Pastor José Mascarenhas Viana
José Mascarenhas Viana foi pastor,
evangelista e professor no Brasil.
José
Mascarenhas Viana nasceu em 22 de abril de 1939, na cidade de Recife,
Pernambuco, Brasil. Filho de José Mário de Aquino Viana e Maria dos Prazeres
Gomes Viana, tinha cinco irmãos: Alfredo, Ivete, Ivonete, João e
Inês. Nascido em uma família católica, ele encontrou a mensagem adventista
ainda na infância, quando sua mãe e seu irmão mais velho Alfredo foram
batizados na fé adventista por meio do programa de rádio Voz da
Profecia. A partir daí, Alfredo e seus irmãos passaram a dar aula de
Escola Sabatina em sua casa com os vizinhos, aproveitando o fato de o pai, que
não os deixava ir à igreja, estar trabalhando. José foi batizado em 13 de
dezembro de 1952, na Igreja Adventista Central do Recife, pelo pastor José
Baracat.
Viana iniciou seus estudos em uma escola pública estadual de Recife. Para completar o ensino fundamental, em 1956 matriculou-se na Academia Nordeste do Brasil (ENA), em Pernambuco, onde, em 1958, concluiu o curso técnico médio em Ciências Contábeis. No ano seguinte, ingressou no curso de Teologia da ENA, mas em 1961 transferiu-se para o Brazil College (hoje UNASP-SP) na cidade de São Paulo, onde se formou em Teologia em 1962.
Enquanto estudava, conheceu Vasti Alves de Souza, com quem se casou logo após a formatura, em 13 de fevereiro de 1963. A cerimônia foi realizada na igreja do campus pelo Pastor Jairo Tavares de Araújo. Do casamento nasceram dois filhos: Ricardo e Joyce. Sua esposa o apoiou muito em seu ministério, trabalhando no departamento de música de várias igrejas, regendo coros de crianças e adultos e liderando Escolas Sabatinas infantis. Em 1994, foi nomeada a primeira diretora do Departamento de Mulheres da Divisão Sul-Americana.
Viana iniciou sua pastoral em 1963 na Missão Nordeste do Brasil, onde realizou duas conferências públicas nas cidades de Mossoró e Areia Branca, no estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, 60 pessoas foram batizadas. Posteriormente, realizou série evangelística 'na cidade de Natal, e posteriormente aceitou o chamado para pastorear a Igreja Adventista da Água Fria em Recife, Pernambuco.
Em 1965, mudou-se para os Estados Unidos a fim de fazer mestrado em Teologia na Andrews University, formando-se no ano seguinte com sua tese sobre Ensino Indutivo da Bíblia. Após seu retorno ao Brasil em 1968, foi enviado à Conferência Rio-Minas, onde pastoreou a igreja de Madureira, na cidade do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, ele se tornou diretor dos departamentos de Relações Públicas, Temperança e Juventude na mesma conferência, e em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado ao ministério pastoral. Posteriormente, em 1970 foi nomeado Secretário Ministerial e Diretor do Departamento de Evangelismo da União da União do Leste do Brasil.
Como líder evangelista do Campo, em maio de 1970 realizou uma série evangelística pública em um auditório de tenda no bairro de Guadalupe na cidade do Rio de Janeiro, atingindo cerca de 400 alunos interessados. Em seguida, ele realizou duas séries simultâneas em Salvador, Bahia, usando tanto o salão da Igreja Central quanto o auditório da tenda, que resultou na conversão de 300 pessoas à fé adventista.
Em 1971, Viana foi nomeado chefe dos departamentos de Temperança e Juventude da Divisão Sul-Americana com sede no Uruguai.
Durante seu mandato, ele promoveu o primeiro concurso bíblico sul-americano em 1973.
Além disso, ele realizou uma conferência evangelística em Belém do Pará, levando mais de 100 pessoas ao batismo.
Em 1974, ministrou cursos para jovens da região norte do Brasil e, em 1975, dirigiu uma conferência em Belém ao lado do pastor John Hancock, líder juvenil da Associação Geral.
Em
1977, com o objetivo de obter o título de doutor, Viana ingressou no Colégio
Nossa Senhora da Assunção com um projeto na área de Teologia da Libertação e
Comunidades Eclesiais de Base. No entanto, ele não concluiu o programa.
Viana foi convidado a se juntar à obra adventista novamente em 1987, quando aceitou um chamado para lecionar na Academia Adventista da Bahia (FADBA). Lá, lecionou Teologia Histórica e Ética e Filosofia Cristã até 1991.
Nesse período, foi palestrante do primeiro Congresso da Juventude do Paraná, em 1989.
Em 1992, foi nomeado pastor do distrito de Salvador na Associação da Bahia.
Posteriormente, foi secretário ministerial associado da Divisão Sul-Americana de 1994 a 1999.
Nesse período, estabeleceu um projeto com o objetivo de alcançar pastores evangélicos. O primeiro Seminário para Pastores Evangélicos do Distrito Federal aconteceu em junho de 1995, no auditório da Sociedade Bíblica do Brasil, em Brasília. Naquela ocasião, além das palestras, os pastores receberam literatura adventista e uma subscrição para a publicação O Ministério (Ministry Magazine).
Em novembro do mesmo ano, o Pastor Viana participou do quarto Congresso do Vale do São Francisco, em Petrolina, no estado de Pernambuco, alcançando um público de mais de duas mil pessoas.
Em 1998, ele participou do primeiro Campori de Liderança de Desbravadores da Divisão Sul-Americana, que foi realizado no Chile.
No ano seguinte, ele liderou uma série evangelística de 30 dias na Igreja Adventista Central em Manaus, estado do Amazonas, resultando em mais de 200 batismos.
Em 2000, ele aceitou o chamado para servir como evangelista da União Centro-Brasileira. Em junho, ele deu palestras vinte e sete para um projeto de conferências chamado Esperança Para Viver [Esperança de Vida]. Como resultado, 170 batismos foram realizados na Igreja Central de São Paulo.
No ano seguinte, Viana realizou mais um Esperança Para Viver seminário na Igreja das Mangueiras, na cidade de Tatuí, atingindo um público de mais de 800 pessoas todos os dias durante um mês.
Em 2004, foi nomeado pastor do distrito de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
Posteriormente, em 2006, foi eleito secretário ministerial da Conferencia de São Paulo. Porém, não muito depois disso, Viana foi vítima de um infarto e faleceu no dia 3 de junho de 2007, em Recife, aos 68 anos. Foi sepultado em São Paulo no dia 5 de junho.
O pastor José Viana serviu à Igreja Adventista no Brasil por mais de 40 anos e é lembrado como um grande evangelista que alcançou milhares de pessoas com seus sermões. Ele também deixou uma influência positiva em muitos jovens como professor de Teologia e como palestrante para a juventude em todo o território da Divisão Sul-Americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário