Clube de
Desbravadores
"Cruzeiro do Sul"
O Clube
de Desbravadores Cruzeiro do Sul da Igreja Adventista Central de Natal, no Rio
Grande do Norte foi fundado em 19 de Novembro de 1966, tornando-se o primeiro
Clube e o mais antigo da União Nordeste Brasileira. Porém sua história vem
desde a época dos MV – Missionários Voluntários e foi contada por uma das
Pioneira que foi da época da Fundação, a Sra. Maria Assunção Fonseca, mais
conhecida por Irmã Assunção.
Ela nos conta que uma Irmã da Igreja Central de Natal chamada Irmã Atlântida esteve em viagem em São Paulo, e numa das Igrejas que visitou conheceu esse programa que já estava a todo vapor, sendo utilizado nas Igrejas deste estado.
Ela achando lindo, levou a idéia para ser implantado na Igreja Central de Natal. Ao retornarem apresentou a proposta para o Pastor Severino Lira, que na época era o Pastor Distrital, que comprou a idéia e formou a Sociedade dos Missionários Voluntários, nome dado ao programa Mundial que era aplicado à época. Vale destacar que este programa já era realizado em alguns Estados do Brasil, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, dentre outros.
Era o ano de 1956, quando se deu início ao programa da Sociedade dos Missionários Voluntários em Natal - RN. As primeiras diretoras dessa Sociedade, foram a Irmã Zulmira Ubaldina de Moraes Sales e Crimeilda dos Santos Silva. Elas eram dinâmicas, trabalhadoras, faziam o melhor possível com os poucos recursos que possuíam na época. As crianças eram poucas. O grupo se reunia aos domingos à tarde, onde eram desenvolvidas as Classes Progressivas, hoje chamadas de Classes Regulares. Esse trabalho perdurou por dois anos e em virtude do marido da Irmã Crimeilda, ter sido transferido para Recife, a Irmã Zulmira ficou na liderança, porém por pouco tempo, pois logo teve um problema de saúde e foi necessário interromper as reuniões. Ela não sabe o período que ficou sem as atividades, pois logo ela ficou jovem e abandonou a Sociedade dos Missionários Voluntários. Nesta época os jovens tocaram as programações da Igreja. E por um período ficou inativo, mas logo outras pessoas vieram e continuaram o trabalho. Ela relata que a cada atividade que realizavam e cumpriam os Cartões MV, no final recebiam os Bótons de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores, Mãos Ajudadoras, Amigo, Companheiro e Líder. Outra informação relevante informada pela Irmã Assunção é não ter participado de Camporis, pois naquela época não havia no Rio Grande do Norte. Ela relata que teve uma grande tristeza e frustação, pois nunca tinha sido investida e usado o lenço dos Missionários Voluntários.
Esse trabalho caminhou por um longo percurso. Muitas pessoas foram envolvidas. Muitos Pastores colaboraram para que a Sociedade e depois o Clube de Desbravadores nunca acabassem. Alguns foram inesquecíveis como o Pastor Cícero e Esposa, que deram um impulso gigantesco e uma grande renovação. Tivemos vários diretores que deram o sangue. Mas um ficou marcado como é o caso do Irmão Bernoni e Esposa, que em 1976 retornaram com as atividades do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, após um tempo inativo. O Irmão Bernoni foi uma mão na roda para acelerar o crescimento de integrantes do Clube, tornando hoje num exército.
Sociedade dos Missionários Voluntários
Porém a Irmã Assunção conta, que ela e alguns Pioneiros do Rio Grande do Norte, tiveram a alegria e a oportunidade de receberem o lenço dos Desbravadores, no V Campori da Missão Nordeste, denominado “Fé em Chamas”, no ano de 2011, das mãos do Departamental de Desbravadores Pastor James Wasth Silva Lima. Ela se sente honrada de ser uma das Pioneiras e de poder usar esse símbolo nas reuniões e programações especiais do Clube.
Ela relata que é muito feliz de saber que uma pequena semente lançada no ano de 1956, germinasse, crescesse e se tornasse esse maravilhoso Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul. No início éramos apenas 10 crianças, mas hoje é um exército. Deus tem abençoado muito a vida de muitos juvenis e adolescentes da Cidade de natal para que possam cumprir o Objetivo dos Desbravadores que é Salvar do Pecado e Guiar no Serviço.
Índice Geral da União Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário