Translate

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil

 

Clube de Desbravadores

Pioneiros do Brasil



APO – Pioneiros do Brasil – 27/04/1959 – 2º Região B – Ribeirão Preto


O Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil, foi fundado em 27 de Abril de 1959 e pertence a Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Ribeirão Preto. Nesta época da fundação do Clube de Desbravadores Pioneiros o Pastor Distrital era o Pastor Jesus Nazareth Bronze e que muito colaborou na fundação dos Desbravadores na Cidade de Ribeirão Preto – SP.

 




Pastor Jesus Nazareth Bronze e os primeiros Desbravadores

Esse Clube de Desbravadores pertence a Associação Paulista Oeste e faz parte da 2º Região B e que para diferenciar muitos Clubes de Desbravadores denominados Pioneiros acrescentou o nome Brasil e que tornou-se o Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil.


Primeira Bandeira do Clube de Desbravadores Pioneiros


Todos os Desbravadores do Brasil conhecem a História dos Desbravadores reconhecendo que em Ribeirão Preto - SP, foi que surgiu o primeiro Clube de Desbravadores no Brasil, embora em algum períodicos digam que a História padece de informação e por falta de documentação, como ATA, resultou numa grande disputa de quem foi o primeiro Clube do Brasil. 

O Blog Desbravadores é Aqui foi atrás dessas informações e dessa lacuna e o que você vai ver aqui e o que você não verá são informações veridicas, que infelizmente não poderemos mostrar a ATA Completa, respeitando nomes de familiares. Há um motivo. Jamais a Comissão poderia imaginar que aquilo hoje seria extremamente importante para a História dos Desbravadores no Brasil. Mas vamos mostrar uma pequena parte, sem mostrar o total, que existe a tal ATA. 

Embora em todo o território Brasileiro todos saibam que o Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil, foi o primeiro. Cursos para Lideranças, Classes Progressivas ensinam que esse Clube foi o primeiro. Isso não é tão importante, pois para Deus, não há o primeiro, o segundo ou o terceiro. Todos os Clubes de Desbravadores tem o dever de divulgar o nome de Deus nesta terra e estamos aguardando sua volta para participarmos do maior Clube de Desbravadores do Mundo.

Porém, a História do Clube Pioneiros do Brasil começa quando o Pastor Wilson Sarli pregou sobre os Desbravadores na Cidade de Ribeirão Preto no ano de 1959. Naquela época ele introduzia os Desbravadores pelas Igrejas. Ele tinha recebido materiais do Missionário Americano John B. Youngberg e estava muito entusiasmado com a idéia.



John B. Youngberg

Um outros Pastor que também esteve em Ribeirão Preto e é afirmado pelo primeiro Diretor, foi o Pastor José Siqueira - Departamental de Desbravadores da UNISUL. Veja o relato do primeiro Diretor sobre sua História. 

No ano de 1959, no fim do mês de Abril, apareceu na Igreja Adventista de Ribeirão Preto, o Pastor José Siqueira, Departamental de Jovens da União Sul Brasileira, a antiga UNISUL. Ele manifestou a ideia de fundar o Clube de Desbravadores no Brasil, segundo o modelo do que já acontecia nos Estados Unidos. Foi convidado para tal desafio o jovem Edgard Turcílio, de 22 anos que acabara de dar baixa no Exército, sendo que esse jovem aceitou o desafio.

Como não tinha idéia do que era esse Clube de Desbravadores o Pastor José Siqueira ficou de retornar com mais informações e trazer alguns materiais para dar início ao Clube.

Como o Pastor estava demorando a voltar com mais informações e o material para dar início ao Clube, o jovem Edgard Turcílio, por iniciativa própria foi a Cidade e comprou uma peça de roupa de brim na cor cáqui e baseado no uniforme dos escoteiros existentes naquela cidade, iniciou a confecção do material e para fazer tal uniforme ele pediu para que as Dorcas da Igreja confeccionassem os uniformes.

Para as meninas saias de pregas iguais aos uniformes colegiais e para os meninos os uniformes foram baseados nos escoteiros. Na época do frio os meninos usavam calça comprida e jaquetas de Mangas compridas. Vale ressaltar que Ribeirão Pretor é uma Cidade que faz muito calor e por esse motivo no calor os meninos usavam bermudas curtas e camisetas curtas. Em pouco tempo 23 Vinte e Três Desbravadores receberam seus uniformes gratuitamente.

A primeira Bandeira dos Desbravadores foi confeccionado pelo próprio Edgard Turcílio que comprou cetim azul e branco, cortou em quatro partes em forma retangular e foi costurado pelas Dorcas; Estava ali pronto a Bandeira dos Desbravadores. O Mastro era de Bambu. Neste Mastro pendurava-se as Bandeiras Nacional, a do Estado de São Paulo e a do MV. Como ainda não tinham materiais, nas reuniões eram hasteadas as Bandeiras, cantava-se o Hino Nacional, ensinava-se Ordem Unida e depois todos com suas Bíblias em mãos aprendiam a dar Estudos Bíblicos.

Mais tarde, nos ano 60 um Jovem estudante de medicina. Por nome Osvaldo Teixeira, passou a dirigir as Classes Progressivas que na época estavam em vigor nas Igrejas, como Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores, Mãos Ajudadoras, Amigos Companheiro, Pesquisador, Guia e Líder. Todos os Sábados as três horas da tarde, Osvaldo Teixeira, dirigia as Classes Progressivas, o Edgard Turcílio copiava as lições e no Domingo pela manhã ensinava aos Desbravadores. Também eram ensinado para as crianças técnicas de escalarem os morros, elas também aprendiam a Sobrevivência na Mata, conhecendo cipós que davam águas, frutas para se alimentarem, etc. Aprendiam a descobrirem Sinais de Pistas a descobrir e a deixar pistas ao se acharem perdidas. O que Edgard Turcílio aprendeu no Exército ele passava aos Desbravadores.

Após 3 meses, o Departamental Pastor José Siqueira voltou a Igreja e ficou surpreso e impressionado ao ver o Clube funcionando.

Não havia na época o lenço, os distintivos dos Desbravadores para comprarem. Eles usavam o Lenço dos MV (Missionários Voluntários). Não haviam recursos financeiros para manter o Clube, tudo era difícil, por esse motivo era cobrado uma pequena taxa que era revertida para comprar bolas, redes de vôlei etc.

A Igreja não apoiava o Clube e portanto o Clube vivia independente da Igreja. Ninguém da direção da Igreja acreditava que aquele Clube iria para frente, pois era apenas um grupo de meninos e meninas dirigido por um marmanjão, que escalavam morros e aprendiam a fazer comidinhas.

O Diretor Edgard Turcílio certa vez pediu a Igreja que permitissem e deixassem eles preencherem a vaga da Liga dos MV, como era chamado na época o Programa dos Jovens, que eram realizados Sábados sim, Sábados não. Depois de muita insistência, a Comissão da Igreja autorizou a participação dos Desbravadores no MV. Aí foi uma benção. Logo os Desbravadores passaram a ser reconhecidos pela Igreja local. Todo os Sábados quando haviam os programas todos os Desbravadores se apresentavam uniformizados apresentando suas partes no programa MV. Assim os pais e a Igreja passaram a dar importância ao Clube de Desbravadores, pois viam a mudança na vida espiritual dos juvenis. Sentiram que não eram só brincadeiras, mas sim um grupo de meninos e meninas uteis para o Serviço do Senhor.

Nas programações os Desbravadores apresentavam animadas encenações sobre Histórias bíblicas. As Igrejas circunvizinhas eram convidadas a participarem dos programas MV e muitas pessoas vinham para conhecerem quem eram os Desbravadores. Assim a semente de mostarda foi lançada e começou a germinar, nascendo outros Clubes de Desbravadores.

Outras Igrejas Adventistas começaram a fundar seus Clubes de Desbravadores. A igreja Adventista de Ribeirão Preto foi a primeira, a segunda foi a Igreja de Moema e a terceira foi a Igreja do Capão Redondo. Assim houve uma explosão de clubes de Desbravadores, onde hoje quase todas igrejas possuem o seu.

No ano de 1962 o Pastor Wilson Sarli assumiu o Departamento dos Missionários Voluntários, foi ai que ele trouxe, os lenços, os distintivos. Ali que conheceram a Lei e o Voto dos Desbravadores e foi quando foi oficializado o Clube de Desbravadores no Brasil.

Em 1962 o primeiro Diretor do Clube de Desbravadores Pioneiros, deixou o cargo, pois estava de casamento marcado, achando por bem não mais continuar na direção e para o seu lugar a Comissão da Igreja elegeu Enis Mian.

Essa é a História de como surgiu os Desbravadores no Brasil, contado por Edgard Turcílio, que hoje mora na Cidade de Praia Grande – SP. 

Como comprovação do material escrito acima, ele próprio Edgard Turcilio assina o documento, veja:


OBS: Não colocamos todo o material em virtudes de ser grandioso. 

Veja aqui fotos do primeiro Acampamento de Desbravadores realizados no Brasil pelo Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil, que na época chamava se Pioneiros, no Ano de 1961 e que foi realizado numa Fazenda no KM 300 da Via Anhanguera.

Na época o Comandante (Diretor) do Clube de Desbravadores Pioneiros era Enis Mian e o Vice Comandante era João Batista Cella. Os Desbravadores que aparecem nestas fotos são: Dina Ferreira, Edgard Arruda Barbosa, Ester Mian, Francisco Tulio, Janete Cella, Leila Borghete, Marli Mian, Miriam Garcia, Moacir Bereta, Naor Mian, Odete Ferreira, Osvaldo Arruda Barbosa, Valter dos Santos, Vanier dos Santos, Wanderlei Borghete, dentre outros.


Primeiro Grupo de Desbravadores do Brasil

Culto Matinal

Preparação do Almoço

Preparação do Almoço


Acampamento no KM 300 da Via Anhanguera


Futebol Masculino

Voley Feminino

Na época da Fundação esses foram os grande Pioneiros do Clube de Desbravadores Pioneiros. Na época da fundação o Pastor Distrital era o Pastor Jesus Nazareth Bronze que logo comprou a idéia. Era um Pastor dinâmico e que gostava da juventude. o Primeiro Diretor foi Edgard Turcílio e o segundo Diretor foi Enis Mian, que em um campori da Associação Paulista Oeste foram homenageados por trazerem os Desbrvadores ao Brasil. 

 





Em Março de 1961 o Pastor Wilson Sarli estando como Departamental de Jovens da Associação Paulista, oficializou e organizou o 1º Clube de Desbravadores do Brasil

 


A primeira reunião do Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil ocorreu no ano de 1959, no pátio de uma escola que havia no Centro de Ribeirão Preto e constou das seguintes atividades: As 8 horas foram hasteadas três bandeira sendo elas: Bandeira do Brasil, Bandeira de São Paulo e Bandeira dos Desbravadores contendo MV – Missionários Voluntários. Nesta reunião começaram a ensinar o Voto dos Desbravadores, além de iniciar uma Instrução de Ordem Unida. Além disso, a diretoria falou aos Desbravadores a respeito do que os juvenis fariam para a Igreja Adventista através do Clube de Desbravadores.

O começo do Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil começou com alguns problemas, pois era um Clube sem muita atuação na igreja a princípio, pois ninguém fazia parte da comissão e o Clube não fazia parte de nenhum departamento o que atrapalhava um pouco. Além do mais os pais a princípio tinham medo de colocar seus filhos no clube, pois alguns achavam que era Militarismo na Igreja. Outros eram contra essa atividade dentro da igreja e colocavam e tiravam seus filhos constantemente do clube.

Nos primeiros anos as apresentações do Clube dentro da Igreja de Ribeirão Preto, eram só realizados na “Liga”, como eram chamados os Programas JA. As programações do Dia dos Desbravadores eram só realizadas no período da tarde e a primeira vez que realizaram a “Liga” houve de apresentação de Nós, Voto, lei, Musicas representações de Histórias Bíblicas e demonstração de Primeiros Socorros.

Veja aqui alguns dos Pioneiros, que na época tornaram -se os primeiros Desbravadores do Brasil. 




Foi Guiomar Cella, que na época era das Dorcas a grande responsável em confeccionar os primeiros Uniformes de Desbravadores no Brasil.




A imagem do Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil só começou a mudar quando houve um grande batismo de aproximadamente 15 Desbravadores, além de grande melhora no comportamento das crianças e adolescente. 






Veja aqui uma relíquia conseguida de Auristella de Mello Martins Solano a primeira Desbravadora batizada no Brasil. 

   

Naquela época o Movimento dos Missionários Voluntários começou a dar seus passos no Brasil, porém todo o material para chegar até Ribeirão Preto era muito dificultoso. Mas com grande empenho e muito dinamismo e perseverança, dos Desbravadores e da Diretoria esse Clube de Desbravadores cresceu e no ano de 2019, completou 60 anos de existência.




Uma grande festa na Cidade de Ribeirão Preto – SP, no dia 27 de Abril de 2019, comemorou os 60 anos ininterruptos das atividades dos Desbravadores naquele Município. Neste dia participaram da Cerimônia o Pastor Wilson Sarli, o grande incentivador, idealizador e organizador dos Desbravadores no Brasil e do Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil.

Festa dos 60 anos - Prefeito de Ribeirão Preto discursando 


Pastor Wilson Sarli com o lenço de Líder. 

Um ícone na História dos Desbravadores 


Veja aqui algumas fotos do

Clube de Desbravadores

"Pioneiros do Brasil"


























Nenhum comentário:

Postar um comentário