Translate

sábado, 26 de agosto de 2023

Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina

 

Clube de Desbravadores

Luzeiros da Colina




 APSo – Luzeiros da Colina – 23/02/1963 – 1º Região A2

O Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, pertence a Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Instituto Adventista de São Paulo – IASP, em Hortolândia - SP, foi fundado no dia 23 de Fevereiro de 1963.

A fundação do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, remonta de 1963 como mostra a Ata da comissão da Igreja do Instituto Adventista São Paulo.

O primeiro Diretor escolhido pela comissão e que permaneceu no posto de 1963 a 1969, foi o Professor Lucio Alves da Costa, do então Ginásio Adventista Campineiro (antigo nome da Instituição), na época com cerca de 40 anos e que posteriormente ocuparia os cargos de Diretor para Assuntos Internos e Vice Diretor da Instituição.

 


Professor Lucio Alves da Costa

 

Nos anos 80, com o amadurecimento do Clube, tornou-se referência como Clube de Desbravadores no Brasil e no Mundo. Sob a direção do Pastor José Ottoni Sobrinho, o Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, atravessou a década de 80, como um dos maiores e melhores Clubes de Desbravadores do Brasil. Sua existência num Colégio de Internato, fez com que fosse possível a passagem de mais de 500 jovens e adolescentes pelas unidade do clube. De diversas partes do Brasil e do Mundo, posteriormente se espalharam levando idéias e práticas do Clube de Desbravadores.

O Luzeiros da Colina em 1989, um ano após a saída de Ottoni da direção, contava com mais de 120 Desbravadores.

Foi uma década de várias atividades e o clube teve um papel destacado nesses evento:

1982 - O Luzeiros da Colina foi anfitrião, no IASP, da 1° Olimpíada de Desbravadores realizada no mundo, e que contou com a participação de mais de 400 desbravadores de toda a Associação Paulista Oeste (na época sede em Campinas).

1982- Participação com destaque no I Camporee da Associação Paulista Oeste, em São Carlos, SP, Brasil. (Fazenda Pedra Vermelha).

1983 - Participação com destaque no I Camporee da Divisão Sul Americana, em Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Logo após o Camporee, o clube recebeu para um culto especial numa terça
feira à noite, já em Hortolândia, o Pr. Michael Stevenson, na época Líder Mundial de Desbravadores, e que estava no Brasil por causa do Camporee.

Em 1984 ainda, na comemoração dos 25 anos de desbravadores no Brasil, a Associação Paulista Oeste lançou um desafio de investir 25 Medalhas de Prata no ano. A merecida investidura aconteceu em Ribeirão Preto com a participação de grandes nomes da Igreja, entre eles Pr. Léo Ranzolin.  O clube Luzeiros da Colina esteve presente segundo fontes com 18 dos 25 investidos.

Finalizando um ano fantástico, em 1984 o clube antecipou-se e realizou uma investidura especialíssima: oito conselheiros foram investidos na classe “Voyager”, inédita então no Brasil (trazido dos USA pelo então Líder dos Desbravadores da A.P.O, prof. Sergio Rigoli) e que posteriormente seria convertida e implementada sob o nome de “Excursionista”.

1986 - Participação com destaque no I Camporee da União Central Brasileira, em Avaré, SP, Brasil.


Década de 90, a mudança no perfil


A década de 90 começou no Brasil com um novo Governo, o primeiro eleito diretamente pelo povo em mais de 30 anos. Esse novo governo trouxe novas práticas escolares, aboliu outras e o civismo de certo modo foi diretamente relacionado ao período militar. Assim, as práticas cívicas foram ao pouco sendo abandonadas nas escolas, e o Clube de Desbravadores passou a ser uma das últimas agremiações para juvenis e jovens que mantinham o civismo como prática. No entanto, apesar de louvável, isso já não fascinava tanto os participantes e nem a população.

Assim, uma mudança no perfil do Clube era necessária, com a implementação de mais atividades sociais e comunitárias, e menos atividades relacionadas à civismo na concepção militar.

Passeatas contra fumo e drogas, feiras de artesanato, campanhas comunitárias de arrecadação de alimentos passaram a ser as vitrines do Clube.

O Clube Luzeiros da Colina fez parte dessa mudança, e por vários anos na década de 90 foi o laboratório de aplicação de novas atividades pela recém criada Associação Paulista Central.

1992- Após 8 anos sem investiduras do Ministério Jovem na União Central Brasileira, 2 conselheiros do Luzeiros da Colina recebem no II Camporee da UCB, em Ilha Solteira, SP, a Medalha de Prata, outorgada pelo Pr. José Maria Barbosa, então Departamental de Jovens e Desbravadores da Divisão Sul Americana.

1993-2000- O Cube Luzeiros da Colina participa ativamente, com destaques frequentes, em todos os Camporees da Associação Paulista Central, da União Central Brasileira, envia representantes ao Camporee de Líderes da Divisão Sul Americana e aos Camporees Internacionais nos USA de 1994 e 2000.

1999 - O Clube Luzeiros da Colina incentiva a abertura e abriga o maior Clube de Líderes que a Associação Paulista Central já teve, o John Hancock, com mais de 70 líderes regularmente inscritos e participantes ativos.

2000 - Anos de Trabalho para o Futuro


Com início do novo século algumas novidades apareceram. Se nada mudou significativamente no cenário nacional, na Igreja a situação não foi a mesma. Um incentivo muito maior nos programas para crianças e juvenis fez com que Clube de Aventureiros crescesse de maneira nunca dantes vista. Aberto desde 2000 na Igreja do IASP, sede do Clube Luzeiros da Colina, o Clube de Aventureiros Luzeiros da Colina ganhou importância e tamanho, ao passo que o Clube de Desbravadores passou por momentos de encolhimento no número de participantes.

Ao final de 2004 o Clube, que nunca fechou suas portas em seus mais de 40 anos, resistindo mesmo à pouca demanda dos últimos anos, prepara-se para receber a primeira leva de Aventureiros que passam para os Desbravadores, com o mesmo compromisso, dedicação e fé com que recebeu os primeiros inscritos em 1963.

2002 - Criado o brasão do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina, com simbologia própria representando suas unidades, seus ideais e o Desbravador no centro de seus esforços como agente missionário.

2005 – O Clube Luzeiros da Colina participa do 3º Campori da divisão Sul Americana, com aproximadamente 20.000 jovens de 8 países diferentes, sobre o comando de Adriano Padovani. O clube ficou entre os 5 melhores da União Central Brasileira.

2014 – Participando com 65 desbravadores no IV Campori da Divisão Sul Americana – Encontro Marcado na Eternidade - realizado em Barretos-SP, pudemos fazer novos amigos de todo o continente.


2015 – Tivemos um ano muito ativo, com acampamento, caminhadas, Campori da APSO, destacou-se os workshops de especialidades e social noturna do Clube. Também alteramos nosso logotipo, desta vez as estrelas representam a constelação de Órion, pelo seu valor profético.

2016 – Com o objetivo de marcar o acampamento do clube, criamos o nome IASPORI, afinal um acampamento com 150 pessoas é praticamente um Campori. Foi lançado o projeto do Pelotão de Elite de ordem unida e ao participamos ativamente das atividades da Região com destaque para a feira dos desbravadores, obtivemos a primeira colocação em Ordem Unida.
Participamos no VI Campori da APSO – O Último Chamado e a música escrita por Laura Martins e a equipe de Guia foi a campeã no concurso promovido no evento.

2017- O clube participou do VII Campori da UCB - Um Chamado de Coragem. Evento realizado em Barretos que contou com mais de 20 mil participantes, onde terminou o evento com Padrão A.

Junto com os clubes amigos dos outros campos do UNASP, e com apoio da nossa união (UCB), realizamos o 1º UNASPORI, evento que envolveu mais de 600 membros dos três clubes envolvidos (Flamboyant, Luzeiros da Colina e Pioneiros da Colina). O evento foi prestigiado pelos departamentais das 3 Associações (APaC, APSo e APS respectivamente) e pelo Departamental de Desbravadores da UCB – Ronaldo Böll Arco.

2018 - Realizado em Pirassununga o 2º IASPORI com o tema "Nascidos pra Brilhar", com mais de 170 membros envolvidos. Neste ano também foi feita uma nova alteração no logo, devido a mudança em definitivo do nome da Instituição-sede, de IASP, para UNASP. Neste ano chegamos à marca histórica de 296 membros inscritos no nosso clube, sendo que neste ano, recebemos mais de 80 transferências de novos membros ao nosso clube.

2019 - O clube manteve quase 300 Desbravadores e Diretoria inscritos. Participou da 8ª edição do Campori da APSo em Araçoiaba da Serra, foram investidos em líder dois instrutores nesse campori. O Clube participou também do Calebe de lenço no Jardim Santa Clara do Lago, Hortolândia.

2020 - As atividades do clube iniciaram com toda a empolgação e fomos todos surpreendidos pela pandemia do Corona vírus. Com isso, fomos obrigados a ficar em casa e buscar novas alternativas e novas metodologias para alcançar nossos desbravadores e incentivá-los a permanecer no clube. Então, trabalhamos pelo Zoom e canal do Youtube, reinventando as reuniões e fazendo intercâmbio com Clube de Conquistadores do Chile.

2021 - A esperança de retomar as atividades presenciais com o clube eram grandes, mas o clube permaneceu com as reuniões online até o final do mês de agosto, quando foi liberado pelo governo o retorno das reuniões presenciais, visto que os maiores de 18 anos receberam duas doses das vacina. As atividades foram sendo realizadas em pequenos grupos (por classes). Nesse ano um dos coordenadores faleceu, Géser Marucci, coordenador da classe de Excursionista. Ele fez um excelente trabalho, sempre fazendo o melhor pelos desbravadores, deixou um exemplo de garra, determinação e amor pelos desbravadores. O Dia Mundial dos Desbravadores foi programado e idealizado por ele, um momento muito emocionante e triste que o clube passou, mas com a certeza do reencontro. O clube participou do Campori Express e do Web Camp.

Com as bênçãos de Deus, continuaremos sendo um Clube forte, importante e marcante na vida da Igreja, da cidade e sobretudo, na vida dos desbravadores que com ele tiverem contato.



55 ANOS DE HISTÓRIA, MAIS DE 20 HOMENS E MULHERES DE FÉ



Diretores do Clube de Desbravadores Luzeiros da Colina desde sua fundação:

 



1963 – Prof. Lúcio Costa

1964 – Prof. Lúcio Costa

1965 – Prof. Lúcio Costa

1966 – Prof. Lúcio Costa

1967 – Prof. Lúcio Costa

1968 – Prof. Lúcio Costa

1969 – Prof. Lúcio Costa

1970 – Prof. Jonas Gouveia

1971 a 1977 - (Registros perdidos na construção e mudança dos arquivos de Secretaria de Igreja. Não houve precisão nos depoimentos pessoais em relação em nomes e anos de diretoria, e ainda são alvo de pesquisa de campo).

1978 – Prof. Ademir Oliveira

1979 – Prof. Ademir Oliveira

1980 – Jairo Bezerra

1981 – Jairo Bezerra

1982 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1983 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1984 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1985 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1986 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1987 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1988 – Pr. José Ottoni Sobrinho

1989 – Prof. Joel Sá

1990 – Prof. Luiz Carlos Silva

1991 – Profa. Sônia Rígoli

1992 – Diomar Cruz

1993 – Prof. Luís Henrique dos Santos

1994 – Pr. Kedson Melo

1995 – Osmar Oliveira

1996 – Andréia Lima

1997 – Andréia Lima

1998 – Evaldo Vieira

1999 – Jefferson Rosales

2000 – Marcio Metz

2001 – Andréia Lima

2002 – Márcio Metz

2003 – Márcio Metz

2004 – Adriano Padovani

2005 – Adriano Padovani

2006 – Ivete Costa

2007 – Israel Mascarenhas

2008 – André Vargas Del Bosque

2008 – Leila de Carvalho Lourenço

2009 – Liliane de C. L. Rigoli

2010 – Liliane de C. L. Rigoli

2011 – Liliane de C. L. Rigoli

2012 – Liliane de C. L. Rigoli

2013 – Diego Domingues

2014/6 – Diego Domingues

2014/7 – Leonardo Kaufmann

2018 – Leonardo Kaufmann

2019 – Leonardo Kaufmann

2020 - Sérgio Maciel

2021 - Leonardo Kaufmann

2022 - 2023 - Lenita Kaufmann Loura






Nenhum comentário:

Postar um comentário