Translate

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Pastor José Cândido Bessa Filho

 

Pastor José Cândido Bessa Filho

(1926–2015)



Primeiros Anos e Batismo

José Cândido Bessa, filho, nasceu em 1926, na Cidade de Manaus, estado do Amazonas. Era o único filho de José Cândido Bessa e Maria Luzia; tornou-se órfão ainda muito jovem. José conheceu o Adventismo por meio do Pastor Gustavo Storch. Em 1946, quando tinha 20 anos de idade, tomou conhecimento de certas reuniões evangelísticas que foram realizadas na cidade de Manaus. Como o local das reuniões era próximo à sua casa, movido por curiosidade, ele assistiu à série evangelística. A mensagem enviada ao seu coração e, como resultado, ele foi batizado no mesmo ano. 

Após seu batismo, José foi recrutado para o exército, onde desafiou desafios por causa de suas crenças. Depois de algum tempo, foi dispensado do serviço militar por ser filho único e responsável pelas provisões familiares. 

Ele se casou com Nair de Freitas Saraiva em 1947, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A cerimônia foi oficializada pelo Pastor Leo Halliwell, uma importante missão adventista no estado do Amazonas. José e Nair tiveram dois filhos, Itacy e Itamy. Nair foi pioneira da educação adventista no estado do Maranhão e acompanhou o marido em viagens por quase todos os estados do país, trabalhando como instrutora bíblica. Ela também dava aulas de culinária para membros da igreja e pessoas interessadas, como também apoiava o trabalho evangelístico do esposo nas igrejas que pastoreou. Nair faleceu em setembro de 2013, aos 88 anos de idade, na cidade de Curitiba, Paraná. 

Formação Educacional e Ministério

Após seu casamento, o Pastor Storch incentivou que José fosse estudar Teologia no Instituto Teológico Adventista (hoje Instituto Petropolitano Adventista de Ensino - IPAE). José levou os estudos a sério e, em 1949, formou-se em Teologia. 

Após sua formação, ele foi chamado para trabalhar no campo. José Cândido Bessa iniciou seu ministério pastoral na cidade de Teresina, estado do Piauí, onde localizou a primeira igreja adventista do estado. Entre 1950 e 1953, serviu como licenciado no território da Missão Costa Norte, que hoje faz parte da área administrada pela União Nordeste Brasileira. Ele foi ordenado ao ministério em 1954, pelo mesmo pastor que realizou seu casamento, o Pastor Leo Halliwell. Após sua ordenação, de 1954 a 1960, trabalhou nos departamentos de Educação, Temperança e Escola Sabatina. 

De 1967 a 1970, serviu na Igreja Adventista na Associação Paranaense (hoje Associação Central Paranaense), onde trabalhou em diversos departamentos, tais como Ministério Pessoal e Rádio/TV (1967), Ministério Pessoal e Evangelismo (1968), Evangelismo (1969). ) e Relações Públicas e Rádio/TV (1970). Entre 1971 e 1976, ele foi chamado para liderar o Departamento Ministerial da União Sul Brasileira.

De 1977 a 1989, ele trabalhou na sede da Divisão Sul-Americana. Ali serviu como secretário ministerial associado (1977-1981), diretor dos departamentos da Escola Sabatina e Ministério Pessoal (1982-1984), membro do comitê executivo (1985), e secretário ministerial associado entre 1986 e 1989. 

Além de servir como pastor nas cidades de Teresina e São Luís, estado do Maranhão, o Pastor José Bessa também trabalhou nos estados de Fortaleza, Recife, Paraná, São Paulo e Brasília. Ele trabalhou por 14 anos em Brasília como diretor da Divisão Sul-Americana nas áreas ministerial e evangelística. Como evangelista, ele conduzia ao menos uma campanha evangelística por ano, em mídia. 

Aposentadoria e Contribuição

José se aposentou como evangelista da Divisão Sul-Americana em 1991. Mesmo após sua aposentadoria, o Pastor José Bessa continuou contribuindo nas igrejas, pregando ou participando em outras atividades quando convidado. Em 2010, o Pastor José Bessa mudou-se para Curitiba, estado do Paraná, onde era membro da igreja do Bom Retiro. Mesmo aposentado, ele ainda serviu à Igreja como ministro jubilado na União Este Brasileira, União Sudeste Brasileira e União Sul Brasileira. 

O Pastor José Bessa serviu na Igreja Adventista do Sétimo Dia durante 41 anos, como pastor distrital, secretário ministerial e diretor de departamentos. O ministério do Pastor Bessa contribuiu significativamente para o avanço da missão Adventista no Brasil. Ele exerceu papéis importantes ao servir como um evangelista pioneiro no nordeste brasileiro, estabelecendo a primeira igreja do estado do Piauí, assim como à Divisão Sul-Americana. Seu livro preferido era O Desejado de Todas as Nações, de Ellen G. White, o qual ele recomendava a todos que desejavam fortalecer sua fé em Jesus. O Pastor José Cândido Bessa, filho, faleceu em 22 de fevereiro de 2015, aos 88 anos. 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário