Translate

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Pastor João Isídio da Costa

 

Pastor João Isídio da Costa



João Isídio da Costa nasceu no município de Taquaritinga, PE, no dia 28 de junho de 1926, filho de Capitulino Balbino da Costa e Maria Francisca da Costa. Iniciou seus estudos em escolas públicas nas pequenas cidades para onde a família se mudava. Frequentou a Escola Adventista em Recife, PE, onde terminou o Ensino Fundamental 1, em 1940. Em seguida, foi para o Instituto Rural Adventista do Nordeste (IRAN, depois ENA), em Belém de Maria, PE, em 1943, onde ficou até 1949, e fez o Fundamental II e o Ensino Médio.

Em 1950 foi para o Instituto Tecnológico Adventista (ITA, hoje IPAE) em Petrópolis – RJ, onde iniciou o Curso de Teologia e estudou dois anos, completando no Colégio Adventista Brasileira - CAB, depois IAE e hoje UNASP, no ano de 1953

Embora tenha nascido numa família muito católica, o pai de João Isídio se tornou adventista do sétimo dia quando ele ainda tinha três anos de idade. Como sua mãe faleceu dois anos depois, seu pai se casou, em segundas núpcias, com uma moça adventista, Josefa Beatriz. Por isso, eles iam à Escola Sabatina, que ficava a nove quilômetros da casa onde moravam. No final do ano de 1943, João Isídio foi batizado, no IRAN, pelo Pastor Oscar Castelani.

João Isídio conheceu a Professora Dilza Melo (Costa), em Recife – PE, onde se casaram no dia 24 de Janeiro de 1955.

A cerimônia foi oficializada pelo Pastor José Baracat. Desse consórcio matrimonial frutificou um casal de filhos: Josildo e Isolda. Em 1954, recebeu um chamado para João Pessoa - PB, para ser Pastor Distrital, quando acumulou o Distrito de Campina Grande - PB.

De 1958 a 1962, atuou na mesma função na Igreja Adventista do Bairro do Arruda, em Recife - PE, quando, na mesma cidade assumiu o Departamento de Escola Sabatina e Atividades Leigas da Missão Nordeste, de1962 a 1964.

Posteriormente, passou os dois anos seguintes como Pastor Distrital na igreja central de Recife, 1964 e 1966, quando foi chamado para cuidar da Igreja Central de Belém - PA, de 1966 a 1968. Durante quatro anos, desempenhou-se como Presidente da Missão Central-Amazonas, AM, de 1968 a 1970. Em 1972, recebeu um chamado para pastorear a igreja do Bairro Alvorada, em São Paulo, onde esteve quatro anos.

Em1976, assumiu a Presidência da Missão Bahia-Sergipe, onde permaneceu até setembro de 1977, quando foi atuar na mesma função na Associação Rio-Minas, RJ, onde trabalhou por seis anos. Finalizou seu ministério como Pastor Distrital da Igreja Central de Campinas, SP, de 1983 a 1986, quando então Jubilou-se.  

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário