Translate

quinta-feira, 29 de julho de 2021

1º Lei dos Desbravadores "Observar a Devoção Matinal"

 

Observar a Devoção Matinal



Todo Desbravador conhece e a cada Sábado e Domingo, durante suas reuniões regulares, recitam a 1º Lei dos Desbravadores que é: “Observar a Devoção Matinal”.  Porém poucos praticam e realizam isso no dia a dia. Muitos nem sabem o significado real.

Vamos Aprender !!!

Ao você Desbravador estar recitando isso, você esta dizendo que todas as manhãs ao começar o dia, buscará a presença de Deus. Todos nós seres humanos necessitamos da sua direção, proteção e cuidado.

A Devoção Matinal é aquele momento que você separa para estar em comunhão com o Criador de tudo. Ali você abrirá a palavra de Deus e conversará com Deus e isso começa no início do dia para cada Desbravador, bem antes de vocês irem aos seus afazeres, ou na pressa de ir à escola ou ao trabalho, poderá fazer talvez no percurso. Mas na maioria das vezes é dentro do seu espaço reservado na sua casa que você deve ter o contato com o pai.

Todos nós necessitamos de sua direção e podemos acha-la por meio do Estudo da Bíblia, oração, meditação e contato com a Natureza e de diversas outras maneiras.

Então, ao acordar de manhã, irei ler alguma parte da Escritura e meditarei, pensando nela. Outra forma de ter contato com o pai é orando, agradecendo as bênçãos recebidas e pedindo o que necessitamos ou até talvez elevando uma prece as necessidades de nossos amigos. Esta é a palavra de Deus, que ele prometeu ouvir-nos

Observar a Devoção Matinal é ouvir a Deus e com ele falar e constitui a maneira segura de Ser Puro, Bondoso, e leal, bem como ser Servo de Deus e um Amigo de Todos.

Sendo assim, a Devoção Matinal, pode ser a leitura de um trecho da Bíblia, algum trecho do Ano Bíblico que você esteja realizando, ou mesmo à leitura de uma Meditação.

Pensando em Meditação a Igreja Adventista do Sétimo Dia, pensou em cada detalhe para você. Hoje temos inúmeros devocionais:

- Meditação Diária
- Meditação da Mulher
- Meditação Jovem
- Devocional Infantil
- Devocional Teen



Porém essa História começou a muitos anos atrás, veja um pequena cronologia.

·       Em 1908 a Igreja Adventista do Sétimo Dia elabora e  publica pela 1º Vez a Devoção Matinal (em Inglês). 

·  Em virtude do grande êxito da Vigília Matutina entre o Jovens Adventistas, no ano de 1916,  nos Estados Unidos, a Revista Adventista anunciou para o ano seguinte a publicação do Livro Vigília Matutina (Meditações Matinais), lançado simultaneamente em todo o Mundo. A cada ano seria editado um guia devocional, uma porção das escrituras, com uma história, para ser lida como reflexão no Culto de cada manhã, contendo sugestões de assuntos pelos quais deveriam orar durante o mês. Desta forma, a Vigília Matutina visava estabelecer um laço de união espiritual entre todos os membros da Igreja ao redor do mundo.

·       Em Setembro de 1974 a Revista Adventista no Brasil, divulga pela 1º Vez a Inspiração Juvenil e a Casa Publicadora Brasileira passa a comercializar no ano de 1975. A seguir vejam todas as Inspirações desde sua criação até nos dias de Hoje.












  










·      Em 2020 uma grande novidade tem que ver com as novas gerações. A antiga Inspiração Juvenil foi reformulada e passará a ser chamada Devocional TEEN.




Estas são as Devoção Matinais desde 1950 quando surgiram os Desbravadores. Vale destacar que elas começaram a ser publicadas nos Estados Unidos em 1908. 


Meditações Matinais

1950- Não Encontrado
1951- Não Encontrado
1952- My Life Today
1953- Minha Consagração Hoje - Ellen G. White
1954- Próspero Ano Novo
1955- Dia a Dia
1956- Filhos e Filhas de Deus - Ellen G. White
1957- Promessas de Deus
1958- A Vida Eterna é Esta
1959- A Fé pela qual eu Vivo - Ellen G. White
1960- Dá nos Hoje
1961- Luz da Lâmpada Divina
1962- Nossa Alta Vocação - Ellen G. White
1963- Maná Matutino
1964- Reflexões para Modernos
1965- Para Conhecê-lo - Ellen G. White
1966-Vitória em Cristo
1967- Portais para Oração
1968- Nos Lugares Celestiais - Ellen G. White
1969- Vinde a Mim
1970- Pensai Nestas Coisas
1971- Vidas que falam - Ellen G. White
1972- Preparai o Caminho
1973- Pelo Espírito do Senhor
1974- A Maravilhosa Graça de Deus - Ellen G. White
1975- Fé para o Nosso Tempo
1976- Em Contato com Deus
1977- Maranata – O Senhor Vem! - Ellen G. White
1978- Dando Prioridade ao que é Essencial - Roberto Spangler
1979- Alegria pela Manhã
1980- Este Dia com Deus - Ellen G. White
1981- Fé que Opera
1982- Renovação Matinal
1983- Olhando para o Alto - Ellen G. White
1984- Os Caminhos de Deus
1985- O Momento da Decisão
1986- Refletindo a Cristo - Ellen G. White
1987- O Amor que Restaura
1988- Esperança e Vitória
1989- Minha Consagração Hoje
1990- Bom Dia Senhor
1991- Mais Perto de Deus
1992- Exaltai-o - Ellen G. White
1993- Andando com Deus Todos os Dias
1994- Mais Semelhantes a Jesus
1995- O Cuidado de Deus
1996- Jesus o Orvalho da Manhã
1997- Enganado pela Nova Era – Will Baron
1998- A Certeza do Amanhecer
1999- E Recebereis Poder - Ellen G. White
2000- A Esperança do Terceiro Milênio – Rubens S. Lessa
2001- No Monte das Bem-Aventuranças – George R. Knight
2002- Cristo Triunfante - Ellen G. White
2003- Uma Palavra Amiga – Rodolpho Gorski
2004- Boas Novas para Você
2005- Filhos e Filhas de Deus
2006- Sobre a Rocha – Mark Finley
2007- Janelas para a Vida
2008- Água da Fonte - Wilson Sarli
2009- Jesus Meu Modelo - Ellen G. White
2010- Com a Eternidade no Coração - Rubem M. Scheffel
2011- Momentos de Graça
2012- Jesus a Preciosa Graça
2013- Perto do Céu
2014- Encontros com Deus – Amin A. Rodor
2015- Para Não Esquecer
2016- Um Olhar para o Céu
2017- A Caminho do Lar
2018- Um Dia Inesquecível
2019- Nossa Esperança

2020- De Coração a Coração

Um bom Desbravador pede aos seus pais que comprem da Casa Publicadora Brasileira o Devocional Teen. Nele a cada dia você encontrará Histórias maravilhosas que trarão muitas alegrias e te encherão de coragem para o restante do dia.

Fonte
Casa Publicadora Brasileira
Edmundo de Souza Junior (Colecionador e Colaborador)
Pastor Erton Köhler




Visita de John Hancock no Brasil

 


Visita de John Hancock no Brasil




O Aeroporto de Brasilia parou...



Eram 9h15 da manhã do dia 17 de Março de 1966, no Aeroporto Internacional de Brasília. Chegava no Vôo 200 da Vasp procedente do Rio de Janeiro.

Os passageiros desembarcaram; tudo normal no movimento rotineiro do Aeroporto. De repente o aeroporto parou. Os passageiros que aguardavam a hora do embarque, os funcionários e os curiosos em geral, se aglomeraram na seção de desembarque para presenciar uma cena inédita.



Era um grupo de vibrantes juvenis, todos uniformizados, que em posição de sentido fizeram calorosa recepção a um ilustre visitante. Eram os Desbravadores de Brasília recepcionando o Pastor John Hancock, Líder Mundial MV – Missionários Voluntários, da Associação Geral, que viera visitar os Desbravadores do Brasil e participar de eventos em alguns Estados Brasileiros. Nessa ocasião estava  acompanhado pelo pastor José Viana da Divisão Sul Americana.


Você sabia que a APL ja teve um Jornal de Desbravadores?

 



Você sabia que a APL Associação Paulista Leste já teve um Jornal de Desbravadores?




Talvez no Brasil um dos primeiros Jornais de Desbravadores, que se tenha História, foi criado pela 5º Região da Associação Paulista Leste. Esse jornal foi criado no final da época do MV – Missionários Voluntários como pode ser visto no desenho da Barraca. 

Era Setembro de 1981, nascia o Jornal dos Desbravadores. Esse Jornal era um órgão Oficial de Comunicação do 5º Regimento intitulado “Águia Dourada”. 

Como o próprio editorial fala, que o Jornal era simples, feito com muito empenho e dedicação. Para quem não sabe o Comandante de Publicidade da 5º RE. Era Edmundo de Souza Junior, filho da Irmã Maria Lucia de Souza, a “Maria” que todos conhecem. Além dele outros fizeram papel importante nas reportagens, como: Fernando Reis Guimarães, Luis Claudio, Daltro Santos (In Memorian), Daniel Guimarães, Fátima Guimarães, Georges Tichy, Pr. Benedito Andrade, João Batista Marques, 3º Sargento Álvaro Bueno, Edvaldo Arnas.

Neste Jornal, você poderá conhecer algumas reportagens da época, como:

O Primeiro Encontro dos Comandos da 5º Região
O Primeiro Encontro das Tropas da 5º Região
Confraternização da 5º Região no Pico do Jaraguá
Treinamento para Oficiais em Itaipava
II Campori Unisul em Florianópolis – SC
Devocional: Momentos de Reflexão
Comando em Ação
Humor
Recreação
A História dos 48 Heróis do 5º Regimento

Veja o Jornal Completo












quarta-feira, 28 de julho de 2021

Manuais para Desbravadores

 

Manuais para Desbravadores



Visando dar aos Líderes subsídios para aprenderem e futuramente ensinarem os Desbravadores as Instituições Adventistas, como o Departamento de Jovens, Desbravadores e Aventureiros de todo o mundo se preocupam há muito tempo a dar o melhor. A organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma das maiores e mais bem organizadas Instituições do Mundo. Nossos Pioneiros no passado que muito labutaram na causa pensaram em nos deixar Manuais e Livros mesmo com as grandes dificuldades. Além dos Pioneiros, pessoas anônimas contribuíram com materiais que hoje ajudam os Clubes de Desbravadores a se desenvolverem cada vez mais.

Tudo começou há mais de 100 anos atrás, quando Tiago White, no ano de 1852, escreveu e lançou a primeira publicação voltada aos Jovens Adventista, “Youth’s Instructor”, ou Instrutor da Juventude. A partir desse pequeno livro, hoje temos vários materiais para esse Departamento que a cada dia cresce volumosamente. Hoje o Departamento de Jovens, Desbravadores e Aventureiros, possui um grandioso exército para Cristo e a cada dia leva a Mensagem do Avento a muitos que não conhecem.

Em Julho de 1989 foi publicado “Our Little Friends” para as crianças adventistas e seu primeiro editor foi W.N. Glenn.

Em 19 de Dezembro de 1892, em Melbourne, Austrália, foi lido o 1º Testemunho como um apelo para a obra definida para os Jovens e que foi escrita por Ellen Gould White. Esse boletim foi lido na Assembléia da Associação Geral de 29 de janeiro de 1893 e em parte dizia: “Temos hoje um exército de Jovens que podem fazer muito se forem devidamente orientados e encorajados...”.

Em 1909 é publicado o livro “Morning Watch” (Devoção Matinal), em Inglês, Alemão e em Português. Em 1913 é lançado em Espanhol. Em 1914 começa a publicação na Dinamarca, Noruega, Suécia, Austrália e China. Em 1915 na Korea. Hoje nos nossos dias é chamada de Meditação Diária. Vale dizer que em 1975 a Casa Publicadora Brasileira lançou um devocional inteiramente voltado aos Juvenis a Inspiração Juvenil e que hoje chama Devocional Teen.

A partir daí muitos Manuais e Livros voltados aos Juvenil e Jovens Adventistas começam a ser publicados no mundo todo. Ao longo dos anos muitos foram revisados, porém a capa dos Manuais continuaram o mesmo.

Ao longo do período MV – Missionários Voluntários houve um grande volume de publicações que ajudaram naquele período e que hoje contribuem para divulgar a História dos Desbravadores e capacitam líderes ao redor do Mundo.

Em 1940 é lançado no Brasil pela Casa Publicadora Brasileira o 1º Manual das Classes Progressivas.

Em 1947 o Departamento MV de Jovens no Brasil lança um Manual para os Acampamentos Culturais e que hoje chamamos de Acampamentos de Verão.

Em 1955 é lançado o livro Musical MV – “Melodias de Victória” e o Livro “A Voz da Mocidade”.

Em 1957 é lançado o material “Partilhando a Fé dos nossos Pais” em comemoração as “Bodas de Ouro” do Departamento Jovem. No mesmo ano o Pastor Jairo Tavares Araujo lança o Manual “Como Organizar um Clube de Desbravadores MV”. 

A partir desse material, o primeiro voltado ao segmento para o Clube de Desbravadores, muitos outros começam a serem lançados e é o que você poderá verificar.

Em 1958 é lançado o Manual das Diretrizes MV voltado em como realizar os Programas MV.

Em 1959 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual de Normas de Eficiência dos Juvenis, tradução por Odair Linhares.

Em 1960 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual “Os MV Organizados e Ativos”

Em 1960 é lançado pela Casa Publicadora Brasileira o Manual das Classes Progressivas MV. Neste Manual continha: Quem são os Missionários Voluntários, As Classes Progressivas, Atividades e organização, Material MV, Uniforme MV, Ideais MV, Classes Progressivas Preliminares, Cerimônia de Investidura, A Bandeira e Especialidades MV. 

Em 1961 é lançado pela CPB o Manual de Recreações MV.

Em 1964 é lançado no Brasil o 1º Manual para Desbravadores que foi escrito por L. A. Skinner e traduzido pela Casa Publicadora Brasileira por Carlos Alberto Trezza.

Em 1970 é lançado pela CPB um novo Manual de Desbravadores MV.

Um período mágico para os Desbravadores foi nas décadas de 1970 a 1980, quando o Pastor José Silvestre, começou a escrever maravilhosos manuais, enquanto era o Departamental da Associação Paulista. Graças a ele foram escritos:

·         Manual de Capitães de Unidade
·         Manual de Conselheiros
·         Arte de Acampar
·         Amigos da Natureza
·         Como Formar um Clube de Desbravadores
·         Liderança Fundamental
·         Pesquisadores de Campos e Bosques
·         Cartilha dos Desbravadores
·         Liderança de Reunião
·         Roteiro da Secretaria do Clube

Ao longo dos anos os Manuais MV foram tendo diversas revisões e novos materiais foram surgindo para todo tipo de público, ou seja, desde Desbravadores, Capitães, Conselheiros, Regionais, Diretores, Pastores e para todo tipo de liderança. Houve até épocas em que manuais já vinham respondidos como foi o caso do Manual de Especialidades, porém os Desbravadores e as direções não gostaram e que abolido.

Graças a todos Pioneiros e Amantes dos Desbravadores, hoje temos inúmeros materiais para os Clubes de Desbravadores, terem uma bússola e parâmetros a seguir. Veja a seguir a cronologia dos materiais.