Translate

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Pastor Donald John Sandstrom

 

Pastor Donald John Sandstrom

(1928–1999)



Donald John Sandstrom foi pastor em Massachusetts, missionário na América do Sul e na África Oriental e presidente de três conferências nos Estados Unidos.

Patrimônio e Educação

Donald Sandstrom nasceu no Brooklyn, Nova York, em 6 de janeiro de 1928. Seus pais eram Siegfried Moritz Valentine Sandstrom e Ruth Edna (Mohlmann). Seu pai era de origem sueca e trabalhava no Brooklyn como balconista em uma empresa de manufatura quando Donald nasceu. O único irmão de Donald era Dorothy Jean (n. 1926). 

Uma mudança no emprego de seu pai levou a família para Connecticut, onde Donald recebeu sua educação primária e secundária em escolas públicas. Ele foi batizado em 4 de maio de 1940, em Bridgeport, Connecticut, por Horace Beckner. Donald obteve o diploma de bacharel em teologia em 1948 no Atlantic Union College (AUC) em South Lancaster, Massachusetts.

Ministério Primitivo

Em 30 de agosto de 1949, Donald casou-se com Hildegard Mae Reinhardt em Windsor, Ontário, Canadá. Eles se conheceram na AUC, onde ela concluiu o curso de associado em secretariado no início de 1949. O casal teria quatro filhos: Donna, Richard, Ruth e Carol. 

Sandstrom começou o ministério na Conferência do Sul da Nova Inglaterra, servindo como pastor associado do distrito de New Bedford (1948-1950) e depois pastor do distrito de Fitchburg (1951-1956), ambos distritos localizados em Massachusetts. Ele foi ordenado em 5 de julho de 1952 pelo Élder Lewis Lenheim em South Lancaster. Um destaque do ministério de Sandstrom em Massachusetts foi liderar a Igreja Fitchburg na fase final de liquidação da dívida de sua casa de culto, celebrada com um serviço de dedicação em 1º de novembro de 1952. 

Missionário na América do Sul

Em 1956, Sandstrom aceitou a nomeação como secretário (diretor) dos departamentos de Educação, Escola Sabatina, Temperança e Jovens da Missão Litoral Norte na Missão União Norte do Brasil. Embora ainda não tivesse formação formal como educador, uma das suas funções era supervisionar diversas escolas primárias. Outro esforço foi ajudar a treinar membros para dirigir Escolas Bíblicas de Férias, usando o Manual de Evangelismo Infantil produzido pela Conferência Geral. 

Sandstrom serviu como presidente da missão de janeiro de 1960 a agosto de 1961. Sua tarefa incluía visitar estradas na selva de caminhão e a cavalo para iniciar o evangelismo em aldeias remotas, como a Estrada para Lago Limpo, no estado do Maranhão. 

Durante uma licença de um ano, Sandstrom concluiu o mestrado em educação na Universidade Andrews em 1962. A família Sandstrom então retornou ao Brasil, desta vez fixando-se em Belém, Estado do Pará, onde a Missão União Norte do Brasil tinha sua sede. O Élder Sandstrom liderou os departamentos sindicais de Educação e Juventude por quatro anos. 

Em 1966, Sandstrom foi eleito presidente da Missão da União Inca. O vasto território montanhoso da união incluía as nações da Bolívia, Equador e Peru. Tinha quase 40.000 membros em 153 igrejas. Um dos terramotos mais destrutivos do mundo, de 7,9 na escala Richter, ocorreu no Peru durante o mandato de Sandstrom como presidente do sindicato. Atingiu em 31 de maio de 1970, causando mais de 60.000 mortes. As áreas mais afetadas foram ao norte de Lima, local da sede da União Inca. 

As igrejas de Chimbote, Huaraz, Casma e Huarmey foram completamente destruídas. Outros foram gravemente danificados. A Academia Missionária do Peru e o Inca Union College também sofreram gravemente. Sandstrom providenciou para que o avião missionário, o “Fernando Stahl”, transportasse ajuda para áreas sitiadas e membros da igreja se reuniram para fornecer refeições para milhares de pessoas. 

Serviço Adicional à Pátria

Depois de cinco anos e meio na Missão da União Inca e 15 anos no total na América do Sul, Sandstrom aceitou um chamado da Conferência do Texas para servir como diretor de jovens, a partir de janeiro de 1972. Uma razão importante para o retorno dos Sandstrom à terra natal foi facilitar a educação dos quatro filhos. Com todos, exceto Carol, agora adolescentes, Hildegard Sandstrom trabalhou como secretária em tempo parcial no escritório da Associação do Texas e o faria intermitentemente em escritórios administrativos onde seu marido serviu nos anos subsequentes. 

No outono de 1973, Sandstrom voltou à liderança executiva da conferência, desta vez como presidente da Conferência da Grande Nova Iorque, que tinha 44 igrejas com um total de 6.662 membros. Durante o seu mandato de pouco mais de quatro anos, o número de igrejas aumentou para 51 e o número de membros cresceu para 7.239. Em fevereiro de 1978, Sandstrom foi transferido para a presidência da Conferência do Norte da Nova Inglaterra, um eleitorado ligeiramente menor com sede em Portland, Maine. 

Atribuição Administrativa na África Oriental

Em 1981, Sandstrom foi nomeado secretário da Divisão Afro-Oriente Médio, com sede em Nicósia, Chipre. O seu mandato testemunhou grandes mudanças organizacionais. Pouco depois da sua chegada, a Divisão Afro-Oriente Médio foi dividida e Sandstrom tornou-se secretário de uma nova entidade, a Divisão da África Oriental, com escritório em Nairobi, Quénia. O território consistia na Etiópia, Djibouti, Somália, Quénia, Tanzânia e Uganda. O eleitorado contava com 226.400 membros em 1.177 igrejas. 

A meio do seu mandato, o Botswana, a Zâmbia e o Zimbabué foram acrescentados ao seu campo, aumentando o eleitorado para 435.000 membros em 2.238 igrejas. A sua sede foi transferida para Harare, Zimbabué, e as instalações de Nairobi tornaram-se uma sucursal. Sandstrom regressou à América a tempo de participar na Sessão da Conferência Geral de meados de 1985 em Nova Orleães, Louisiana, onde foi membro da Comissão de Planos. 

Anos Finais

Após as reuniões da Conferência Geral, Sandstrom aceitou a nomeação como diretor de Serviços Fiduciários para a Conferência do Texico. Com sede em Amarillo, Texas, o território da conferência incluía quase todo o estado do Novo México e uma parte substancial do oeste do Texas. A fluência em espanhol que Sandstrom adquiriu durante sua designação final na América do Sul serviu-lhe muito bem no trabalho com a grande população de língua espanhola no território do Texico. Em agosto de 1988 foi eleito presidente da conferência, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1991. 

Donald e Hildegard Sandstrom retiraram-se para a Flórida e tornaram-se membros da igreja Adventista do Sétimo Dia Lady Lake. Donald faleceu em 12 de dezembro de 1999, em Zephyrhills, Flórida, aos 71 anos. Hildegard tinha 91 anos quando faleceu em Greenville, Tennessee, em 10 de dezembro de 2019. 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário