Translate

domingo, 27 de agosto de 2023

Clube de Desbravadores Barão de Mauá

 

Clube de Desbravadores

Barão de Mauá




APL – Barão de Mauá – 01/10/1967 – 6º Região

 

O Clube de Desbravadores Barão de Mauá, pertencente a Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Itaquera, em São Paulo - SP, foi fundado no dia 01 de Outubro de 1967 e pertence a 6º Região da Associação Paulista Leste.

O Clube de Desbravadores Barão de Mauá surgiu após um convênio entre o Exército Brasileiro e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que para dispensar seus integrantes homens, eles deveriam seguir as instruções no próprio Clube de Desbravadores, que naquela época acontecia no CAB – Colégio Adventista Brasileiro, hoje conhecido como UNASP I.

Lá os jovens eram preparados com instruções militares, como: Ordem Unida, Cozinha ao Ar Livre, Caminhadas nas Matas, Acampamentos ao Ar Livre, Primeiros Socorros, dentre outas atividades, e eram com essas atividades que nossos jovens Adventistas eram dispensados do Serviço Militar.

Porém, em 1967, surge em Itaquera, o primeiro Clube de Desbravadores da região, sendo raridade no Brasil. A igreja Adventista de Itaquera se interessou na proposta, tendo na época o Pastor Manuel Guilhem Filho, atuando nela. Na ocasião não havia pessoas que entendessem de Clube e assim foi lançado o desafio para as pessoas que tinham instruções militares, para se empenharem na abertura do Clube.




 

Foram reunidas as pessoas que iriam fazer parte do Clube de Desbravadores. Como o Bairro de Itaquera dependia da Estrada de Ferro Central do Brasil, pois ela servia como principal meio de transporte para quem trabalhava no centro da Cidade de São Paulo, ao escolherem o nome do Clube de Desbravadores, foi estudado um nome vinculado a isso.

Os Pioneiros do Clube contam que o trem fazia muito barulho ao passar pelo bairro e a Igreja de Itaquera, ficava em frente a linha. Toda as vezes que o trem partia ou chegava, o barulho era enorme. Naquela época a Igreja não possuía a tecnologia de microfones, em virtude disso quando o trem passava, o Culto era interrompido, até acabar o barulho. Essa igreja por muito tempo era conhecida como a Igreja que ficava na frente a linha do trem. Sendo assim, nos estudos para a escolha do nome do Clube, levaram em consideração estes fatores.

Após pesquisa pensou-se no nome “Barão de Mauá”, Pioneiro das Estradas de Ferro em nosso país e foi o nome por consenso geral para a aprovação em Comissão da Igreja.

Muitos foram os Diretores que ao longo dos anos, deram seu apoio e trabalho em transmitir os ideais dos Desbravadores a muitas gerações, ensinando o amor de Cristo a muitas crianças e adolescentes. São eles:

 




DIRETORES
Jonatan Araujo Santos

Paulo Vieira

Joaz

José Robério

Paulinho

Enoque Pereira Couto

Laurindo Medeiros

Marlon Amorim

Guilherme Vieira

Enoque Pereira Couto (Deó)

Filipe Bernardes

Wagner Vanço

Pr. Paulo E. Marski

Gerson Peitl

Letícia Medina Rodrigues

Amanda Silveira

Glaucia Frederico Bernardes da Silva

Lucas Melo Souza

Isabelly Garbuio

Diego Gaspar Bispo






Nenhum comentário:

Postar um comentário