Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Clube de Desbravadores Eldorado

 

Clube de Desbravadores

Eldorado


APL - Eldorado - 18/12/1975 - 2º Região


O Clube de Desbravadores Eldorado pertencem a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Jardim Primavera, em São Paulo Capital, no Bairro de Sapopemba. Foi registrado na antiga Associação Paulista em 18 de Dezembro de 1975. 

Tudo começou assim:

No ano de 1975 a Igreja do Sapopemba resolveu que deveria ter um Clube de Desbravadores para orientar, instruir e encaminhar seus juvenis no caminho da verdade, com isso, mantendo-os no convívio cristão. Então, convidou o jovem Josemar Miranda para liderar o grupo.



Ao resolver formar sua equipe de trabalho, Josemar Miranda convidou o José Carlos Figueiredo Santos (Carlinhos) e Sergio Sebastião Nogueira (Serginho) juntamente com as jovem Nilda Santana Krieger e Helenita Limeira da Silva. Em seguida foram designadas as atribuições de cada um. Na época, o Diretor tinha o título de “Comandante” e o Vice-Diretor de “Subcomandante” e em 01 de Janeiro de 1976 iniciou-se as atividades do clube


Pouco tempo depois o comandante precisaria deixar a direção do grupo por motivo de mudança e assim, ficando com a responsabilidade o seu Sub-Comandante.

O início das atividades do Clube foi bastante intensa, a todo vapor. Uma das primeiras atividades foi a coleta de alimentos para ajudar o departamento das Dorcas (Hoje conhecida como ASA), além das Atividade dirigida pela Associação Paulista, na pessoa do Pr. José Silvestre e coordenada pelo Regional Nilson (in memória).

A Associação Paulista das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia, que é a mãe de todas as Associações do Estado de São Paulo já teve outros nomes, a saber: Paulista Leste, Paulista Sul e Paulistana.

Desde sua fundação em 18.12.1976, o Clube Eldorado participou de todas as programações oficiais de sua Associação: cursos, feiras, desfiles, congressos, camporis e demais atividades, tanto dela quanto regionais.

Diretores do Clube de Desbravadores Eldorado





Um pouco mais de história......

O nome Eldorado foi escolhido porque significa terras de muitas riquezas, trazendo uma alusão a terra Santa e ao nosso Brasil.

A cor predominante do clube é verde, que foi escolhido pele fato do Brasil ter a maior parte da mata atlântica.

O logo é composto por uma cidade dourada ou amarela representando a riqueza, o nome Eldorado tem a cor azul relacionado ao azul do escudo dos desbravadores que representa lealdade e acima da cidade tem uma água sobrevoando a cidade representa a liberdade que teremos quando Jesus voltar

Em 2021, o diretor Wellington Teixeira juntamente com sua diretoria passou a usar o uniforme preto e dourado e um novo logo (com uma cidade, uma águia e duas flechas viradas para cima), em seu entendimento o nome Eldorado fazia alusão ao dourado (ouro) e o novo logo com as flechas para cima significava a direção para o céu, ou seja, o caminho que o clube devia prosseguir.

Este uniforme foi utilizado por 2 anos até dezembro de 2022.

Em janeiro de 2023 a diretoria atual juntamente com o diretor atual Anderson Savedra, realizou uma enquete com a igreja e vários ex desbravadores do Eldorado, perguntando se devia manter a cor dourado e preto e ficou entendido que a cor verde devia retornar, pois conforme foi demonstrado por seus ex-membros, a cor verde trazia uma história relevante do clube além de ter um significado importante.

Além do retorno do uniforme verde, o clube Eldorado contou com a colaboração do Mozart Gabriel para modernizar o logo do clube Eldorado.

O novo logo trouxe as características de origem com um pouco mais de requinte.

O clube Eldorado é responsável indiretamente pela fundação de muitos clubes, inclusive da Associação Paulista Leste e atualmente conta com pelo várias pessoas que passaram pelo Eldorado ligados diretamente e indiretamente na direção de outros clubes.

Nomes estes, como Luis Carlos (Fundador do Clube Kadosh) e Renata Xavier (Diretora do Clube Herdeiros do Trono) e Eder da Silva Santos (Regional da 2ª região na MDA Paulista Leste)

Enfim este Clube sempre tem proporcionado às famílias da Igreja e de fora dela a possibilidade de seus juvenis e jovens distanciarem-se das drogas, das influencias não recomendadas e desenvolverem um caráter digno de um cidadão respeitado.


Em todos estes 48 anos, estes foram alguns diretores que passaram pelo Eldorado:


 

- Josemar Miranda - Fundador

- José Carlos Figueiredo (Carlinhos)

- Serginho Sebastião Nogueira (Serginho)

- Nilda Santana Krieger (Nilda)

- Célio Santana

- Adriana Damasceno

- Luis Carlos Costa da Silva

- Keilla Cristina Santos Silva

- Jomeques Santos

- Eder da Silva Santos (Edinho)

- Lilian Santos Oliveira

- Josemi Alves Brandão (Fofo)

- Wellington Teixeira (Ton)

- Anderson Savedra - Atual diretor











































sábado, 2 de setembro de 2023

Clube de Desbravadores Alfa Centauro

 

Clube de Desbravadores

Alfa Centauro



APL – Alfa Centauro –  14/03/1993 - 1º Região


A História do Clube de Desbravadores Alfa Centauro, remonta desde os anos de 1965, quando os mesmo realizavam as Classes Progressivas e que depois deram origens a 4 Clubes de Desbravadores até chegar ao que conhecemos o querido Clube Alfa Centauro

Veremos aqui, um grandioso trabalho realizado pelo Historiador Leandro Bertoldo e Lidionete Costa da Silva.

 

A História das Classes Progressivas de Vila Ré


A formação dos primeiros Desbravadores na Igreja Adventista de Vila Ré ocorreu em 1965. Inicialmente, os desbravadores faziam parte das chamadas Classes Progressivas, que utilizavam material dos Missionários Voluntários (MV).

Posteriormente, as Classes Progressivas deram origem aos Clubes de Desbravadores: “Santos Dumont”, “Soldados de Cristo”, “Ceifeiros da Colina”, “Antares” e o Clube “Alfa Centauro”, fundado em 1993.

A pioneira Tereza Ângelo Passere, pianista, cantora e zeladora da igreja, muitas vezes foi cozinheira em vários Clubes de Desbravadores de Vila Ré.

Em 1965, quando foram constituídos os primeiros desbravadores da Classe Progressiva de Vila Ré, os jovens estavam sob a direção de João Marinho da Silva, enquanto os juvenis eram comandados por Jairo Catarino, tendo como vice-diretor Israel de Freitas e secretária Marta Catarino.

Em 1967, a Classe Progressiva tinha como instrutora a dedicada Irene Lima, sendo que as reuniões dos desbravadores eram realizadas a cada 15 dias.

Segundo a Ata da Comissão da Igreja Adventista de Vila Ré, em 1968, o diretor dos Desbravadores das chamadas, Classe Progressiva, precursora do Clube dos Desbravadores, era o jovem e dinâmico Jairo Catarino, tendo como vice-diretor Nelson Américo.

Os desbravadores de Vila Ré sempre contaram com o apoio incondicional do Ancião da Igreja Marinho José do Carmo e do Pastor Manoel Guilhém Filho (1968–1969).

Em 1969, o Pastor Manoel Guilhém Filho, sua esposa Maria Bellesi e seus fi­lhos Dulce, Dircinha e Demilson, batalharam para formar o Clube de Desbravadores Santos Dumont.

A Juventude Adventista era bastante dinâmica, animada e expressiva no distrito. Na Associação Paulista já funcionava com sucesso as Sociedades dos “Missionários
Voluntários”, que corresponde ao JA, e também alguns Clubes de Desbravadores.

Entre 1970 a 1973, o Pastor Hermelindo Masson tornou-se responsável pelo distrito de Vila Ré, que na época era composto pelas igrejas de Vila Ré, Itaquera, Parada XV de Novembro, Guaianazes e Cidade Líder.


Testemunho de uma Desbravadora

A Juvenil Wanda Veigas Passere participou como desbravadora, quando ainda era a Classe Progressiva, e se chamava Clube de Desbravadores de Vila Ré.

Ela frequentou o clube até 1969, quando estava com treze anos. Segundo seu testemunho, o lenço dos desbravadores era azul e todos os desbravadores usavam um bíbico (chapéu com duas pontas na aba) parecido com o da aeronáutica.

Naquela época, o Pastor Luís Roberto Faria e o Pastor José Silvestre eram os coordenadores gerais de todos os clubes existentes na capital paulista. Eles participavam bastante e gostavam muito do clube de desbravadores de Vila Ré.

Em certa ocasião os desbravadores foram fazer um piquenique num sítio localizado em Ferraz de Vasconcelos, SP.

Todos foram de ônibus. No decorrer do dia participaram de várias atividades, próprias dos desbravadores.

O ônibus deveria busca-los às 15h00. Porém, ele não retornou. Como naquele dia havia jogo do Brasil, acredita-se que o motorista acabou se distraindo e não voltou.

Quando o relógio marcou cinco horas da tarde, todos perceberam que teriam que retornar a pé e pegar o trem. Os meninos adoraram a aventura porque iam andar de trem.

Os adultos fi­caram irrequietos porque estavam com panelas e um monte de apetrechos para carregar.

As di­ficuldades aumentaram signi­cativamente porque havia muitas subidas. Além disso, as ruas foram recentemente cascalhadas, o que atrapalhava bastante o caminhar. Todos tinham que andar devagarinho, senão caíam. Finalmente conseguiram chegar à estação de trem, quando sentiram então um grande alívio. Aquele dia fora um sufoco para todos os adultos e uma aventura alegre para todos os jovens.


Diretores dos Desbravadores de Vila Ré

 

Diretores da Classes Progressivas


1965 - João Marinho da Silva (jovens), Jairo Catarino (juvenis), vice-diretor: Israel de Freitas e secretária: Marta Catarino.

1967 - Irene Lima, sendo que as reuniões dos desbravadores eram realizadas a cada 15 dias.

1968 - Diretor da Classe Progressiva: Jairo Catarino e diretor-adjunto: Nelson Américo.


Clube de Desbravadores Santos Dumont

1970 - Roberto Gomes de Lima e Adjunto, Josué dos Santos.


Clube de Desbravadores Soldados de Cristo

1975 – 1976 - Roberto Gomes Lima.

1977 - Odair Paes e diretor-adjunto: Roberto Gomes Lima.

1978 - Sebastião Ribeiro.

1979 - Sebastião Ribeiro e diretor-adjunto, Antônio de Freitas Pereira Neto.


Clube de Desbravadores Ceifeiros da Colina

1980 - Eunice Cabral e diretores-adjuntos: Jenival Veloso e Léa dos Santos Gonçalves.


Clube de Desbravadores Antares

1986 - Catarina Pires.


Clube de Desbravadores Alfa Centauro

1993 - Fernando Portinari.

 

Roberto Gomes de Lima


A partir de 1969, Roberto Gomes de Lima passou a ocupar cargo de diretor do Clube de Desbravadores Santos Dumont da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Ré.



1970. Roberto Gomes de Lima


Roberto Gomes de Lima nasceu em 24 de agosto de 1940, na cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais. Seus pais, José Gomes de Lima e Jovita Maria de Lima tiveram cinco fi­lhos: Roberto Gomes de Lima, José Ricardo de Lima, Maria da Penha Lima, Carlos Gomes e Paulo Gomes.

Roberto Lima cresceu e completou sua educação na escola primária do município de Três Corações, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sua família estava fi­liada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Por isso, Roberto Lima conheceu as verdades bíblicas em seu lar. Em setembro de 1953, aos treze anos, foi batizado pelo Pastor Silas Gianini, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais

Casou-se com Edna Câmara Lima, com quem teve uma fi­lha chamada Eunice de Lima, nascida em 27 de novembro de 1965 (enfermeira aposentada).

Com o falecimento de sua esposa, casou-se em segundas núpcias com Eunice de Oliveira Silva de Lima, de quem também fi­cou viúvo. Teve os fi­lhos, Paulo
Roberto Gomes de Lima, nascido em 22 de agosto de 1975 (vendedor) e Marcos Eduardo Gomes de Lima, nascido em 20 de dezembro de 1978 (pastor e professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo).

Roberto Lima frequentou as igrejas adventistas de Três Corações e Concórdia, todas em Belo Horizonte, MG. Em São Paulo, frequentou as igrejas adventistas de Ponte Rasa e Água Rasa.

Entre 1964 a 1977, frequentou a igreja adventista de Vila Ré, onde construiu o banheiro dos fundos do novo Templo Adventista com a ajuda do Nelson Américo de Oliveira. Em 1978, mudou para Três Corações (MG) e posteriormente para Mogi Guaçu, SP.

Aposentado como construtor civil, reside em Engenheiro Coelho e frequenta a Igreja Cidade Universitária, localizada próximo ao Unasp Engenheiro Coelho.

Em 1964, quando estava ajudando na construção do templo de Vila Ré, o ancião e líder da igreja Marinho José do Carmo lhe fez uma pergunta, que Roberto Lima jamais esqueceu.

— Você gostaria de ser líder dos Desbravadores?

A resposta foi:

— Nem sei o que é isso! O que é?

Após uma breve explicação, Roberto Lima ­ficou muito interessado. Em 1969 foi eleito para assumir o cargo de diretor do Clube de Desbravadores “Santos Dumont”, o primeiro Clube de Desbravadores da Igreja de Vila Ré.



Para exercer o cargo de diretor com responsabilidade e e­ficiência, Roberto Lima participou de inúmeros treinamentos de líderes realizados no UNASP-IAE, ministrados pelos pastores, José Silvestre, Rodolfo Gorski e outros líderes.

Como Diretor dos Desbravadores, Roberto Lima participou de muitos acampamentos, como o de Cotia no Parque Cemucam, o de Socorro no sítio dos Farias, o de Pirassununga no orfanato adventista Lar Monte Sião e no sítio da irmã Maria, esse último contou com a presença dos Clubes de Desbravadores de Água Rasa e Vila Matilde.

Além do seu talento como Diretor dos Desbravadores e dos juvenis, Roberto Lima também foi diretor de trabalho missionário.



Em 1967, foi um dos pioneiros que ajudou com seus dons e talentos a fortalecer grupo de Vila São Francisco, atual igreja do Burgo Paulista. Ainda como pioneiro, também colaborou nas Igrejas de Vila Nhocuné (atual Artur Alvim) e Cidade Líder.

 

Clube de Desbravadores Santos Dumont

1969–1972

O ano de 1970 começou com a chegada ao distrito do Pastor Hermelindo Masson (1970–1973). Os anciãos da igreja eram José Augusto Rodrigues, Jairo Catarino e Frâncio Martins. O diácono chefe era Estácio Basil e a diaconisa chefe Ernestina Catarino, mãe do Isaac Catarino e da Marta Catarino.

Tereza Ângelo Nunes era secretária da igreja e o Manoel do Nascimento, tesoureiro. As organistas ofi­ciais da igreja eram Teresa Ângelo Nunes e Marta Catarino. O diretor da ação missionária era o Jairo Catarino. O Isaac Catarino exercia a função de diretor da Escola Sabatina.

Em 1969, com a fundação do Clube de Desbravadores “Santos Dumont”, emancipado das Classes Progressivas, foi eleito como seu primeiro diretor, o competente Roberto Gomes de Lima, com 29 anos. Como diretor adjunto, foi eleito um jovem promissor e líder nato chamado Josué dos Santos, que estava com apenas 17 anos e já ocupava os cargos de diretor do departamento do rádio e dos Missionários Voluntários (MV). Quando mais jovem, Roberto Lima, foi militar. Por isso identi­ficou-se com as atividades do Clube de Desbravadores.

Os uniformes dos desbravadores ­filiados ao clube Santos Dumont foram confeccionados pelo casal Elísio Silveira e Lídia Silveira, membros da igreja de Vila Ré.

Para os acampamentos do clube de desbravadores, Roberto Gomes de Lima e outros líderes emprestavam as barracas que não eram mais utilizadas pelo Quartel do Segundo Batalhão de Guardas, localizado no Parque Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Paulo.

Entre os dias 1.º a 4 de novembro de 1970, no acampamento de Pirassununga, o Clube de Desbravadores Santos Dumont participou do primeiro CAMPORI do Estado de São Paulo, dirigido pelos pastores Rodolfo Gorski e José Silvestre, com a participação de 350 membros.

 

1970. Acampamento dos Desbravadores de Vila Ré, em Pirassununga, instalado no Orfanato Lar Monte Sião, um orfanato adventista. Da esquerda para a direita temos o Jairo Catarino, o Josué dos Santos e o diretor do Clube dos Desbravadores Roberto Gomes de Lima.


Entre inúmeros integrantes do Clube de Desbravadores Santos Dumont, estavam: Roberto Gomes de Lima, Josué Santos, Manoel Nascimento, Sandra Melo, Edivangela Napolitano, Rosangela Napolitano, Esdras Napolitano, Marta Catarino, Jairo Catarino, Isabel Silveira, Rute Silveira, Dulce Guilhem, Dircinha Guilhém, Demilson Guilhém e outros.

 

Jairo Catarino, Josué dos Santos e Roberto Gomes de Lima


Novembro/1970. Clube Santos Dumont. CAMPORI em Pirassununga.


Novembro/1970 - CAMPORI em Pirassununga

Clube Santos Dumont

Edivanagela e Isabel Silveira hasteando a bandeira. 


Novembro/1970. CAMPORI em Pirassununga. 

Clube Santos Dumont. 

A partir da direita: Sandra Melo, Edivangela Napolitano, Rosângela Napolitano, Esdra... 


Novembro/1970. Clube Santos Dumont. CAMPORI em Pirassununga.


Novembro/1970. Clube Santos Dumont. CAMPORI em Pirassununga.


 

Clube de Desbravadores Soldados de Cristo

1974–1979

 

Depois da transferência do Pastor Guilhém do distrito de Vila Ré, as atividades dos desbravadores começaram a declinar até seu completo interrompimento em 1972.


Em 1974, o Pastor Diomar Pereira dos Santos assumiu o distrito de Vila Ré, e os desbravadores retornaram às suas atividades, mas agora com o nome de “Soldados de Cristo”, porque nesse ínterim, o nome: “Santos Dumont” foi adotado por outros desbravadores.


Em abril de 1974, a comissão da igreja escolheu a nova diretoria do Clube Soldados de Cristo, e foi eleito diretor Roberto Gomes de Lima, vice-diretor José Cirilo
Neto e conselheiros Manoel Nascimento e Dolores A. Pereira.

 

Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo. 

Edson Ferraz, Jonas Tavares e Ezxequiel.


 


Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo. 

Jonas Tavares e Edson Ferraz da Silva


Poucos dias depois de abril de 1974, o desbravador Jonas Tavares levou seu amigo Edson Ferraz da Silva a participar do Clube de Desbravadores Soldados de Cristo.

 

Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo

Loami Pires e Roneily Bende


O Clube dos Desbravadores “Soldados de Cristo”, desde seu início, foi relevante. Fez muito sucesso e atraiu o interesse dos juvenis e adolescentes. Esse clube era

bastante atuante na igreja adventista e na comunidade de Vila Ré. Des­lava nas comemorações cívicas, arrecadava alimentos e distribuía folhetos missionários. Em alguns períodos chegou a contar com 70 participantes, o que era um número signifi­cativo para a época.


Em outubro de 1974, foi solicitada à comissão da igreja a liberação de verba para a aquisição de tecidos para confecção dos uniformes dos desbravadores. A irmã Maria Cecina Tavares, foi quem mais colaborou na confecção dos uniformes dos membros do Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo.

 

Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo

Karina Torrico, Mirian Gouveia, Jonas Tavares e Jenival Guimarães



 Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo

 Roneily e Rudiney Bende.

 

Por seu preparo, experiência e efi­ciência, Roberto Gomes de Lima permaneceu como diretor no Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo até 1976. Em 1977, Odair Paes foi eleito para assumir a direção do Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo, e como vice-diretor foi eleito Roberto Gomes Lima. Porém, essa diretoria não permaneceu por muito tempo, porque Odair Paes se mudou para o Estado do Mato Grosso e Roberto Lima se mudou para Três Corações, Minas Gerais.


Entre 1978 até março de 1979, o clube foi dirigido por Sebastião Ribeiro, tendo como Diretor Associado Antônio de Freitas Pereira Neto.


A partir de abril até dezembro de 1979, o diretor associado Antônio de Freitas Pereira Neto, assumiu a direção do Clube dos Desbravadores Soldados de Cristo, até a eleição da nova diretora: Eunice Cabral.


Alguns dos integrantes do Clube de Desbravadores Soldados de Cristo foram Roberto Gomes de Lima (diretor até 1977), Odair Paes, Sebastião Ribeiro (julho/1977
a março/1979), Antônio de Freitas Pereira Neto (março a dezembro/1979), Jenival Veloso Guimarães (Conselheiro e vice-diretor em 1977), Léa dos Santos Gonçalves (secretária e conselheira). Auxiliares voluntários: Dionísio Tibúrcio, Elidia Fazoli, Eunice Gomes, Inês Aparecida Fernandes de Lima e Odair Paes. Desbravadores: Álvaro Alvarenga, Ângela, Carlos, Cassia do Carmo, Célia Carmo, Cida, Cileide Nunes, Cleonice, Edgar Albino da Silva, Edson Ferraz da Silva, Eleonira, Eliana Freitas, Elmira, Ezequiel, Geracina, Itamar José de Oliveira, Jessé Nascimento, João Gonçalves, João Lima, Joel Alvarenga, Joilton Chaves Ferreira, Jonas Alvarenga, Jonas Tavares, Karina Torrico, Levi Gonçalves, Loami Pires, Lourdes Tavares de Amorim, Márcia Souza, Maria Aparecida de Oliveira, Marisa, Mirian do Carmo, Mirian Gouveia, Nelson Oliveira, Odair Nascimento, Regina 2, Regina Batista da Silva, Roberto Junqueira,
Ronaldo José Schiavão da Silva, Roneily Bende, Rubens, Rudiney Bende, Rute Silveira, Sidnei Cabral, Soraia Alvarenga, Tânia, Toninho, Wilson Cândido e muitos outros.

 

1974. Desbravadores Soldados de Cristo: Célia, Mirian C, Soraia, Léa, Cássia, Mirian G, Regina, Rute, Roneily, Edson, Jonas e Toninho. 

 

Reencontro dos Desbravadores 

Soldados de Cristo


Com um lapso de quase 50 anos, nos dias 13 e 14 de novembro de 2021, foi realizado um reencontro dos antigos desbravadores do Clube Soldados de Cristo, que
teve lugar no município de Socorro, SP.


Como não poderia deixar de ser, no reencontro estava presente o celebrado líder dos desbravadores de Vila Ré, Roberto Gomes de Lima.

 

Roberto Gomes de Lima

 

Novembro de 2021

Reencontro dos Desbravadores Soldados de Cristo


 

2021. Encontro de Ex-desbravadores do Clube Soldados de Cristo


2021. Encontro de Ex-Desbravadores do Clube Soldados de Cristo


2021. Encontro de Ex-Desbravadores do Clube Soldados de Cristo.


 

Clube de Desbravadores Ceifeiros da Colina

1980 – 1983

 

Em 1980, Eunice Cabral assumiu a direção do clube dos desbravadores, que neste ano teve seu nome modi­cado para “Ceifeiros da Colina”.

Eunice Cabral 

 

Eunice Cabral encontrou grande fonte de apoio nos diretores associados: Jenival Guimarães, Léa dos Santos Gonçalves, Magda Lima, Sidnei Cabral, Joilton Chaves Ferreira (da igreja de Cidade A. E. Carvalho), Francisca Romel Pascoal (da igreja de Cidade A. E. Carvalho), Geraldo e seu fi­lho Alexandre (da igreja Conjunto José Bonifácio), Davi Conceição (da igreja da Penha), Levi Gonçalves e outros.


O Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina permaneceu ativo até 1983, quando sofreu uma interrupção entre 1984 a 1985.

Entre os desbravadores do Clube Ceifeiros da Colina estavam Adilson, Cleonice, Ellen, Enio, Fábio da Silva, Fátima, Héber Lima, Jasen, Joabe, Levi Guimarães, Lidionete Lilian, Lindina Tassolo, Luciana, Maurício Vetoratto, Meire, Raquel Lima, Ricardo, Robertinho, Robson, Sandro Cabral, Saulo Cabral, Sílvio Cabral, Sisley Cabral, Wagner Lima e muitos outros.

Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina


 

Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina. A partir da esquerda: Levi Gonçalves, Magda Lima, Lea Gonçalves, Francisca Romel Pascoal, Jenival Veloso Guimarães, Eunice Cabral... 

 

Diretora Eunice Cabral


 

 


Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina. A partir da esquerda: David Conceição, Lea Gonçalves e Francisca Romel Pascoal

 

Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina


 

Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina

Francisca Romel Pascoal


Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina

A partir da esquerda: Magda Lima, Jenival Veloso Guimarães, Fernando Guimarães, Pr. Silvestre, Roque Lima, David Conceição e Nilson Cordeiro 

 



Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina

A partir da esquerda: Levi Gonçalves, Fernando Guimarães, Jenival Veloso Guimarães, Pr. Silvestre, David Conceição, Nilson Cordeiro, Cama 


Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina

A partir da esquerda: Eunice Cabral, Lea Gonçalves, Sidnei Cabral, Francisca Romel Pascoal, David Conceição, Jenival Veloso Guimarães


Clube dos Desbravadores Ceifeiros da Colina

Familia Cabral. A partir da esquerda: Sidnei Cabral, Luiz Cabral, Silvio Cabral, Eunice Cabral, Saulo Cabral Sandro Cabral Sislei Cabral

 

Clube de Desbravadores Antares

1986–1989

 

Em 1986, época do Pastor Fernando Luiz Antal (1984–1987), o Clube dos Desbravadores de Vila Ré retomou às suas atividades com o nome de Clube dos Desbravadores Antares.


Sob a direção de Catarina Pires, Loami Pires, Maurício Vettorato, Fernando Portinari (da igreja de Vila Ré), Joilton (da igreja de Cidade A. E. Carvalho), Fábio da Silva (da igreja de Cidade A. E. Carvalho), Wellington (da igreja de São Miguel Paulista), Rolando (da igreja do Burgo Paulista), e outros.

 

Clube dos Desbravadores Antares

 

Os uniformes do Clube dos Desbravadores Antares foram uma doação realizada pela empresa Emiguel Uniformes, especializada no ramo de uniformes escolares, e que
atua no mercado há mais de meio século, na Rua Guaiaúna, 117, Penha, São Paulo, SP. Generosamente, a empresa doou quatro peças de tecidos para calças, saias e camisas, uma conquista intermediada por Milton Pires e sua esposa

 

Clube dos Desbravadores Antares

 

Em fevereiro de 1988, o Clube dos Desbravadores Antares participou do primeiro Jamboree, organizado pelo Clube Luzeiros do Vale. O evento foi realizado na propriedade de uma benfeitora chamada Maria, membro da Igreja Adventista de Jacareí, SP. O Pastor Gerson Pereira dos Santos, que era recém-chegado ao distrito de Vila Ré (1988-1989), ao saber do acampamento dos desbravadores em Jacareí, não hesitou em comparecer no sítio da dona Maria, onde muitos adolescentes tiveram o privilégio de conhecerem seu novo pastor.


Entre os desbravadores que participaram, do Clube Antares, estavam Alessandra Batista dos Santos, Alessandro Batista dos Santos, Caio Cesar, Débora Freitas, Débora Nunes, Ed Wilson Cavalcante Oliveira Santos, Eduardo Cavalcante Oliveira Santos, Eduardo Martins, Elaine Moreno, Fernando Portinari, Hugo Anderson Florindo, Letícia, Lidionete Costa Santos, Marcelo Oliveira, Maurício Vettorato, Midia Costa Santos, Mila Moreno, Roger Carvalho, Roseli Carmo, Selma Valim, Sheila Andrade, Simone Carmo, Yakima Carvalho e outros.


Esse clube manteve suas atividades até 1989, quando sofreu uma interrupção entre 1989 a 1992

 

Clube dos Desbravadores Antares

 

Clube de Desbravadores Alfa Centauro

1993 – Hoje

 

Em 1990, o Pastor Edson Delgado (1990–1993), chegou para pastorear o distrito de Vila Ré. Em seu último ano no distrito, a comissão da igreja votou pela restauração das atividades do clube de desbravadores.


Constituído por cerca de 40 membros, o novo clube foi fundado em 1993, e recebeu o nome de “Clube dos Desbravadores Alfa Centauro”. Para comandá-lo foi
eleito como diretor: Fernando Portinari de Souza. Tendo como vice-diretor: Marcelo Schultz, diretores associados: Alessandro, Alberto Profírio e Edson Profírio e secretária: Beatriz Nascimento.

 


1993. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro

 

Em 19 de junho de 1993, o clube realizou sua primeira investidura e nos dias 8 a 12 de outubro de 1993, participou de seu primeiro acampamento em Bragança Paulista, no VII CAMPORI da APL, intitulado: “Na Trilha dos Pioneiros”. No decorrer das décadas foram ocorreram dezenas de acampamentos de Unidades, Equipes, Masculino, Feminino, Regional, Distrital, Jamporee, da Associação Paulista Leste, União Central Brasileira e Divisão Sul Americana. Participou em Trilimpiadas, Enduros e Concursos, dentre inúmeras outras atividades.

 

1993. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro

Merece destaque os concursos “Quem sabe Prova” (QSP), promovidos a cada ano pela Associação Paulista Leste, com objetivo de incentivar a leitura da Bíblia Sagrada, dos livros do Espírito de Profecia e outros livros considerados relevantes.

O Clube Alfa Centauro está entre os melhores clubes, com desbravadores campeões em 2004, 2005, 2007, 2010 a 2015.


Em 2008, no concurso QSP de livros bíblico-históricos, as desbravadoras Luana Lima e Geovana Defendi foram campeãs nas categorias 13 a 15 anos e mais de 16 anos, respectivamente.


Em 2010, no concurso QSP de epístolas-bíblicas, a Pâmela Peyneau foi campeã na categoria diretoria.


Em 2011, no concurso QSP dos livros bíblicos de Gênesis até Atos dos Apóstolos, os desbravadores Davi Gustavo Costa de Souza foi campeão e Vitor André Costa de Souza foi vice-campeão, na categoria 10 a 12 anos.


Em 2012, 2013, 2014 e 2015 o desbravador Vitor André Costa de Souza foi campeão quatro vezes consecutivas, tornando-se o desbravador “Alfa Centauro” que mais ganhou concursos “Quem Sabe Prova”, todos promovidos pela Associação Paulista Leste

 

Clube dos Desbravadores Alfa Centauro 


Clube dos Desbravadores Alfa Centauro 


Diretores do Clube dos Desbravadores Alfa Centauro


2002. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro 


2003. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro. A partir da esquerda: Eduardo Cavalcante, Ed Wilson Cavalcante, Alberto Profírio, Fernando Portinari de Souza, Fernando Bastos e Ricardo


2006. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro 


22/03/2008. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro 


12/11/2011. Clube dos Desbravadores Alfa Centauro


19/02/2011. Clube Alfa Centauro


25/02/2012. Clube Alfa Centauro 


25/novembro//2017. Clube Alfa Centauro 


15/setembro//2018. Clube Alfa Centauro


Janeiro//2019

Diretoria do Clube Alfa Centauro

V CAMPORI DSA 


27/02//2021. 28 anos do Clube Alfa Centauro

 

05/03//2022. 29 anos do Clube Alfa Centauro 


Julho/2022

Clube de Desbravadores Alfa Centauro

XX CAMPORI APL 

 

Biografia tirada do Livro: O Resgate da História Adventista de Vila Ré - Leandro Bertoldo

Fotos do Acervo de Lidionete Costa de Souza

Fotos do Acervo de Josué dos Santos