Translate

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Pastor Joel Sarli

 

Pastor Joel Sarli




Joel Sarli nasceu em Jaú, no interior de São Paulo, em 25 de Novembro de 1936. Parte de sua infância viveu em uma região rural. Seus pais Hermínio Sarli e Eulália Minguili Sarli eram descendentes de imigrantes Italianos e em 1929 alcançou seu pai que era mestre na área de marcenaria. Depois que conheceu a verdade Adventista seu pai passou a ser colportor evangelista.

De Jaú mudaram para o Município de Pederneiras – SP. De la mudaram para São Paulo perto do Colégio Adventista Brasileiro. Logo que chegaram ao Capão Redondo. Começou a trabalhar como aprendiz de sapateiro, na sapataria do irmão Otto Wörle, conhecido Adventista. Por três anos consertei sapatos de Professores, alunos e funcionários. Para iniciar meus estudos no Ginásio, no ano de 1952, passei a trabalhar na Fábrica da Superbom durante a madrugada, engarrafando suco de uva. Em 1953 comecei a colportar nas férias e havendo conseguido ganhar o estipendio para ser aluno regular, foi matriculado no ginásio Adventista Campineiro em Hortolândia – SP.

Em 1956, tendo terminado o Ginásio voltei para o CAB a fim de fazer o Curso Científico, após o que me matriculei na Faculdade de Teologia, em 1959, onde se formou em 1962.

Foi no ano de 1959 que recebeu uma grande incumbência. Ser o primeiro Diretor do Clube de Desbravadores Pioneiros, do Capão Redondo.

Seguindo um pequeno livreto MV – Missionários Voluntários, que alguém trouxe dos Estados Unidos, o mesmo serviu para que Joel Sarli orientasse as atividades que os adolescentes e crianças já realizavam nos fundos do colégio, sem ao mesmo conhecer os Desbravadores. Naquela época não tinham um livro ATA, não usavam uniforme e tão pouco qualquer identificação visual. Pouco tempo depois a Igreja Adventista do Sétimo Dia do Capão Redondo, fez uma votação para escolherem um nome mais apropriado ao então Grupo de Juvenis que se reuniam aos fundos do Colégio todos os Sábados e Domingos. Esse nome entraria para a História dos Desbravadores do Brasil e que nunca mais mudaria: “Clube de Desbravadores Pioneiros”, sendo seu primeiro diretor o Jovem Joel Sarli. Foi um período difícil. Pois era o único clube da região, muitos membros moravam longe da Sede e nesta época o transporte era precário. Os coletivos só iam até a Praça Nossa Senhora do Carmo (conhecida como “Bomba”, pois era a única bomba de gasolina da região). Muitos pais e membros da igreja eram contra o movimento e não deixavam seus filhos participarem. Além do mais nesta época no CAB – Colégio Adventista Brasileiro funcionava o famoso Curso de Socorrista Padioleiro, que ensinavam técnicas de enfermagem.

 


Em Janeiro de 1963 ingressei na obra e fui chamado para trabalhar na Voz da Profecia, Ali quatro jovens obreiros se uniram para uma aventura pioneira: a formação do “Quarteto Arautos do Rei”. Na ocasião o Pastor Roberto Rabello era o orador e Diretor da Voz da profecia. O Quarteto ficou composto dos seguintes nomes: Henry Feyerabend, primeiro tenor; Luiz Mota, segundo tenor; Samuel Campos, baixo e Joel Sarli o barítono.

O Pastor Joel Sarli por quatros anos permaneceu neste Ministério pioneiro e depois aceitou um chamado para ser Pastor em Curitiba, na Associação Paranaense, na Igreja Central de Curitiba, tendo em seguida sido nomeado Departamental de Comunicação e Jovens da Associação Paranaense.

Certo dia recebeu um chamado para ser Pastor em Goa na Índia, mas Deus tinha outros planos. Tendo permanecido no Brasil, recebeu um chamado para trabalhar na União Sul Brasileira, cuja Sede era em Moema, São Paulo, para ser Evangelista. Dois anos depois recebeu um chamado para trabalhar na Divisão Sul Americana, como Secretário Associado para a Área Ministerial.

Em 1972 foi trabalhar como Professor de Teologia Aplicada no IAE. Em 1973 o Seminário o enviou para estudar na Andrews University, nos Estados Unidos e lá recebeu o Mestrado em Divindade e Doutorado em Teologia Aplicada, voltando depois ao IAE para preparar novos Pastores para a obra. Em 1980 assumiu a Direção da Faculdade de Teologia. Em 1984 mudou-se para Toronto no Canadá e permaneceu por quatro anos pastoreando a Igreja Lusa Brasileira. Em seguida foi para os Estados Unidos onde pastoreou a Igreja de Queens em Nova Iorque e a Igreja de Fala Portuguesa em Washington – DC.

Em Dezembro de 1993 recebeu o último chamado para trabalhar na Conferência Geral e la permaneceu por 12 anos como Secretário Associado da Associação Ministerial.

Em julho de 2005, depois de 43 anos de serviços prestados a Igreja Adventista do Sétimo Dia, se Jubilou.

 


Página Inicial




Nenhum comentário:

Postar um comentário