Translate

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Pastor Altino Venâncio Martins

 

Pastor Altino Venâncio Martins




Altino Venâncio Martins, pastor, professor e administrador, nasceu em 29 de maio de 1917, na cidade de Serra Azul, próximo a Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Seus pais foram Virgílio Venâncio Martins e Antonina do Nascimento, ambos descendentes de portugueses. Altino e seus treze irmãos foram criados em uma rica família católica de cafeicultores, na fazenda Santo Antônio, Serra Azul. Na escola local, Altino concluiu o ensino fundamental em 1929. No mesmo ano, uma profunda crise mundial afetou a indústria cafeeira brasileira, em decorrência da quebra da bolsa de Nova York nos Estados Unidos. A família Martins empobreceu e teve que abandonar a fazenda de café, mudando-se para a cidade de Ribeirão Preto.

Em meio a essa crise, o irmão de Altino, Cássio, encontrou refúgio na religião, tornando-se adventista do sétimo dia. Cássio sofreu severas perseguições de sua família, incluindo Altino, que era especialmente sarcástico. Em Ribeirão Preto, Altino ingressou no ensino médio no Colégio Progresso, formando-se em 1936. Desejando o ensino superior, em 1937 Altino fez um curso profissionalizante de um ano na Escola Normal de Ribeirão Preto. Seu objetivo final era obter o diploma de bacharel em Medicina. 

Entretanto, observando o testemunho do irmão, Altino Martins começou a pensar que ser cristão talvez pudesse ser uma boa maneira de viver, e que talvez quando envelhecesse se pudesse tornar-se. Numa sexta-feira à noite, Altino se juntou ao culto do sábado ao pôr-do-sol de seu irmão, onde Cássio orou fervorosamente pela conversão do irmão. A partir daquele momento, a vida de Altino mudou. No final de 1937, aos 19 anos, ele foi batizado na fé adventista. 

Altino ansiava por estudar teologia a fim de se preparar para ser pastor. Em 1938 ingressou no Seminário do Brazil College (hoje UNASP-SP), na cidade de São Paulo. Além de teologia, completou dois cursos profissionalizantes em administração e enfermagem, formando-se em 1940.  Ainda na faculdade conheceu Lívia Sampaio, com quem se casou em 18 de dezembro de 1940, na igreja do campus. Da união nasceram Marízia Lívia e Virgílio Ricardo Sampaio Martins.

Martins entrou no ministério pastoral em janeiro de 1941 como um missionário licenciado na Associação de São Paulo. Lá, ele auxiliou o pastor Vandir Arouca como instrutor bíblico na Igreja Central de São Paulo. Eles frequentaram as igrejas dos bairros de Belém, Vila Matilde, Lapa e Pinheiros, e evangelizaram os bairros Ipiranga e Vila Prudente. 

De 1943 a 1944 Martins pastoreou o distrito de Santos, estado de São Paulo, onde atuou até assumir a chefia das secretarias de Juventude e Educação da Conferência de São Paulo em 1944. Deixou o cargo em 1946, quando aceitou o chamado para pastor do distrito de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, onde fundou as igrejas de Votuporanga, Populina e Fernandópolis. 

Altino foi ordenado ao ministério em 24 de janeiro de 1948. De 1950 a 1951 pastoreou o distrito de Campinas, que cobria uma vasta área, até Jundiaí. Lá Altino e um grupo de instrutores bíblicos fizeram trabalho evangelístico de porta em porta, oferecendo estudos bíblicos. Em 1952, Altino mais uma vez foi chamado para liderar os Departamentos de Educação e Juventude da Associação de São Paulo, contribuindo para a construção de novas escolas adventistas naquele estado.

Em 1954 Altino aceitou o chamado para ser pastor evangelista em Sorocaba / SP, sendo pioneiro no trabalho na região e organizando igrejas até 1955. No ano seguinte atuou como pastor no bairro Santo André, desempenhando atividades evangelísticas no município de Santo André. Cidades de São Caetano e São Bernardo do Campo. No final daquele ano, a Divisão Sul-Americana votou para enviá-lo aos Estados Unidos para estudar inglês em uma das faculdades adventistas. 

Nos Estados Unidos, Martins casou-se com sua segunda esposa, Melita Ruth Otto (1927-1993), em 20 de dezembro de 1956, em Los Angeles. Dessa união nasceram Altino Roberto Otto Martins, Edgar Enes Otto Martins (1959-), Oscar Moreci (1962-) e Edvyrges.

Depois de uma estadia de seis meses financiada pela igreja, Altino decidiu ficar mais um pouco nos Estados Unidos. Começou a trabalhar em uma fábrica de relógios, ao lado de sua esposa, e quase abandonou o ministério.

Altino, Melita e seu primeiro filho Altino Roberto voltaram ao Brasil em 1957. Logo depois, ele aceitou o chamado para lecionar no departamento de Teologia do Peruvian Union College. Lá lecionou até 1962, quando foi chamado para pastorear a Igreja Central de Miraflores em Lima, Peru, onde permaneceu de 1963 ao início de 1965. Em 1965 recebeu o chamado para retornar ao Brasil, para ser secretário ministerial para o Oriente. União do Brasil. Lá liderou a equipe de evangelistas do bairro de Botafogo. 

Altino serviu como presidente da União Missão Nordeste do Brasil de 1967 a 1970. Em 1971 ele e sua família mudaram-se para Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, onde foi pastor distrital por sete anos. Lá muitas igrejas foram organizadas por meio de seu trabalho evangelístico, como Vianópolis, Vila Jaci, Santo Onofre, Vila Augusta, entre outras.

Altino se aposentou em 3 de setembro de 1977. Porém, a pedido da Divisão Sul-Americana, continuou trabalhando na Conferência do Rio Grande do Sul como diretor do Departamento de Deveres Cívicos, onde exerceu até 1981. Após deixar o cargo, mudou-se para o distrito de Viamão, em Porto Alegre, onde trabalhou como professor em Escola Adventista até o ano de 1984. Em seguida, Altino mudou-se para a cidade de Artur Nogueira, servindo como ancião da Igreja Central por cinco anos, quando teve que se afastar desse dever devido a problemas de saúde. 

Altino Martins faleceu em 24 de dezembro de 1997, aos 80 anos. Seu funeral foi conduzido pelo Pastor Otávio Costa.  Altino prestou uma grande contribuição para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, trabalhando por 44 anos como Pastor Distrital, Diretor de Departamento, Professor, Secretário Ministerial e Presidente de uma missão sindical.


Página Inicial



Nenhum comentário:

Postar um comentário