45 pastores, entre eles, responsáveis por distritos, escolas e administradores, participaram do 2º Pastori, organizado pela Associação Paulistana (AP), sede da igreja Adventista para a região central de São Paulo, realizado em Analândia – SP, no período de 18 a 20 de Novembro de 2016.

O tema central do encontro foi “O Desafio do Ministério”, e um momento especial foi dedicado a discutir estratégias e novas ideias para manter, de forma ativa dentro da igreja, as crianças e os adolescentes. A principal delas, fortalecer e estimular o crescimento do Clube de Desbravadores e Aventureiros.

Para isso, os participantes contaram com um treinamento teórico e prático, sempre relacionado as especialidades já desenvolvidas dentro do Clube de Desbravadores. Uma caminhada pela mata, rapel e tirolesa completaram a programação de aventura.

O Pr. Udolcy Zuckowski, líder dos Desbravadores na América do Sul, também lançou mais um desafio aos participantes, o de preparar um "Anciori”, encontro semelhante a esse, mas agora com o propósito de estimular os anciãos de suas igrejas a também trabalharem com os menores.

“Ministrar aos que tem mais idade é fácil, mas alcançar o coração das novas gerações é um desafio. E como podemos fazer isso? Temos algumas coisas que já funcionam, como por exemplo o Clube dos Desbravadores”, comentou o Pr. ZuKowski.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.











Nenhum comentário:

Postar um comentário