Pastor Manuel Margarido
(1887–1969)
Manuel Margarido, pastor e colportor, nasceu em 10 de novembro de
1887, em Portugal. Casou-se com Estefânia Margarido, com quem teve
dois filhos: Alberto Armando Margarido e
Alcina Margarido (Linhares).
A família emigrou para o Brasil em 1911, onde recebeu a mensagem adventista e foi batizada. Depois disso, Manuel decidiu dedicar-se à pregação do Evangelho através da colportagem. Em 1915, colportou pela primeira vez em São Paulo, onde demonstrou habilidade para apresentar a mensagem em excelente português. No ano seguinte, aceitou o chamado para ser diretor de colportagem no Rio Grande do Sul.
De 1916 a 1917, Manuel colportou em diversas cidades do estado de São Paulo: Piracaia, Bragança, Pinhal, Taubaté, Indaiatuba, Itu, São Manuel, Jaboticabal e na cidade de São Paulo. No primeiro semestre de 1918 chefiou o departamento de colportagem da Missão Rio-Espírito Santo, e depois trabalhou no departamento correspondente da Missão Mineira.
Em janeiro de 1919, aceitou o chamado para ser diretor de colportores da Associação de São Paulo, onde permaneceu até 1925. Nessa área, realizou diversos congressos de formação de jovens colportores no Colégio Brasileiro (hoje UNASP-SP). O trabalho dos colportores contribuiu para a expansão do adventismo em muitas cidades, entre elas Espírito Santo do Pinhal, onde a primeira igreja foi fundada em 1923.
De 1926 a 1927, serviu como diretor de colportagem na Missão União Leste do Brasil. Aceitou o chamado para chefiar esse mesmo departamento na União Sul Brasileira, onde permaneceu até 1932. Naquele ano, foi ordenado ao ministério e a cerimônia foi realizada na Igreja Central de São Paulo, onde recebeu seu primeiro credencial como pastor. Em 1933, dirigiu os departamentos de Educação, Juventude e Colportagem da Associação de São Paulo. Permaneceu no departamento de Colportagem até 1935, quando aceitou o convite para trabalhar no ministério pastoral. De 1936 a 1941, serviu sucessivamente como pastor nos distritos de Ribeirão Preto, Taubaté, Campinas e São Paulo, onde, em 1940, também liderou os departamentos da Escola Sabatina e do Ministério Pessoal.
Em 1942, aceitou o chamado para ser presidente da Missão Goiano-Mineira, onde também orientou os departamentos de Juventude, Ministério Pessoal e Educação. Ele serviu lá até se aposentar em 1946 devido a problemas de saúde. Manuel Margarido faleceu a 25 de julho de 1969, deixando um legado de fé e serviço à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Através do seu trabalho na área de colportagem, muitas pessoas aceitaram a mensagem adventista e várias igrejas foram estabelecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário