Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Joanil Antonio Silva

 

Joanil Antonio Silva


Joanil Antonio Silva, nasceu na Cidade de Andradina - SP, no dia 01 de Março de 1953. Nesta Cidade aos 12 anos entrou para o Clube de Desbravadores. Foi investido em Líder pela Instrutora Amélia Torres, quando na época era necessário um acompanhamento das Classes Progressivas até sua conclusão. Teve a oportunidade de na época fazer as Classes Progressivas, de Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras, passando depois por Amigo, Companheiro, Pesquisadores, Guia até chegar na de Líder. Foi um Líder que passou por diversos Clubes de Desbravadores devido as mudanças de residências devido ao Trabalho no Banco do Bradesco, tornando-se Diretor e muitas vezes Associado. Em 1969 mudou-se de Andradina – SP e veio morar em Hortolândia, perto do IASP – Instituto Adventista de São Paulo, que na época chamava Ginásio Adventista Campineiro. Em seguida ajudou no Clube de Desbravadores Raposo Tavares, na Cidade de Osasco - SP. Por um tempo foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou no Banco do Bradesco, como Chefe de um Departamento no Bairro de Cidade de Deus, um bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Dessa agência foi transferido para o Bairro da Tijuca e lá trabalhou com muitos Clubes de Desbravadores. 

Teve o privilégio de conhecer dois Diretores, que hoje já são falecidos, que era o Sr. Elísio Maia, que era da Pavuna, fundador do Clube daquela localidade. O outro era o Irmão Cipriano, que dedicou a sua vida para os Desbravadores da Baixada Fluminense. Com esses dois líderes ele aprendeu muito a trabalhar com os Desbravadores e através deles ver as dificuldades da época. 

Uma das coisas que sempre admirou e gostou foi de Rádio Amadorismo. Quando estava em Niterói no Rio de Janeiro fez um Curso de um ano e três meses e concluiu. O sonho dele era trabalhar num Navio Mercante e ser o responsável pelas transmissões de Rádio Amador. Em virtude de não poder entrar na Marinha retornou a Hortolândia. 

Foi nessa época que Deus tinha um plano maior em sua vida. Era 1980. Nesta ocasião a Associação Paulista Oeste – APO, ficava em Campinas – SP. Foi quando o Pastor Otávio Costa junto com Sérgio Rígoli, informaram que necessitavam de uma pessoa que fizesse materiais para Desbravadores. Nesta época apenas uma pessoa fazia algumas coisas. Porém na napa e que ao passar o ferro, enrugava tudo e muitos diretores reclamavam ao departamento da APO. Ele sempre foi uma pessoa valente nesse sentido de receber desafios. E não pensou duas vezes. Aceitou o convite e em virtude de já saber os problemas, começou a confeccionar os materiais, muitas vezes terceirizando os trabalhos com empresas que já sabia trabalhar com o que ele queria. Aquele material que era derretido ao passar e que era feito com serigrafia, logo começou a ser feito direto no tecido e não mais em napa, acabando assim o problema.



De lá pra cá começou a fabricar materiais sempre com sua identificação, um selo carimbado. 

No I Campori de Desbravadores da Divisão Sul Americana, em 83/84, os Clubes Brasileiros receberam a nota 10 no quesito de Uniforme. Enquanto os irmãos Hispanos não obtiveram grande êxito. Logo ele foi procurado pelo Pastor Claudio Martin, Departamental daquela União e em seguida começou a produzir para toda a União Austral que na época compreendia Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. De Fusca ele entregava todos os materiais nas Associações da União Austral e muitas vezes de trem percorrendo longos caminhos.



Ele teve o prazer de um dia ir na Argentina e num dos Clubes de Conquistadores chamado CCC Conquistadores Cachorro e Centinelas e de lá trazer as primeiras Apostilas de Aventureiros no Brasil e na Igreja Adventista de Hotolândia iniciaram o primeiro Clube de Aventureiros, que na ocasião nem nome tinha. Nesse período estava no Brasil o Pastor Jairo Flores, que gostou da idéia e falou que poderiam começar na União Central Brasileira e para esse projeto deram o nome de Aventureiros. A primeira fivela de aventureiros e que até hoje utilizam foi uma criação de Joanil. 

Outro material que ele trouxe da Associação Geral para o Brasil foi o Bóton de Batismo. Nos Estados Unidos e na Divisão Interamericana esse bóton já era usado. Na época foi muito bem aceito pela Divisão Sul Americana. Um outro passo importante para os Desbravadores foi na questão do lenço.  Como podia um lenço ter as cores azuis se no emblema era vermelho. Através do Pastor Erton Köhler ele pode apresentar ao Pastor Alfredo Garcia-Marenko que trabalhava no Departamento de Jovens da Associação Geral e que depois de alguns anos o Brasil passou a fazer os lenços.



Foram grandes trabalhos realizados por esse grande Líder Extraordinário, que deixou suas marcas no legado de Uniformes e Desbravadores do Brasil.






Pastor Wilson Sarli

 

Pastor Wilson Sarli



Wilson Sarli nasceu em 10 de Julho de 1929, na Cidade de Jaú – SP. Seus pais eram: Hermínio Sarli e Eulália Minguili Sarli, que tiveram seis filhos: Tércio, Esther, Joel, Paulo e Eunice o Pastor Wilson Sarli o mais velho dos filhos.



 


De Jaú - SP mudaram para Perdeneira – SP, onde por vários anos moraram num Sítio e onde foi batizado, num riacho que passava nos fundos da sua casa pelo Pastor Germano Ritter, que na ocasião era o Presidente da Associação Paulista.

Em 1945 foi estudar no antigo Colégio Adventista Brasileiro, onde como trabalhou como industriário e estudou. Foi neste colégio que conheceu Eny Garcia da Silva, onde namoraram, noivaram e casaram no dia 26 de Julho de 1955. Desse relacionamento tiveram três filhos: Enilson, Winie e Sonie.

Em 1955, terminou o Curso de Teologia e começou o seu Ministério em Fevereiro de 1956 em São Carlos – SP, ajudando num Série de Conferência. Em Dezembro de 1960 foi ordenado como Pastor. Trabalhou como Evangelista nas Cidades de São Carlos, Santo André e Fernandópolis. Como Pastor Distrital, em Campinas (Interino), em Bauru e Piracicaba. Foi Departamental de Jovens e Educação de Dezembro de 1960 a 1962,  na Associação Paulista, onde em 1961 estando como Departamental de Jovens organizou o 1º Clube de Desbravadores do Brasil, em Ribeirão Preto, que permanece até hoje, que é o famoso Clube de Desbravadores Pioneiros do Brasil.

Foi Presidente da Missão Brasil Central, da Associação Paranaense, da Associação Paulista, da Associação Catarinense e Associação Paulista Central.

Foi Gerente Geral da Casa Publicadora Brasileira por duas ocasiões e Conselheiro e Assessor Administrativo da CPB.

É escritor de vários artigos para Revista Adventista, Manuais e de livros como:

 

·       Andando por Onde Andou Jesus

·       Colportagem

·       O que é, Objetivos e Dicas

·       Anjos Exércitos Invisíveis

·       Meditação Matinal 2008 “Água da Fonte”

Algumas de suas grandes realizações junto com seus liderados e participações, que muito ajudaram os Desbravadores, são:

 

Clube de Desbravadores

 Em 1961, estando como Departamental de Jovens da Associação Paulista, organizamos o 1º Clube de Desbravadores do Brasil, em Ribeirão Preto – SP. 





Acampamento JA em Goiás

Enquanto trabalhava naquele campo, conseguiu por doação o terreno para o acampamento JÁ, onde construiu as primeiras dependências. Até hoje esse empreendimento serve nossos jovens naquele grande Campo.


Acampamento Itaipava

Foi adquirida a bela Fazenda que se transformou no conhecido Acampamento de Itaipava, no Vale do ribeira, que tem sido um lugar de bênçãos para os Jovens e Desbravadores da Igreja e para os membros em geral. O local é privilegiado pela beleza natural e abundância de fonte de águas cristalinas, belo riachos e mata tropical.


Desfile Histórico

No dia 26 de Abril de 2009, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, ocorreu um grandioso Desfile de Desbravadores para comemorar o Dia Mundial dos Desbravadores e os 50 anos do Clube dos Desbravadores no Brasil. Cerca de 5 mil desbravadores do Estado de São Paulo participaram desse dia Histórico. Neste dia o Pastor Wilson Sarli foi homenageado pela introdução dos Desbravadores no Estado de São Paulo e por organizar o 1º Clube de Desbravadores do Brasil.







 


Página Inicial




Pastor Wesley Storch Lourenço

 

Pastor Wesley Storch Lourenço



O Pastor Wesley Storch Lourenço formou-se em Teologia pelo ENA – Educandário Nordestino Adventista em 1986.

Iniciou seu Ministério Pastoral em Irecê na Bahia no ano de 1987 permanecendo até 1989. Em 1990, serviu o Distrito de Itamaraju, no Sul da Bahia. Já passou pelos Distritos de Jardim Glória da Associação Matogrossense e no Distrito de Artur Nogueira – SP da Associação Paulista Central. Foi também Evangelista da Associação Matogrossense.

De 1993 a 1995 foi eleito Departamental de Jovens e Desbravadores da Associação Espírito Santense. De 1998 a 2003 foi eleito para ser o Departamental de Jovens e Desbravadores da Associação Mineira Central.

É casado com Mara Lourenço, e possui uma filha.



Página Inicial






Pastor Wagton Alves

 

Pastor Wagton Alves





O Pastor Wagton Alves nasceu em 30 de Abril de 1987 na Cidade de Itabuna - BA, mas passou boa parte de sua criação na cidade de Carlos Chagas -  Minas Gerais.

Estudou na Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fonte. Depois de alguns anos foi para Bahia para cursar Teologia onde se formou pelo SALT / FADBA – Faculdade Adventista da Bahia e em 2013 recebeu chamado para integrar o quadro pastoral da Associação Mineira Leste.

Seu Ministério ganhou grande relevância com os jovens da nossa região e no início de 2018 recebeu chamado para ser o Departamental de Jovens, Desbravadores, Aventureiros, Música e Universitários da Associação Mineira Leste.

É casado com Roseane Faria



Página Inicial





Pastor Vitor Oliveira

 

Pastor Vitor Oliveira




O Pastor Vitor Oliveira é natural de Belém do Pará – PA.

Em 2011 concluiu o curso de Teologia no Seminário Teológico Adventista

Em 2012 começou o Ministério na Associação Amazonas Roraima – AAMAR como Pastor Distrital, atendendo dois municípios do interior do Amazonas: Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

De Janeiro a Agosto de 2014 serviu em Rorainópolis/RR. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2016 recebeu o chamado para servir a Associação Central Amazonas. Foi pastor na cidade de Coari/AM pastoreando o distrito de Coari II.

Recebeu um novo chamado para servir em Tefé/AM no Distrito Central de Tefé I de Janeiro a Julho de 2017.

A partir de julho de 2017 Pastoreou o Distrito de Raiz, em Manaus.

Em outubro de 2018 recebeu o chamado para assumir como Departamental do Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros e Música, da Associação Central Amazonas.

É casado com a pedagoga Alice da Costa Oliveira e pai da Laura Oliveira da Costa. 


Página Inicial





Pastor Valdomiro Reis

 

Pastor Valdomiro Reis



Nascido em Carazinho, Rio Grande do Sul, no dia 21/07/1936, como segundo filho do casal Rodolfo dos Reis e Izabel Gomes dos Reis.

Com pouca idade, juntamente com seu irmão mais velho foram acometidos de meningite, doença incurável na época, o que levou o médico a dar-lhes alta do hospital para morrerem em casa. Seus pais, sendo pessoas muito ligadas à Deus, não aceitaram o veredito do médico. Chegando em casa, se ajoelharam ao lado da cama e pediram a Deus que lhes curassem e se isso acontecesse, ambos seriam dedicados à Obra do Senhor. Deus aceitou a oferta feita e ambos foram curados. Quando já crescidos os pais lhes contaram o ocorrido e como foram dedicados para a pregação do evangelho, ambos aceitaram o desafio e a missão dada por Deus.

Vindos da Quarta Geração de Família Adventista do Sétimo Dia, não só os dois, mas os três filhos do casal, se tornaram pastores ordenados, dedicados ao cumprimento da missão e da fé Adventista, por influência e dedicação direta dos pais cristãos. Os 3 juntos somaram mais de um século de serviços prestados à Causa do Evangelho.

O Pastor Valdomiro começou os seus estudos no IACS e seguiu estudando até 1962 quando se formou em Teologia no IAE, hoje UNASP/SP.

Casou-se no dia 19/12/1961, com Erlinda  Marquart, filha do Pr. Paulo Marquart e Jacomina Borelli Marquart. Essa feliz união durou 55 anos. Juntos dedicaram suas vidas ao trabalho ministerial da Igreja Adventista, dos quais cerca de 23 anos no Norte do Brasil onde nasceram os 3 (três) filhos do casal.  Roney em Manaus/Amazonas, Robson em Itacoatiara/Amazonas e Cleyton em Rio Branco/Acre.

Enquanto foi do Norte do Brasil, assumiu o cargo de Departamental de Jovens onde realizou o III Campori da União Norte Brasileira, no ano de 1987.

Foram assim distribuídos os anos de seu trabalho: 23 anos no Norte; 7 anos no Nordeste; 4 anos no Sudeste; 1 ano no Sul; 1 ano em Moçambique/ África e 15 anos na Região Centro-Oeste. Foi um especialista em MORDOMIA deixando-nos o legado de livros impressos sobre o tema. Esteve sempre voltado para os desafios da Missão – “Ide a todo o mundo”, sempre foi o seu alvo.

 



Foi sempre um pai amoroso, querido e presente, sempre que o serviço permitisse. Suas responsabilidades exigiram que realizasse longas viagens pelo campo de trabalho.

Ele dizia que tinha 3 Famílias:

 

1 - Esposa, filhos, noras e netos

2 - Família com os pais, os irmãos de sangue, tios e primos

3 - E os Filhos da Fé, que conseguiu resgatar do mundo de pecados.

 

O Pastor Valdomiro hoje descansa no Senhor deixando TRÊS FILHOS, TRÊS NORAS E QUATRO NETOS. Foi ungido, a seu pedido, antes de seu falecimento acometido de câncer no pâncreas e descansou no Senhor no dia 22/03/2019 no município de Sales interior de São Paulo, aguardando a breve volta de Seu Grande Amigo, Jesus Cristo.

Seu hino predileto era o 417 do Hinário Adventista – MEU DEUS E EU.

 

III Campori da União Norte Brasileira

Amazonas – Acre - Rondônia – Roraima

Tema: Com Deus na Natureza

Local: Divisa de Belém do Pará – PA / Manaus – AM 

(Margem do Rio Negro)

Data: 17 a 26 de Julho de 1987

Departamental: Pastor Valdomiro Reis – UNB e

Pastor Jorge Souza Matias – DSA

Revista Adventista: OUT/1987

 


Página Inicial





Pastor Uilialdo Barreto

 

Pastor Uilialdo Barreto



O Pastor Uilialdo Barreto concluiu o curso de Teologia na Universidade Adventista del Plata (UAP), na Argentina, em 2013. O pastor Uilialdo atualmente cursa Mestrado em Gestão Eclesiástica pelo Instituto Adventista Paranaense (IAP).

Logo em seguida foi escolhido para liderar a Igreja em Sapucaia do Sul. Depois atuou no bairro Niterói, em Canoas e atualmente estava trabalhando na Igreja Adventista Central de Canoas - RS.

Em 05 de Dezembro de 2019 foi eleito Líder de Jovens, Universitários, Música e Comunicação da Associação Sul Riograndense

Ele é casado com Jaqueline Cristiane Cotin de Almeida e pai do Matheus e do Filipe.




Página Inicial





Pastor Udolcy Zukowski

 

Pastor Udolcy Zukowski




O Pastor Udolcy Zukowski, é natural da Cidade de Joaçaba, Santa Catarina. Filho de Udo Zukowski e Dolcy Zukowski. Nascido em lar Adventista, aos 14 anos enquanto estudava foi Desbravador e um dos fundadores do Clube de Desbravadores no novo IAP - Instituto Adventista Paranaense, inclusive foi Conselheiro de Unidade. Fez o Ensino Médio no IAP. 

Formou-se em Teologia pela 64º Turma, do ano de 1985 pelo UNASP. Enquanto estava na faculdade formou-se em Líder de Desbravadores. Fez Mestrado em Teologia pelo UNASP. 

Casado com a enfermeira Sônia Romy teve três filhos: Udson, Kelly Dolcy e Keith Ellen. 

Foi Pastor Distrital nas Cidades de Varginha e Juiz de Fora, em Minas Gerais. Enquanto Distrital ajudou a fundar o Clube de Bom Jardim de Minas. 





Já participou de mais de 150 camporis de Desbravadores. Dentre os mais importantes:


Campori Associação Mineira Central e Missão Mineira do Sul

800 Desbravadores participantes

Tema: Brilhando Por Jesus

Local: Parque de Exposições de Ubá – Minas Gerais

Data: 01 a 03 de Maio de 1992

Departamental: Pastor Josué Dantas e Pastor Udolcy Zukowski

 

VI Campori União Sul Brasileira

Tema: Jesus e Eu, que Amizade

Local: São José – SC

Data: 01 a 05 de Novembro de 1995

Departamental: Pr. Udolcy Zukowski

 

VII Campori União Sul Brasileira

Tema: Escolhido para Brilhar

Local: Esteio – RS

Data: 08 a 12 de Outubro de 1998

Departamental: Pr. Udolcy Zukowski

 

I Campori de Líderes da União Central Brasileira

Tema: Projeto karajás

400 Líderes da UCB

Local: Ilha do Bananal – Tocantins

Data: 21 a 30 de Julho de 2001

Departamental: Pastor Udolcy Zukowski

 

IV Campori da União Central Brasileira

Tema: Heróis de Hoje

Local: Engenheiro Coelho – SP – Unasp – Campus II

Data: 04 a 09 de Julho de 2002

Departamental Pastor Udolcy Zukowski e Pastor Paulo Bravo

Presença Especial: Pastor Henry Berg e da Esposa Mirian Berg

Criador do Hino dos Desbravadores

 

V Campori da União Sudeste Brasileira

Tema: Marcha da Vitória

Local: Cabo Frio – Rio de Janeiro

Data: 30 de Julho a 03 de Agosto de 2008

Departamental: Pastor Udolcy Zukowski

 

IV Campori da Divisão Sul Americana

Tema: Encontro Marcado na Eternidade

30 mil Desbravadores

Local: Barretos – SP

Data: 14 a 19 de Janeiro de 2014

Departamental: Pastor Udolcy Zukowski

 

V Campori da Divisão Sul Americana

Tema: A Melhor Aventura

100 mil Desbravadores

Local: Barretos – SP

Data: 08 a 13 de Janeiro de 2019 (Edição Alpha)

Data: 15 a 20 de Janeiro de 2019 (Edição Ômega)

Departamental: Pastor Udolcy Zukowski


Por 27 anos foi líder dos Departamentos do Ministério Jovem. Iniciando pela Associação Mineira Sul. Depois de 1994-1999, como Departamental de Jovens da União Sul Brasileira, em seguida, de 2000-2006, como Departamental de Jovens da União Central Brasileira, depois de 2007-2009, como Departamental de Jovens da União Este Brasileira; e finalizando entre 2010-2011 como Secretário Geral da União Central Brasileira. Em 11 de Novembro de 2012, durante a Comissão Plenária da Divisão Sul Americana, foi nomeado Líder exclusivo para a área de Desbravadores e Aventureiros para a América do Sul.

 



Página Inicial