Translate

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Pastor Azarias Dolzanes Kettle

 

Pastor Azarias Dolzanes Kettle

(1934–2005)

 

Azarias Dolzanes Kettle, colportor evangelista, nasceu em 6 de abril de 1934 na cidade de Maués, no Amazonas. Filho de Armando Mendonça de Christo Kettle e Rosina Dolzanes KettleAzarias tinha 12 irmãos: Justina, Luiza, Eunice, Gerson, Noemi, Samuel, Maria, Edgar, Judith, Ananias, Frederico, e Walquírio, sendo Azariah o quinto nascido. Seu pai era filho de um imigrante britânico que chegou a Manaus na época da Primeira Guerra Mundial. Nesse período houve uma imigração significativa devido à oferta de um grande número de empregos nas áreas de extração de látex e comércio de borracha. Armando era professor em Maués e foi ele quem ensinou Azarias a ler e a escrever, proporcionando-lhe o ensino básico. 

Armando e Rosina Kettle aprenderam a mensagem adventista através de um colportor chamado Hans Mayr e a aceitaram, tornando-se alguns dos primeiros adventistas na região. Assim, quando Azarias nasceu, sua família já era adventista. Azarias foi batizado quando tinha cerca de 17 anos pelo pastor Leo Halliwell, o mesmo pastor que batizou seu pai anos antes. Após a morte do pai, Azarias passou a trabalhar em uma indústria de couro, localizada em Manaus, para sustentar a família.  

Após deixar o setor, fez curso de colportor e começou a trabalhar como colportor em Manaus. Em 1960, ele se tornou evangelista literário da igreja. Antes de se casar, foi chamado para servir como secretário departamental de publicações na Missão Baixo Amazonas. Em 1964, foi transferido para a Missão Litoral Norte. Posteriormente, pediu permissão para deixar a colportagem para estudar alguns meses no Nordeste do Brasil Junior College, mas não concluiu os estudos.  

Em 26 de maio de 1964, casou-se com Aida Maria Nunes na Igreja São Brás, em Belém, Pará, em cerimônia oficiada pelo Pastor Enéias Simon. Aida comprou um livro de Azarias, aprendendo a mensagem adventista através dele. Aida nasceu em Souré, Pará, em 1º de agosto de 1940. Durante o período em que acompanhou o marido nos locais onde ele trabalhava, atuou como professora em alguns deles. Fruto dessa união nasceram três filhos: Paulo Cezar Nunes Kettle , nascido em 18 de março de 1965, e as gêmeas, Mônica e Márcia Nunes Kettle , nascidas em 14 de junho de 1972, todas nascidas em Belém, capital de Belém. Estado do Pará.  

O ministério de Kettle como evangelista literário se espalhou por diferentes regiões do Brasil, tendo trabalhado nas cidades de Fortaleza, Teresina, Tocantins, São Luís, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Governador Valadares e Uberlândia. Além de trabalhar como colportor, Kettle atuou como secretária e diretora associada do departamento editorial.  

Aposentou-se em 1994 enquanto morava na capital mineira. Nessa época, começou a trabalhar na Livraria Adventista, em uma loja localizada no centro de Belo Horizonte. Ele trabalhou lá por dois anos. Enquanto aposentado, também ajudou na Igreja Central de Belo Horizonte como presbítero, pregando e fazendo trabalhos missionários nas igrejas para as quais foi convidado. Faleceu em 23 de julho de 2005, em Belo Horizonte e foi sepultado no cemitério Bosque da Esperança.  

Azarias Dolzanes Kettle fez uma contribuição relevante para o avanço da mensagem adventista no Brasil através da colportagem. Atuou por 40 anos como evangelista literário, como secretário e diretor associado do departamento de publicações, além de desenvolver trabalho missionário em diversas cidades brasileiras. Seu ministério possibilitou que muitos aprendessem sobre a mensagem adventista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário