Translate

sexta-feira, 29 de março de 2024

Momentos Inesquecíveis 2013 a 2014

 

Momentos Inesquecíveis

2013 a 2014

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2013

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia dos Desbravadores é aprovado

em Gravataí – RS

26 de Fevereiro de 2013


O Projeto de Lei proposto pelo vereador Marcio Souza, em sessão do dia 26 de Fevereiro de 2013, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, na Cidade de Gravataí – Rio Grande do Sul. O objetivo foi de homenagear e valorizar um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia que existe desde 1950, instituindo no calendário do Município de Gravataí, o Dia dos Desbravadores, a ser comemorado no último sábado do mês de abril de cada ano.

Com mais de 60 anos de existência o programa Desbravadores atende mais de dois milhões de jovens em mais de 170 países num total de 90 mil sedes. Os clubes reúnem e proporcionam a meninos e meninas de 10 a 15 anos de qualquer fé religiosa aprenderem a aperfeiçoar seus talentos, habilidades de escotismo e desenvolverem o respeito pela natureza, ao meio ambiente, noções de ética e de cidadania, afastando jovens do crime e das drogas.

Em Gravataí estão presentes 15 Clubes de Desbravadores que atendem mais de 1.300 adolescentes, que tem o intuito de oferecer aos jovens da cidade atividades esportivas e educativas vinculado ao ensino da doutrina cristã e dos valores humanitários da amizade, honestidade, respeito e amor ao próximo.

O vereador Marcio Souza fez uma comparação do Programa com o filme A Lista de Schindler, onde este, com dinheiro do seu bolso salvou mais de 1.200 trabalhadores judeus do Holocausto. “Pois mesmo com dificuldade financeira os coordenadores e diretores do Programa Desbravadores que realizam um trabalho voluntário, tiram do seu próprio bolso para manterem este programa de ampla relevância social provando o quanto um homem pode mudar o destino de pessoas, usando esse dom para o bem, sem se importar com as diferenças que os separam”, comentou o vereador.

A comparação emocionou os representantes que ali estavam: Vitor Hugo Borba, Diretor Clube dos Desbravadores Tigres do Leste, sua esposa Maria Inês Araujo da Silva, Diretora Social, Éverton Moura, Coordenador Região Gravataí e Alex Duarte, Coordenador Regional.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.


Dia dos Desbravadores é aprovado

no Distrito Federal

11 de Março de 2013



 A Câmara Legislativa do Distrito Federal votou e aprovou, no dia 11 de Março de 2013, através de uma Sessão Solene, o projeto de Lei que oficializa o Dia do Desbravadores no calendário Oficial.

O ano de 2013 começou especial para os cerca de 5 mil Desbravadores do Distrito Federal.  O bom trabalho que esses meninos e meninas tem realizado sob a orientação de líderes e diretores foi reconhecido pela Câmara Legislativa Distrital.  Por isso, no dia 11 de março foi votado o projeto de Lei que oficializa o Dia do Desbravador no calendário Oficial. A data passa a ser comemorada sempre no último sábado do mês de abril de cada ano.

Para homenagear e apresentar o projeto de lei à comunidade foi realizado no dia 18 de abril uma Sessão Solene. Nessa ocasião estiveram presentes os principais líderes dos Desbravadores da região Centro-Oeste, como também diretores de clubes, regionais e coordenadores.

Para o pastor e líder de Desbravadores da Associação Planalto Central, Flávio Siqueira, a criação de uma data como essa aumenta ainda mais a responsabilidade e a seriedade com que os projetos sociais são realizados. “O que muda daqui pra frente é a parceria. O Governo do Distrito Federal está percebendo que pode contar com os Desbravadores para ações sociais e comunitárias o que é justamente salvação e serviço”, afirma Siqueira.

O Deputado Wellington Silva, autor da proposta, parabenizou a todos pelo exemplo que transmitem à sociedade. “Nós ficamos muito felizes em poder homenagear hoje os desbravadores aqui na Câmara como forma de reconhecimento a importância que esse grupo tem em nossa sociedade. Queremos contar ainda mais com essa parceria e com os projetos que eles realizam em pró da nossa comunidade”, explica Silva.

Ao final da sessão Wellington recebeu um Certificado de Desbravador Honorário, do qual se mostrou muito agradecido. Também foram entregues 36 moções de louvor a Desbravadores que se destacaram em sua atividade. Leandro Campos acompanhou toda a cerimônia. Segundo o jovem a ocasião é motivo de orgulho e dedicação em dobro.

“Esse é a nossa chance de mostrar a população Brasiliense de que existe verdadeiramente um Deus e que ele pode mudar a vida das pessoas. Estamos aqui para mostrar que através dos clubes de Desbravadores esses jovens podem ser melhores cidadãos”, comenta Campos.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 I Pastori

Associação Sul Riograndense

Três Coroas - RS

01 e 02 de Abril de 2013

 


Nos dias 1 e 2 de Abril de 2013, todos os pastores adventistas da região leste do Rio Grande do Sul, puderam vivenciar as atividades de campo que os clube de desbravadores realizam costumeiramente. O I Pastori desta região teve por objetivo integrar ainda mais a liderança espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que são os pastores, com os desbravadores.

Dois convidados especiais participaram da programação para darem as instruções nesses dois dias, os pastores Udolcy Zukowski, Líder dos Desbravadores para os oito países da América do Sul, Elmar Borges, Líder dos Desbravadores para todo o Sul do Brasil. O pastor Ericson Danese, Líder dos Desbravadores da Associação Sul Riograndense, organizou e promoveu esse evento que aconteceu na cidade de Três Coroas, RS.

Dentre os assuntos apresentados para os pastores, a realização das Classes Bíblicas, que serão iniciadas no mês de abril, foi o tema principal, pois o objetivo é incentivar para que as classes bíblicas dos desbravadores, aventureiros e juvenis aconteçam em todas as igrejas e assim promover também o Batismo da Primavera em setembro.

“O Pastori deu apoio e a estrutura necessária para que os pastores se motivem a manter seus clubes e também fundar novos. Foi uma oportunidade para compreender o plano de Deus ao instituir o clube de desbravadores”, conta o pastor distrital de Canguçu, Eber Marski, que foi investido em Líder Máster Avançado de Desbravadores neste Pastori.

Além disso, os pastores desfrutaram de momentos de devoção com Deus e recreação entre os colegas de trabalho. O resultado foi positivo, os pastores saíram motivados desse encontro e apreciaram os momentos de atividades no campo. “O melhor de tudo, foi ver que ao final do evento os pastores estavam animados para o batismo da primavera e para formar novos clubes”, afirma o Pastor Ericson Danese

“Em minha opinião o Pastori serviu para reforçar os propósitos do clube de desbravadores para os que têm mais experiência, além de treinar e animar os novos no ministério pastoral nesta área da igreja. Esse evento serviu para reacender a chama da importância de se trabalhar com os juvenis, que são o futuro de nossa igreja”, destaca o evangelista da Igreja Adventista na região leste do RS, pastor Adilson Gonçalves.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

I Pastori do Estado de Tocantins

06 a 09 de Maio de 2013

 


Um compromisso com a nova geração, esse foi o chamado para os pastores adventistas durante o 1° Pastori no Estado do Tocantins. O evento aconteceu em meio à natureza, cercado de montanhas e cascatas, buscou conscientizar os participantes a respeito do potencial que o Clube de Desbravadores oferece para o futuro da Igreja.

Realizado entre os dias 6 a 9 de Maio de 2013, nas proximidades de Taquaruçu, o evento foi uma iniciativa do Pastor Eronildo Silva, Líder de Desbravadores da Igreja Adventista na região, com o objetivo de treinar os 27 pastores inscritos na área dos Desbravadores. Com aulas de primeiros socorros nível básico, resgate e sobrevivência. Também fizeram parte do cronograma aulas práticas de como fazer fogo e fogueira e cozinha ao ar livre como manda o manual, formação para cerimônia cívica e atividades como rapel e tirolesa.

Presente no evento, o Pastor Nelson Milanelli, Diretor Geral dos Desbravadores na União Centro Oeste Brasileira, afirmou estar feliz com o treinamento e o empenho dos acampantes: “Quando a gente vê que um grupo de pastores tira tempo para investir nessa capacitação e para estarem mais aptos para servir juvenis e adolescentes, isso emociona o coração da gente. Os desbravadores são hoje o grupo mais forte de discipulado e liderança para a igreja. Eu vi que este campo reconhece a importância de investir no evangelismo juvenil”, afirmou Milanelli.

Já o Pastor Udolcy Zukowski, Diretor do Ministério dos Desbravadores na América do Sul, um dos oradores do 1° Pastori, incentivou o grupo a valorizar e promover esse trabalho nas Igrejas: “Temos um propósito muito definido, de que nossos pastores amem os desbravadores, que façam essa parceria com os clubes para conduzir meninas e meninos para o céu”.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 XI Campori Online

Associação Paulistana

19 de Maio de 2013

 

Com o intuito de dar oportunidade aos nossos desbravadores de preencherem seu tempo com o que há de melhor, 2600 desbravadores participaram do XI Campori Online da Associação Paulistana. Um divertido modo de aprender e testar conhecimentos nas mais variadas áreas.

O evento aconteceu no dia 19 de Maio de 2013 por meio de um site onde os Desbravadores foram divididos em Unidades e interagiram respondendo perguntas sobre o tema “Restauradores do Templo” que aborda "Os 8 remédios naturais".

As perguntas foram elaboradas em forma de palavras-cruzadas, caça palavras, decifrar e completar frases, associação de imagens e vídeo com os remédios naturais, relacionamento de perguntas com informações em forma de QR Code, falso e verdadeiro e pesquisa de palavras em artigos de sites de saúde.

 “O campori online deste ano foi bem diferente comparado aos anteriores. O tema foi diferente, os oito remédios da natureza, com o intuito de ensinar aos desbravadores como ter uma vida mais saudável, honrando o templo do espírito santo. A atividade foi feita em grupo com a participação de toda a unidade, e creio que foi útil para o crescimento mental e espiritual. Deve ser colocado em prática na vida dos desbravadores o que foi aprendido aqui hoje".

“Participar do Campori Online foi muito legal. Muitos fizeram um acantonamento em suas casas, onde se divertiram muito, falando de Deus e brincando muito, assistindo alguns depoimentos religiosos. Tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos sobre os 8 remédios naturais.

 “Foi muito interessante e emocionante, procurar as respostas e lutar contra o tempo para conseguir acertar tudo. Na vida temos que lutar para conseguir as coisas e na minha unidade fizemos isso.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 
Associação Paulistana lança

Pedra Fundamental para o

Camping José Silvestre

Caucaia do Alto – Cotia

02 de Junho de 2013


 

O último domingo 02 de Junho de 2013, foi um dia marcante para a Associação Paulistana, pois a data definiu o lançamento da Pedra Fundamental do Novo Camping José Silvestre em Caucaia do Alto, um Distrito da Cidade de Cotia. Estavam presentes na cerimônia autoridades da Associação Paulistana e também do Município.

O terreno de mais de 185 mil metros quadrados foi uma doação da família do Deputado Estadual Vitor Sapienza. O local fica a menos de 50 quilômetros da Cidade de São Paulo, e cerca de 10 da Rodovia Raposo Tavares, o que facilita bastante o acesso.

O novo camping será utilizado principalmente pelo Ministério Jovem para fazerem programações como camporis, aventuris, entre outros. “Tenho visto pessoas colaborando tremendamente para a Obra Adventista e para o trabalho com o jovens. Fico satisfeito em ver a ação de Deus por intermédio dessas pessoas”, disse o Pastor José Ricardo Ceribeli, Departamental do Ministério Jovem da Associação Paulistana.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Lançada Petição Pública

para criação do

Dia Nacional do Desbravador

21 de Junho de 2013

 


Acaba de ser lançada uma Petição Pública Online pedindo a criação de uma lei que estabeleça o Dia Nacional dos Desbravadores. A liderança da Igreja pretende entregar está petição, no dia 21 de Junho de 2013, com pelo menos mil assinaturas cadastradas.

O Pastor Udolcy Zukowski, Líder Sul-Americano de Aventureiros e Desbravadores, reforça que “temos uma semana para convidar e mobilizar o maior número possível de adventistas e simpatizantes para acessarem o site da petição”.

Os líderes adventistas entregarão a petição na sexta-feira, 21 de junho, quando haverá uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, em comemoração ao Dia Internacional dos Desbravadores. O requerimento da sessão solene foi da deputada federal Rosinha da Adefal, de Alagoas.

Haverá a presença de uma fanfarra, será cantado o hino do Desbravador, um vídeo também será apresentado e breves discursos serão proferidos. A sessão será aberta ao público brasiliense e a TV Câmara transmitirá, ao vivo, para todo o Brasil.

O Pastor Udolcy Zukowski comenta que esse reconhecimento é muito importante porque “abre portas para que a sociedade brasileira conheça mais sobre o trabalho dos clubes”.

Esse projeto é uma iniciativa dos adventistas do sétimo dia que administram 5.539 Clubes de Desbravadores no Brasil. Para a realização das atividades a Igreja conta com a participação de mais de 50 mil voluntários, responsáveis pelo trabalho social e cultural que é feito com mais de 150 mil juvenis e adolescentes entre 10 e 15 anos.

Já são mais de 50 anos atuando para manter esse grupo longe de drogas, do álcool, perto da natureza e em contato com ações sociais importantes. No Brasil, esse projeto realiza encontros todos os sábados e domingos com crianças e adolescentes de qualquer denominação religiosa, classe social ou crença, que se desenvolvem nas áreas física, mental, social e espiritual.

Os Clubes de Desbravadores ajudam os adolescentes a desenvolverem ações e descobrirem suas preferências e aptidões em 475 especialidades nas áreas de natureza, serviços à comunidade, recreação, domésticas, atividades manuais, de saúde, ciência, agricultura e profissionais. Além disso, mantêm meninos e meninas longe das drogas lícitas e ilícitas por meio de ensino regular; envolvem os participantes em atividades comunitárias como apoio em ações de doação de sangue, atendimento em situações de emergência, doações de mantimentos para população carente, participação em campanhas de vacinação e de orientação contra doenças que ameaçam a saúde pública.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

XIII Campori de Desbravadores

Associação Paulistana

“Restauradores do Templo”

Camping José Silvestre

São Roque – SP

25 a 28 de Julho de 2013


 


Água, luz solar, exercício físico, ar puro, alimentação saudável, repouso, temperança e confiança em Deus. Oitos remédios naturais que Deus coloca à nossa disposição e que foram abordados no XIII Campori de Desbravadores, intitulado “Restauradores do Templo”.

O evento aconteceu na cidade de São Roque, São Paulo, de 25 a 28 de julho de 2013, com a presença de cerca de 2 mil desbravadores. O pastor Ronaldo Arco, líder do Ministério Jovem da UCB, também esteve no evento e falou sobre o objetivo do campori. “Fazer com que eles sintam o compromisso da missão, de levar essa mensagem”.



A atividades foram todas desenvolvidas a respeito do tema dos oito remédios naturais. Isso ajudou os desbravadores a entenderem a importância que eles têm no cotidiano. Nos cultos foram citados exemplos como: Elias, João Batista e Neemias, homens que foram restauradores em suas épocas. “A Igreja Adventista é o Elias para esse tempo, o João Batista para esse tempo, preparando o caminho do Senhor”, disse o pastor José Ricardo Ceribeli, diretor de Desbravadores da AP.

Um dos pontos altos do evento foi o cenário. Com uma tecnologia especial foi possível ter um cenário todo projetado e que mudava de acordo com o contexto da programação. Esse foi um presente do clube 28 de julho, de São Caetano do Sul, por intermédio do diretor Arthur Sacek.

Com muita alegria, diversão, brincadeira e, principalmente, espiritualidade, não tinha como o XIII Campori da AP não ficar marcado na vida de cada desbravador. “Se vai ganhar ou não, isso não importa. O importante é que as crianças voltem com o espirito renovado, com um novo objetivo que é servir a Cristo”, conclui o diretor do Clube Sol Nascente, Robson Takehiro. 

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 XVII Campori

Associação Paulista Central

“Corações Corajosos”

Analândia – SP

05 a 08 de Setembro de 2013


O XVII Campori de Desbravadores da Associação Paulista Central, foi realizado em Analândia – SP, no período de 05 a 08 de Setembro de 2013, com o tema “Corações Corajosos” e foi organizado pelo Departamental Pastor Alceu de Assis Filho.

Segundo o líder de desbravadores da Igreja Adventista na região central do estado de São Paulo, pastor Alceu de Assis, o acampamento, intitulado como “Corações Corajosos”, escolheu Daniel como tema principal por ser um jovem de 17 anos, “membro de diretoria”, que desbravou um território desconhecido e foi aos extremos da resistência e da dependência de Deus. O desbravador vive constantemente enfrentando desafios, e isto gera a necessidade de possuir um coração super corajoso”, explica.

Além de aprenderem com esse exemplo bíblico, os 2080 desbravadores que estiveram presentes, participaram de um fim de semana cheio de atividades sociais e espirituais. Com o objetivo de servirem o próximo, cada clube trouxe alimentos não-perecíveis para serem destinados à Ação Solidária Adventista (ASA) em Itirapina. Além disso, trinta construtores vieram para o acampamento juntamente aos desbravadores para iniciarem a construção da igreja em Analândia.

A maioria das atividades do dia foram realizadas em uma lagoa do local. Não só isso, mas também o próprio palco das reuniões espirituais foi criado sobre a água. E o Clube Jonh Hancock, de Pirassununga, aceitou o desafio e também fez uma área de acampamento flutuante.

A abertura do campori teve a participação do líder de desbravadores da região leste de São Paulo, pastor Paulo Fernandes, que trouxe a mensagem espiritual na quinta-feira e na sexta-feira. A história de Daniel foi dividida em partes, que eram contadas a cada noite. E para se tornar mais real, as mensagens eram ilustradas com encenações e cenários diferentes de cada momento vivido pelos personagens bíblicos da história.

Para entrarem ainda mais no clima daquele tempo, fuzileiros navais do Rio de Janeiro tocaram gaita de fole na noite em que o campo de dura foi citado. Além disso, foi construído a réplica do portão por onde os hebreus passaram ao entrar na Babilônia. Ali, os clubes tiraram fotos para recordação.

No sábado, o pastor Alceu de Assis liderou a parte espiritual do acampamento e ainda trouxe o campeão nacional de montagem de cubo mágico e o campeão estadual de ioiô. Além deles, uma equipe de Le Pakour, esteve presente mostrando como funciona essa técnica de se desviar e ultrapassar de obstáculos de forma rápida e ágil. Como o dia foi repleto de aprendizado, nada melhor do que realizar especialidades no próprio campori. Para isso, um profissional que captura cobras a pedido do corpo de bombeiros, esteve presente com várias serpentes para apresentar a especialidade de répteis. A especialidade de numismática (moedas antigas) também foi desenvolvida.

Neste dia, o acampamento foi aberto para visitação pública e recebeu 623 pessoas.

O local foi repleto de comemorações como a investidura de 30 novos líderes de desbravadores, o batismo da primavera de treze desbravadores e a decisão de mais de 300 jovens em entregar suas vidas a Jesus.

O encerramento foi feito pelo líder da Igreja Adventista para a região central do estado de São Paulo, pastor Oliveiros Ferreira. Os pastores e a administração da Igreja Adventista na região também estiveram presentes.

Durante todo o evento a Rádio Unasp contribuiu com o louvor e os recadinhos nas áreas de acampamento.

Ao todo, 197 pessoas trabalharam na equipe de apoio para que tudo desse certo. E o resultado foi positivo: “Fui surpreendido com a reverência nos cultos. Foi marcante a organização, pela vida e o comprometimento da equipe de apoio e da diretoria dos clubes”, elogia o pastor Alceu.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

  

I Campori Missão Alagoas

“O Santuário do Meu Coração”

Maceió – AL

12 a 15 de Setembro de 2013

 

Foi realizado de 12 a 15 de Setembro de 2013, na Cidade de Maceió – Alagoas. no Parque de Exposição José da Silva Nogueira, o I Campori de da Missão Alagoas, com o título “O Santuário do Meu Coração”, com a presença de 1500 Desbravadores, representando 102 Municípios do Estado, que estiveram envolvidos em uma série de atividades físicas, mentais e espirituais. .

Ao todo, os Desbravadores participaram de concurso como os de ordem unida, oratória e música. Alguns deles foram realizados para eleger os melhores em cada área das atividades desenvolvidas pelos clubes. Todas as regiões prepararam suas torcidas para apoiar seus representantes e animar o evento

Durante o sábado, 14 de setembro, uma passeata foi realizada pela manhã nas ruas ao redor do local onde estava acontecendo o Campori. Uma multidão tomou conta da região, como foi o caso da fotógrafa Didy Ferreira, que, ao ver a passeata, ficou curiosa para saber mais e decidiu visitar o acampamento.

Na ocisão, 67 juvenis e adolescentes tomaram uma decisão ao lado de Cristo por meio do batismo. Com o tema O Santuário em Meu Coração, o I Campori de Desbravadores os levou à reflexão do seu posicionamento no mundo. Em suas palestras, o pastor Baraka Muganda, orador oficial do evento, levava-os a enxergar que são criaturas exclusivas de Deus.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

ONU reconhece trabalho

dos desbravadores na

Região Sul de São Paulo

30 de Setembro de 2013

 


Foi na Avenida principal, na Estrada do M'Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo, que mais de 500 Desbravadores, Aventureiros e Jovens realizaram o Desfile Cívico ao som de instrumentos tocados pela Banda da Polícia Militar da região. A ação, que aconteceu em Setembro, teve um significado especial. "Seremos Homenageados com a Medalha do Cinquentenário de Paz da ONU, a Organização das Nações Unidas".

A medalha que representa o reconhecimento da ONU pelo trabalho e ações que contribuem para a paz e o progresso social no mundo foi entregue pelo subtenente da Polícia Militar, Milton Vieira da Silva. "Foi entregue aos Desbravadores pelo grande trabalho que eles têm realizado em nossa comunidade".

Para o Diretor do Departamento dos Desbravadores da Associação Paulista Sul, Pastor Alexandre Martins, o reconhecimento ajuda, inclusive, na divulgação do nome desbravador. "O trabalho do desbravador faz a diferença no mundo e principalmente em loco, onde eles estão".

O Clube dos Desbravadores é um programa que promove interação, inclusão, religiosidade, atividades físicas, recreativas e sociais que inclui a prestação de serviços e projetos à comunidade e ao meio ambiente. Durante o evento foram estendidos convites a pais e responsáveis para que seus filhos façam parte do clube na região.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Semana dos Desbravadores é aprovada na Cidade de Guarapuava – PR

01 de Outubro de 2013

 

A Câmara Municipal de Guarapuava, distante 250 km de Curitiba, aprovou por unanimidade no dia 1º de outubro o Projeto de Lei nº 100/2013 que propõem a instituição da Semana do Desbravador, comemorado entre o 3º e 4º sábado de setembro. A proposta do vereador e 2º vice-presidente da Câmara, Germano Toledo Alves (PR), agora segue para decisão do prefeito César Filho (PPS).

Segundo o autor do projeto, o objetivo da semana municipal é resgatar nas crianças e adolescentes da região o gosto pelas atividades cívicas, de respeito à natureza e a família. “Apesar do Clube de Desbravadores fazer parte de uma instituição religiosa, a Igreja Adventista, ele agrega as diferentes crianças e desenvolve nelas atividades de cunho físico, mental e até espiritual. Precisamos de organizações que enalteçam os valores morais, éticos e espirituais, bem como valorizem ações de cidadania e consciência coletiva”, ressalta o vereador.

O líder dos desbravadores da região central do Paraná, pastor Aryel de Paula, afirma que a agremiação trabalha com esse foco, de apresentar às crianças o gosto pelas amizades reais e sadias, de trabalhar pelo próximo e fazer atividades em meio à natureza, além de amar a Deus.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Poder legislativo de Rondônia Homenageia Desbravadores

Com Monção de Aplausos

09 de Outubro de 2013

 


Mais de 200 Desbravadores e Líderes das Igrejas Adventistas do Estado de Rondônia participaram, no dia 09 de Outubro de 2013, de uma Sessão Solene em Homenagem à Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelo programa de Jovens e adolescentes do Clube de Desbravadores, com uma Monção de Aplausos, realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

A proposta dessa sessão foi feita pelo deputado Luiz Claudio, que reconhece todo o trabalho desenvolvido pela organização e ressaltou a importância dos Desbravadores. “O Clube é uma atividade que está ajudando a sociedade a cuidar das nossas crianças e adolescentes”, comentou o deputado. A sessão contou ainda com a presença dos deputados estaduais, Zequinha Araújo e Euclides Maciel e com líderes da sociedade civil, entre eles o Comandante da Base Aérea de Porto Velho, o Comandante do Corpo de Bombeiros e o Inspetor Geral da Polícia Rodoviária Federal de Rondônia. Em reconhecimento ao trabalho realizado pelos Desbravadores, os militares se comprometeram a ajudar o Clube de Desbravadores.

Mais de 200 desbravadores e líderes das Igrejas Adventistas do Estado de Rondônia também participaram do evento liderados pelos pastores Emerson Nogueira e Fábio Meireles, que conduziram a programação. Houve apresentação do Hino dos Desbravadores, entrada de machadinhas e um momento de reflexão.

O pastor Emerson, como diretor do Clube de Desbravadores no norte de Rondônia e Estado do Acre, agradeceu aos deputados pela homenagem. “É um momento marcante e especial para o Clube de Desbravadores e seu trabalho em todo o Estado de Rondônia. Sem dúvidas é uma motivação para continuarmos nos empenhando no trabalho que está sendo desenvolvido e reconhecido”,

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

II Intercamp

“Na Trilha dos Pioneiros”

Lavra – MG

14 a 17 de Novembro de 2013

 

Cerca de 400 Desbravadores da Associação Mineira Sul participaram de 14 a 17 de Novembro de 2013 do II Intercamp, na Cidade de Lavras – MG e teve como tema “Na Trilha dos Pioneiros”.

O Acampamento aconteceu na Faculdade Integradas Adventista de Minas Gerais (FADMINAS), cujo objetivo foi oferecer aos clubes que não estão inscritos no Campori da Divisão Sul-Americana, evento que irá reunir mais de 30 mil desbravadores de oito países, a oportunidade de participar de um Campori.

O Intercamp trouxe o Trilife, nova modalidade que apresenta o desafio de caminhada com orientação e provas no decorrer do percurso. Além do Trilife, aconteceu a investidura de três líderes, cerimônia de admissão de lenço, investidura em classes, dois batismos e arrecadação de alimento no sábado,16, à tarde.

Os desbravadores se uniram com os alunos da Fadminas para arrecadarem alimentos em Lavras para o Mutirão de Natal, programa social da IASD para ajudar pessoas carentes nesta véspera do ano. Ao todo, mais de dez ônibus saíram em direção aos bairros da cidade para também distribuir livros e folhetos.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

I Game Campori On-line

       19 e 20 de Novembro de 2013

                                  


Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2013, Desbravadores de oito Estados brasileiros participaram do Primeiro Game Campori On-Line. O treinamento foi realizado pela internet com a participação de 22 unidades e 10 clubes, somando cerca de 200 internautas. O treinamento foi uma iniciativa do Jovem Tiago Freitas, um dos coordenadores regionais de Desbravadores na Grande Belo Horizonte.

Meses antes do início do Campori, os componentes das unidades tiveram que executar algumas tarefas extras. Além disso, os participantes também passaram por aulas sobre navegação na internet e sobre o Evangelismo Web. Já no dia do evento, as atividades começaram durante o culto sabático.

No período da tarde, as unidades também puderam testemunhar e ajudar ao próximo recolhendo e doando cestas básicas. Além disso, eles foram desafiados a sair na rua e abordar alguém a fim de cantar e orar com essa pessoa. A partir das 20h os desbravadores começaram outras atividades recreativas, finalizando o sábado com uma atividade social mostrando a importância da vida fora do mundo web.

Já no domingo todos puderam plantar o amor através de uma árvore, fazer serviços comunitários em público além de montar um móvel com amarras para que os demais internautas pudessem ver um pouco das atividades executadas pelos participantes do Campori. Conforme explica o organizador do evento, Tiago Freitas, a iniciativa contribui para a interação entre as unidades Brasil afora, além de estimular o espírito de liderança entre os conselheiros. “Com essa atividade também tentamos conscientizar os adolescentes sobre o uso correto da internet, orientando-os as usar essa ferramenta para a propagação do evangelho”.

  

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

2014

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

IV Campori de Desbravadores

Divisão Sul Americano

“Encontro Marcado na Eternidade”

Parque do Peão

Barretos – SP

07 a 12 de Janeiro de 2014

 

Em Barretos – SP, no Oeste do Estado de São Paulo, que é mundialmente conhecida pela Festa do Peão e pelos Rodeios, vai ser palco do IV Campori de Desbravadores, e que terá uma outra Cidade dentro de Barretos com aproximadamente 35 mil pessoas que ali vão conviver por seis dias.

O Encontro vai acontecer de 07 a 12 de Janeiro de 2014 e vai receber 8 países Sul Americanos e vai receber 35 mil pessoas e terá como tema “Encontro Marcado na Eternidade”. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e religiosas.

Pontualmente às 20h, a arena central do Parque do Peão ficou praticamente ornamentada de verde e cáqui, cores do uniforme oficial dos desbravadores, para a contagem regressiva de abertura do evento.

Cerca de mil clubes vindos de 12 países mostravam a animação das mais diferentes formas, tanto em português quanto em espanhol. Alguns deles com gritos de guerra, outros com luzes coloridas, bandeiras, faixas, cartazes e até com coreografias organizadas.

Nas palavras de abertura, o coordenador geral do evento, Pastor Udolcy Zukowski, lembrou a história bíblica do personagem Gideão, que com seu exército de 300 israelitas conseguiu vencer o exército do povo midianitas, que somava 135 mil soldados. Logo após a mensagem, houve a entrada de todos os líderes de desbravadores dos 12 países representados, bem como a saudação para cada região administrativa da Igreja Adventista que estava representado os países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador e Brasil.

Passadas as saudações e representações dos campos, foi a vez de uma peça teatral dar lugar na programação. Na parte inferior da arena do parque, cerca de 200 figurantes formaram os símbolos das áreas física, mental e espiritual dos desbravadores. Ao passo que cada símbolo ia se formando, uma desbravadora passava por eles e ia sendo uniformizada pelos grupos. No final de seu percurso, já no palco, ela entrou um em tanque que foi suspenso, local em que foi batizada.




Para a abertura do evento estavam presentes os administradores do Parque do Peão, além de Vereadores, Deputados Estaduais, Federais, o Prefeito do Município de Barretos, Guilherme Ávila (PSDB) e o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Alckmin afirmou que estava emocionado com toda a apresentação e grato pelo apoio que a Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza para a comunidade, a exemplo das campanhas contra a dengue, drogas, como as atividades esportivas e também com os mais necessitados.

“A própria Bíblia diz que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor e eu acredito que vocês têm Ele com guia. Acredito mais, acredito que o futuro depende de todos vocês para construírem uma sociedade melhor e mais justa para todos, porque o futuro começa hoje. Porque vocês são a juventude do nosso país”, afirmou o chefe do Poder Executivo de São Paulo.

Como retribuição à parceria que as autoridades públicas deram ao IV Campori, líderes da Igreja Adventista investiram simbolicamente cada um deles com o lenço amarelo que representa o símbolo mundial dos desbravadores. “Foram muitos sonhos, planejamentos e investimentos para que esse evento acontecesse, uma realização que vem de Deus junto com o apoio de uma grande equipe. Parabéns a todos que conseguiram chegar até aqui e que nesses dias que passarem por aqui possam reafirmar o compromisso de que um dia termos um encontro marcado na eternidade com Jesus”, enfatizou o líder dos adventistas para a América do Sul, pastor Erton Köhler.

Estrutura



Essa cidade temporária é um pouco diferente de Barretos. Tem uma infraestrutura própria de energia elétrica, água e é dirigida por uma equipe de duas mil pessoas (equipe de apoio). Terá rede wi-fi em diversos pontos, pois o público-alvo do evento é grande apreciador do uso de tecnologia. Terá um hospital próprio (parceria com Unimed e Hospital Adventista de São Paulo) com médicos, enfermeiros, dez ambulâncias e oito postos médicos espalhados por toda a área. Esse hospital evidentemente fará atendimentos mais urgentes. Sem falar em um local específico (Farmácia Móvel) para venda de medicamentos a quem necessitar.

A cidade dos desbravadores vai receber 850 ônibus de participantes vindos de pelo menos 12 países (predominantemente das Américas, mas alguns da Ásia e Europa também). São pessoas de mais de mil clubes que vão se responsabilizar por estruturar mais de 800 cozinhas onde o batalhão vai se alimentar. O Campori terá, também, museu com a história dos desbravadores, um shopping, um supermercado, padaria, um setor de lanches, posto de polícia, posto de bombeiros e pelo menos 500 pessoas encarregadas apenas da segurança e do trânsito interno.

“É uma estrutura gigantesca para garantir segurança a todos os participantes. Fazemos esse tipo de evento a cada dez anos justamente por causa dessa logística. É uma celebração importante, porque os desbravadores são um projeto permanente. Todos os sábados e domingos os clubes se reúnem para que menos crianças e adolescentes se envolvam com crime, drogas, prostituição. Ensinamos valores para elas que permanecem”, explica o coordenador geral, Udolcy Zukowski.

Em prol da comunidade

Mas a ideia é que os “habitantes” dessa cidade dos desbravadores não fiquem ociosos durante os dias de acampamento. Além de comerem, beberem, participarem de provas e programas espirituais, eles serão úteis à comunidade. Na quarta-feira, dia 8, 40 mil casas de Barretos serão visitadas pelos desbravadores que entregarão um material de orientação. Trata-se de uma revista colorida e com linguagem adaptada ao público infanto-juvenil intitulada Perigos em Redes), que alerta crianças e adolescentes quanto os riscos de pedofilia, especialmente na Internet. Será uma grande ação de prevenção contra abusos.

Na quinta-feira, dia 9, será a vez de um grupo de desbravadores ajudar a incentivar a leitura entre os cidadãos de Barretos. Para isso, está marcada a distribuição gratuita de 40 mil livros A Única Esperança, escrito pelo palestrante internacional cristão Alejandro Bullón.

Na noite de ontem, dia 9, pastor Odailson Fonseca radicalizou na entrada fazendo rapel e corrida para chegar ao palco principal. Seu objetivo era conquistar uma 'medalha' que estava no palco. O tema desenvolvido foi sobre a vida de Moisés e levou os desbravadores a entender que Deus não fracassa quando nossos sonhos fracassam e que cada conquistador foi feito para o céu. Chamou a atenção da juventude a dizer não para as drogas, fumo, álcool, sexo, jogos, músicas impróprias, filmes e seriados.

Ao final aconteceram quatro batismos, foi quando Fonseca fez um apelo que levou milhares de desbravadores à frente que tomaram a decisão de aceitar verdadeiramente Jesus como Senhor de suas vidas. ‘Foi um momento muito especial ver tantos jovens descendo pelas arquibancadas para selar publicamente esta decisão, realmente um Encontro Marcado para a Eternidade’.

Na sexta-feira, dia 10, a comunidade de Barretos será presenteada com um DVD com imagens da Terra Santa, Turquia, Grécia e Roma e uma mensagem especial da Bíblia a respeito do que ocorreu nesses lugares históricos. A ideia é que 40 mil exemplares desse DVD cheguem às pessoas por meio dos desbravadores.

Durante os três dias ocorrerá simultaneamente a Feira de Saúde na Cidade de Barretos. Cada dia em local diferente cerca de 150 pessoas estarão organizando está Feira para benefício da população barretense. Profissionais de saúde e palestrantes estarão à disposição para orientar sobre 8 remédios naturais e seu bom uso para conquistar a saúde. No mesmo local haverá orientação específica sobre saúde da mulher com material específico e pessoal qualificado.

Uma Comitiva da Mongólia veio ao Brasil para acompanhar a quarta edição do Campori Sul-Americano,

Durante o IV Campori Sul-Americano, os participantes estão convivendo com uma delegação vinda da Mongólia, que inclui desbravadores, missionários e o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia no país, pastor Elbert Kuhn, brasileiro que chegou ao evento no dia 7 de janeiro. Entre eles está a primeira desbravadora do país, Bolormaa Chulwinbaatar.

Kuhn, que preside a Missão Adventista da Mongólia, afirma que estar em um evento histórico como este é um momento marcante. “Eu acredito que vai ser um divisor de águas no projeto de desenvolvimento daquela Missão”, pontua.

A primeira moradora da Mongólia a participar de um clube se diz alegre em estar no Brasil para acompanhar o programa e ficou sem palavras diante do que está vendo nesses dias. A descoberta e inserção ao clube de desbravadores aconteceu por meio de um pastor adventista do país que lhe apresentou os ideais do departamento. “O pastor ouviu falar dos desbravadores e como o departamento era importante no crescimento, no desenvolvimento do caráter das crianças. Então me chamou para estudar e entender como funcionava”, conta.

Os estudos foram os primeiros passos. Depois houve um convite aos jovens para liderarem o projeto com eles e, claro, às crianças para participarem do clube. Hoje, a Mongólia tem 40 desbravadores liderados pela caravana que está no Parque do Peão. “A intenção da sede da Igreja na América do Sul, que está financiando grande parte dessa viagem, é que esses jovens, que estão em um processo de formação, compreendam que eles também podem sonhar. Não é comparar um país com o outro, mas é sonhar em ter lá, naquele país, coisas grandes como nós temos aqui também”, assegura Kuhn.

Bolormaa Chulwinbaatar (esquerda), primeira desbravadora do país, está feliz com o que está vendo no acampamento

A pioneira também enfatizou que ela e os outros líderes da Mongólia reconhecem que estão ensinando aos juvenis do país os princípios do Clube, mas que continuam em processo de aprendizagem. Por conta desse pensamento, um dos presentes na caravana, pastor Darkhanbaaatar Batgerel, que atua no país asiático, diz que se sente extremamente abençoado de estar no Campori e que a cada minuto está aprendendo muita coisa nova. Além disso, está impressionado com a bondade e o carinho das pessoas, sejam brasileiros ou dos países hispanos.

A quarta noite do IV Campori Sul-Americano, que acontece em Barretos, no interior paulista, foi marcada pela investidura de mais de 500 participantes em Líder, Líder Máster e Líder Master Avançado de desbravadores, cerimônia realizada na sexta-feira, 10, e que foi uma homenagem aos pioneiros e reconhecimento aos que buscam crescimento na arte de instruir crianças e adolescentes atuais.



O toque da banda sinfônica do Clube Luzeiros do Vale, de Jacareí, São Paulo, anunciou o início da investidura. Os pastores Cláudio Belz, coordenador do I Campori Sul-Americano; José Maria Barbosa, coordenador da II edição do mesmo evento; Erton Köhler, coordenador do III Campori Sul-Americano e atual líder dos adventistas da América do Sul e Leo Ranzolin, primeiro diretor mundial dos Desbravadores, percorreram a arena saudando os juvenis e futuros investidos.

Os 80 pastores que lideram os departamentos de Desbravadores na América do Sul formaram um corredor por onde passariam todos os investidos, um grupo de 500 pessoas, sendo 320 Líderes, 90 em Líderes Master e 90 em Líderes Master Avançado que, a partir de agora, foram reconhecidos pela Igreja Adventista como representantes legais desse departamento.

“O Clube de Desbravadores trabalha com uma filosofia onde o menino realiza atividades de cunho mental, físico e espiritual para cada idade e assim vai crescendo por fases. Se tornar um líder é comparado a uma graduação da vida profissional, onde a pessoa torna-se capacitada para exercer uma função com autonomia. Hoje a Igreja Adventista reconhece oficialmente esses líderes para o serviço nas agremiações locais. Hoje eles se tornam nossos representantes em cada parte dessa América”, pontua o diretor sul-americano dos desbravadores, Udolcy Zukowski.

Os desbravadores do IV Campori Sul-Americano alcançaram o recorde mundial de escritura da Bíblia: cinco minutos e três segundos. Não somente para superar o tempo de outras escritas, a atividade objetivou a valorização do livro sagrado como a literatura mais importante na vida de um desbravador que tem um “encontro marcado na eternidade”.

A operação consiste na divisão do livro sagrado entre os participantes, que decoram os versículos e os escrevem simultaneamente. De acordo com o pastor Daniel Benitez, diretor de jovens para o Paraguai e organizador desta atividade no Campori, os 31.278 versículos bíblicos foram divididos entre os clubes pela secretaria de modo que todos os desbravadores participaram da escritura, que aconteceu por volta da 9h30min deste sábado, 11.

Cada participante escreveu um verso bíblico

O líder de desbravadores na América do Sul, Udolcy Zukowski, se regozija com o feito. “Quando o clube estiver desanimado, o diretor junta e fala que já escreveram a Bíblia em cinco minutos. Então, no espírito de equipe, eles podem conseguir resolver os problemas. Se cada um fizer um pouquinho, todo mundo consegue fazer muita coisa”.

A primeira vez que adventistas escreveram todo o livro nessa mesma dinâmica foi na Romênia, em 2001, em um tempo de 28 minutos. O pastor Zukowski afirma que já participou de escrituras, a exemplo de uma no Chile, em um congresso sul- americano de jovens em Picarquin, em 2002, onde escreveram em 16 minutos, e em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, no Campori Marcha da Vitória, em 2008, onde os acampantes fizeram o mesmo em 14 minutos.

Porém, considera: “Não há nenhum outro lugar no mundo que fez em pouco tempo assim. […] Este momento é a glória, porque o desbravador vai voltar pra casa e dizer: ‘Além de tudo que eu fiz no Campori, participei de um recorde: escrevi a Bíblia em cinco minutos’”.

Os capitães de unidade ergueram os bandeirins no início da escrita e foram abaixando conforme a unidade concluía sua participação. Fogos celebraram o término da atividade. E os desbravadores vibravam envolvidos pelo grito de Zukowski: “Com a Bíblia nós vamos pra o céu. Com a Bíblia nós temos um encontro marcado na eternidade”.

Veículos locais e nacionais destacaram evento realizado com 35 mil pessoas

O IV Campori Sul-Americano de Desbravadores, que reuniu 35 mil pessoas no Parque do Peão, em Barretos, foi notícia nos principais veículos de comunicação do País. O Jornal Nacional, da TV Globo, telejornal de maior audiência no Brasil, veiculou uma reportagem de pouco mais de dois minutos na noite de sexta, 10 de janeiro. No sábado, a Folha de São Paulo, jornal com maior circulação no Brasil, também destacou o acampamento internacional.

Veículos locais também deram espaço para o evento. O jornal da EPTV, afiliada da Globo na região, deu destaque ao evento na quarta. Durante todos os dias do evento, a TV Barretos produziu reportagens e entrevistas, informando o que de mais importante acontecia no acampamento. Rádios e jornais impressos locais também informaram à população sobre o evento, como o Correio Popular, de Campinas, maior jornal impresso do interior do Estado de São Paulo.

 

       x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

I Pastori

“Ministério de Esperança”

Santo Angelo – RS

01 e 02 de Abril de 2014


 

Arvorismo, tirolesa, Ordem Unida e bivaque. Essas foram algumas atividades realizadas no 1º Pastori da sede administrativa do noroeste do Rio Grande do Sul. Com o tema “Ministério de Esperança”, o evento promovido pelo departamento Jovem reuniu cerca de 30 pastores para um treinamento sobre as diversas áreas que envolvem o clube de Desbravadores nos dias 1 e 2 de Abril de 2014, na cidade de Santo Ângelo - RS

Divididos em unidades, cada grupo criou seu grito de guerra, realizou requisitos do cartão de líder e no final todos receberam insígnias das especialidades já cumpridas, lenço de líder e o trunfo do evento. A cerimônia de investidura de cada ministro será realizada em sua igreja local.

Marcaram presença o líder de Desbravadores para América do Sul, pastor Udolcy Zukowski, o diretor Jovem da região Sul do país, Pastor Elmar Borges e o responsável pelo Ministério Jovem para o noroeste do Estado, Pastor Adriano Luz. Durante a programação foram esclarecidos procedimentos que envolvem as cerimônias, conjuração, noções básicas de civismo, instrução de como formar clubes, tipos de fogueiras e paralelamente atividades práticas como trilha na selva, ordem unida e fogo do conselho.

 


O Clube de Desbravadores não é apenas um programa de recreação ou serviço comunitário necessário para a formação de bons cidadãos, mas também, um método missionário, apresentando aos juvenis, adolescentes e seus pais o conhecimento das verdades bíblicas. Para tanto, Borges reforçou a importância da relação de cada pastor com os desbravadores. “Se faz necessário um maior envolvimento do pastor nesse ministério. É preciso despertar no coração a paixão por esse grupo em cada igreja local”, esclarece.

Além de ficarem inteirados sobre vários aspectos de um clube de Desbravadores, os pastores foram motivados a se engajarem nessa causa. Zukowski enfatizou aos presentes que um clube tem o poder da evangelização, conservação e consolida novos líderes. “Meu desafio e que todos usem essa ferramenta para auxiliar pessoas”, expõe.

De acordo com o organizador do evento, pastor Adriano Luz, o principal objetivo do acampamento é fazer com que cada pastor compreenda todo o funcionamento interno de um clube. “Assim, ele será um divulgador dentro de cada igreja, abrindo novos clubes e reativando outros”, finaliza.  

 

       x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

III Campori de Desbravadores

Associação Central Sul Riograndense

“Jesus Meu Herói”

Parque das Tuias – Fontoura Xavier

19 a 22 de Junho de 2014

 

Os Desbravadores participaram do III Campori de Desbravadores da Associação Central Sul Riograndense, que aconteceu no Parque das Tuias, em Fontoura Xavier entre os dias 19 e 22 de Junho de 2014, com o tema “Jesus meu Herói”, o programa teve como propósito levar os 2.100 participantes a ter uma experiência pessoal com Deus.

Durante os quatro dias de programação, eles se envolveram em atividades físicas, sociais e espirituais. Com culto pela manhã e também no horário da noite, os juvenis afirmaram sair do local com a fé renovada. “Aprendi que meu verdadeiro herói é Jesus e que preciso me apegar com Ele cada dia mais”.



As programações de cunho espiritual também geraram decisões na vida de muitos deles. “Esse Campori está sendo marcado pela parte espiritual, pelo apelo ao batismo, pela entrega de Jesus e pela resposta dos desbravadores ao evangelho”, destaca o líder de Jovens no sul do País, pastor Elmar Borges.

Estes momentos de comunhão com Deus também motivaram a juventude a impactar as cidades próximas. Na tarde de sábado, 21, eles foram até o centro da cidade de Soledade para realizar um Desfile Cívico enquanto a igreja local distribuía literatura para os moradores.

O Campori também foi oportunidade para a investidura de desbravadores e líderes.

Segundo o orador oficial do Campori, pastor Júlio Carlos, ter vindo de Portugal para participar da parte espiritual do programa foi uma das experiências mais fantásticas de sua vida. “Atravessei todo o Atlântico para estar com estes desbravadores e estou vivendo algo inesquecível! Amo falar do Jesus herói que transforma vidas e ver esses meninos e meninas O aceitando”, destaca.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

XIV Campori de Desbravadores

Associação Paulistana

“O Último Desafio”

Camping José Silvestre

São Roque – SP

19 a 22 de Junho de 2014


 

Três mil desbravadores, centenas de barracas, atividades, trabalho, disposição, louvor e muita alegria. Assim foi a XIV Campori de Desbravadores da Associação Paulistana (sede administrativa da Igreja Adventista para a região central de São Paulo), que teve o tema: O último desafio. A programação aconteceu dos dias 19 a 22 de Junho de 2014, na área de acampamento de São Roque e reuniu 3 mil Desbravadores.

Os jovens e adolescentes aprenderam durante os cultos e provas o que eles precisam fazer para cumprir mais esse desafio, que é espalhar o evangelho. Para Jéssica Mota, desbravadora do clube Vale dos Cântaros, é necessário se tornar mais dependente de Deus. “Tanto como desbravadora como cristã, é preciso sair da nossa zona de conforto para entrar na zona de dependência de Deus. Quando a gente fizer isso, vamos acordar e cumprir o desafio que Deus está chamando para fazer”, disse Jéssica.


O Campori também teve a participação especial do grupo Heivs, que levou belas mensagens cantadas. Um dos momentos mais especiais foi o batismo de 12 desbravadores. Um deles foi o jovem João Victor, que contou porque decidiu ser batizado nesse evento. “Eu conheci os desbravadores primeiro e depois conheci a igreja. A emoção é muito grande, estou muito feliz”, afirmou João.



Esse foi o último Campori realizado na área de acampamento de São Roque. O local já não comporta tantos desbravadores, e agora os próximos eventos serão realizados em uma nova área de acampamento localizada no município de Caucaia do Alto.

Segundo o diretor do departamento de desbravadores, José Ricardo Ceribeli, o novo local já está sendo preparado. “Essa área de acampamento (de São Roque) já está muito pequena para nós. Agora temos a nova área de Caucaia que foi uma doação, já estamos investindo, e provavelmente no ano que vem já seja nosso primeiro Campori em outro local”, disse Ceribeli.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

V Campori Desbravadores

Associação Sul Espirito Santense

“Missão Possível”

Estância Gileade

Guarapari - ES

10 a 13 de Julho de 2014


 

“Missão Possível” esse foi o tema do quinto Campori dos Desbravadores da Associação Sul Espírito Santense. Cerca de 1500 desbravadores estiveram reunidos na Estância Gileade, em Guarapari - ES, nos dias 10 a 13 de Julho de 2014. O evento contou com a presença dos oradores, Pastor. Reynaldo Coutinho Líder dos Desbravadores no Sul do Estado do Espírito Santo e Pastor. Moisés Júnior Presidente da Associação Sul Espírito Santense, participação especial do ministério FACES, e o Grupo ASAS de encenações.

Foram dias de muita comunhão com Deus. As encenações emocionaram profundamente os que estavam presentes, e o programa contou também com a participação dos clubes no pré-programa, onde os talentos dos desbravadores eram apresentados ao público em canções que abrilhantaram ainda mais o evento. Além disso, com atividades de aventura como Tirolesa, natação, trike drift, etc. Foi pura emoção para os que participaram.

As programações foram bem diversificadas. Tivemos a investidura de Líder e, também um emocionante batismo de um jovem que estava longe de Deus e surpreendeu seu pai entregando-se a Jesus, declarando esse amor publicamente por meio de uma linda canção.  Um casamento foi realizado em nosso

No último dia, a emoção tomou conta geral dos participantes com um leilão em que ao decorrer do Campori os Desbravadores ganhavam a moeda oficial com entrega de materiais recicláveis, entrega de premiações dos melhores do Campori, olimpíada bíblica e a entrega do Troféu aos clubes nas mãos dos diretores que são verdadeiros campeões, se esforçando ao máximo para levar seus Desbravadores, não a um Campori, mas sim, levar a terem um encontro com Cristo.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Dia Municipal dos Desbravadores

é aprovado em Caxias do Sul – RS

13 de Agosto de 2014

 

O trabalho desenvolvido pelo Clube de Desbravadores em Caxias do Sul, RS foi reconhecido pela Câmera de Vereadores da cidade, que criou na sessão ordinária do dia 13 de agosto de 2014, um Dia Municipal do Desbravador Caxiense.



O Clube de Desbravadores está na cidade desde 1973 e a sua boa atuação e atividades desenvolvidas, foram parabenizadas pelos representantes da tribuna. Segundo Henrique Silva, vereador que trouxe o projeto de lei ao parlamento: “Os Desbravadores são um grupo que merece todo o apoio e valorização, pois estão alicerçados em valores honrosos e contribuem positivamente para a sociedade em seu redor”, comentou.

Na ocasião, ainda foi apresentado um vídeo que contou a história dos Desbravadores no Brasil, América do Sul e no mundo. Estiveram presentes 21 vereadores e o projeto de lei teve a aprovação unânime do plenário. Ficando assim determinada a celebração do Dia do Desbravador em Caxias do Sul, no terceiro sábado do mês de setembro.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

Pastori

Missão Mineira Norte

São Gonçalo do Rio Preto – MG

31 de agosto a 02 de setembro de 2014

 

Um cenário paradisíaco, onde o cantar dos pássaros logo nas primeiras horas da manhã era um indicador que o dia seria de muitas atividades. O 2º Pastori promovido pelo Ministério Jovem da Sede Administrativa da Igreja Adventista para o Norte e Noroeste de MG aconteceu de 31 de agosto a 02 de setembro no Parque Estadual do Rio Preto que está localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, distante 70 Km de Diamantina.

O local Foi o primeiro a receber o marco de referência da Estrada Real, que vai de Parati (RJ) até Diamantina. Segundo o IEF-Instituto Estadual de Florestas o Parque tem uma área total de 12,185 hectares, a unidade de conservação abriga diversas nascentes, dentre as quais se destaca a do Rio Preto, um dos mais importantes afluentes do Araçuaí, por sua vez afluente do Rio Jequitinhonha.

Neste local os pastores puderam vivenciar na prática as atividades de campo que os clubes de Desbravadores realizam. O pastor Leonidas Guedes, secretário da USeB- União Sudeste Brasileira- Sede Administrativa da Igreja Adventista para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo foi o orador do evento. Ele ministrou várias palestras voltadas por exemplo, para a área da astronomia. Pastor Leonidas relacionou todos os temas trabalhados com a vida espiritual dos colegas de ministério.

Os pastores receberam orientações relacionadas a Ordem Unida, Comida Mateira Escoteira é a técnica de se cozinhar sem a utilização de utensílios domésticos, primeiros socorros, Nós e orientações de como montar e posicionar barracas em um acampamento.

O Líder de Jovens, Desbravadores e Aventureiros para as regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, Pastor Forlan de Oliveira, explica que o Pastori teve por objetivo integrar ainda mais a liderança espiritual da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) com os desbravadores. Disse que o saldo do evento foi extremamente positivo.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

XIX Campori de Desbravadores

Associação Central Amazonas

“Instrumentos de Deus”

Iranduba – AM

03 a 07 de Setembro de 2014

 

Entre os dias 3 a 7 de Setembro de 2014, aconteceu o 19° campori realizado pela Associação Central Amazonas. O evento reuniu 4.500 juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos no Amazonas, em Iranduba, região metropolitana de Manaus.

Na quarta-feira à noite, durante a abertura oficial do evento, foi apresentado o tema do campori, Instrumentos de Deus. Os desbravadores assistiram durante todas as noites um musical contando a história do personagem bíblico Gideão e de como ele confiou em Deus e venceu a batalha contra os midianitas.



Para o Líder de Desbravadores para a América do Sul, pastor Udolcy Zukowski, além do campori ser um lugar onde o desbravador vive muitas aventuras, experiências e novas amizades, é também um momento para se encontrar com Deus.

Durante a quinta-feira e sexta-feira, os desbravadores participaram do carrossel de atividades, onde fizeram escalada, rapel, tirolesa e provas de conhecimento bíblico. Eles também participaram de especialidades como ciclismo, primeiros socorros e reciclagem e sustentabilidade. Na sexta-feira à noite, autoridades do estado do Amazonas estiveram presentes, prestigiando a programação e dando o apoio a juventude amazonense.

Além das atividades, os desbravadores também distribuíram 20 mil livros A Única Esperança na cidade de Iranduba, região metropolitana de Manaus. O evento contou ainda com a presença do presidente da UNoB, pastor Gilmar Zahn, o presidente da ACeAm, pastor Sérgio Alan, o secretário da ACeAm, pastor João Marcon e o Diretor de Desbravadores da UNoB, pastor Lélis Silva. Também estiveram presentes os pastores distritais, todos com o mesmo objetivo: incentivar os juvenis e adolescentes a permanecerem firmes com Jesus.

Para o Diretor dos Desbravadores da ACeAm e responsável pelo evento, Pastor Anderson Carneiro dos Santos, promover uma programação assim é muito importante. “É sempre uma grande alegria trazer os juvenis para ouvirem falar de Jesus”.

Nos quatro dias de programação, 183 desbravadores decidiram se entregar a Jesus, demonstrando a decisão publicamente através do batismo.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

V Campori de Desbravadores

Associação Amazonas Roraima

“Jesus, a Única Esperança”

Rio Preto da Eva – AM

03 a 07 de Setembro de 2014

 

Foi realizado no Rio Preto da Eva, no Amazonas, no período de 03 a 07 de Setembro de 2014, com o tema “Jesus, a Única Esperança”, o V Campori de Desbravadores da Associação Amazonas Roraima com a participação de mais de 5 mil Desbravadores. O evento foi planejado e dirigido pelo Pastor Raimundo Luiz Vidal Aleluia

Ser desbravador é sempre viver intensamente os momentos proporcionados por Deus. E participar de um Campori é um desses momentos de mais intensidade. A correria da montagem de acampamento, a ansiedade da chegada do dia, a adrenalina das provas, a entrega dos desbravadores, são todos fatores que fazem do Campori um dos eventos mais importantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia.



A festa de abertura do Campori aconteceu na noite de quarta-feira, 3, mas desde o início da semana o clubes já estavam na área de acampamento trabalhando em suas cozinhas, portais e barracas, para que quando o grande dia chegasse, tudo já estivesse pronto.

O palco para este grande evento foi o Instituto Adventista Agro Industrial (IAAI), localizado há 74 km de Manaus, na Zona Rural de Rio Preto da Eva, local que já foi sede de outras edições do Campori da AAmaR.

Participaram desse V Campori cerca de 203 clubes, de várias cidades; Manaus, Maués, Parintins, Boa Vista – RR, etc. Clubes que passaram horas, até dias viajando para não perderam essa oportunidade.

Haviam clubes que estavam pelo calor da participação, mas outros foram almejando conquistar as provas e atividades que foram realizados nesses 5 dias de evento.

Contudo, nenhum objetivo era maior do que a vontade de estar mais perto de Deus, de aumentar a comunhão com Aquele que proporcionou os meios para que todos esses 5 mil desbravadores pudessem estar felizes neste Campori.

Nem o cansaço, ou o forte calor, ou as dificuldades enfrentadas ali tiraram a motivação e a alegria dos juvenis e adolescentes que se entregaram por completo para mostrarem o verdadeiro espírito de ser um desbravador.

O evento contou com a presença do Líder de Desbravadores da Divisão Sul Americana, Pastor Udolcy Zukowski, que alegrou os desbravadores com palestras muito descontraídas e importantes. O Pastor Lélis Silva, Líder de Desbravadores da União Noroeste Brasileira.

No sábado, um dos pontos altos do evento aconteceu pela manhã, pois um belo batismo da primavera onde 166 desbravadores foram levados aos pés de Cristo. Cada clube levou seus candidatos que foram batizados em meio a milhares de desbravadores.

O evento ficou marcado na história desses juvenis e adolescentes, que agora se preparam e aguardam pelo próximo ano.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

Dia dos Desbravador é criado

na Cidade de Campinas – SP

15 de Setembro de 2014

 

O Plenário da Câmara dos Vereadores foi tomado pela presença dos Desbravadores de Campinas e região, no dia 15 de setembro de 2014 e que foram acompanhar a votação do projeto de lei que estabelece a criação do Dia do Desbravador para 20 de setembro.

Proposto pelo vereador Luiz Henrique Cirilo, o projeto propõe que esta data faça parte do calendário oficial do município, exaltando a importância da atuação destes jovens junto à comunidade. Além disso, um dos objetivos do projeto é trabalhar na mente da juventude do município os princípios que envolvem a lei e o voto dos Desbravadores.

O projeto de lei foi colocado em votação e aprovado, por unanimidade, pelos 29 vereadores presentes e agora, segue para ser sancionado pelo prefeito municipal de Campinas, Jonas Donizette.

Para o líder dos mais de 3 mil desbravadores da Associação Paulista Central, Pastor Alceu de Assis Filho, “ficamos felizes ao ver as portas sendo abertas em uma cidade como Campinas, uma cidade polo, que acabará ocasionando um efeito cascata em cidades da região. Outro fator importante com este feito é que vai trabalhar diretamente na autoestima das crianças e adolescentes que participam dos clubes em nossa região.” 

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

XIII Campori Desbravadores

Associação Sul Matogrossense

“A Caminho do Céu”

Parque de Exposição Tetsuo Suekane

Naviraí – MS

08 a 12 de Outubro de 2014

 

Uma pequena cidade ao sul do Estado abrigou durante 08 a 12 de Outubro de 2014 uma multidão de jovens com um sonho em comum: ver Jesus voltar em sua geração.

Rapazes e moças, jovens de valor, com princípios inegociáveis e um olhar fixo nas coisas que vêm do alto. Por natureza eles são valentes e prontos a compartilhar sua grande esperança, e foi dessa maneira que eles brilharam na pequena Naviraí. Desbravadores se fizeram ouvir e o som dos 1.800 corações que batiam no mesmo ritmo foi ouvido por toda a cidade durante o evento que já entrou para a história da Igreja Adventista no Mato Grosso do Sul.



Isso é Campori. E o XIII Campori de Desbravadores da Associação Sul-mato-grossense dispensa elogios, pois seu resultado fala por si. “É muita emoção vê-los celebrando o resultado de muito trabalho e planejamento. Não foi fácil, mas isso aqui mostra o quanto vale a pena trabalhar em prol desse departamento”, comenta em estado de êxtase o líder de Desbravadores para o Estado, Pastor Samuel Bruno do Nascimento Carvalho, durante a festa de encerramento do evento.

Tão nítida quanto à alegria contagiante dos jovens era a emoção nos olhos do líder. Samuel andava de um lado a outro da grande Arena – palco de toda a programação durante os cinco dias -, ora abraçava um desbravador ou staff (equipe de trabalho), ora parava para ser fotografado ao lado de alguém que queria uma lembrança desse Pastor que além de líder master avançado é um desbravador que vive de perto com essa turma. O carinho do público tornava-se evidente a cada pedido de foto, abraço, saudação, e ainda que fosse um bate-papo rápido, Samuel parava para atender e mostrava que líder mesmo é aquele que anda junto, lado a lado.



Para cada desbravador ali presente uma das coisas que mais chamou a atenção foi ver um grupo de líderes que realmente são apaixonados pelo departamento, são desbravadores de corpo e alma e dão o máximo para que um Campori como esse fosse realidade. Não basta ser líder, é fundamental conhecer a realidade deles e se envolver e isso ficou provado em cada dia de Campori. Nossos líderes são, definitivamente, verdadeiros desbravadores e entendem esse amor que move e sustenta o clube há tanto tempo.

O parque de exposições Tetsuo Suekane, foi impecável em sua infraestrutura, parte elétrica e hidráulica que mesmo dada a dimensão do evento, seguraram os cinco dias com o mínimo de defeitos. “Esse foi de longe o Campori que eu vi com o menor número de problemas sérios, na realidade não tivemos problemas grandes, apenas pequenos problemas solucionados com agilidade, para dar tranquilidade aos acampantes”.



Ordem unida que antecedeu o desfile de Sábado (11), em prol do projeto Quebrando o Silêncio, em Naviraí-MS.

Durante as manhãs e noites as atenções se voltavam à grande Arena. À noite, dois telões de LED davam conta do recado e exibiam as diversas produções de mídia – entre eles a famosa saga cômica do menino Godofredo que almejava ser um desbravador de excelência, sucesso total entre os desbravadores – além de testemunhos de clubes que em pouco tempo de existência já têm sintomas de “gente grande”, entre eles: Anjos do Lago, Sentinelas de Eldorado, Stellarium e Redenção.

As cozinhas também representaram muito bem seus clubes. As cozinheiras trabalharam incansavelmente durante toda a programação, garantindo café da manhã, almoço, lanche e jantar dos valentes e no final do evento receberam homenagem mais do que merecida pelo público.

A estrutura de camping era outro ponto forte do Campori. Divididos em “ruas” e “avenidas” com nomes alusivos à Bíblia, cada clube era um portal à parte para se admirar e contemplar. Verdadeiras mini cidades construídas provavam que desbravadores são engenheiros por natureza. Coisas que textos não dimensionam, apenas registram, bom mesmo é ver de perto.

E mesmo debaixo de sol forte e calor recorde, eles não se abalavam e a impecabilidade das provas de ordem unida eram apenas um dos exemplos dessa força.

No sábado pela manhã o termômetro passava dos 40°c quando os 1.800 jovens desfilaram por 4 quilômetros até a principal praça da cidade. Com faixas e cartazes que repudiavam a violência – um momento importante do projeto Quebrando o Silêncio – eles marchavam ao som das fanfarras. Cena inesquecível que a cidade parou para ver de perto.

Comerciantes, moradores, fiscais de trânsito, pedestres, todos por alguns minutos parados observando atentamente esse povo separado por Deus para anunciar a salvação por meio de princípios que regem a vida.

Anfitrião e distrital da cidade de Naviraí, o Pastor Harley Burigato, definiu melhor do qualquer um o que é ser um desbravador: “É a maneira mais divertida de ir para o céu”, exalta.

Pastor Max Schuabb, líder de Desbravadores para o Centro-Oeste Brasileiro, e pastor Samuel Bruno, líder de Desbravadores para o Mato Grosso do Sul e idealizador do XIII Campori ASM.

Qualquer pessoa que tenha acompanhado o XIII Campori da ASM, seja ao vivo na Arena, seja pela transmissão online da TV Advai, ou pelas inúmeras hashtags e fotos que bombardearam as redes sociais, não terá dúvida alguma de que essa frase é verdadeira.

A ideia de um Campori memorável hoje é realidade e torna-se a lembrança de que 2014 foi mesmo um ano especial. Agora é juntar energias e foco para o próximo, em dois anos. “Estamos muito felizes com o resultado que foi além de nossas expectativas, agora a meta é que o próximo seja ainda melhor”.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

II Campori

Missão Mineira Norte

“Fiel como Daniel”

Montes Claros – MG

10 a 13 de Outubro de 2014

 

O II Campori de Desbravadores da Missão Mineira Norte, que teve como título “Fiel como Daniel” e que foi realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde em Montes Claros – Minas Gerais, no período de 10 a 13 de Outubro de 2014 e que foi organizado pelo Pastor Forlan Fernandes de Oliveira.

O evento ganhou espaço em dois jornais impressos da Cidade, o “Jornal Notícias” e o “Jornal o Norte de Minas”. A mídia televisiva também abriu espaço para o campori por meio da “TV Gerais – Afiliada da Rede Minas de Televisão” e “TV Cultura” e entrevistou Desbravadores e a liderança do evento.



Durante os quatros dias, os meninos e meninas receberam orientações de cidadania, civismo e palestras voltadas para a relevância de se um bom filhos, cidadão e cidadã. A abertura na noite desta sexta-feira, contou com a presença de autoridades e da apresentação da Banda de Música da Policia Militar.

No domingo pela manhã, os Desbravadores foram divididos em grupos para a limpeza e pintura de praças, como a do bairro Cintra, isso em parceria com a secretaria municipal do meio ambiente.

Mesmo a um sol de quase 40º, os Desbravadores realizaram um desfile voltado para a consciência ambiental. O percurso percorrido foi finalizado na Praça da Matriz, onde os Desbravadores reunidos abraçaram o local, dando mostras de um abraço na cidade de Montes Claros e ressaltando a importância da preservação ambiental.

Inúmeras ações de cunho espiritual e social foram realizadas nos dias de Campori. Ele afirma que todos os cuidados relacionados a parte estrutural e de segurança foram tomados e visou tão somente a comodidade de cada Clube.

O Pastor Forlan Fernandes de Oliveira, Departamental para o Norte e Noroeste de MG destacou o tema do Campori, que neste ano foi Fiel como Daniel. Segundo ele uma série de atividades foram realizadas, objetivando sempre a interação entre os participantes. O evento teve também o seu caráter social que diz respeito a doação de cestas básicas para duas instituições sociais da cidade, a Corrente do Amor que assiste mais de 150 famílias no município, e a Associação Presente que acolhe pacientes com câncer. “O Campori foi a oportunidade de cada Desbravador fazer um trato de fidelidade com Deus e de  seguir o exemplo de Daniel que foi um homem de oração”.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

X Campori de Desbravadores

Associação Paulista Oeste

“Segunda Milha”

Recinto Mello Moraes

Bauru – SP

15 a 19 de Outubro de 2014

 


Cerca de 2.300 Desbravadores da Associação Paulista Oeste, participaram do X Campori, no período de 15 a 19 de Outubro de 2014 e que teve como título “Segunda Milha. O evento foi realizado no Recinto Mello de Moraes, em Bauru, no interior de São Paulo e foi organizado pelos Pastores Daniel Tavares Marques e Pastor Willy Charle A. da Silva.  

Eram cerca de 600 barracas que abrigavam os 65 Clubes representados. O evento teve um forte apelo espiritual com bastimos, representações teatrais, cantores como Laura Morena e Melissa Barcelos. Para as mensagens espirituais foi convidado um dos pioneiros do Clube de Desbravadores em território brasileiro, o pastor Jason McCracken.

Mas além das provas e atividades recreativas, os jovens também foram incentivados a praticar atos de cidadania nesta comunidade como o projeto “Vida por Vidas”, com doação de sangue. Os participantes com mais de 18 anos foram ao hemocentro da cidade na quinta e sexta-feira (dia 16 e 17) para contribuir com o banco de sangue do município.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

III Campori de Desbravadores

Associação Central Paranaense

“Loucos por Jesus”

CATRE – Eldorado - SP

16 a 19 de Outubro de 2014

 

 

Animação foi o que não faltou durante os quatro dias do III Camporí de Desbravadores da Associação Central Paranaense (ACP). Com o tema: “Loucos por Jesus, Acima de Tudo Temor ao Senhor” o evento reuniu aproximadamente três mil adolescentes, divididos em 84 agremiações, que vieram da região central do Paraná até o Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE) da cidade de Eldorado, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Joni Oliveira.



Os Desbravadores, passaram entre os dias 16 a 19 de outubro, acampados em barracas e longe de das diversões tecnológicas da cidade grande. Durante os quatro dias, a disciplina foi exemplar e as atividades e torneios fizeram o momento social, mas os momentos de programação espiritual deram um toque especial.

“Em pleno século XIX seguir orientações bíblicas e ser puro é algo praticamente louco, e essa é a proposta desse campori, mostrarmos aos nossos adolescentes que vale a pena sermos considerados loucos para a sociedade, mas nos mantermos fieis a Deus. Esse é um momento de recreação e celebração entre os meninos que lutaram o ano inteiro para completar os requisitos e estarem aqui”, comenta o organizador do evento, pr. Joni Oliveira.

O início oficial da programação só começaria às 20h da quinta-feira, mas de madrugada já tinha clube chegando para montar suas barracas e os famosos portais. Foi um dia um tanto cansativo, de reconhecimento do local, mas que rendeu muita animação e os sorrisos quando os primeiros fogos de artificio anunciavam a abertura oficial do evento, que segundo a administração local, foi considerado o maior do gênero em todo sul do Brasil.



Já na sexta-feira, o dia foi intenso já que os clubes precisavam cumprir com uma série com um carrossel de atividades que teve direito a caiaque, arvorismo, corrida, torneio de música, ordem unida, fanfarras, atividades rústicas entre outras. E o que também não podia faltar era um divertido passeio ao Parque Estadual da Caverna do Diabo, onde os meninos e meninas puderam contemplar um pouco das formações calcárias de estalactites e estalagmites.

Mas foi entre os dias que o sábado trouxe a programação mais especial, com o batismo de alguns juvenis e também com o concurso do Bom de Bíblia. Já a noite foi a vez de todos os participantes do campori participarem de uma caminhada rústica, com direitos a muitos obstáculos e lama.

A programação que teve como orador oficial o pastor Paulo Rabelo, que veio da cidade de Maceió, e também da banda musical da congregação de Vista Alegre, em Curitiba, se encerrou no domingo à tarde, após a premiação dos clubes que alcançaram as melhores pontuações nas provas.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.  
  

 XXII Campori de Desbravadores

Associação Brasil Central

“Minha Identidade”

Goiânia – GO

16 a 19 de Outubro de 2014


 

O XXII Campori de Desbravadores da Associação Brasil Central teve como título “Minha Identidade” e ocorreu em Goiânia - Goiás, onde 41 Clubes e 1600 Desbravadores, participaram do evento no período de 16 a 19 de Outubro de 2014. 

O campori Minha Identidade mostrou que o Desbravadores sejam parecidos com Daniel, assim podendo ser parecidos com Jesus. O acampamento se preocupou em fazer uma análise profunda sobre identidade, como conta o organizador do evento e líder dos desbravadores em Goiás, pastor Alan Merigui. “A ideia é fazer com que os desbravadores construam uma identidade sólida e concreta, e que possam ser fiéis a Deus em qualquer circunstância”.



Muita música fez parte do programa, conduzida pelo Coral do IABC, Trio Sollanza, e uma música especial feita para o programa, que foi a música oficial do campori.

Os sermões foram realizados pelo Líder de Desbravadores para o Centro Oeste do Brasil, Max Douglas, que representou Daniel; Denison Cavalcante, pastor da Igreja do IABC, que representou Sadraque; Alan Merigui, representando Mesaque e Walmir Rosa, pastor e presidente da Igreja Adventista em Goiás, que representou Abednego.

As provas, em diversas categorias, são muito aguardadas pelos desbravadores. Neste campori elas somaram 12, e cada uma representou um capítulo do livro de Daniel, escrito na Bíblia.

 

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

X Campori de Desbravadores

Associação Norte Paranaense

“Cristo por Todos e Todos por Cristo”

Maringá – PR

30 de Outubro a 02 de Novembro de 2014

 


O Campori 2014 “Cristo por todos e todos por Cristo” da Associação Norte Paranaense (ANP), teve início oficial às 20h na última quinta-feira 30 de Outubro e seguiu até o domingo 02 de Novembro de 2014, no Parque de Exposições de Maringá já foi destaque na imprensa estadual. Uma equipe da Ric TV Record esteve durante parte da tarde gravando com desbravadores e com o Diretor dos Desbravadores na região norte do Paraná pastor, Jonatas Oliveira da Silva.

Ao todo o evento reúne 60 clubes, 2000 pessoas, 55 pastores e 75 pessoas de apoio (colaboradores) de 15 cidades do norte do Paraná. A reportagem produzida ontem, quinta-feira (30) pela equipe da Ric TV foi ao ar em Rede Estadual na edição do jornal das 20h da emissora paranaense. Outras emissoras também demonstraram interesse em fazer a cobertura do evento, algumas já confirmaram presença.

Acordar mais cedo do que o comum e já começar o dia, antes mesmo de amanhecer, com hinos de louvor à Deus, oração e meditação é parte da programação do “Culto de Poder” que acontece todos os dias do X Campori 2014 da Associação Norte Paranaense (ANP) que acontece no Parque de Exposições de Maringá.

No primeiro dia do evento, não foram muitas as pessoas que conseguiram acordar mais cedo para participar, mas os que participaram sentiram o Espírito Santo tocar nos corações. “Foi muito bom participar, pois é uma forma de começar o dia mais perto de Deus. Este culto me revigorou para enfrentar mais este dia com a presença do Espírito Santo”.

Os 60 Clubes de Desbravadores participaram de um desfile com panfletagem pelas ruas da cidade. O percurso começou na saída lateral do parque, passou pela Avenida dos Palmares sentido Jardim América e retornou ao local do acampamento pela Avenida Guaiapó.

Durante o desfile, os clubes de todo o Norte do Paraná expuseram faixas de diversas campanhas realizadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia durante o ano, como foi o caso do combate ao fumo, às drogas e a violência. Populares e comerciantes pararam suas atividades nas ruas onde o desfile passou para acompanhar os desbravadores.

Alguns dos clubes que participaram do desfile utilizaram fanfarras com entoação de hinos e toques típicos. O desfile contou com apoio da Secretaria de Transportes do Município de Maringá (Setran) que fez a segurança e bloqueou as ruas por onde os clubes desfilaram. Muitas pessoas saíram as ruas e acompanharam o desfile que teve cerca de duas horas de duração no total.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

XIX Campori de Desbravadores

Associação Catarinense

“Fiel Como Daniel”

Garopaba – SC

13 a 16 de Novembro de 2014

 

Começou nesta noite de quinta-feira dia 13, o XIX Campori de Desbravadores da Associação Catarinense. O evento está sendo realizado em Garopaba, cidade litorânea do Sul do Estado, em um camping às margens da belíssima praia. A tradicional frase “Declaro aberto o Campori de Desbravadores” marcou a noite, e como sempre, levantou os acampantes de maneira vibrante. O evento acontece até domingo e conta com dois mil Desbravadores.



O Tema “Fiel como Daniel” foi fortemente destacado, lembrando que o profeta em sua juventude teve que enfrentar muitos desafios da época. “Hoje nossos adolescentes e jovens têm enfrentado também grandes desafios. Mas assim como Daniel, ele podem e devem ser fiéis a Deus”, comenta o pastor Otacílio Porfírio, líder dos Desbravadores da Associação Catarinense. Autoridades eclesiásticas e civis estiveram presentes, como por exemplo o senhor Fernando Ambrósio, secretário de turismo de Garopaba e que esteve representando o prefeito da cidade.

A participação dos acampantes também foi grande. Realizando os ideais dos Desbravadores através de uma bonita evolução. O concurso de oratória e música teve a apresentação dos primeiros finalistas nesta noite de quinta-feira. No concurso musical, louvaram a Deus e tendo Desbravadores que fez um pequeno sermonete sobre o tema do evento.

Louvor, encenação (Grupo Perspectiva) e Campori News foram também momentos marcantes. A pregação final foi do pastor Jônatas Rosa (Jovens – ANP), que impactou os Desbravadores falando sobre as tentações do mundo, como as drogas. Ao final, o batismo do jovem Douglas marcou o primeiro dia de evento. A família dele é líder de outra Igreja, mas ao Douglas entrar para o clube Hágios (Areias – São José/SC) ele descobriu todas as verdades bíblicas.

O segundo dia (14/11) do XIX Campori de Desbravadores da Associação Catarinense foi de suor, espírito de equipe e habilidades. Foram realizadas as gincanas com os 62 clubes presentes. Os dois mil participantes mostraram seus talentos, mas também torceram pelos seus colegas. Ao todo foram seis provas, distribuídas durante todo o dia, sendo duas dentro da área de acampamento e quatro na praia.

“O local aqui é único, à beira do mar. Não poderíamos perder a oportunidade de usar esse lindo visual nas gincanas”, comenta Fabiano Raimundo, Associado de Desbravadores da Associação Catarinense. Entre as gincanas, destaque para o Triátlon que contou com 4 atividades: caiaque, natação, bike e corrida. Todo o clube se envolveu, como por exemplo com as cozinheiras fazendo uma parte da corrida. “Fiquei feliz em participar. Todo mundo torcendo por mim foi emocionante. Me senti ainda mais parte do clube”, comentou uma cozinheira.

Ainda teve arvorismo, quebra-cabeça gigante, rali das classes, tambor furado e o caminhando com a pirâmide. O dia esteve nublado na maior parte do tempo, deixando as gincanas ainda mais propícias para serem realizadas. Destaque ainda para a presença da equipe da TV Novo Tempo, com a apresentadora Luciana Santana, e cinegrafista, fazendo uma reportagem para o Conexão Jovem.

À noite o pastor Jônatas Rosa pregou mais uma vez, reafirmando a limpeza de caráter dos Desbravadores e chamando aqueles que ainda não haviam aceito a Cristo para darem este passo espiritual.

Neste sábado os destaques serão o desfile, distribuição de materiais de combate à dengue na cidade e uma investidura marcante.

Um Campori de pessoas felizes e que verdadeiramente amam ser Desbravadores. Essa foi a marca do terceiro dia 15/11 do XIX Campori de Desbravadores da Associação Catarinense, que acontece em Garopaba, de 13 à 16 de Novembro. Os acampantes desfilaram, teve distribuição de materiais missionários e se emocionaram com a programação da noite. São dois mil Desbravadores que têm no coração o desejo de salvar do pecado e guiar no serviço.

A manhã de sábado começou cedinho, acordando os acampantes para buscarem comunhão com Deus para as atividades missionárias do dia. Para isso, o pastor Jônatas Rosa pregou mais uma vez e lembrou de setes coisas sagradas para Deus, finalizando fazendo um chamado ministerial aos Desbravadores que se sentissem tocados por Deus. Na sequência todos se alinharam e colocaram os sapatos nas principais vias de Garopaba para o desfile. As pessoas ficaram curiosas e foram preparadas para a mensagem que bateria em suas portas à tarde.

Os desbravadores da Associação Catarinense também foram às ruas de Garopaba no período vespertino. Apesar do convidativo dia praieiro, eles viraram as costas para o mar e inundaram a cidade com a mensagem de Jesus. Foram entregues folders de combate a dengue (uma parceria com a prefeitura), um convite para ouvir a Rádio Novo Tempo de Florianópolis (96.9 FM) e o livro Viva Esperança. Os desbravadores ainda receberam donativos para o Mutirão de Natal.

A reação das pessoas foi positiva: “Eu acho muito bonito porque estão tirando os jovens dos vícios e das coisas ruins”, afirma Eva Tereza Martins, moradora; “Eu acho os desbravadores um projeto bom porque conduz as crianças no caminho correto”.

Os pastores Elmar Borges (Líder dos Desbravadores – USB) e Udolcy Zukowski (Líder dos Desbravadores – DSA) estiveram visitando o Campori da Associação Catarinense. Na oportunidade o pastor Elmar convocou os acampantes para estarem presentes no Campori da USB em Outubro de 2015. Já o pastor Udolcy trouxe a mensagem espiritual da noite, baseada na firmeza dos adolescentes aprenderem a dizer não para as coisas errôneas. Ao final do sermão batismos emocionaram os presentes, em especial o da desbravadora Isabella, que recebeu autorização do seu pai para ser batizar pouco antes.

A programação noturna deu continuidade com homenagens e reconhecimentos. Insígnias de excelência e investiduras de líder, líder master e líder master avançado destacaram a importância do desbravador ser cada vez um servo dos mais novos, assim como Cristo foi aqui nesta terra. Um pedido em público de casamento também marcou a noite.

Outro momento de destaque foi a entrega da comenda Cláudio Belz ao pastor Cabilde Palma, pelos seus anos de dedicação aos Desbravadores, abrindo diretamente 20 clubes em seu ministério. “Esse troféu não seria possível sem minha esposa, que abraçou este ministério comigo”, destacou Cabilde. O pastor Cabilde teve relação direta o chamado do pastor Otacílio ao ministério: “Eu era líder de jovens no IAP e o pastor Cabilde era o departamental. Quando decidi pelo ministério, ele me apoiou e hoje estou aqui organizando um Campori”, lembrou emocionado o pastor Otacílio Porfírio, líder dos Desbravadores – AC.

"Nós encerramos um Campori, mas não um compromisso de fé”, foi assim, em oração, que o pastor Otacílio Porfírio declarou encerrado o XIX Campori de Desbravadores da Associação Catarinense (IASD – Centro Sul/SC). O quarto e último dia de atividades (16/11) teve três momentos: culto, gincanas e encerramento. Foram dois mil desbravadores presentes e mais de 200 pessoas aceitando o apelo para o batismo, somente neste último dia.

O culto pela manhã teve os tradicionais momentos de louvor, sermão e apresentação dos finalistas em oratória e música. A pregação foi feita pelo pastor Udolcy Zukowski (Líder dos Desbravadores – DSA), que enfatizou a importância de dizer “sim” no momento correto. “Se não falarmos ‘sim’ na hora certa, corremos o risco de não irmos para o céu”, lembrou o líder. Ao final, batismos emocionaram os presentes e o pastor apelou para os desbravadores dizerem um “sim” para Jesus, resultando em 220 pessoas aceitando o convite para serem batizadas.

Pela manhã ainda aconteceram as últimas gincanas, para aqueles clubes que não haviam completado todo o circuito. E no encerramento, ao meio-dia, o momento foi de entrega de troféus, agradecimentos e homenagens. Uma mistura de euforia e saudade permeou o coração dos presentes.

“A parte que mais me chamou a atenção foi a da consagração e de não brincar com as coisas de Deus. Muitos brincaram e pagaram um preço alto. A gente tem que ter esse compromisso para toda a vida”. “O evento foi uma excelente oportunidade para os desbravadores ouvirem a mensagem do evangelho na linguagem deles”.

“Procuramos colocar no coração desta juventude a referência do profeta Daniel. Ele não apenas uma referência de um jovem virtuoso, mas alguém que manteve está virtude por toda a sua vida. E foi a partir da análise da vida deste personagem bíblico que a gente procurou dar mais uma referência de fidelidade cristã”, comenta o Pastor Otacílio. O líder dos desbravadores da AC conclui agradecendo a todos: “Quero agradecer a cada desbravador pela participação. Em especial meu sincero obrigado aos diretores, regionais e líderes, esse grupo esteve a frente na tarefa de fazer um programa em conformidade com a vontade de Deus”.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

XV Campori Desbravadores

Associação Sul Paranaense

“Pra Sempre Fiel”

Catre – Eldorado – SP

13 a 16 de Novembro de 2014

 

 

De 13 a 16 de Novembro de 2014 aconteceu no Centro Adventista de Treinamento, Recreação e Eventos de São Paulo (Catre), no município de Eldorado o XV Campori da Associação Sul Paranaense, com o tema “Pra Sempre Fiel”, para 2 800 desbravadores, representados por 64 clubes. O evento fez uma viagem na vida de diversos personagens bíblicos que foram fiéis em situações da vida. 


Diversas atividades foram realizadas como a tirolesa, arvorismo, caiaque. O Desbravador teve à sua disposição um shopping e um museu com 6 mil peças em exposição contando a história do Clube de Desbravadores no Sul do Brasil. Rapel e trilha na mata também fizeram parte da programação. Os clubes tiveram a oportunidade de visitar a Caverna do Diabo.

A abertura oficial do XV Campori da ASP contou com fogos de artifício, muito louvor e animação dos participantes e batismos.

A quinta-feira, 13 de novembro, começou de madrugada para os desbravadores do Sul do Paraná que iam chegando ao Centro de Treinamento e Recreação (CATRE), em Eldorado, São Paulo, para o XV Campori de Desbravadores da Associação Sul Paranaense (ASP).



Mesmo com muito trabalho para preparar toda a área de acampamento e o pouco descanso, as atividades já começaram antes da abertura oficial, com um festival de bandas, fanfarras e ordem unida.

A abertura oficial do Campori ocorreu na noite de quinta, 13 de novembro, com direito a fogos de artifício, batismo e muita animação dos 2.800 juvenis e adolescentes, representados por 64 clubes.

Com o tema Pra Sempre Fiel, o primeiro dia de acampamento retratou por meio de encenação a ressurreição de Lázaro, com a mensagem espiritual passada pelo Pastor Heder Júlio, do Instituto Adventista Paranaense (IAP). A cada reunião um personagem bíblico era abordado como José, Daniel e seus amigos e Gideão, sempre tirando uma lição de fidelidade a Deus.

“Nós escolhemos esse tema, porque queremos colocar no coração de cada desbravador o senso de eternidade. Uma decisão que vale a vida toda. Cinco minutos de prazer pode significar uma vida toda de sofrimento, mas uma decisão hoje pode gerar a eternidade”, explica um dos organizadores, pastor Rafael Santos. A cantora Rose Rios também esteve no local cantando com o público.

Já o segundo dia de acampamento foi composto do carrossel de atividades em que cada clube cumpriu diversos desafios envolvendo assuntos já estudados em suas reuniões locais durante o ano. As provas eram feitas através de tirolesa, caiaque, arvorismo, piscina e circuito. Destaca-se a trilha com muita adrenalina e principalmente lama que teve uma movimentação de 1700 desbravadores ao longo do evento.

Enquanto alguns clubes corriam contra o tempo nas tarefas e se sujavam bastante, outros tiveram um dia mais sossegado com muito aprendizado. O acampamento ofereceu aos desbravadores dez especialidades que podiam ser feitas durante o evento. Os participantes tinham a oportunidade de escolher qual mais lhe agradava e já recebiam as orientações e realizavam os requisitos. Ainda teve àqueles que aproveitaram o dia para fazer uma visita à Caverna do Diabo, ponto turístico da cidade, a 35km do local do acampamento.

A noite de sexta-feira foi um momento especial para os desbravadores que foram investidos em Líder e Líder Máster. Na oportunidade, o líder dos desbravadores para oito países da América do Sul, pastor Udolcy Zukowski, e o líder de desbravadores para o Sul do Brasil, pastor Elmar Borges, estiveram presentes na programação deixando uma mensagem especial e participando da cerimônia de investidura.

Os clubes foram premiados com as categorias ouro, prata ou bronze, adquiridas de acordo com o desempenho nas atividades durante o ano e também no campori

O último dia do XV Campori da Associação Sul Paranaense (ASP), 16 de novembro, foi de celebração. Após quatro dias no Centro de Treinamento e Recreação (Catre), no município de Eldorado, em São Paulo, chegou a hora dos desbravadores levantarem o acampamento. Mas antes disso, ainda há o momento de comemorar as vitórias alcançadas até aqui.

Na oportunidade, foram entregues os troféus com a categoria ouro, prata ou bronze a todos os clubes pelas atividades realizadas, além da premiação dos destaques em requisitos específicos e dos desbravadores que participaram do Bom de BíbliaBom de Classe e concurso de oratória.

Eduardo Neto, um dos organizadores do evento, finaliza o acampamento com o sentimento de dever cumprido. “Ficamos felizes em chegar ao fim do Campori e saber que foi o campori que teve menor índice de ocorrências tanto para segurança e o trânsito, como para a saúde. Além disso, temos a certeza de dever cumprido por termos motivado os desbravadores a saírem daqui com a decisão de serem sempre fiéis”, comemora.

Em todos os dias houve chuva no local, que apenas cessava no momentos dos cultos. O tempo firmou somente no último dia. Porém, o líder de desbravadores no Sul do Paraná, acredita que essa situação foi, na verdade, uma grande benção. A chuva apenas cessava no momento dos cultos. “Se tem uma das coisas que mais me impressionou no campori, além de toda a programação, foi a manifestação de Deus através do fator climático. Para mim foi a confirmação de que Deus estava mais interessado nesse campori do que nós, os organizadores, e do que cada desbravador, conta.

Segundo Eduardo Neto, o acampamento contou com a presença de 70% dos clubes pertencentes ao território da Sul Paranaense. Os outros 30% são compostos de clubes que foram abertos recentemente e devido às preparações e custos que um evento como esse exigem, não foi possível o comparecimento deles.

“Ver 70% dos clubes aqui já nos dá a certeza de que nós concluímos o ano com as atividades que vão marcar a vida dos desbravadores no território da ASP”, acredita Eduardo.

Para finalizar o evento, nada melhor que encerrar com batismos. Ao todo, 17 desbravadores entregaram a vida a Jesus durante as programações do acampamento e 190 tomaram a decisão de fazer o mesmo futuramente.

    x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.    

 

XVIII Campori

Associação Paulista Leste

“Heróis dos Últimos Tempos”

UNASP – Engenheiro Coelho – SP

19 a 23 de Novembro de 2014


 

Mais de três mil Desbravadores da Associação Paulista Leste, participaram do XVIII Campori, com o tema “Heróis dos Últimos Tempos”, realizado no UNASP em Engenheiro Coelho – SP, no período de 19 a 23 de Novembro de 2014 e foi organizado pelo Pastor Paulo Sérgio Fernandes.

O programa contém gincanas para integrar os mais de 80 clubes participantes, além de muita música e momentos espirituais.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

I Campori de Desbravadores

Associação Norte Catarinense

“Fiéis até a Morte”

Ituporanga – SC

20 a 23 de Novembro de 2014

 

De 20 a 23 de Novembro de 2014 foi realizado o I Campori de Desbravadores da Associação Norte Catarinense com a presença de 1600 Desbravadores e que teve como tema, "Fiéis até a morte". O acampamento ocorre no Parque Nacional da Cebola, na cidade de Ituporanga - região do Vale do Itajaí e foi idealizado pelo Pastor Moisés Móra da Silva.


Depois da contagem regressiva um vídeo contendo situações envolvendo Bullying, drogas e outras, levou a reflexão sobre a atitude que os Desbravadores teriam, ao se depararem com a possibilidade de aceitas fazer parte de ações com estes elementos.

Depois da contagem regressiva, um vídeo contendo situações envolvendo Bullying, drogas e outras, levou a reflexão sobre que atitude teriam os jovens, ao se depararem com a possibilidade de aceitar fazer parte de ações com estes elementos.

Após o vídeo, líderes de Desbravadores, entre eles, Departamentais, Regionais e Diretores, entraram, pelo fundo ao auditório, em ritmo de marcha, simulando lutas espirituais dos Desbravadores com forças inimigas, estas, representadas por voluntários vestidos de preto.

Após a entrada, o primeiro acampamento de Desbravadores promovido pela Associação Norte Catarinense foi declarado aberto, culminando com a colocação das machadinhas e machados em troncos - gesto tradicional no início dos camporis.

A programação teve a exibição tradicional do jornal Campori News, que resume o que ocorreu de mais interessante durante o dia, com tom bastante humorado. Um quadro de humor com o personagem Zé Cabeça, conhecido especialmente pela participação no último campori sul-americano de Desbravadores realizado em Barretos, animou o público.

Além de momentos de louvor e música com o trio Deschamps, o pastor Samuel Camilo fez a reflexão espiritual. O líder de Desbravadores, Jovens e Aventureiros da Associação Central do Rio Grande do Sul (ACSR) enfatizou a escolha do personagem bíblico Daniel, que escolheu não se contaminar com alimentos inadequados disponíveis na Babilônia. A partir disto, fez uma comparação com os dias atuais e o quão necessário é que existam jovens que escolham ser fiéis a Deus, independente dos prazeres existentes.

O segundo dia de acampamento foi de intensa atividade para desbravadores.  Depois do desjejum, os Desbravadores se deslocaram até o pavilhão principal onde ocorreu a segunda reflexão espiritual com o líder de Desbravadores na região central do Rio Grande do Sul, Samuel Camilo. À tarde, as diversas provas de acampamento e as chamadas especialidades, foram iniciadas. Já no período da noite, a esperada investidura dos participantes, nas categorias “líder”, líder máster” e “líder máster avançado”, também foi realizada.

Entre as provas da tarde, haviam atividades que testavam o lado físico, mental e espiritual dos participantes. Um dos exemplos foi a prova dos sinos, que consistia no desafio de um desbravador orientar um companheiro – que tinha os olhos vendados – a atravessar um percurso cheio de fitas sem tocá-las. Se isto ocorresse, pequenos sinos envolvidos nas fitas seriam tocados e o desbravador precisaria responder questões de conhecimento bíblico, antes de prosseguir.

Já a prova do cross, visava medir garra e força física dos desbravadores, ao longo de um percurso onde era inevitável rastejar na lama e até passar por baixo d’água, dentro do menor tempo possível. Além destas atividades, havia a corrida norueguesa, a orientação por bússola, cozinha ao ar livre e colocação dos itens em uma camisa do uniforme. A ordem unida, atividade executada em cerimônias e desfiles cívicos, também foi avaliada. Cada clube deveria apresentar uma evolução repleta de ordens – treinada de forma antecipada – durante um tempo pré-determinado.

Enquanto as atividades ocorriam em pavilhões ou ao ar livre, outros clubes tinham seus uniformes avaliados por uma equipe responsável por garantir a identidade dos desbravadores. Ao mesmo tempo, no pavilhão principal, um representante por clube pôde, ainda, escolher especialidades para executar na sexta-feira, durante o Campori. Entre elas, haviam arco e flecha, libras e higiene bucal.

À noite, o pastor Elmar Borges, líder de Desbravadores para o Sul do Brasil, enfatizou o tema “Fiéis até a morte” sob a perspectiva da história bíblica contida no logotipo: os três jovens que foram lançados em uma fornalha ardente por não concordarem em prestar culto a uma estátua de ouro – demonstrando, mais do que qualquer coisa, sua fidelidade a Deus. Para isto, Borges fez uma encenação com a ajuda de adolescentes voluntários e aproveitou para reforçar lições por meio de um dos nós, o Volta da Fiel, que não desata e constitui a base de uma amarração. A fidelidade dos três jovens fez com que, não queimassem um fio de cabelo sequer e, ainda, fossem protegidos pela presença do próprio Jesus.

Em seguida, ocorreu a investidura de 12 desbravadores nas categorias de “líder”, líder master e líder master avançado”.

O terceiro dia do I Campori de Desbravadores da Associação Norte Catarinense começou fora dos limites do Parque Nacional da Cebola. Os 56 clubes presentes no evento foram levados, de ônibus, ao centro de Ituporanga, onde realizaram um desfile cívico com divulgação dos mais diversos projetos sociais e iniciativas da Igreja Adventista na América do Sul, como por exemplo, o Quebrando o Silêncio, o Mutirão de Natal, a Ação Solidária Adventista, os oito remédios naturais e, ainda, uma campanha contra o fumo.

Alguns clubes se utilizaram de suas bandas marciais para chamarem a atenção de curiosos que passavam pelas ruas principais. Enquanto isso, outro grupo de desbravadores aproveitou para entregar folhetos e revistas às pessoas que eram atraídas pelo som da marcha e dos instrumentos.

Condecorações – Após voltarem do desfile cívico, a programação do Campori continuou no pavilhão principalDiretores dos clubes da Associação Norte Catarinense foram condecorados com uma insígnia de boa conduta. Para recebê-la, é necessário cumprir alguns requisitos, como por exemplo, ser ativo no clube por, pelo menos, dois anos; ter envolvido sólido nas atividades com os líderes e unidade; ser pontual; atualizar o uniforme de acordo com as mudanças e, entre outras coisas, viver, na prática, os ideais dos Desbravadores.

Batismos – Em seguida, ocorreu a sequência das reflexões proferidas pelo pastor Samuel Camilo, líder de Desbravadores na região central do Rio Grande do Sul. Na ocasião, 26 pessoas que já estavam preparadas, foram batizadas. Em seguida, um novo apelo fez com que muitos outros jovens decidissem manifestar publicamente que querem ser fiéis, começando com a aceitação imediata pelo batismo.

Além do desfile cívico, dos batismos e das condecorações, o terceiro dia do I Campori de Desbravadores do Norte de Santa Catarina (ANC) teve, no período da tarde, concursos de oratória e de composições musicais. Ambas atividades, precisavam ser baseadas no tema do Campori “Fiéis até a morte”. Além disto, ocorreu também, a eliminatória final da prova de conhecimentos bíblicos, “Desbravador sabe tudo”.

Seis desbravadores entre 10 a 15 anos tiveram a chance de apresentar uma reflexão de até 7 minutos diante de todos os participantes do Campori, enquanto um grupo de jurados formado por pastores avaliava itens básicos para uma boa apresentação, como por exemplo, postura, entonação e clareza. No intervalo de cada sermonete, eram apresentadas as composições musicais baseadas no tema do Campori. Grupos de vários clubes participaram, sendo alguns com instrumental ao vivo. As interpretações musicais foram avaliadas pelos convidados do grupo Heivs.

A ganhadora do concurso de oratória, Damaris Cesco (Clube Alvorada Júnior), impressionou o público com sua convicção e firmeza ao fazer um apelo vibrante sobre a volta de Jesus. Em segundo, ficou Queila Grosselli (Clube Sol do Vale) e em terceiro, Sara Cardoso (Guerreiros do Rei). Já no concurso de música, um quinteto feminino formado por Lara Liss, Heloise Sonego, Pétala Pieper, Thalyta Borges e Nicole Beal (Clube Corujão), levou ao palco uma canção moderna e dinâmica sobre o tema do Campori e foi contemplado com o primeiro lugar. Em segundo, ficou um trio formado por Tainá Rangel, Martin Lewerenz e Gabriel Vargas. No terceiro, as moças Narjo Paes e Eliana Reinke (Clube Iguaçu).

“Nós queremos desbravadores que preguem a palavra de Deus e que façam suas próprias músicas, pois estamos chegando nos últimos dias desta terra e Deus vai precisar de todos eles”, explica o pastor Moisés Mora, líder de Desbravadores para o território Norte-catarinense, correspondente a ANC.

Em seguida, ocorreu a última eliminatória do concurso “Desbravador sabe tudo”, que teve disputa acirrada e extensa entre participantes – especialmente entre as três últimas desbravadoras que permaneceram – respondendo perguntas por meio de cartazes com letras das alternativas das questões. Por conta de um empate, fez com que Bruna Pereira (Alvorada Júnior) e Lara Liss (Corujão) faturassem tablets. Já Ketlin, que ficou com o segundo lugar, ganhou uma barraca de acampamento e o terceiro, Emanoel Matos (Clube Leões do Vale), faturou uma mochila.

Noite social – Depois do jantar, a programação da noite teve, como ponto alto, 1h social dirigida pelo grupo Crialegria, uma equipe de profissionais voltados à recreação saudável para eventos.

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 IV Campori de Desbravadores

Associação Paulista Sudoeste

"O Sobrevivente"

Camping Pastor José Maria Barbosa

Araçoiaba da Serra - SP

20 a 23 de Novembro de 2014

 


Foi realizado o IV Campori de Desbravadores da Associação Paulista Sudoeste, com o tema “O Sobrevivente”, no Camping Pastor José Maria Barbosa Silva, em Araçoiaba da Serra, entre os dias 20 a 23 de novembro de 2014. No evento estiveram presentes 57 clubes de desbravadores no total de 1.700 participantes. Foram quatro dias de atividades bem intensa, a começar pela montagem do acampamento e dos portais.



Nesta edição o tema do campori foi “O Sobrevivente”. Relata a história da vida do apóstolo João, o último discípulo de Jesus. Ele passou por muitas provas, foi preso e escreveu as três epístolas de João e o livro do Apocalipse – a revelação dos últimos acontecimentos deste mundo. Nas noites aconteciam as encenações que dizia das histórias deste sobrevivente. O orador oficial foi o pastor Giliard Ferreira.

O pastor José Venefrides, líder dos desbravadores na região sudoeste paulista, foi o idealizador do evento e fez a abertura oficial do campori. “Quando pensei no tema a inspiração veio da vida de João, um sobrevivente que levou uma vida inteira de fidelidade ao Senhor, de perseverança e que amava a Jesus. Este é um desafio para cada menino e menina, andar ao lado do Senhor.”

Durantes dois dias ocorreu o carrossel das atividades. Cada prova tinha o seu grau de dificuldade, mobilidade, concentração e níveis de conhecimento. Um verdadeiro desafio e teste de sobrevivência. Neste ano os diretores de clubes também participaram das provas.

Na sexta-feira à noite foi realizada a investidura de Líder e Líder Máster Avançado. São pessoas chamadas por Deus para se dedicarem a um nível mais alto de liderança no Ministério dos Desbravadores. Por isso eles passaram por um programa de estudos e de auto aperfeiçoamento. Foram 11 desbravadores que receberam os títulos de Líder Máster e 1 Líder Máster na investidura

No sábado pela manhã, 23 desbravadores manifestaram o seu compromisso com Deus através do batismo. Pastores distritais participaram da cerimônia batismal. Na Cerimônia do batismo 22 pessoas foram batizadas pela influência das atividades dos Desbravadores


Antes do encerramento do campori, com o resultado das classificações dos clubes nas categorias bronze, prata e ouro, aconteceram as finais das provas do Concurso de Ordem Unida.

Exibição de troféus, festival de fogos, agitação das bandeiras e muita euforia, marcaram o encerramento. Foram nestes dias de evento que os desbravadores voltaram para casa motivados, pois alcançaram uma boa nota para o seu clube e aprenderam lições da vida do apóstolo João.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

VI Campori Desbravadores

Missão Nordeste

“A Caminho do Céu”

Parnamirim – RN

20 a 23 de Novembro de 2014

 

Cerca de 4 mil Desbravadores participaram do VI Campori da Missão Nordeste (MN) para o Rio Grande do Norte e Paraíba, realizado no período de 20 a 23 de Novembro de 2014, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a 18 quilômetros de Natal.

Com o tema, a “caminho do Céu”, o programa envolveu organização, disciplina, ação, educação, confraternização, consciência, diversão e fé. E isso tudo é somente parte do que estes meninos e meninas aprendem nas reuniões realizadas pelos seus clubes. Este ano, 106 deles levaram seus integrantes para

O grande desafio foi sentido por todos os participantes, afinal, foram dois anos de preparo para estarem ali. Para o pastor Damião Soares da Silva, este não foi só um evento, “tudo aqui é a realização de um sonho. Esse campori teve a diferença, porque muitos e muitos meninos tiveram um encontro com Jesus, e com isso, pra mim, o objetivo principal foi alcançado”. Declarou o diretor de Desbravadores da MN.

Cenas da Bíblia tomaram vida em cada apresentação durante os momentos de adoração. Anjos bons e maus chamavam a atenção dos espectadores, que atentos, não perdiam nada e eram convidados a se firmarem em Cristo.

Emblemas, investiduras, proporcionaram mais emoção. Na noite da sexta, mais de 30 líderes de desbravadores foram investidos em Mestrado na área da ADRA em: alívio à fome, serviço comunitário, resposta à emergência, desenvolvimento comunitário, alfabetização, avaliação de comunidade e resolução de conflitos. Esta foi a primeira e maior cerimônia de investidura desta área, num campori.

E as ações dos meninos, refletidas nos projetos sócias renderam quase duas toneladas de alimentos arrecadados, os quais foram distribuídos em três comunidades carentes do município de Parnamirim. A senhora Francisca Pereira ao receber a cesta, falou que foi uma providência “chegou numa boa hora. Tenho dez pessoas para alimentar e não tinha nada em casa”. Falou emocionada.

Na tarde do sábado, centenas de desbravadores saíram às ruas próximas ao parque, em passeata, dizendo não à violência infantil. Eles alertaram a população contra esse mal que assombra a sociedade.

Durante a programação o louvor ficou por conta do grupo Faces, de Aracaju, que encantou o público, pelas músicas e pela idade bem parecida com a deles e beleza dos integrantes.

Estiveram presentes ao local, dando apoio e participando de alguns momentos, o corpo administrativo da Missão Nordeste e pastores distritais que acompanharam seus clubes. No dia de visitas ao acampamento, cerca de mil pessoas passaram por lá, para conhecerem a estrutura. O Secretário de Obras Naor Ferreira e o vereador Giovani Júnior, representando o poder executivo municipal, estiveram na abertura.

A cidade de lona, onde os Líderes e Desbravadores estiveram por quatro dias marcou a vida daqueles que estão “a caminho do céu”.

 

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

II Campori de Desbravadores

Associação Oeste do Pará

“A Marcha da Vitória”

Praia do Tapari – Santarém

03 a 06 de Dezembro de 2014


 

Dos dias 3 a 6 de Dezembro de 2014, a praia do Tapari, em Santarém, conhecida por suas belezas naturais, recebeu mais de dois mil Desbravadores que trouxeram um pouco mais de agitação ao local. O II Campori da região Oeste do Pará “A Marcha da Vitória” reuniu 65 clubes que montaram uma minicidade quase às margens do Rio Tapajós.



O Pastor Laurentino Andrade, organizador do evento, explica que a administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Oeste do Pará entendeu que já era hora de se realizar um evento deste porte em Santarém. Porém não foi fácil encontrar um ambiente adequado. “Procuramos em todas as praias, parques e não havia um local. Encontramos esta região com mata fechada ainda, onde há um restaurante. Conversamos com a proprietária e ela aceitou o desafio de fazer um bosqueamento sem cortar nenhum árvore, de forma que todos os Desbravadores acamparam na sombra”, conta.

Como músico, o cantor Jeferson Pillar diz que a paisagem lhe trouxe mais inspiração. “A escolha do local foi fantástica. A galera está em meio à natureza mesmo. Nós, que moramos no Sudeste, ainda não temos um local bem fechado e afastado. Também sou Desbravador, para mim está sendo um privilégio estar aqui”, afirma.

Uma passeata reuniu os Desbravadores com os membros locais. Cerca de 2.500 pessoas saíram às ruas de Santarém anunciando a volta de Jesus.

Um dos atrativos do evento foi o santuário construído para que os adolescentes pudessem realmente imergir na temática do Campori baseada na peregrinação do povo de Israel até Canaã, a Terra Prometida. “Nesse meio tempo, Deus criou o Tabernáculo, uma maneira pedagógica de Deus para ensinar o plano da salvação e redenção. Ou seja, representa não apenas nossa peregrinação para a Canaã Celestial como também Deus em nosso meio, porque o Templo significa que Deus habitaria conosco”, explica Fernando Galvão, líder de Desbravadores para a região. O palestrante oficial do evento foi o pastor Helbert Almeida, líder de Desbravadores para o Pará, Amapá e Maranhão, sua palestra focaram na importância da fidelidade dos juvenis até a volta de Jesus.

A movimentação incomum na praia do Tapari também chamou atenção da mídia local. O evento foi destaque no Bom Dia Santarém da TV Tapajós, afiliada Globo.