Translate

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Pastor Renato Emir Oberg

 

Pastor Renato Emir Oberg



Renato Emir Oberg, pastor, professor, tradutor e historiador, nasceu em 25 de março de 1914, na cidade de Curitiba, estado do Paraná, Brasil. Seus pais eram Leonardo Oberg e Bertha Oberg, e ele tinha quatro irmãos: Ruth Oberg Guimarães, Arthur Oberg, Odete Oberg e Leoni Oberg de Souza Ávila. A mãe de Renato aprendeu sobre a fé adventista por meio de seus irmãos, que haviam estudado na Escola Internacional de Curitiba, que seguia a filosofia de ensino adventista. No entanto, ela só foi batizada mais tarde, quando participou de uma reunião evangelística realizada pelo pastor José Amador dos Reis, em Porto Alegre / RS. Sob a influência de sua mãe, Renato e seus irmãos também foram batizados na fé adventista. Seu batismo foi oficializado pelo Pastor Germano Streithorst em 1930, quando ele tinha cerca de dezesseis anos. 

Oberg cursou o ensino fundamental na Escola Complementar de Porto Alegre, formando-se posteriormente em Ponta Grossa, no estado do Paraná. Iniciou o ensino médio no Ginásio Regente Feijó, também em Ponta Grossa. De 1928 a 1931 cursou o Ginásio Paranaense (atual Colégio Estadual do Paraná), em Curitiba.  Ainda estudante, Oberg trabalhou na Secretaria de Estado da Agricultura e Obras Públicas e desejava ser engenheiro. O diretor do departamento em que trabalhava prometeu que o ajudaria no que fosse necessário. No entanto, após um grave conflito interno, mudou seus planos e matriculou-se no Brazil College (hoje UNASP-SP), onde em 30 de setembro de 1933 se formou em teologia. 

Após a formatura, Oberg foi o único de sua classe que não recebeu um chamado para ingressar na obra adventista, então decidiu trabalhar como colportor. Em fevereiro de 1934 foi convidado para ser oficial auxiliar da Missão Paraná-Santa Catharina, onde serviu até fevereiro de 1936. Em seguida, trabalhou como Instrutor de Bíblia sob a supervisão do Pastor Siegfried Hoffmann na cidade de São Paulo. Depois de alguns meses, Oberg realizou sua primeira série de encontros no bairro de Belém, cidade de São Paulo. 

Em janeiro de 1937, Oberg aceitou um chamado para servir no Brazil College, onde lecionou História e Matemática até dezembro de 1938.  Em seguida, serviu na Associação Paulista como diretor dos departamentos de Educação e Juventude até março de 1942. Voltou a lecionar no Brazil College de março a dezembro de 1942, e matriculado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP).

De 1943 a 1948, Oberg foi diretor dos departamentos de Educação e Juventude da South Brazil Union Conference (União Sul Brasileira), com sede em São Paulo, e também ministrou aulas no Brazil College. Em 9 de março de 1944, Oberg casou-se com Irene Erna. O casamento foi oficializado pelo Pastor Rodolpho Belz na cidade de Curitiba, Paraná. Dessa união nasceram quatro filhos: Renato Artur Oberg, Renir Clélia Oberg Ramirez, Reneri Solange Oberg de Arruda Câmara e Renair Denise. Em 6 de janeiro de 1945, foi ordenado ao ministério pastoral na capela do Colégio Brasil. Em abril de 1946, concluiu o Bacharelado em Geografia e História pela Universidade de São Paulo. 

Em 1948, Oberg aceitou o chamado para ser diretor da Academia Taquara (hoje Academia Adventista Cruzeiro do Sul), onde também ensinou Desenho e Francês. Em 1949 foi convidado para ser presidente da Associação do Rio Grande do Sul, onde serviu até 1952. Depois disso, recebeu o chamado da Associação Rio-Minas para pastorear a Igreja Central do Rio de Janeiro. 

 

Em 1954, Oberg foi convidado pelo Brazil College para ensinar no departamento de Teologia, onde ensinou Arqueologia Bíblica, História da Civilização, História da Igreja Adventista do Sétimo Dia, História das Missões e Educação Cristã. Serviu lá até 1959, quando aceitou o chamado para pastorear a Igreja Central de Curitiba, no estado do Paraná. No ano seguinte, foi diretor da Academia Adventista do Paraná (hoje Colégio Adventista do Paraná), onde também lecionou História Sagrada. 

Em 1962, Renato Oberg foi chamado para chefiar os departamentos de Educação, Temperança e Juventude da União Missão Brasil Leste, hoje União Sindical Sudeste do Brasil (USEB). Em 1963 atuou provisoriamente como diretor da Academia do Nordeste do Brasil (ENA), que sofreu intensos prejuízos com uma enchente. Ao retornar à União do Brasil Oriental, ele recebeu uma bolsa da igreja para estudar um programa de Mestrado em Artes na Universidade Andrews, graduando-se em 1966.

Retornando ao Brasil, Oberg continuou como líder do departamento educacional da União do Brasil Leste até 1975. Durante este período, ele organizou muitos congressos em nível de associações e sindicatos. Uma delas foi realizada de 7 a 11 de janeiro de 1969, em Recife, Pernambuco, com foco na Evolução e na Bíblia. Foi apresentado no Congresso o projeto Bíblia Manuscrita, realizado pela Associação Sindical da Sociedade Juvenil do Brasil Leste. 

Oberg doutorou-se em História com a tese João Huss, Um Injustiçado? (John Huss, uma vítima de injustiça?] Pela Universidade de São Paulo em 1973. Em janeiro de 1976, foi chamado pela Divisão Sul-Americana de traduzir e adaptar livros de educação religiosa para a 5 ª a 12 ª séries, para ser usado em Escolas adventistas. Ele se aposentou em janeiro de 1980, mas continuou a dar palestras e pregar. Renato Oberg falava cinco idiomas: português, inglês, francês, alemão, latim e era competente em hebraico. Renato morreu em 5 de dezembro de 2013, com a idade de 99, na cidade de Bragança Paulista, São Paulo. 

Renato Emir Oberg serviu a Igreja Adventista do Sétimo Dia por 46 anos como pastor, professor, escritor, tradutor e historiador. Ele passou grande parte de sua vida trabalhando no campo educacional e publicando escritos teológicos. É autor do livro A Nossa Bíblia e os Manuscritos do Mar Morto


Página Inicial







Nenhum comentário:

Postar um comentário